Fertilizar com Fosfato de sodio.


zancum

Recommended Posts

Olá

 

No seguimento de um "pequeno" problema com fertilizantes DIY, ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0#entry973042 ), comprei numa farmácia KCl. Como estava com dificuldade em encontrar os outros 2 fertilizantes, telefonei para o distribuidor do produto que comprei., e tinha KNO3 mas não tinha o fosfato de potássio.

 

Como tinha visto no calculador da www.aquaticplantcentral que a fertilização de fosfatos também se podia fazer com fosfato de sódio e que esse distribuidor tinha, comprei um frasco de Na2HPO4.

 

Aparentemente tinha o problema resolvido, até que alguém aqui do fórum me chamou a atenção para o facto do sódio juntamente com o cloreto da fertilização de potássio, aumentar a salinidade da agua, o que faz todo o sentido e particularmente grave porque tenho coridoras, otocinclus e um LDA25 entre a fauna.

 

A minha duvida é se as quantidades usadas para fertilização, que no caso dos fosfatos são extremamente baixas ( 1ppm), têm uma influencia sensível na salinidade ou se são inócuas.

 

Ou se por outro lado na duvida e com peixes sensíveis ao sal nem vale a pena arriscar ( eu estou mais para aqui, mas tenho um kilo de fosfato de sódio à espera de uma decisão)

 

 

É tudo e obrigado.

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema, é que os fosfatos vão sendo consumidos, enquanto que o sódio vai acumulando. Sairá algum nas trocas de água, mas sem referencias quanto à quantidade de sódio existente de base na agua da torneira, e sem medições do mesmo o mesmo pode ir acumulando.

 

Passando ao nivel da planta, os ioes de sódio para a planta são equivalentes aos de potássio, normalmente a planta absorve e concentra os ioes de potássio no seu interior, mas os mecanismos pelo qual o faz, não conseguem distinguir suficientemente bem K+ e Na+, e portanto:

 

1- O aumento de sódio na agua, pode levar a problemas de absorção e disponibilidade de iões potássio

2- O aumento gradual de sódio nas células apresenta toxicidade para as mesmas.

 

 

podes ver mais desenvolvimentos sobre o tema nesta artigo de revisão. É sobre plantas terrestres, mas os problemas fisiológicos são similares.

 

http://genomebiology.com/2002/3/6/reviews/1017

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado pela tua resposta e pela qualidade da dita.

 

Confesso que a resposta me surpreendeu, pois na minha ignorância, e como se pode ver pela pergunta, eu só esperava problemas nos peixes e não nas próprias plantas.

 

Para finalizar o tema, alguém tem alguma ideia do motivo porque alguns calculadores (não é só o da aquaticplantcentral) incluem a possibilidade de se fertilizar com o dito fosfato de sódio?

 

Se eu não tivesse visto essa possibilidade no calculador nem me passaria pela cabeça tal opção.

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais