Decidi criar este tópico para partilhar convosco o meu novo lago.
O lago tem cerca de 5 metros de comprimento, 3 metros de largura e 50cm de profundidade.
Foi feito com a ideia de colocar tartarugas e peixes, no entanto, neste momento, as tartarugas andam desaparecidas (escondidas ou mortas?!
Aqui estão as fotos da construção do lago:
Início da escavação:

Colocação do plástico:

(epdm da firestone era o ideal mas a minha carteira não se mostrou muito interessada)
Já com areia no fundo e pedras à volta comecei a encher:

Com a vedação para as tartarugas não fugirem:

Introdução de nenúfares e outras plantas:

Uma das inquilinas:

E pronto, agora falta semear relva à volta do lago e talvez arranjar mais algumas tartarugas. Tive alguma pressa em colocar lá as primeiras porque queria que disfrutasem da nova casa mas esqueci-me que os buracos não estavam aínda todos tapados e o lago não estava completamente pronto. Enfim, um erro simples de principiante do qual já me arrependi. Neste momento acho que o lago etá mais seguro portanto falta adquirir mais algumas.
O custo total do lago foi 0€ portanto mesmo com algumas, muito prováveis, falhas estou para já satisfeito. O sistema de filtragem foi criado por um tio que é canalizador e aquariofilista, o resto foi feito por mim e o meu pai ajudou a trazer algumas pedras.
Cheguei a pensar em adquirir filtro UV, uma vez que na segunda semana com água o lago ficou verde, no entanto, a partir do momento em que completei o sistema de filtragem com cerâmica, a água ficou práticamente cristalina (já está transparene ha cerca de um mês, mesmo apesar de apanhar luz solar directa ao longo de quase todo o dia)
Obrigado por lerem o topico e agradeço qualquer crítica construtiva.
Márcio Ferreira