Salta para conteúdo

  • Ligar-me com Facebook Ligar-me com Twitter Ligar-me com Windows Live Log In with Google      Ligar   
  • Criar conta

Informação

Estimado Visitante, para tirar proveito de todas as funcionalidades e conteúdos que estão à disposição dos nossos membros, recomendamos que se registe no fórum. Pode fazê-lo através dos links disponíveis no canto superior direito da nossa página. O registo pode ser feito via: Facebook, Twitter, MSN ou formulário de registo, indicando todos os dados necessários. Obrigado!

 

A Administração


Foto
- - - - -

Tartarugas, alimentação e tratamento


  • Please log in to reply
28 respostas a este tópico

#1 Staedtler

Staedtler
  • Membro
  • 167 Mensagens
    • :
  • Localização:Tramagal

Publicado 05 Abril 2010 - 11:17

Boas tenho uma tartaruga ah ja cerca de 5~6anos foi me oferecida porque na altura tinha uns cagados e ela vivia numa casa sem jardim e num aquario mt pequenino(na altura ela media a volta de 15~20cm) e desde de entao tenho alimentada-a com alimentos semelhantes aos do cagado, ah 2 anos que desisti de criar cagados e soltei-os numa barragem aqui perto e passei a dedicar mais tempo a tartaruga apenas, visto que nao a posso soltar na natureza por ser considerada uma ameaça ao ecossistema, tenho-a na minha varanda com uma especie de aqua de 1mx50cmx25cm e tem a varanda toda para passear (cerca de 7m^2. apanha sol directamente no aqua entre as 7h da manha e o meio dia sendo que pode tbm passear na varanda onde apanha sol o dia todo.
Visto este ano o calor veio mais tarde so parei a hibernação dela antes de ontem(é obrigada a hibernar porque nao tenho espaço dentro de casa, guardo-a no aqua dela sem agua e abrigada do vento e a temperaturas demasiado baixas) , feita gradualmente e sem alimentação, ontem alimentei-a com bacon,minhocas e batatas por conterem mt gordura e proteinas para compensar o que perdeu durante o inverno e vou alimenta-la assim mais uma semana partir dai vou inserir alguns alimentos vivos como gafanhotos e lagostins e alimentar esporadicamente com legumes e 1 vez a cada 2 semanas um pouco de bacon ou fiambre(sei que nao se deve dar carne vermelha as tartatugas), quando chegar junho alimentação dela será apenas de peixe pescado(percas principalmente), lagostins,gafanhotos, minhocas, maçã,ovo cozindo, pão e as lagartixas que ela adora apanhar na varanda:P. quando o frio começar volto a alimenta-la com bacon e outras gorduras e reduzindo o alimento até voltar a hibernar.
como as tartarugas não produzem saliva todos os alimentos sao dados dentro de agua a excepção do pão, a agua é mudada todas as semanas tendo permanecendo dentro de um garrafão pelo menos 24h antes.
amanha tiro umas fotos e posto.

devo dizer que tratar de uma tartaruga é bastante agradavel pois se forem bem tratadas são bastante doceis, combatem a asma e é fantastico observar e interagir com uma.
antes de manusear a tartaruga devemos lavar as maos antes sem qualquer produto, mas após isso devemos desifectar bem pois as tartarugas podem conter salmonelas.

gostava que partilhassem os vossos conhecimentos acerca deste animal e sugestões para melhorar a vida da minha tartaruga

Editada por Staedtler, 05 Abril 2010 - 11:18 .

  • 0

#2 norby

norby
  • Membro ***
  • 386 Mensagens
    • Time Online: 1h 24m 8s
  • Sexo:Masculino
  • Localização:Guimarães
  • Interesses:Aquarofilia e Herpetologia

Publicado 06 Abril 2010 - 11:03

Acho curioso que aches que nao se deva dar carne vermelha, e por outro lado consideres o bacon um super alimento... :roflroll2:

Por norma nao aconselho nenhum tipo de carne, devido ao seu racio calcio/fosforo desajust