algas castanhas/pretas no tronco/ plantas a morrer


machuqueiro

Recommended Posts

boas

tenho um aqua de 60 lt. comunitario

plantado com valisnerias e anubias

iluminação de 15 w 6500 k 10 horas dia

pedra difusora a funcionar só durante a noite

substrato da tetra + areão 2 / 3 mm

filtro externo 600 lt. hora

temp 25 / 26 º

amonia 0,1

nitritos 0,1

ph 7

tpas quinzenais de 12 litros

fertilização da seachem flourish + iron + potasium

tem cerca de 2 meses e meio de funcionamento

agora a parte extranha

á umas semanas atras tinha que podar as plantas a cada 4 dias agora :

 

valisnerias junto ao areão amareladas e a desfazerem se

e no tronco nos topos dos galhos onde apanha mais luz e tambem onde incide mais a agua que vem do filtro surgiu me muitas algas castanhas escuras ?

ja as raspei mas ao fim de 4 dias crescem de novo

será que dou demasiada comida (2 x ao dia pequenas quantidades ) aumento de fosfatos e doutras coisas mais que não sei!!!!

será que faço poucas tpas

nunca aspirei o areão

será que devia usar co2 ? terá influencia ? ( hoje pensei em comprar um kit de pastilhas mais difusor da sera ) pois ja não tenho espaço para fazer um co2 caseiro

quem me ajuda ????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

tens medido o nível de nitratos?

 

é q deveria ser com base neste (uma vez q o aqua ja me parece com o ciclo feito) q deverias fazer as TPAs...

 

Normalmente niveis altos de nitratos (acima de 10 mg/L) a medio prazo podem originar problemas de algas

------> Zumba no penico <------

aqua_peq.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para anúbias e valisnerias o CO2 não é obrigatório/necessário.

 

Mas surgem-me algumas dúvidas que poderão ajudar na resolução do teu problema:

Colocaste as plantas na mesma altura que montaste o aqua?

Que substrato da Tetra é que usaste (mais especificamente)?

Fazes fertilização liquida?

Que fauna tens no aqua?

 

Penso que à partida a pedra difusora pode ser dispensada...

 

EDIT: Peço desculpa, só reparei agora que mencionas fertilização liquida. Já agora, consegues colocar umas fotos?

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

coloca co2

 

 

 

cumsp joni

 

obrigado jonis

achas que aquelas coisas de pastilhas funcionam? o da sera pareceu me bem 18 € , vem com um caixa de pastilhas para 2/3 meses e as recargas custam 5 €

o da nutrafim ja custa 42 € e achei grande (inestetico ) para o meu aqua, alem de que tem que levar a tal garrafa á parte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para anúbias e valisnerias o CO2 não é obrigatório/necessário.

 

Mas surgem-me algumas dúvidas que poderão ajudar na resolução do teu problema:

Colocaste as plantas na mesma altura que montaste o aqua?

Que substrato da Tetra é que usaste (mais especificamente)?

Fazes fertilização liquida?

Que fauna tens no aqua?

 

Penso que à partida a pedra difusora pode ser dispensada...

 

EDIT: Peço desculpa, só reparei agora que mencionas fertilização liquida. Já agora, consegues colocar umas fotos?

 

as plantas foram sendo colocadas alguns dias apos a montagem do aqua

não me lembro do nome do subs da tetra

e a foto que aqui coloco é a unica que tenho ,nesta altura tinha outras duas plantas de desconheço o nome

aquanovocomfiltroexterno014.jpg[/img]

http://i869.photobucket.com/albums/ab251/m...oexterno014.jpg

fauna

2 moly

2 gupy

1 tubarão azul

2 botia 1 palhaço / 1 paquistanes

2 cae

1 sae

9 neon tetra

1 escalar pequeno com 3 cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm, por acaso já viste algum dos teus peixes a mordiscar as plantas?

 

É que hoje reparei que as minhas fêmeas guppy gostam de trincar as valisnerias e fiquei com a dúvida que as poderei estra a alimentar mal.

 

Fica de olho na tua bicharada e tenta descobrir se será essa a causa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes do mais obrigado pelas dicas

ja estou a ver que terei que refazer a minha "horta"

só nas da direita é que aparece estes sintomas ,outra das raridades do meu aqua....

vou refazer e aproveito e enterro junto a cada planta nova uma daquelas bolas da jbl, pois tambem ja me disseram que o substrato que tenho é muito fraquinho

e a ver se no proximo mes mando alterar a minha tampa para melhorar a iluminação com 2 de 24 w uma de 10 000 k e outra de 8 000 k

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fizeres a nova "plantação" faz o seguinte, como se as plantasses pela primeira vez:

Remove as folhas velhas e estragadas, dá uma poda nas outras e corta um bocado das raizes.

 

Com essas pastilhas e com o aumento da iluminação de certeza que vai melhorar. Mas cuidado nos primeiros tempos de aumento de iluminação, podem aparecer umas algas :music_singguitar:

 

Já agora, se não for indiscrição, qual é a calha que vais adquirir?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois e problemas com algas ja eu tenho.... estou feito :music_singguitar:

vou mandar a minha tampa para a aquadem , pois o meu aqua tem uma tampa meio extranha com rebordos muito largos

 

http://www.tetra.de/tetra/go/7B51C4CAFB8D3...4&lang_id=2

 

ele faz a seguinte alteração

Solução T5

 

2 lâmpada 24w T5 L8 43.8cm aquastar 10.000k+grolux 8500k 2x13.55

1 balastro 2x24w T5 17.24

2 suportes T5 duplos 2x 1.26

fica em cerca de 50 euros já com portes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O caso do meu aqua ainda é pior... Para aumentar a iluminação, terei de tirar a tampa e colocar uma calha apoiada, não há outra hipótese... Vi uma 2 x 14 W T5 por 48€... Acho que deverá ser por aí o caminho, mas... No que toca a iluminação tenho mesmo muitas dúvidas, por isso, vou deixar estar mais uns tempos e investir primeiro num filtro externo...

A tua solução parece-me bastante boa, mas cuidado nos primeiros tempos, porque se já tens algas, irá tender a piorar...

 

Olha, qual a equipa de limpeza que tens? Caracóis? Otos ou similares?

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas em termos de iluminação 14 w ja me foi dito que não tem "força" suficiente para chegar bem ao fundo

porque não falas com a aquadem que eles concerteza te inventam uma solução com uma lampada tipo pll ou outras

filtro externo é sem duvida um dos melhores investimentos que podes fazer ( quase que diria: vale cada tostão )

equipe de limpeza tenho

de fundo

os dois botias

e uma cory que comprei ontem

de algas e vidros

e tenho 2 simaese algae eater SAE

e um cae chinese algae eater

que para mim são muito melhores e mais bonitos que os plecos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros da Eheim são considerados os melhores pela relação qualidade/preço. Mas existem outros, de marcas menos conceituadas que me estão a despertar a atenção, principalmente pelo enorme volume para materias filtrantes que apresentam, com um preço mais acessivel... Mas não me estou a lembrar da marca...

 

Eu tenho 3 corys para o fundo e 2 otos, mais alguns caracóis physa para os vidros. Até agora estão a dar conta do recado.

Mas com a minha iluminação tão fraquinha, as algas aparecem muito pouco.

 

Sim, é uma boa ideia, vou expor-lhes a minha situação e ver que solução encontram. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como ja disse aumenta oi co2 e esqueçe isso das pastilhas.

faz um co2 DIY e pra controlares as algas pretas flourish excel como o membro ismenio disse.

essa iluminaçao é fraca tenta depois de controlar as algas aumentar a iluminaçao.

 

 

cumps jonin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros da Eheim são considerados os melhores pela relação qualidade/preço. Mas existem outros, de marcas menos conceituadas que me estão a despertar a atenção, principalmente pelo enorme volume para materias filtrantes que apresentam, com um preço mais acessivel... Mas não me estou a lembrar da marca...

 

Eu tenho 3 corys para o fundo e 2 otos, mais alguns caracóis physa para os vidros. Até agora estão a dar conta do recado.

Mas com a minha iluminação tão fraquinha, as algas aparecem muito pouco.

 

Sim, é uma boa ideia, vou expor-lhes a minha situação e ver que solução encontram. Obrigado

 

ve na pet4you

os da tetra os modelos ex

eu comprei 1 até á data tenho achado maravilha ( só tem 2 meses e pouco , deixa lá ver a fiabilidade ao fim dum ano )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como ja disse aumenta oi co2 e esqueçe isso das pastilhas.

faz um co2 DIY e pra controlares as algas pretas flourish excel como o membro ismenio disse.

essa iluminaçao é fraca tenta depois de controlar as algas aumentar a iluminaçao.

 

 

cumps jonin

 

pessoal agradeço a todos as vossas dicas

o co2 neste momento vou deixar de parte porque caseiro já não tenho espaço no armario, e os outros de pastilhas leio muitas opinioes contraditorias e talvez não arrisque por agora.

no entanto vou ja passar a fazer tpa s semanais e comprar um flourish exel

vou ver no que dá

obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

este fim de semana instalei um kit co2 de botija ( tipo lata de spray, assim consigo encher o difusor e retirar a lata até ao proximo enchimento )

http://www.tmc-ltd.co.uk/planted-tank/aqua...starter-kit.asp

 

22022010.jpg

 

fiz uma tpa 30 %

raspei o tronco com uma escova de arame ( as algas pretas são tramadas )

replantei toda a zona direita do aqua que estava a morrer

e aspirei parte do areão

o aqua ficou com aspecto totalemente diferente agua muito mais clara

ja vi que tenho que começar a fazer tpa todas as semanas

entretanto ja ttive duas baixas um tetra e um barbo cereja

imagino que foi ou baixa do ph durante a noite devido ao co2 ( durante o dia o ph estava bom a rondar os 7)

ou algum pico de amonia devido a ter limpo o filtro e ter feito a tpa

desculpem o testamento

pergunto com o co2 tenho que continuar a meter fertilizantes mas será que deva comprar o flourish exel na mesma ou mantenho o que tenho ( seachem flourish , seachem iron , seachem potassium ) ?

e ja agora alguem me sabe dizer que planta é a que tenho á direta entre a valisneria e a elodia? ( foi comprada naqueles sitios onde diz : plantas diversas ...€, )

abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais