Salta para conteúdo

• Ligar-me com Facebook Ligar-me com Twitter Ligar-me com Windows Live Log In with Google      Ligar   
  • Criar conta

Informação

Estimado Visitante, para tirar proveito de todas as funcionalidades e conteúdos que estão à disposição dos nossos membros, recomendamos que se registe no fórum. Pode fazê-lo através dos links disponíveis no canto superior direito da nossa página. O registo pode ser feito via: Facebook, Twitter, MSN ou formulário de registo, indicando todos os dados necessários. Obrigado!

A Administração

Foto
- - - - -

Sal para peixes de água doce?

• Please log in to reply
6 respostas a este tópico

#1 al_finete

al_finete
  • Membro
  • 105 Mensagens
    • :

Publicado 25 Outubro 2004 - 08:33

Olá pessoal.

Fiquei um pouco surpreendido quando no outro dia, li que era bom adicionar uma certa quantidade de sal de cozinha a um aquário de água doce para ajudar a combater as bactérias nocivas e os fungos.

É assim? Penso que li isso, referido aos gupies. Tentei pesquisar novamente, mas não consegui encontrar.

É mesmo assim? Ajuda? De que forma? Que quantidades? E já agora para que peixes? Já li também que para os cauda-de-espada não é nada bom...

Quer dizer: um gajo não sabe... e depois fica confuso! Não dá!

Agradeço a quem me esclarecer um pouco...

Cumprimentos,

RJL.
  • 0

#2 Vitor Melo

Vitor Melo

Gerente da Loja Aqua Naturae

• Registo Particular de Lojista
  • 615 Mensagens
    • Time Online: 12h 24m 3s
  • Mail:vitor.m.melo@gmail.com
  • País:Portugal
  • Concelho:Vila Nova de Gaia (Porto)
  • Interesses:Aquariofilia, fotografia, viagens e família, mais que tudo.

Publicado 25 Outubro 2004 - 09:33

Olá al-finete,

na realidade o sal usa-se imenso (eu próprio uso "regularmente" nos Discus). A ideia é mais ou menos esta: grande parte das bactérias de água doce são anaeróbias, isto é, não precisam de oxigénio para sobreviver (daí em aquário com filtros sujos e mal cuidados seja muito normal o aparecimento de doenças). Como o sal liberta uma boa quantidade de oxigénio, as bactérias ficam mais fracas. Em alguns peixes, o sal faz com que estes se rocem nas decoraçoes, "obrigando" a bacteria a sair do corpo do peixe.

As quantidades não sei precisar, mas os Discus aguentam (se a meméria nao me falha) até 2 gramas por litro. Julgo que poderás seguir esta ideia nos restantes peixes.

um abraço,
Vitor Melo
  • 0

#3 azazel

azazel
  • Membro
  • 83 Mensagens
    • Time Online: 19m 33s
  • Interesses:Radiomodelismo

Publicado 25 Outubro 2004 - 10:19

olá,
eu tanbém uso sal mas só nas molys, espadas, platys e gupys , estes dão-se muito bem em agua salobra! evita algumas doenças.. por exemplo, ja não tenho ocorrencia de ictio (pontos brancos) a montes de tempo! antes era uma fartura, principalmente as molynésias negras!

inté.
  • 0

• Visitantes

Publicado 26 Outubro 2004 - 09:09

O problema é que mesmo essa quantidade pequena de sal deve fazer ressentir as plantas.

Jacinto

#5 H0r@ci0

H0r@ci0
  • Membro Recém Chegado
  • 4 Mensagens
    • :

Publicado 27 Outubro 2004 - 11:14

Ola!
Eu tenho 2 Limpa fundos, 6 neons, 2 guppys, e um platy; num aquario de 60l, sera que eu tambem devia adicionar um pouco de sal a minha agua?? e nao faz mal as plantas?

Horacio.
  • 0

#6 azazel

azazel
  • Membro
  • 83 Mensagens
    • Time Online: 19m 33s
  • Interesses:Radiomodelismo

Publicado 29 Outubro 2004 - 10:09

por acaso costumo por as melhores mudas de plantas nesses aquas e nunca tive problemas... agora o H0r@ci0 nao sei pode meter as quntidades k utilizo devido a ter neon's, mas as tais "2 gramas por litro" k o Vitor Melo mencionou, axo k nao ha problema! e acreditem k as plantas dão-se muito bem, falo por experiencia. :roll:
  • 0

#7 hotrodder

hotrodder

Gerente da Loja Água Viva

• Registo Particular de Lojista
  • 374 Mensagens
    • Time Online: 4h 49m 23s
  • País:Portugal
  • Concelho:Lisboa (Lisboa)
  • Interesses:Aquariofilia

Publicado 29 Outubro 2004 - 11:14

oix!
os limpa fundos (coridoras e plecos) não saõ grandes fãs do sal e não o aguentam.

abraço
  • 0

0 Membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 anónimos utilizadores