Ajuda para criar aquário encastrado


barbora

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Chamo-me David, sou de Faro e como indica o título pretendo criar um aquário encastrado numa parede.

Trata-se do meu primeiro aquário por isso espero encontrar neste fórum muita ajuda.

A minha ideia é criar uma parede em pladur, que é fabricada a partir de uma estrutura metálica e revestida com placas de gesso, para integrar um aquário de 80x40x40 tal como representado na seguinte imagem:

 

gallery_36998_1546_246.jpg

 

O primeiro passo será então a criação da parede e colocação do aquário.

Tendo em conta que a parede será oca e que vou criar portas para poder aceder ao interior vou ter muito espaço para os diferentes equipamentos, logo estou a pensar utilizar um filtro externo.

Para esta fase tenho que ter especial atenção em alguma coisa?

Para os passos seguintes peço-vos conselhos para saber o que fazer: tipo de filtro, iluminação,…

Aguardo então os vossos conselhos.

 

Muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ª grande coisa a ter em atenção....

O pladur com a humidade gerada pelo aquário não deve durar muito.... mas se usares pelo menos usa o pladur hidrófilo...

Quanto ao filtro, iluminação etc.... lê....

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ª grande coisa a ter em atenção....

O pladur com a humidade gerada pelo aquário não deve durar muito.... mas se usares pelo menos usa o pladur hidrófilo...

Quanto ao filtro, iluminação etc.... lê....

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

 

Não ha problema com o pladur pois existe pladur especial para casa de banho, que ja vem preparado para grandes humidades. Deve ser esse que dizes "hidrófilo". E funciona pois o meu trabalho de verão é montar pladur e já testei.

 

Quanto à ideia deixame dizer que é mt boa e 1 dia que tenha uma casa gostava de fazer algo do genero tambem!

 

Boa sorte

Editado por ndpratas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

Eu também estou habituado a trabalhar com pladur mas tinha dúvidas em relação a humidade gerada pelo aquário mas pelas pesquisas que realizei penso que o pladur hidrofugo aguenta bem.

No entanto decidi alterar os meus planos tendo em conta que era complicado realizar a parte superior da parede. Vou então encastrar o aquário no centro da parede, com visibilidade dos dois lados. Acho que também vai ficar bem e fica muito mais sólido:

gallery_36998_1546_26.jpg

Vou deixar a parte superior da parede completamente aberta, um dos lados vai ficar completamente fechado e do outro lado vou criar portas que vou tentar disfarçar ao máximo por cima e por baixo do aquário.

Aceito e agradeço comentários…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Barbora,

 

Deixa-me começar por comentar a alteração que propões. Tendo em conta que o projecto é para embelezar o ambiente, penso que renderia muito se conseguisses arranjar uma solução para não tapar a lateral do aquário. Continuando pela mesma lógica e tendo em conta que é um aquário embutido e não é para ser realojado num curto espaço de tempo, podias fazê-lo um pouco mais alto para aproveitar o tipo de montagem, sem ocupar mais área. Uma vez mais utilizando o mesmo pretexto, o ideal é mesmo aproveitares que vais fazer um armário para montar uma sump.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Barbora,

 

Deixa-me começar por comentar a alteração que propões. Tendo em conta que o projecto é para embelezar o ambiente, penso que renderia muito se conseguisses arranjar uma solução para não tapar a lateral do aquário. Continuando pela mesma lógica e tendo em conta que é um aquário embutido e não é para ser realojado num curto espaço de tempo, podias fazê-lo um pouco mais alto para aproveitar o tipo de montagem, sem ocupar mais área. Uma vez mais utilizando o mesmo pretexto, o ideal é mesmo aproveitares que vais fazer um armário para montar uma sump.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

 

Pois também acho que o aspecto final será melhor com a lateral aberta... vou pensar numa estrutura que aguenta o peso na parte superior.

Eu ainda não percebo muito de aquários e pelas pesquisas que fiz não entendo qual a função de um sump, e no meu caso porque é que aconselhas a sua instalação?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo muito, uma sump é basicamente um filtro grande, composto por um segundo aquário com matéria filtrante e todo o restante equipamento necessário à manutenção do sistema (fica tudo bem escondido). Tens para além do grande ganho em volume de matéria filtrante, ganho em volume de água no sistema, o que o ajuda a ser mais estável. Permite-te também separar algum peixe caso seja necessário (obviamente que não é local de quarentena), ter plantas em fotoperíodo invertido (mais relevante em quários de água salgada), entre outras funcionalidades. Lê um pouco mais sobre isso.

 

cumprimentos,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.