Manchas vermelhas e pretas num kinguio c/4 anos


m1ke

Recommended Posts

Boas tardes!!

 

o meu Kinguio Oranda Gold, está com um problema nas barbatanas, à mais ou menos 3 semanas apareceram-lhe umas manchas vermelhas nas barbatanas e nas barriga, nas barbatanas, principalmente nas traseiras, apareceram umas linhas vermelhas.. fui a loja dos peixes e comprei o "sera Baktopur" como me recomendaram, e pus 1 gota por cada litro de agua, de 2 em 2 dias.. Coloquei o peixe num aquario hospital improvisado de 8litros +-, e vou fazendo TPA de 2 em 2 dias.. pus o peixe separado, pois o seu colega de casa, dava-lhe umas mordidelas, pois o peixe nao se mexe!! está sempre no fundo, de lado(como poderao ver nas fotos).. e para se alimentar, tenho k lhe dar a boca!! com um palito!! pois ele nao consegue ver à superfície se alimentar sozinho.. fiz o tratamento uma semana, voltei à loja disseram para parar uma semana e voltar a faze-lo outra vez, e pronto, estou a recomeçar a fazer o tratamento.. n sei se ha mais alguma coisa k possa fazer.. se souberem ajudem-me sff!!!

 

deixo aqui algumas fotos..

 

dsc00020fvv.jpg

 

A cauda dele.. n da para ver mt bem, mas se repararem tem uma especie de linhas vermelhas..

 

dsc00022efy.jpg

 

dsc00023nos.jpg

 

e ele fica assim o dia todo..

dsc00032mkc.jpg

 

Cumprimentos

Editado por m1ke
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os raiados vermelhos na cauda é devido a niveis elevados de amonia ou nitritos, convinha colocar o setup do aquario, tamanho , filtro, numero de peixes e tamanho dos mesmos , trocas de agua e testes que possas ter.

 

Começa a adicionar sal na agua para começar coloca uma colher de cha por dois litros de agua, passado 12 horas volta a trocar 50 % de agua e coloca o sal correspondente, passado 12 horas a mesma historia, evita colocar comida neste periodo basta dar de comer uma vez por dia.

Fica de olho nele.

 

Cumps

 

 

hmm pois, provavelmente será mesmo isso!.. e esses radiados vermelhos fazem com que ele nao consiga nadar?? é que ele fica sempre no fundo, e como ja referi, tenho que lhe dar a comida à boca, com um palito! senao ele nao comia e ja estaria morto provavelmente..

 

tenho um aquario 70 x 30 x 40, usava um filtro interno, mas já montei um externo canister da EHEIM com carvao ativado. n sei qual o modelo mas deve ter uma capacidade para uns 5/6 litros, deve filtrar uns 800 l/h nao?? (já agora, quando montei este sistema de filtragem, o aquario ficou com alguma corrente, e acho que os kinguios n gostam la muito, a agua sai num tubo tipo flauta, que posso fazer para n ter tanta corrente?)

 

fazia TPA 2em2 semanas

ag 1x por semana 30-40%

 

tenho teste de pH, estava a 7, à um mes atras, akabou.s as gotas, mas n custumava diferir muito..

tá visto que tenho k comprar testes NH4, NH3.

A tecnica do Sal serve para diminuir a amonia??

vou fazer isso no aquario hospital. devo fazer no grande tambem?

 

fauna:

1 Kinguio Oranda Gold c/ 4 anos

e

1 Cabeça de Leao Gold c/ 4 anos tb, aproveito para por uma foto dele tambem, pois acho que ele esta OBESO, ou Gravida lol..

dsc00034xqw.th.jpg

 

que acham?

dsc00024t.jpg

 

Cumprimentos, e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles são mesmo gordinhos, não te preocupes.

 

Se trocas-te o filtro espero que tenhas deixado o interno a trabalhar ao mesmo tempo que o externo pelo menos durante um mes, se não fizeres isto ao fim de algum tempo vais ter um pico de amonia e outro de nitritos dos quais os peixes não gostam muito, o filtro apesar de ser novo vai ter de ciclar.

Se so tens esses dois peixes as coisas não ficam tal mal, já é plausivel ter dois kinguios em 80 litros mas tens de ter coidado com a comida que das, so se deve dar granulado ou flocos mas de boa qualidade, espero que não tenhas caido na asneira de colocar pão para eles comerem, isso pode matar um kinguio.

 

Relativamente as materias filtrantes o carvão podes tirar visto so servir para tirar os medicamentos da agua, o importante com kinguios é ter boa filtragem mecanica (esponjas) e muita filtragem biologica (ceramicas ou substrat pro da eheim ou similar)

 

A flauta vira completamente para baixo, com os jactos a entrarem na prependicular relativamente a superficie da agua, se poderes colocar a flauta nem que seja 1 cm acima do nivel da agua ainda melhor visto melhorar a areação da agua.

 

Não sei a temperatura do teu aqua mas logo que ela não passe abaixo dos 18º graus os kinguios de cauda dupla não se chateiam.

 

Duvidas vai tirando

 

A tecnica do Sal serve para diminuir a amonia??

vou fazer isso no aquario hospital. devo fazer no grande tambem?

 

eu montei e so usei durante algum tempo para ver se estava tudo ok, pois prara usar o SERA Baktopur n podia usar carvao ativado, entao voltei a usar o filtro interno. mas ainda bem, pois n sabia disso..

 

lol nao, nao dei pao aos peixes, a comida que dou é de qualidade, para carpas..

 

mas o carvao n faz nd? é que tenho um saco de 1kg de carvao ativado, filtragem biologica n tenho.. isso é uma especie de espojas para alojar as bacterias?? coloca-se no filtro?

 

entao ponho a flauta fora de agua e virada para baixo certo? eu tenho um aparelho para fazer bolinhas, mas disseram-me que n serve de nada, e ate é prejudicial, é verdade? sempre tive :S

 

a temperatura do aqua ta nos 25/26º no inverno n passa abaixo dos 18º, ta numa temperatura do algarve ;);)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sal é contra as bacterias e é altamente eficaz, antigamente não existiam firgorificos e a carne era presevada em salmoura "leia-se sal"

 

Para se usar o backtupor tem de se tirar o cravão senão ele pouco ou nada faz, depois disso coloca-se o carvão para retirar o medicamento da agua.

 

O filtro externo tem de ter esponjas para filtrar os detritos dos peixes, caso contrario o motor do filtro para ou ficas com um caudal muito baixo, o carvão é que não te adianta muito, não é o meio ideal nem de longe para alogar as bacterias do ciclo, para isso usa ceramicas ou similar.

 

Se puderes coloca a flauta fora de agua e apontada para baixo, a bomba de ar não faz mal ter ligada visto ajudar a arear a agua agora mla não faz a não ser que tenhas um plantado o que não é possivél com os kinguios.

 

25 a 26 graus no inverno é um pouco alto , espero que no verão não passe acima dos 28 graus, o termostato so deve ser ligado caso o aquario tenha flutuações muito grandes ao longo do dia, se tiveres o termostato ligado de inverno afina a temperatura para os 18 ou 20 graus e chega visto eles saberem a estação em que estão atraves da tempeartura da agua.

 

Cumps

 

sim mas onde eu ponho o baktopur nao tem filtro.. apenas troco a agua 2em2dias..

no aquario principal, é que estou a usar la acrilica, e carvao ativado no filtro externo novo.. é aconselhavel colocar ceramicas?? por acaso tenho 2 plantinhas, eles nao a comem lol to bem ensinados :angelic008::P

 

ag no verao fika nos 25 26, no inverno 18 20 +-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais