Caracois no aquário. Como acabar com eles?


Fixer

Recommended Posts

Olá,

 

Primeiro que tudo. já procurei aqui no site, mas até ver não encontrei nunhuma resposta em que digam o que fazer em concreto, e como tenho mais dúvidas relativas aos caracois, resolvi "postar"...

 

Apareceram-me estes caracois num aquário (globo de 5L) que tenho com Lentilhas do rio e Riccia:

th_seleccao.jpg

Ver em: http://public.fotki.com/Fixer/peixes/

 

Desde que me ofereceram as plantas, que iam aparecendo um ou outro caracol, no máximo uns 5 ou 6, mas como tinha lá um peixe do rio (penso que uma boga), ele dava conta do recado. Agora, que já não tenho o peixe, em menos de 15 dias os caracois "invadiram" o aqua. Agora são mais de 20.

O maior que já vi tinha cerca de 5mm de diametro, têm a "carapaça" dura, redondinha e quase transparente. O bicho em si, quando mete a cabeça para fora, tem duas "antenas".

 

Alguêm sabe que tipo de caracol é este?

Comerão eles as plantas (Lentilhas do rio e Riccia)?

 

É que eu tenho este globo para "criação" das plantas que vou colocando no meu aquário, para servir de "petisco" ao Cometa. Agora, tenho medo de lá as colocar, porque posso ficar com o outro aquário também cheio de caracois e já fiz a experiência de lá por um caracol pequeno e o Cometa não o comeu...

 

Deverei "extremina-los"? Se sim, como o fazer, sem estragar as plantas?

Serão prujudiciais ou benéficos ao ecosistema do aquário?

 

Resumindo, o que me aconselham a fazer?

 

Um abraço,

Rui Peixeiro

 

PS: Espero não estar a abusar, mas não encontrei resposta a toodas as minhas dúvidas e para não fazer asneiras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

existem várias respostas, mas se percebi bem não tens peixes nesse água certo? Sendo assim uma das formas que podes usar é colocar uma folha de alface cozida dentro do aqua e esperar

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada, eu sou um grande adepto de caracóis!!

 

Acho que os caracóis não são prejudiciais aos aquas desde que tenham alguma coisa para comer!! Os caracóis comem as algas, depois das algas comem as cacas dos peixes, depois comem os restos de comida e, só depois de não terem mais nada pa comer, é que vão às plantas!

 

Eles aceleram a decomposição das cacas dos peixes e limpam tudo!

 

Pessoalmente, acho que não há crise em ter caracóis!

 

Mas se te queres livrar deles...tudo bem! Outra coisa o teu aqua é de água fria? Se for de água quente, botias palhaços com eles...Numas horas desaparecem-te os caracóis todos! Há sempre quem os coma...LOOOL :lol::lol:

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

esse caracois penso serem Planorbella duryi, originário do brasil, encontra-se hoje distribuido por todo o mundo.

é detritivoro, ou seja alimenta-se de de detritos, o que não é o mesmo que caca de peixe... mas significa restos de plantas mortas, de peixes mortos, de comida , etc. alimenta-se da algas também

não se alimenta de plantas, o seu metabolismo não permite.

em caso de comida em abundância reproduz-se rapidamente.

é hermofrodita ou seja é necessário apenas dois individuos para que se dê a reprodução.

não ataca peixes nem plantas :lol:

podes tê-los a vontade que não fazem mal nenhum, só fazem bem :lol:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou aproveitar este post e fazer 1as perguntas. :lol:

eu tou c um problema de algas no meu aqua e vou comprar caracois maca pois sei k resolvem o problema. agora as mnhas duvidas sao estas : o meu aqua neste momento e de agua doce fria, os caracois dao-se bem neste tipo de aquas? ; o meu aqua tem 63;32;35 (mais ou menos), kantos caracois devo por?2 xegam?

 

desculpa utilizar o teu post mas aproveitar para perguntar umas cenas

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Obrigado pelas respostas.

A minha intenção não é mata-los, só por matar. Mas ao ve-los reproduzirem-se tão depressa, fiquei preocupado, pois se eles chegam ao meu aquário, e se reproduzem assim, passam a ser uma praga, e depois não sei se os conseguirei "parar".

 

Corro esse risco?

E se acontecer, há algum modo de acabar com a "praga"?

 

A minha preocupação com as plantas foi, porque eles estão maioritáriamente agarrados a elas.

 

Um abraço,

Rui Peixeiro

 

PS: Se alguem daqui de perto quiser alguns, posso dar!!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes que a população auto-limita-se... quando existir muita comida existe uma explosão...quando acabar...a população desce. O único problema é que se pode tornar pouco estético para quem nao goste...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

Tenho um problema semelhante com uns caracois iguais a esses mas num aquário de agua quente com o agravante de já ter colocado dois bótias palhaço nesse aquário e nem eles conseguem dar conta do recado pois são milhares e tudo começou com uns quantos a que eu achei imensa graça. Esse aquário é de 60cm e serve para criação de guppys e os caracois são tantos que a água começou a fazer espuma o que me obriga a TPA's diárias e a liquidar alguns à mão em auxilio aos bótias, a técnica da folha de alface não resulta pois de um dia para o outro apenas uns 20/30 se colaram na folha. tenho muitos bótias noutro aquário mas neste tão pequeno não queria colocar lá mais, que outras hipoteses tenho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de matares os caracois tenta eliminar os ovos....normalmente são bolsinhas transparentes com umas pintinhas brancas lá dentro. porque achas que a espuma é dos caracois?

 

Para eliminar a espuma tenta fazer agitação superficial...coloca o filtro de maneira a que a água á superficie fique agitada, assim as trocas gasosas ocorrem normalmente.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

@Luís Queiroga - peço desculpa pelo erro ortográfico :D :oops:

 

@tj69 - os caracois maçã não suportam viver em água fria

 

@Fixer - se não houver comida para os caracóis, não há caracóis, ou seja se não houver algas, nem resto de comida em excesso, nem restos de plantas, se não estiver na natureza dos caracóis comer plantas eles acabarão por desaparecer. Agora é preciso não esquecer que na aquariofilia, tal como na vida, o que fazes hoje pode mostrar alterações apenas em 1 mês. Não esperes coisas do tipo, a partir de hoje não dás comida em excesso, e amanhã não tens caracóis ;) :D

 

@Trash - o teu problema não será alimentação em excesso. A população de caracóis não aumenta se não houver comida, e tende a estabilizar quando se deixa de os alimentar. Apenas com algas não podem existir tantos caracóis, a não ser que tenhas mesmo muitas algas e nesse caso eles estão a te ajudar e não a atrapalhar.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

tenho algas mas não em excesso, apenas um verdete no vidro de trás mas eles não param por lá apenas preferem as plantas e comem-lhes as folhas, quanto à espuma o filtro faz a circulação acima da superficie, tipo chuveiro, a espuma deve-se a mucosidade própria dos caracois, os ovos que já vi deles costumam estar no vidro e não em bolsinhas.

Cumps

Cris

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sergio leal - mas eu ja vi aquas de agua doce fria c caracois la dentro e pareciam dar-se bem. olha e camaroes? ele dao-se bem na agua doce fria?e k eu tenho algas no meu aqua e preciso mesmo de as tirar!! :D

 

 

fikem bem cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

@tj69 - depende ao que chamas água fria, se estas a falar entre 12 e 15 graus tudo bem, mas temperaturas mais baixas para os caracois que encontramos normalmente nas lojas nunca vi... o que não quer dizer que não exista :wink:

 

quanto a camarões eles são maioritariamente originários de zonas tropicais ou sub-tropicais.

A não ser o camarao tuga nao tou a ver que possas por outros em água fria.

faz uma procura aqui no fórum por Atyaephyra desmaresti

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais