Projeto Movél DIY


Recommended Posts

Boas

 

Visto que arranjei um aqua com cerca de 60l a um bom preço, nem pensei onde o podia pôr, e a verdade é que não tenho nenhum móvel que não esteja já ser usado que aguente com o peso do aquário, pensei em construir um eu próprio.

 

Depois de alguns rabiscos,cálculos, idas ao Aki e a outras lojas já tenho uma ideia do que quero.

(tudo isto revestido depois com platex ou outro)

wp93.jpg

 

 

 

 

E depois surgiu um problema : Uniões entre as pernas e as "travessas"

Eu pensei em juntar tudo só com parafusos, mas como acho que desse forma as travessas quase que não fazem nada decidi optar por algum tipo de encaixe e depois sim uns parafusos só para reforçar, mas ainda não sei que encaixe quero fazer, pensei em qualquer coisa deste género:

yy4sn.jpg

Mas na imagem está representada apenas a ligação de uma travessa a uma perna, e preciso de ligar duas travessas a uma perna.

Agradecia que se alguém tiver alguma ideia para reforçar o móvel e/ou para unir as tábuas partilhasse pf.

 

 

Obrigado desde já

 

André

 

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Só um conselho para poupares alguns €€€: madeira e materiais assim do género não compres no AKI nem nessas grandes superfícies, se fores a uma serração ou assim a diferença de preços é quase 50%

Aqui no Porto tens várias casas dessas naquelas ruas de quem vem da trindade para a praça Carlos Alberto.

Em relação à união das tábuas, eu sou um bocado naba nisso, mas com 60L não precisas de fazer nada de especial, com uns parafusos e aquelas uniões de cantos (não sei o nome) e muita cola de madeira deve ficar seguro. Mas e melhor ouvires mais opiniões ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Só um conselho para poupares alguns €€€: madeira e materiais assim do género não compres no AKI nem nessas grandes superfícies, se fores a uma serração ou assim a diferença de preços é quase 50%

 

 

 

Concordo plenamente contigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, também já tinha pensado em adquirir a madeira numa serralheria ou assim, mas como não encontro nenhuma aqui perto e porque seria difícil transportá-la, e como já ando a adiar isto à algum tempo acho que vou acabar por comprar tudo nalguma loja (tipo Aki), mas de qualquer maneira obrigado pelo conselho e se no futuro tiver algum outro projeto em que precise de madeira vou ter isso em conta.

Hoje acho que vou poder começar a trabalhar no móvel, portanto talvez ponho algumas fotos depois.

 

Abraço

André

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O dinheiro que vais gastar em material nao da para comprar um movelzito daqueles mais economicos e se for preciso reforcar?

Pensa bem nao va gastares dinheiro e dpx nao ficar como gostas e depois teres que comprar movel na mesma

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Ontem, por acaso, consegui ir a um Madeireiro, lá pedi um orçamento do móvel ->15 euros :drool3:, enquanto no Aki ficava tudo por 27.

Decidi logo no momento encomendar as madeiras e pronto, âmanha já vou lá buscar as madeiras e com alguma sorte concluir o móvel.

Antes de ir ao madeireiro por alguma razão fui dar uma última olhadela no youtube, encontrei uns móveis mais resistentes e igualmente bonitos que quero construir, portanto passei tudo p/papel e foi esse o móvel do orçamento biggrin.png' alt=':biggn:'> .

Eu sei que alguns vão pensar, "tanta madeira para aguentar apenas 60l", mas acho que é melhor prevenir do que remediar, e quero que se aguente durante muitos mais anos.

Podem ver o móvel aqui:

Assim que poder vou tentar meter aqui umas fotos.

 

 

Abraço

 

André Ribeiro

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Boas notícias - o móvel está praticamente concluído só falta envernizar, hoje à noite já ponho umas fotos.

Peço desculpa não andar muito ativo por cá..

 

Abraço

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos :

 

xnn2.jpg

 

mrwy.jpg

 

mnot.jpg

 

8ts7.jpg

 

 

 

Nas fotos ainda não estava colocado, mas entre o aquário e o móvel está um tapete daqueles pretos de espuma.

Acho importante salientar que este móvel vai estar numa cave juntamente com quase todo o meu equipamento/aquários, logo o aspeto não foi o que tive mais em conta, mas a partir desta "estrutura" dá para fazer várias projetos diferentes.

Ainda vou envernizar o móvel, para uma melhor resistência á água que possa cair e danificar.

 

E como o objetivo do DIY é poupar - gastei 15 euros em madeira (madeireiro) e uns 4 euros em parafusos (Aki), portanto ao todo ficou por 19 euros (verniz já tinha)

 

Qualquer pegunta que tenham, não hesitem em perguntar :smile2:

 

Projeto Concluido!

 

 

Abraço

André

  • Votar + 1

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou a pensar montar desse estilo de estrutura mas com 120x50 o aquário vai ter 50 de altura. Sabem dizer que altura normalmente se põe no móvel? Estava a pensar aí nuns 70..mas não sei se será correcto.

Já agora sabes indicar em que rua do porto fica compraste a madeira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Sérgio

 

A altura, o que te aconselho a fazer é veres diferentes móveis que tenhas e pões a fita métrica sobre o móvel a marcar 50cm (alt. do teu aquário), e vês qual a altura que fica melhor, e outra coisa a ter em conta é também a altura do móvel mais o aquário em comparação com a tua altura, para não teres que te afastar ou abaixar para ver e trabalhar no aquário.

As madeiras, não as comprei no Porto, foi em V.N.Gaia, em Vilar do Paraíso, se precisares da morada diz.

 

André

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...