É normal?(Ampulária)


Inácio Sanches

Recommended Posts

  • 1 mês depois...

Para repor o cálcio no aquário o que se poderei fazer?

As minhas duas ampulárias começaram a ter pontos brancos(tipo corrosão). Uso agua da torneira de Lisboa. Será a agua ácida?

Segue uma imagem:

592a987b5512322ae8eb69e7bc840b98.jpg

Cumps

Editado por nuno407
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva nuno407,

 

Esse é falta de cálcio, ou então desenvolveu um hobby que consiste em correr e bater contra os vidros/pedras várias vezes :)

 

Mas pode não ser directamente por culpa da água que usas... Qual é esse substrato? Porque se for daqueles próprios para camarões (buffers de pH), pode ser essa a causa... Tendo em conta que o pH está directamente/indirectamente relacionado com o cálcio presente na água (algum entendido no assunto que explique isto melhor por favor), se o substrato faz baixar o pH, irá haver menos cálcio na água...

 

Eu tenho ampulárias num aquário com akadama e reparei no mesmo... Antes de estarem nesse aquário estavam num aquário com areia de silica e nunca ficaram assim.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não isso de andar à "batatada" com as pedras não me parece :P

Exato e desses próprios para camarões. Então o que posso fazer para aumentar o cálcio na água? Pois eu também tenho ampularias num aquário que tenho no Algarve e nunca ficaram assim.

O que fez às suas para melhorarem?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva nuno407,

 

É assim, a longo prazo creio que não haja uma solução que seja favorável à casca das amulárias, mantendo a água com parâmetros constantes e aceitáveis. Porque sempre que vais introduzir cálcio, o substrato vai 'queimá-lo' em pouco tempo... Até podia dar para ires colocando cálcio todos os dias para safar a casca, mas depois a restante fauna poderia ressentir com as variações abruptas de pH.

 

Eu nunca fiz nada às minhas para melhorar mesmo devido à natureza da akadama DRL... É um buffer de pH para o valor 5.5-6 se não me engano e acaba por acontecer o mesmo que acontece nesse aquário.

 

De qualquer das formas esta minha maneira de pensar pode estar errada e é melhor esperar uma 2ª opinião de alguém que entenda o mundo das químicas melhor.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor solução é fazer trocas de agua, e alimentá-las bem com legumes para consumo humano: courgette fervida, melão/espinafre cru, couve, etc. Como esta alimentação suja muito o aquário... Com o tempo poderá corrgiri ou não dependendo do tamanho da ampulária. Adicionar calcio na água não acredito que ajude muito. Convem lembrar que as ampulárias são originalmente de águas ácidas, se bem que para a conha o ideal é ter algo ligeiramente alcalino. Mas não é fundamental.

  • Votar + 2
  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais