Tentativa de Criação de Neritinas Zebra


Alexandre Ferreira

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Tenho andado a ler muito sobre as Neritinas zebra e ao que parece ainda ninguém conseguiu criar com sucesso esta espécie de caracol! As larvas nascem em água doce mas pouco tempo depois sucumbem! Isto porque as Neritinas necessitam de água Salgada e as larvas também não sobrevivem porque não têm a mesma alimentação à base de algas etc..

 

amty.jpg

 

Tenho 10 Neritinas Zebra e a minha ideia segue as seguintes etapas!

 

- Montagem de um aquário de 15 a 20 litros com areia da praia previamente lavada e termostato a 24º!

- Adição de 100% de água do Oceano previamente filtrada bem como tpa's com a mesma água (à volta de 2/3 litros por semana)!

- Colocação de duas cascas de Ovo bem lavadas com a mesma água do aquário e substitui-las quando estas começarem a ficar pálidas!

 

Alguém tem mais ideias? Precisava de algumas dicas para a probabilidade de sucesso aumentar :D

 

 

 

 

  • Votar + 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Alexandre Ferreira,

 

Boa iniciativa, e apesar de não entender nada sobre esta espécie nem nunca a ter tido, sempre me foram fascinantes... Mas devido à falta de informação nunca tive a 'vontade' de os ter nos meus aquas... E respeito muito essa ideia de, apesar de não teres muita info por onde te guiar, tentares por ti!

 

Não posso oferecer grande ajuda, mas irei estar atento a este tópico para apoiar essa tua aventura! :)

 

Quanto a uma fonte de cálcio: decalcit, pedras calcárias marítimas (colocadas periodicamente no aqua) e bolas de algas marítimas... Estas últimas 2 seriam mais naturais e propícias a ajudar dado ser algo que se apanha no local que queres imitar. 20 litros chegarão?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tentaria algo simples, mantinha um aquário de água doce para as 10 neritinas com pedras, troncos e coisas semelhantes onde elas pudessem por ovos, assim que colocassem os ovos nessas superfícies "móveis" era transferi-las para água salobra / salgada, dependendo de como for o habitat natural delas. E ir alimentando as larvas com culturas de microalgas (não sei se alimento para artemia é util, mas era questão de experimentar)

 

Cumps e boa sorte nisso.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

 

As larvas de neretina necessitam de água salobra e não totalmente salgada. Está e a 1 etapa depois tens o criar uma quantidade de algas e microalgas que e o que as larvas se alimentam. As neretinas desovam em foz tal como os camarões Madeira e as caridinas japónicas sendo espécies de grande dificuldade de reprodução porque necessitam de parâmetros de água muito difíceis de se controlar em aquarios.

 

Ps: ainda ninguém descobriu o que realmente as larvas destes caracóis se alimente supoese que sejam micro algas.

 

Se queres tentar a única forma que vejo e usares areia de praia bem lavada adicionares um pouco de sal que se utiliza nos salgados ires pesquisar quais o grau de salinidade existente nos locais onde desovam obviamente controlar os parâmetros manter o PH elevado e usar pedras calcárias ricas em cálcio deixasse o aquário ao sol durantes umas semanas para ficar crivado de algas e depois passar pará-la as pedras/troncos onde elas desovarem e claro depois oxigenar muito o aquário

 

Minha opinião terás cerca de 10 de chance em 10 tentativas poderás acertar uma não rentabilizando em nada o investimento

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Alexandre Ferreira,

 

Boa iniciativa, e apesar de não entender nada sobre esta espécie nem nunca a ter tido, sempre me foram fascinantes... Mas devido à falta de informação nunca tive a 'vontade' de os ter nos meus aquas... E respeito muito essa ideia de, apesar de não teres muita info por onde te guiar, tentares por ti!

 

Não posso oferecer grande ajuda, mas irei estar atento a este tópico para apoiar essa tua aventura! :)

 

Quanto a uma fonte de cálcio: decalcit, pedras calcárias marítimas (colocadas periodicamente no aqua) e bolas de algas marítimas... Estas últimas 2 seriam mais naturais e propícias a ajudar dado ser algo que se apanha no local que queres imitar. 20 litros chegarão?

 

cumps, David

Boas David! Antes de mais obrigado pela força! Pedras calcárias maritimas é uma excelente ideia a qual irei adicionar neste projecto ainda muito fresco!

 

Quanto à litragem , eu tenho as neritinas num aqua de 96L e elas não apresentam um comportamento muito sociavel. Antes pelo contrário, anda cada uma no seu canto! A reduzida litragem é um aspecto pensado para a aproximação do grupo como se as obrigasse a viverem em conjunto!

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tentaria algo simples, mantinha um aquário de água doce para as 10 neritinas com pedras, troncos e coisas semelhantes onde elas pudessem por ovos, assim que colocassem os ovos nessas superfícies "móveis" era transferi-las para água salobra / salgada, dependendo de como for o habitat natural delas. E ir alimentando as larvas com culturas de microalgas (não sei se alimento para artemia é util, mas era questão de experimentar)

 

Cumps e boa sorte nisso.

 

Boas Pedro!

 

A tentativa de transferir os ovos das Neritinas de água doce para água salobra/salgada já foi feita posteriormente por algumas pessoas que nunca obtiveram resultados positivos! A minha ideia seria colocá-las À partida nesse ambiente de "pedras, troncos e coisas semelhantes" , mas já na água salobra/salgada esperando que elas se reproduzam nestes parâmetros! Até pode não dar resultado mas do que li não encontrei nenhuma tentativa deste género!

 

Cumps :D

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

 

As larvas de neretina necessitam de água salobra e não totalmente salgada. Está e a 1 etapa depois tens o criar uma quantidade de algas e microalgas que e o que as larvas se alimentam. As neretinas desovam em foz tal como os camarões Madeira e as caridinas japónicas sendo espécies de grande dificuldade de reprodução porque necessitam de parâmetros de água muito difíceis de se controlar em aquarios.

 

Ps: ainda ninguém descobriu o que realmente as larvas destes caracóis se alimente supoese que sejam micro algas.

 

Se queres tentar a única forma que vejo e usares areia de praia bem lavada adicionares um pouco de sal que se utiliza nos salgados ires pesquisar quais o grau de salinidade existente nos locais onde desovam obviamente controlar os parâmetros manter o PH elevado e usar pedras calcárias ricas em cálcio deixasse o aquário ao sol durantes umas semanas para ficar crivado de algas e depois passar pará-la as pedras/troncos onde elas desovarem e claro depois oxigenar muito o aquário

 

Minha opinião terás cerca de 10 de chance em 10 tentativas poderás acertar uma não rentabilizando em nada o investimento

 

Cumprimentos

 

Boas Cesar!

 

Tens razão em tudo o que dizes mas repara em dois aspectos! É complicado adquirires o grau de salinidade numa foz uma vez que a "mistura" de água doce ou salobra e àgua com um grau de salinidade elevado é constante! Podes obter muitas variações num relativo pequeno território! As marés por exemplo têm muita influência nisto pois quando esta está em "preia mar" ( a água do oceano entra pela foz) o grau de salinidade vai ter um valor totalmente diferente aquando a "baixa mar" ( a água do rio sai pela foz)!

 

O segundo aspecto é sobre o rácio que me apresentas-te!!! Não se trata de rentabilizar o investimento!! Se conseguir-mos ter esta linda espécie nos nossos aquários sem ter que " obrigatoriamente" retira~la do seu habitat natural já é uma conquista...

 

Não te sentes curioso?

 

Abraço :gameboy:

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

 

As larvas de neretina necessitam de água salobra e não totalmente salgada. Está e a 1 etapa depois tens o criar uma quantidade de algas e microalgas que e o que as larvas se alimentam. As neretinas desovam em foz tal como os camarões Madeira e as caridinas japónicas sendo espécies de grande dificuldade de reprodução porque necessitam de parâmetros de água muito difíceis de se controlar em aquarios.

 

Ps: ainda ninguém descobriu o que realmente as larvas destes caracóis se alimente supoese que sejam micro algas.

 

Se queres tentar a única forma que vejo e usares areia de praia bem lavada adicionares um pouco de sal que se utiliza nos salgados ires pesquisar quais o grau de salinidade existente nos locais onde desovam obviamente controlar os parâmetros manter o PH elevado e usar pedras calcárias ricas em cálcio deixasse o aquário ao sol durantes umas semanas para ficar crivado de algas e depois passar pará-la as pedras/troncos onde elas desovarem e claro depois oxigenar muito o aquário

 

Minha opinião terás cerca de 10 de chance em 10 tentativas poderás acertar uma não rentabilizando em nada o investimento

 

Cumprimentos

 

Bem, não afirme isso ok?

Já pensei como o Senhor, depois deram-me na cabeça, pesquisei e foi fácil de as criar ;)

 

Agora quanto às neritinas vamos ver como corre Sr.Alexandre, já mantive essa espécie que adoro e mantem o aqua bem limpo de algas.

Se fores bem sucedido, bem ainda não vi ninguém a pedir pelo que, sou o 1º na fila :)

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bem, não afirme isso ok?

Já pensei como o Senhor, depois deram-me na cabeça, pesquisei e foi fácil de as criar ;)

 

Agora quanto às neritinas vamos ver como corre Sr.Alexandre, já mantive essa espécie que adoro e mantem o aqua bem limpo de algas.

Se fores bem sucedido, bem ainda não vi ninguém a pedir pelo que, sou o 1º na fila :)

Abraço

 

Eu espero ser bem sucedido embora as odds estejam contra! Amanhã já vou recolher algumas coisinhas na praia! Areia já tenho lavada e já está no aquário... faltam as pedras calcarias e a ver se arranjo algumas algas! Vou também recolher À volta de 40 litros de água para ir misturando no áqua! Vou habituar as Neritinas aos novos parâmetros por tpa! Coloco-as em agua do aquário em que estão e vou fazendo tpa´s de dois em dois dias até ficar com água 100% do oceano (ou quase)!

 

Fica combinado.....se fizer sucesso serás o primeiro :D

Cumps! :gameboy:

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tinha ideia que era animais de águas salobras e portanto de estuário/mangais , já pensaste em ir a um estuário buscar água?

 

Quando referi para transferires apenas os ovos foi por ter pensado da seguinte maneira:

- Se forem animais de estuário deverão ir para água salobra para se reproduzirem e nada te garante que vivam saudáveis durante todo o tempo em água salgada, podem ter uma resistência relativa (entenda-se: aguentam algum tempo em água com salinidade mais elevada mas não o dia todo/vários dias) normal de estuário.

 

Há muitas variáveis que podem ter falhado para a experiência de "mudar apenas os ovos": Falta de alimento correcto, erros na salinidade, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tinha ideia que era animais de águas salobras e portanto de estuário/mangais , já pensaste em ir a um estuário buscar água?

 

Quando referi para transferires apenas os ovos foi por ter pensado da seguinte maneira:

- Se forem animais de estuário deverão ir para água salobra para se reproduzirem e nada te garante que vivam saudáveis durante todo o tempo em água salgada, podem ter uma resistência relativa (entenda-se: aguentam algum tempo em água com salinidade mais elevada mas não o dia todo/vários dias) normal de estuário.

 

Há muitas variáveis que podem ter falhado para a experiência de "mudar apenas os ovos": Falta de alimento correcto, erros na salinidade, etc...

 

Vamos tentando a ver o que dá...daqui a pouco coloco umas fotos com o inicio do projecto!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! Cá vão algumas fotos do inicio do projecto!

 

Vou utilizar este aquário do meu projecto de Caridinas! Dimensões 50*30*25 (37.5L)

 

awe.JPG

 

Coloquei no aquário 6 Neritinas e duas delas parece que não se largam e andam sempre uma atrás da outra! (podem ser boas noticias porque nunca tinha visto este comportamento no comunitário)!

 

4l9.JPGvta9.jpg

52j9.jpg

tmap.jpg

 

Parâmetros da água:

 

pH - 7.4

 

NO3 - 10mg/l

 

NO2 - 0MG/L

 

KH - 3ºd

 

GH - entre 3 e 6ºd

 

 

Espero em breve poder ter novidades! Ainda não adicionei água do mar ou qualquer componente salgado no aquário! Coloquei apenas mais circulação de água e máxima oxigenação! O facto é que as Neritinas parecem outras e estão extremamente activas!

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Excelente projecto, é enriquecedor este tipo de projecto de forma a que a aquariofilia seja um dia auto-suficiente.

 

A questão que tens de te concentrar mais é na salinidade da água que os pais toleram. São os ovos que nascem em ambientes mais salobros.O que faria seria colocar um nivel de salinidade baixo para os pais, e esperar.

 

Quando os ovos saissem então colocava-os num nivel de salinidade superior, com muita oxigenação, zero nitratos, nitritos e afins.

 

Boa sorte com isso, fico a torcer!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como planeias fazer quando os elas colocarem os ovos em termos de filtração?

 

Boas Pedro! O plano é reduzir para o mínimo possível o poder de filtração e colocar uma bomba de ar já preparada a oxigenar bem o aquário! As pedras que se encontram no setup ainda são temporárias! Vou tentar arranjar umas mais escuras para ser mais perceptível a postura das Neritinas! Andei a pesquisar nesse mundo que é o Youtube e encontrei isto http://www.youtube.com/watch?v=Yq_Cn6ko7NE

 

Será verdade?

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Excelente projecto, é enriquecedor este tipo de projecto de forma a que a aquariofilia seja um dia auto-suficiente.

 

A questão que tens de te concentrar mais é na salinidade da água que os pais toleram. São os ovos que nascem em ambientes mais salobros.O que faria seria colocar um nivel de salinidade baixo para os pais, e esperar.

 

Quando os ovos saissem então colocava-os num nivel de salinidade superior, com muita oxigenação, zero nitratos, nitritos e afins.

 

Boa sorte com isso, fico a torcer!

 

Obrigado pela força!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas Pedro! O plano é reduzir para o mínimo possível o poder de filtração e colocar uma bomba de ar já preparada a oxigenar bem o aquário! As pedras que se encontram no setup ainda são temporárias! Vou tentar arranjar umas mais escuras para ser mais perceptível a postura das Neritinas! Andei a pesquisar nesse mundo que é o Youtube e encontrei isto http://www.youtube.com/watch?v=Yq_Cn6ko7NE

 

Será verdade?

 

Cumps!

 

Não isso são lapas de agua doce, também as tenho no meu aquário e também as há nos nossos rios.

 

A minha pergunta tem a ver com algo que li algures que dizia que as larvas de Neritina era planctónicas e nadavam livremente o pode ser incompatível com esse filtro interno.

 

Tens aqui um artigo interessante que te pode ajudar: http://www.researchgate.net/publication/253551615_Spawning_and_intra-capsular_development_of_Neritina_zebra_(Bruguire_1792)_(Mollusca_Gastropoda_Neritidae)_under_laboratory_conditions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tinha ideia que era animais de águas salobras e portanto de estuário/mangais , já pensaste em ir a um estuário buscar água?

 

Quando referi para transferires apenas os ovos foi por ter pensado da seguinte maneira:

- Se forem animais de estuário deverão ir para água salobra para se reproduzirem e nada te garante que vivam saudáveis durante todo o tempo em água salgada, podem ter uma resistência relativa (entenda-se: aguentam algum tempo em água com salinidade mais elevada mas não o dia todo/vários dias) normal de estuário.

 

Há muitas variáveis que podem ter falhado para a experiência de "mudar apenas os ovos": Falta de alimento correcto, erros na salinidade, etc...

 

A ideia que vou colocar em pratica vai ser mais ou menos isso! Vou aumentar a salinidade da água gradualmente até à postura das Neritinas! Após este feito irei transferir as Neritinas adultas para outro aquário com parâmetros normais ou seja para água doce (respeitando o tempo de adaptação a diversos parâmetros)! No aquário onde se deu a postura aumento a regularidade de tpa's com água salgada (ex. 10% diária)...

 

Depois disto é esperar e ver o que acontece...Se não der em nada experimentamso de outra forma...e outra e outra...até nos fartarmos ou conseguirmos :gameboy::gameboy::gameboy::gameboy:

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não isso são lapas de agua doce, também as tenho no meu aquário e também as há nos nossos rios.

 

A minha pergunta tem a ver com algo que li algures que dizia que as larvas de Neritina era planctónicas e nadavam livremente o pode ser incompatível com esse filtro interno.

 

Tens aqui um artigo interessante que te pode ajudar: http://www.researchgate.net/publication/253551615_Spawning_and_intra-capsular_development_of_Neritina_zebra_(Bruguire_1792)_(Mollusca_Gastropoda_Neritidae)_under_laboratory_conditions

 

Muito bom o artigo! Teria de criar um ambiente de lodo...mas também tem informação "duvidosa " ! Não sabia que a superficie dos ovos eram cobertos com grão de areia!!!

 

Vou ter de continuar com a investigação! É sempre bom saber mais e mais sobre as espécies que temos nos nossos aquários!

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Muito bom o artigo! Teria de criar um ambiente de lodo...mas também tem informação "duvidosa " ! Não sabia que a superficie dos ovos eram cobertos com grão de areia!!!

 

Vou ter de continuar com a investigação! É sempre bom saber mais e mais sobre as espécies que temos nos nossos aquários!

 

Cumps!

Esqueci-me de falar sobre a alimentação das larvas!!! É aqui que eu espero um milagre da água do mar! Vou esperar que esta contenha microorganismos ideais para a alimentação das larvas! Se for só e apenas à base de plâncton que elas se alimentam...então vai ser tramado alimenta-las!!!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de falar sobre a alimentação das larvas!!! É aqui que eu espero um milagre da água do mar! Vou esperar que esta contenha microorganismos ideais para a alimentação das larvas! Se for só e apenas à base de plâncton que elas se alimentam...então vai ser tramado alimenta-las!!!

 

Quando falei das larvas serem planctónicas não me estava a referir à sua alimentação xD Mas ao facto de serem mesmo pequenas daí a cena da filtração xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quando falei das larvas serem planctónicas não me estava a referir à sua alimentação xD Mas ao facto de serem mesmo pequenas daí a cena da filtração xD

 

Sim de facto é verdade...estava confundido! É uma questão de eu pensar um bocadinho também... :gameboy: Se os ovos têm cerca de um milímetro as larvas têm de ser microscópicas..heheheh Vamos ver no que dá! Para já estou a gostar do projecto. As Neritinas têm socializado muito e espero que em breve tenha o aquário com ictio hehehe!

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Então Alexandre, como vai esse projecto?

É um projecto muito interessante, e ousado. É chegar onde pelos vistos, nunca ninguém chegou :)

E acredita, que se tornasse relativamente simples replicar as condições necessárias para a criação de neritinas, poderia ser um negocio bem lucrativo!

 

Coloca-las a pôr ovos, já eu sei que é muito simples. Ainda a semana passada, tive meia-hora a desencrusta-las do meu aquario :)

Vai actualizando!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então Alexandre, como vai esse projecto?

É um projecto muito interessante, e ousado. É chegar onde pelos vistos, nunca ninguém chegou :)

E acredita, que se tornasse relativamente simples replicar as condições necessárias para a criação de neritinas, poderia ser um negocio bem lucrativo!

 

Coloca-las a pôr ovos, já eu sei que é muito simples. Ainda a semana passada, tive meia-hora a desencrusta-las do meu aquario :)

Vai actualizando!

 

Boas tat! Obrigado pela força! Isto está um bocadinho parado!!! Estou a tentar que elas ponham os ovos em água salobra, mas acertar no nivel de salinidade é de facto muito complicado! Elas em aquários de parâmetros normais (agua doce) colocam os ovos mas estes nunca chegam a eclodir! Pretendo que elas ponhas os ovos já em água salobra e não está a ser nada fácil!

 

Está a ser e será nos próximos tempos, um desafio muito grande !

 

Se tiveres alguma dica...chuta :gameboy:

 

Abraço!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre,

 

O projecto é giro, estou até numa de tentar também!

 

Para já, creio que existem duas referencias que valem a pena a leitura:

 

1: NeriteHeadPost

2: Estudo Académico: Spawning_and_intra-capsular_development_of_Neritina_zebra

3: Salinidade em aquariofilia

4: Salinidade x Densidade da agua

5: Proper way to breed snails (yahoo group)

6: Relato extenso de tentativa de criação no forum plantedtank

7: Topico detalhado no forum applesnail

8: Criação bem sucedida, relatada no forum aplesnail

9: Classificação cientifica de neritinas

10: Top 13 and most uniq neritines

Vou manter nesta mensagem, as referencias que for encontrando.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais