Primeiro Aquário a Sério 54L


Pedro Francisco

Recommended Posts

Boa noite.



Em meados de Dezembro (2016) comecei a desenvolver interesse por Aquarismo.


Nunca tinha tido nenhum aquário/peixe e como tal 0 de experiência.



Qual a minha surpresa quando em Dezembro me oferecem um Globo, com cerca de 10L e dois peixes de água fria..


Um deles um telescópio preto, que se mantém comigo até hoje, o outro infelizmente morreu. (apareceu dum dia para o outro com a cauda meia ruída, não percebi exactamente o que motivou a sua morte, talvez uma briga com o outro peixe?... a sua movimentação ficou bastante afectada... acabou por morrer)



Nessa altura comecei então a pesquisar um pouco sobre este novo animal de estimação, e apercebi-me que o aquário não seria o local mais indicado para ter os peixes.


Resolvi no mês passado comprar um aquário novo onde pudesse ter mais peixes, essencialmente de água quente.



Comprei um Bermudes 60


- 60x30x42.5


- 54Litros


- Mini BioBox 2


-T8 15W by tecatlantis


- Termostato 50 W EasyKlim


- Bomba de oxigenação (tem 2 saídas mas só utilizo 1 para já)



Como a habitação do meu telescópio era um Globo, optei por mudar o peixe no próprio dia de montagem para o aquário novo.


Após 10 dias com esse peixe a morar sózinho, comprei um betta macho, e 3 corydoras. Após as leituras de hoje, apercebi-me que não tinha deixado o aquário fazer o ciclo e que deveria ter esperado mais um pouco....



No fundo do aquário, coloquei pedras do rio, tenho também uma planta (uma anubias, penso eu) mas não tem onde se agarrar... não coloquei um sedimento fértil, pois pensei que poderia mantê-la dentro do pote...




Conclusão, sei que já cometi imensos erros neste curto período e gostaría de reverter de forma a proporcionar uma boa vida aos meus peixes..



Sugestões?


Devo colocar alguma espécie de pote para a planta com terra fértil? Alterar todo o aquário talvez seja mais agressivo para os peixes..



Tenho a temperatura nos 25º, alimento os peixes com os produtos que me foram recomendados na loja..


Ph/nitritos nitratos, etc, só vou medir hoje à noitinha..



Vou colocar fotos de tudo para facilitar e dar update...



Agradeço a vossa paciência.


Cumprimentos



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Que grande confusão para aí vai, as anubias não se podem enterrar devem ser amarradas a pedras ou troncos caso contrário morrem.

Quanto aos peixes outra confusão,25¤ graus ok mas para o telescópio será um bocadinho de mais acelera-lhe o metabolismo e morrerá mais cedo,alem de que essa litragem é curta bem como o filtro.

Isso para ser bem feito era começar de novo e pedir cá ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estimado Paju, antes de mais obrigado pelo feedback.

 

Para esses primeiros problemas temos solução sem recomeçar tudo de novo certo?

Baixo a temperatura para 24º, ficam acomodados o beta o telescopio e as corydoras..

A planta amarro a uma pedra.

 

Em relação à litragem para já não tenho solução, mas também só se tornará um problema com o crescimento do Telescópio, ou aumento do número de peixes..

 

Eu gostava de adaptar o aquário sem o recomeçar (se for possível) não teria condições para manter os peixes noutra habitação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro Francisco.

Tu consegues sentir a diminuição de 1cº no meio ambiente à tua volta?

Leste sobre o tipo de necessidades básicas dos peixes que tens?

Que corydoras tens, sabes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nivel de temperatura nao percebi exatamente o que quer saber, controlo 2x por dia a temperatura do aquario, pela manha e ao inicio da noite.

 

Sim, li um pouco sobre cada especie, estou a manter o aquario a 24○ que é provavelmente a temperatura mais indicada para os 3 tipos de peixe, betta, telescopio e cory..

Tenho de colocar tambem uma especie de gruta para o betta, li que eles gostam...

 

 

 

Corydora albina, panda e paleatus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A gruta para corys talvez, beta não vai usar.

O beta/telescópio/paleatus peixes que poderiam estar em 21/22cº (até menos).

São 3 espécies diferentes de corys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.