Revival


HugoHeisenberg

Recommended Posts

Boa noite,
​ Após o final infeliz da minha última montagem , estou a planear uma nova, desta vez com mais calma para minimizar os erros e aprender o máximo possível (como tento sempre). Vou apresentar aqui aquilo que tenho pensado, colocar questões e aceito sugestões.

​O material que tenho para a montagem:

​- Aquário 100 x 40 x 50 a (cerca de 180 litros reais);
​- Filtro Fluval 306 com esponjas, cerâmicas, pedra vulcânica e lã filtrante;
​- Preciso de comprar um termostato novo, o que tinha partiu-se porque não o desliguei durante a TPA e rebentou, tenho andado a utilizar um de 50w para improvisar;
​- Vários troncos/raízes/pedras;
​- 20 a 25 quilos de areia de sílica;
- 25 a 30 quilos de Manado da JBL;
​- Iluminação (duas calhas LED de 60cm cada, consumo de 5w cada uma);
​- Sistema de osmose inversa;
​Por agora é tudo aquilo de que me recordo de repente.

​Estava a pensar na seguinte fauna:

​- 4 a 6 Pterophyllum scalare (quantos?);
​- Um L306 (LDA064) (já encomendado, irá para um aquário temporário);
- Alguns ancistrus ou outros L's;
​- Talvez um grupo de ciclídeos anões, como dicrossus ou uma espécie mais rara de apistos, tipo allpahuayo ou pertensis, talvez. Também me senti sempre fascinado pelos trifasciata.

​E a flora:

- Cryptocoryne beckettii petchii
- Cryptocoryne x willisii

- Cryptocoryne wendtii green
- Cryptocoryne crispatula
- Cryptocoryne albida brown
​- Hygrophila siamensis e/ou Hygrophila siamensis 53B
- Nymphaea lotus (já tenho da montagem antiga)


​Também preciso de alguma ajuda quanto à flora neste tópico.

​Deixo uma foto do aqua atualmente.
InstagramCapture_19fd9bcf-80ea-479a-ba7a

​Cumprimentos,
Hugo Abreu

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma cartolina na traseira é logo outra loiça.

As calhas não assentam...vão ficar assim?

Vai dando noticias...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Vasco. Realmente tenho um vinil para colar atrás, preto de um lado e azul escuro do outro, mas ainda tenho de o voltar a colar. Nem me lembrava de que o tenho.

As calhas assentam em cima das tampas... Devo arranjar mais uma, se se justificar. Não achas que seja uma boa forma de as ter?

Se pudesses dar-me umas luzes no outro tópico, ficava muito agradecido.

Abraço

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escalares?

1 casal e vai ser curto o espaço quando eles tiverem 15cm cada e quiserem reproduzir.

trifasciata adoro. Mas, já vistes uns chamados Ap. Viejita II "Super Red"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sério? Achas mesmo que um casal já enche o espaço mesmo densamente plantado para diminuir a agressividade? Gostava de ter pelo menos quatro, mas claro que tem de ser feito de forma consciente...

Adorava ter trifasciata um dia, talvez seja desta. Mas também gostava de ter os Dicrossus filamentosus... O que eu não dava por um aquário com 200 x 60 x 50. Não conheço esses, vou pesquisar. Se bem que não gosto muito de seleções artificiais, prefiro as cores naturais.

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não forem selvagens é difícil não serem seleccionados. Procura no norte os que falei.

Sobre os escalares falo-te por experiência, tenho um aqua com exactamente as mesmas medidas e sei como correu. Não me entendas mal adoro escalares, mas de x em x tempo era época de guerras. Se encheres o aquário com plantas depois não tem onde nadar.

Os Dicrossus filamentosus nunca tive, mas a Vera (moderadora) teve e sei que existe pelo menos 1 membro que tem, inclusive tem tópico (não me lembro quem é). Questiona directamente se ninguém disser nada sobre eles.

 

 

P.s. "O que eu não dava por um aquário com 200 x 60 x 50. " e 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As calhas assentes parece-me bem, apenas perguntei por estarem de lado.

Qt aos escalares é uma caixinha de surpresas. Já os tive em que formaram um grupo, havia um alfa e por aí em diante e a coisa correu bem. Havia um que mandava nos outros, havia uma hierarquia definida e havia um que não mandava em ninguém.

Tb já os tive uma segunda vez e formaram casais...aí há bulha, mas se o aquário for grande o suficiente há espaço para todos.

 

Aconselho q que entrem todos pequenos, ao mesmo tempo e sejam a última fauna a entrar, para minimizar andaram a cascar noutros peixes recém entrados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se não forem selvagens é difícil não serem seleccionados. Procura no norte os que falei.

Sobre os escalares falo-te por experiência, tenho um aqua com exactamente as mesmas medidas e sei como correu. Não me entendas mal adoro escalares, mas de x em x tempo era época de guerras. Se encheres o aquário com plantas depois não tem onde nadar.

Os Dicrossus filamentosus nunca tive, mas a Vera (moderadora) teve e sei que existe pelo menos 1 membro que tem, inclusive tem tópico (não me lembro quem é). Questiona directamente se ninguém disser nada sobre eles.

 

 

P.s. "O que eu não dava por um aquário com 200 x 60 x 50. " e 2

Não necessariamente, deve haver muitos reprodutores que não fazem seleções.

Obrigado pelo aviso e estarei atento a isso. Vou arranjar uns quatro ou seis e depois, caso formem casal, vendo os outros. Caso se dêem bem, como também pode acontecer, ficarão todos por lá.

Quanto à possibilidade de ciclídeos anões, penso melhor nisso para o ano, quando o aquário tiver amadurecido o suficiente.

 

Cumprimentos.

 

 

 

As calhas assentes parece-me bem, apenas perguntei por estarem de lado.

Qt aos escalares é uma caixinha de surpresas. Já os tive em que formaram um grupo, havia um alfa e por aí em diante e a coisa correu bem. Havia um que mandava nos outros, havia uma hierarquia definida e havia um que não mandava em ninguém.

Tb já os tive uma segunda vez e formaram casais...aí há bulha, mas se o aquário for grande o suficiente há espaço para todos.

 

Aconselho q que entrem todos pequenos, ao mesmo tempo e sejam a última fauna a entrar, para minimizar andaram a cascar noutros peixes recém entrados.

Essa é a posição que permite uma melhor distribuição da luz, mas obviamente que voltará a ser estudada quando o aquário tiver a decoração e vegetação.

Pois, lá, está, cada caso é um caso e é esperar para ver. Mas se houver disputas, este aquário não tem tamanho suficiente para albergar mais do que o casal.

Obrigado pelos conselhos, Vasco.

 

Cumprimentos.

 

Entretanto, há novidades no projeto. Chegou o L306 e um Sturisoma aureum a que não resisti, ambos da Aquoporto, como não podia deixar de ser. Ainda não consegui fotografar bem o 306 desde que chegou, mas deixo uma foto tirada quando saiu da loja, uma cá mas sem qualidade e uma tirada cá do S. aureum.

InstagramCapture_3fa8de4f-2dad-418e-8e03

 

WP_20160903_004_zpscvguv1dj.jpg

WP_20160902_009_zpsapneczdx.jpg

 

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

Parabéns pelas novas aquisições!

Sobre os Dicrossus Filamentosus tenho seis num plantado ("Ilha dos Abençoados") e creio que resulta muito bem.

Comportamento muito interessante, vistosos e fora do comum...

 

Apistos também ficarão bem... sendo que tens muitas opções à escolha.

 

Se quiseres ir para um estilo mais naturalista, no caso mais sul americano, podes pensar em plantas da mesma zona. As que indicas são quase todas asiáticas.
Não sou apologista do purismo neste caso, mas... Dependendo do efeito pretendido, é uma opção tua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olá Hugo,

Parabéns pelas novas aquisições!

Sobre os Dicrossus Filamentosus tenho seis num plantado ("Ilha dos Abençoados") e creio que resulta muito bem.

Comportamento muito interessante, vistosos e fora do comum...

 

Apistos também ficarão bem... sendo que tens muitas opções à escolha.

 

Se quiseres ir para um estilo mais naturalista, no caso mais sul americano, podes pensar em plantas da mesma zona. As que indicas são quase todas asiáticas.
Não sou apologista do purismo neste caso, mas... Dependendo do efeito pretendido, é uma opção tua.

Obrigado! Conheço o teu tópico, adoro o aquário, está muito bem conseguido. Obrigado pela opinião.

Há muitas hipóteses dentro dos ciclídeos anões, tenho de pensar bem nisso.

Acho que esta flora está aceitável, mas estou sempre aberto a sugestões... Alguma sugestão?

Estou a estudar diferentes layouts, vou publicar aqui alguns que me pareceram minimamente interessantes, gostava que dessem a vossa sugestão.
WP_20160912_003_zpssdxnhdek.jpgWP_20160912_002_zpsvgcklyxz.jpgWP_20160912_001_zpsp816yewo.jpgWP_20160912_004_zpsqxzearlm.jpg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo, não quero ser desanimador mas esses troncos não combinam...

 

Devias (se puderes) arranjar troncos do mesmo tipo. Esse mais escuro parece hornwood, se conseguires arranjar outro(s) acho que conseguias arranjar uma configuração melhor.

 

Isto é só uma opinião, o importante é tu gostares.


Também podes ir dar uma volta por aí e arranjar um tronco grande seco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, Gonçalo.

Ora, não é nada desanimador, qualquer feedback é bom!

Mas acho que vou optar por ficar apenas com o tronco, aquele mais comprido... Depois com as plantas deve ficar bem. Caso não fique, logo arranjo mais madeira.

 

Em princípio haverão novidades para breve...

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente não combinam. Por norma deve usar-se troncos do mesmo tipo de madeira. No entanto se ficar tapado algum deles já não se vê que são diferentes. Musgos, fetos ou mesmo anubias podem resolver o problema.

Tudo depende do que pretendes fazer.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, aquele segundo tronco que o Gonçalo84 diz parecer hornwood, a entrar, seria para oferecer mais esconderijos para os locarídeos, principalmente, e para o L 306 que se alimenta de madeira. Se o colocar, será escondido pela vegetação.

Tenho de pensar nisso quando tiver as plantas...

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena atualização

DSCN0001_zpskszucggi.jpg

 

Falta "apenas" encher e começar a plantar aos poucos. SSugestões/opiniões?

 

 

Cumprimentos.

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de opiniões numa questão: ao plantar, devo fazê-lo de forma a que as plantas, ao crescer, sigamo tronco, ou seja, mais altas do lado direito atrás e as mais baixas do lado esquerdo à frente?
Cumprimentos.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo

Se moras em Benavente,não há para ai cotadas,onde

tenha sobreiros,ou ate mesmo azinheiras,carvalhos

bravos,dás uma volta por lá,deve haver ramos secos

caidos no chão,e ao teu gosto levas,limpas os troncos

bem metes de molho,e se der ferves os mesmo,acho

que ficaria muito melhor,eu os troncos que tenho nos

meus aquários,foi tudo apanhados aqui no Monsanto

aqui em Lisboa,eu moro perto,atenção não tires das

árvores,pois os troncos devem estar bem secos.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde,

​Plantação feita e aquário quase cheio, está na altura de publicar algumas fotos...

​As plantas (Rotala rotundifolia, Staurogyne repens, Cryptocoryne wendtii "brown", Bolbitis heudelotii, Microsorum pteropus trident e Microsorum pteropus windelov). Quando desenvolverem mais serão rearranjadas.
DSCN0001_zpsyvxnmyru.jpg

​A fertilização (só faço sólida, será que devia fertilizar com líquida também?)
DSCN0005_zpsffy08rrq.jpg

Quis experimentar esta média para filtração biológica, para quem não conhece, é pedra vulcânica, extremamente porosa
DSCN0004_zpsnhtqdiwd.jpg

O estado do aquário, com a água um bocado turva. As pedras são para sair quando o tronco já não flutuar. Aceitam-se (e precisam-se) dicas e sugestões.
DSCN0017_zpsshiigpye.jpg

​E só para não faltar nada... o L306 e o Sturisoma
DSCN0012_zpsd3m0txa3.jpg
DSCN0016_2_zpsbxvoqm6m.jpg
​Não são fáceis de fotografar. E o vidro do aquário em que estão e a qualidade do fotógrafo também não ajudam...

​Infelizmente ainda vai demorar até este estar a 100%, acidentalmente parti a AquaStop Valve do filtro e tenho de comprar outra...

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

Vejo que estas a progredir a bom ritmo. Mas deverias adicionar mais plantas.

Estas a fazer uma boa escolha de peixes. Estive a pensar numas Sturisoma para mim também.

Reveses acontecem.

 

Tu já tivestes apistos gephyra? O que achaste do comportamento e cor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas.

Vejo que estas a progredir a bom ritmo. Mas deverias adicionar mais plantas.

Estas a fazer uma boa escolha de peixes. Estive a pensar numas Sturisoma para mim também.

Reveses acontecem.

 

Tu já tivestes apistos gephyra? O que achaste do comportamento e cor?

Boa tarde, desculpa a resposta tardia.

​Obrigado. Tenciono adicionar mais uma ou duas espécies de plantas, no máximo, mais que isso não. Mas tenho podado e replantado as que tenho agora e estão a desenvolver-se razoavelmente bem, vou experimentar fertilização líquida a partir desta semana.

​Espero que sim, mas o 306 é um risco com plantas... a ver vamos. Os Sturisoma são uma espécie muito engraçada e simpática, recomendo. Mas arranja mais que um, eu tenho um sozinho e gostava de ter comprado mais na altura...

 

​Sim, tive um trio de gephyra por pouco tempo, cerca de um mês, acho eu. As cores são lindíssimas, mas achei-os tímidos demais. Das três espécies de apistos que mantive até hoje (cacatuóides, bitaeniata e gephyra), os meus favoritos foram os bitaeniata, cores fenomenais, comportamentos brutais... mas eu mantive-os num biótopo, o que influencia o comportamento.

 

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui uma pequena atualização.


DSCN0015_zpsxz74e68r.jpg


Para a semana chega um trio de Apistogramma allpahuayo, com o aquário com cerca de dois meses de ciclo. Nestes dias já coloquei um termostato que, como se poderão recordar, estava em falta. Um de 200w da Marina. Esta semana o Sturisoma passa do aquário temporário para este, o L306 entrará mais tarde, quando eu tiver mais confiança nas raízes daquelas plantas. Por agora ainda não estou convencido.


Hoje adicionei duas folhas de amendoeira da Índia para baixar um pouco o pH (está a 7.5, quero-o a 6.5 ou 7 antes de começar a inserir fauna)e para experimentar a água um pouco mais escura, caso não goste do efeito umas TPAs tratam do assunto.

Para o ano juntar-se-ão mais dois Sturisomas entre janeiro e fevereiro e mais para a frente um cardume de 30/40 Hemigrammus rodway e talvez outro de cerca de 20 Carnegiella strigata. Dependendo do comportamento dos allpahuayo e de todas as outras variáveis (stocking, agressividade, etc) , posso ou não juntar mais um grupo de ciclídeos anões que não sejam Apistogrammas, nomeadamente Laetacaras ou Dicrossus. E não planeio passar disso, espero conseguir controlar compras por impulso até lá. Ah, e caso volte a encontrar Rineloricarias também virão.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Hoje adicionei duas folhas de amendoeira da Índia para baixar um pouco o pH (está a 7.5, quero-o a 6.5 ou 7 antes de começar a inserir fauna)e para experimentar a água um pouco mais escura, caso não goste do efeito umas TPAs tratam do assunto.
Para o ano juntar-se-ão mais dois Sturisomas entre janeiro e fevereiro e mais para a frente um cardume de 30/40 Hemigrammus rodway e talvez outro de cerca de 20 Carnegiella strigata. Dependendo do comportamento dos allpahuayo e de todas as outras variáveis (stocking, agressividade, etc) , posso ou não juntar mais um grupo de ciclídeos anões que não sejam Apistogrammas, nomeadamente Laetacaras ou Dicrossus. E não planeio passar disso, espero conseguir controlar compras por impulso até lá. Ah, e caso volte a encontrar Rineloricarias também virão.

 

 

Quanto à água cor de chá, pode ficar bem. Tenho umas fotos e vídeos nos meus ivanacaras podem te dar uma ideia de como fica.

As plantas ajudam a filtrar essa cor. Para teres uma ideia, aquilo são 200l brutos e 2 semanas depois das folhas desfazerem-se, a agua começa a ficar limpa.

 

Tens também a opção de nannacara anomala (é meio pro azul), Microgeophagus ramirezi. Não sei se gostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Quanto à água cor de chá, pode ficar bem. Tenho umas fotos e vídeos nos meus ivanacaras podem te dar uma ideia de como fica.

As plantas ajudam a filtrar essa cor. Para teres uma ideia, aquilo são 200l brutos e 2 semanas depois das folhas desfazerem-se, a agua começa a ficar limpa.

 

Tens também a opção de nannacara anomala (é meio pro azul), Microgeophagus ramirezi. Não sei se gostas.

A minha montagem anterior tinha a água cor de chá, desta vez queria variar um pouco... Mas obrigado na mesma. Não sabia que as plantas ajudam a filtrar os taninos na água.

 

As Nannacaras também são uma boa opção na qual não tinha pensado! Tenho lido que são uma espécie calma e pacífica. Dos Microgeophagus ramirezi não gosto muito, prefiro os altispinosa.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.