Ajuda com novo nano para camarões


Recommended Posts

Bom dia,

 

Onte, por acaso, descobri um aquário na casa da minha sogra que ela não quer. Pensei logo: "Vou levá-lo para casa e iniciar um novo projeto. Tenho é que pedir ajuda aquela malta do fórum!"

 

Bom, eu tenho um aquário com cerca de 96lts iniciado há dois meses (o meu primeiro low aquário).

 

Bom, o aquário tem 35cm de comprimento, 25cm de altura e 20cm de largura, cerca de 18lts.

 

Ainda não fiz nada. Quero fazer com calma para ficar "perfeito", o que não aconteceu com o de 96lts, não ficou mesmo como eu queria.

 

Gostaria que, se possível, me ajudassem dando-me algumas sugestões não apenas de layout mas também de equipamentos, flora e fauna.

 

Espero não estar a pedir demasiado.

 

Obrigadop pessoal.

 

Cumprimentos.

 

Fico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Como ainda ninguém me deu uma ajuda em termos de sugestões, deixo uma questão mais direta. Qual o melhor e mais bonito (na vossa opinão) substrato para manter camarões e um plantado. Tinha pensado no "amazonia" da ADA.

 

Já agora para as dimensões desta aqua qual seria a quantidade necessária, dado que estava apensar em elevar um dos lados.

 

Cumprimentos e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Primeiro que tudo que espécie pretendes adquirir/manter em concreto?

 

Tens caridinas e neo caridinas e ambos têm de possuir diferentes parâmetros e condições de água.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Fábio,

 

Obrigado pela resposta.

O aquário é de 18 lts (35cm de comprimento, 25cm de altura e 20cm de largura). Eu pretendo que seja um aquário apenas para amarões e eventualmente uns caracóis para completar a equipa. Essa seria outra questão, que espécies de camarões posso manter juntas. Estava a pensar iniciar com uns red cherries.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

O substrato que vou colocar é aquele da imagem. QUeria que fosse preto e que fosse fértil para plantas e saudável para camarões. Este foi a escolha. Em relação aos camarões também gostaria de saber quais podem ser mantidos juntos.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

boa escolha de substrato e má escolha de filtro. Vais ter problemas com os pequenitos que venham a nascer pois serão aspirados por esse filtro.

 

se possível arranja antes um filtro de cascata, são óptimos para áquas de marisco. Para luz sugiro uma coisa deste género, bom e barato.

 

camarões fáceis são os neocaridinas, nessa litragem não ponhas mais do que uma espécie.

 

abraço,

Editado por A. Ferreira
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde A. Ferreira e obrigado pela ajuda.

 

Então o substrato é uma boa escolha?

 

Relativamente ao filtro vou tentar arranjar um de cascata. Só estava a pensar aproveitar este para não gastar mais euros. Em princípio na zona onde suga a água estava a pensar por um saco com cerêmaicas. Mesmo assim acha que poderiam ser sugados e que o melhor é o de cascata? Até porque este tem um muito bom débito pois já o experimentei.

 

A luz que sugere, é suficiente para manter plantas? Nunca tive deste género. Já tinha de facto visto mas não sabia se a luz seria suficiente.

 

Que espécie de camarão sugeriria para este nano para além de Red's. Não se deve mesmo misturar espécies.

 

Cumprimentos e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Tiago,

 

se quiseres mesmo mais do que uma espécie de camarões sugiro não os red's, mas uma variedade já com as cores bem apuradas, os red fire por exemplo, a outra espécia poderia ser por exemplo os babaulti stripes.

 

se uma luz desses não chegar compra 2, pelo preço valem a pena, eu tenho apenas 1 num aquário de 15 litros e os musgos crescem muito bem, não tem mais plantas, apenas musgos.

 

o filtro de cascata é realmente muito melhor opção, basta uma esponja no tubo aspirador e não terás problemas com a "criançada", no interno terias de o envolver com uma meia de vidro, mas a opção é tua claro.

 

abraço,

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite A. Ferreira,

 

Vou averiguar essa questão dos vivos. Em relação à luz, vou mesmo mandar vir uma dessas ever como corre. Para além do musgo gostaria de ter mais umas plantas, inclusive fazer uma espécie de tapete. Em relação ao filtro, eu tenho um elite hush 20 de cascata mas tem um probema (que não sei qual é, simplesmente deixpu de fucionar). Tenho que averiguar. Também ando a ver se arranjo um red moor para encostar ao lado esquerdo (visto de frente), por cima do substrato que estará mais alto deste lado.

 

Sugestões?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tiago..caso nao queiras gastar dinheiro porque ja tens esse filtro tens uma solucao...nao e ma escolha esse filtro..ma escolha e quando vamos comprar e compramos errado..agora quando adquirimos de borla serve perfeitamente..arranjas uma meia de vidro e metes o filtro dentro e ja fica com passagem muito mais reduzido..teras so de limpar mais vezes o filtro...qualquer duvida explico-te melhor..abraco

Editado por miguel barao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel, boa noite,

 

Obrigado pela sugestão. Muito provavelmente é mesmo isso que vou fazer pois tem um bom caudal. Vou é adquirir matérias novas. O que queres dizer com limpar mais vezes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como a passagem da agua para dentro do filtro e mais filtrada por causa da meia de vidro ira acumular restos de comida ou sujidade..basta retirar o filtro e passar na torneira com agua a correr e as entradas ficam limpas novamente...caso tenhas duvidas...mando-te foto por telemovel dos meus filtros para a pequenada..mas eu nao crio camaroes,,gosto mais de ver os vossos nanos..qualquer duvida dispoe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Deixo-vos alguma fotos das minhas novas aquisições para o meu NANO. Como disse no início, estou a fazer tudo com alguma calma.

 

Sendo assim comprei:

  • Matérias filtrantes para o filtro;
  • dois troncos (Spider wood);
  • Uma luz led mas já mandei vir outra (cada uma com 48 leds);
  • Kit aquascaping.

Queria a vossa ajuda e sugestões para a preparação de layout. Como viram o substrato é de cor preta. Queria encostar os dois troncos do lado oposto ao filtro, com uma ligeira elevação do substrato, e aranjá-los de uma forma que ponha musgo em alguma ramificações de modo a transformá-lo numa "árvore". Estava a pensar comprar umas pedras "yamaya" e colocá-las à volta dos troncos. Queria fazer um tapete e acrescentar outras plantas. O que acham? E em termos à flora o que aconselham?

 

DSCN1279_zpslsoxwqjg.jpg

 

DSCN1278_zpsj4hg7v3r.jpg

 

DSCN1277_zpso2at1eqp.jpg

 

DSCN1276_zpso00qrrap.jpg

 

DSCN1275_zpsyi1wed5i.jpg

 

As pedras e a ideia de colocação é mais ou menos esta:

 

YAMAYA%20STONE_17043.jpg

 

Achas que fica bem com o substrato que comprei?

 

Obrigado e cumprimentos.

 

VOu continuar a atualizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que isso tem tudo para ficar fixe. Esse tronco é espetacular!

 

Quanto a plantas, já tens ideias definitivas?

 

Sugeria o musgo Fissidens fontanus fixado no tronco e talvez feto de Java. Eu gosto de layouts minimalistas por isso sou suspeito. Essas espécies crescem lentamente. Não te darão grande trabalho no que toca a podas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Também acredito que vai ficar porreiro apesar de estar no mundo da aquariofilia há pouo tempo. Agora estou à espera de comprar as pedras, qual a tua opinião? Relativamente às plantas ainda não decidi, estou à espera de sugestões. Queria um pouco mais do que layout minimalista. Como costumas prender o musgo? Queria fazer espécie de uma árvore num dos ramos daquele tronco.

 

Thanks!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Mais novidades no meu NANO. Hoje chegou a segunda luz e também o termostato. Também já tenho termómetro. Para além disso, já coloquei no filtro as matérias filtrantes. Acham que a luz será suficiente. E em relação às sugestões, mais alguma coisa?

 

Fica a foto...

 

 

DSCN1284_zpsglp98yx1.jpg

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde,

 

Passado algum tempo, mais novidades.

Comprei umas pedras yamaya stone e comprei o sistem de Co2 Nano da Tropica. Vou-vos deixar com algumas fotos do material e da primeira tentativa de layout. Fico a agurdar por comentários e sugestões.

 

Ah, e já tenho ideia das plantas que à partida vou colocar. Fica a lista:

 

  • ANUBIA BARTERI VAR. NANA PETITE para agarrar a parte do tronco;
  • VESICULARIA DUBYANA (CHRISTMAS MOSS) também para o tronco e tentar fazer o género de umas copas;
  • MICRANTHEMUM "MONTE CARLO" para fazer o tapete;
  • ROTALA BONSAI para a parte de trás;
  • ALTERNANTHERA REINECKII MINI para apontamentos de cor no meio do tronco.

O que acham?

 

Cumprimentos.

 

DSCN1302_zpswlrbwfkn.jpg

 

DSCN1301_zpsmxbqssqu.jpg

 

DSCN1300_zpscyjrndxk.jpg

 

DSCN1303_zpsazzzccsv.jpg

 

DSCN1304_zpsrsngxdhe.jpg

 

DSCN1305_zpsuv0dtn2r.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Def,

 

Acho que gosto mais deste. E para aquilo que estou a pensar, acho que este layout ajuda mais ao resultADO FINAL.

 

Bom, em relação às plantas a escolha está feita. Agora, não sei muito bem que espécies de camarões manter. Estava a pensar em duas ou três espécies. Só não queria red's pois já tenho noutros dois aquas. Para além dos camarões também ponder caracóis, alguma sugestão?

 

Thanks!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.