The Garden Mountain - Cubo 50L plantado


Leonardo_Freire

Recommended Posts

Parabéns pelo projeto e pela paixão perfecionista que tens!

 

Esse cubo vai seguramente ser uma referência neste forum. Obrigado por partilhares.

 

Uma primeira pergunta de ignorante: os leds Samsung que encomendaste são de que temperatura de cor?

 

Uma segunda: que eletrónica e dissipação vais usar com eles?

 

Presumo que tenhas comprado pelo menos 2 metros de fita (120 leds), correto (os 90 + 30 de reserva)?

 

Um excelente 2015!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, ainda não foi feito o polimento no acrílico...

 

Nuno,

 

comprei LEDS COLL WHITE ( 6500K ).

usarei um Dissipador de alumínio ai neste buraco.

acho que na verdade comprei 5 metros kkkk como iniciarei com o DRY ( inicio a SECO ) colocarei 1 metro EXTRA para a iluminação ficar BEM forte.. e depois retiro esse ( metro extra ). já comprei muito. pois tenho ideias de depois montar alguma estufa. ou ate mesmo outro aquário. ( ja teria os leds ). alem disso fiquei com medo da durabilidade ate começar a perder eficiência. então ja teria extra para troar TODOS.

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leonardo,

 

Parabens pela montagem e pelos trabalhos.

 

Apenas vou antecipar uma constatação que vc terá depois de uns 20 dias de aquário. Esse difusor de vidro do ebay, já tive 6 deles, n é eficiente. Entope fácil, as bolhas saem grandes, desperdiçando o CO2.

 

Assim, embora mais feio, esse da UP que veio no seu kit da plantados e infinitamente melhor. Vc pode comprar um disco cerâmico reserva e troca-los a cada 15 dias, garantindo uma máxima difusão do CO2.

 

Abs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bruno bom saber... tenho pensado ja um tempo em fazer um Reator e colocar direto na saida do canister para o aquario... assim que verificar esse problema partirei para esse projeto entao

obrigado

 

abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala Aldo, bom te ver por aqui.

 

 

Leo,

 

Mais uma coisa, tenho que dar o devido destaque a este trabalho que esta fazendo com a luminária. Esta mesmo incrível!! Aceita encomenda?

 

Abs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno... deixa acabar pra ver se vai ficar boa mesmo hahaha


Essa é Rápida !!!! Chegou mais um item. Meu LilyPipe, E chegou inteirinho vidro da ate medo de mexer muito haha ( esse eu tava com medo de não chegar inteiro hahaha )

lilypipe01.jpg

Já no aquário
lilypipe02.jpg
lilypipe03.jpg

reparem que quase não da pra ver de frente os Pipes
lilypipe04.jpg

é isso ai povo.. Estou nas montagens do Filtro UV e do canister tb.. Quando fechar posto aqui :)
abs

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala Leo!

 

Show esses pipes, mas já quebrei dois e acabei desistindo deles. Hoje uso um que fiz de Inox304 e um skimmer de superficie que fiz em inox304 inspirado no ADA VUPPA.

 

Continue postando.

 

Abs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canister com filtro UV

vamos lá pessoal bom dia, não devo me alongar muito nesse assunto da fabricação em si do Canister nem do filtro UV, pois já temos muitos tópicos no fórum, ou em outros fóruns ou no google bem detalhados...

a única coisa que fiz foi juntar os 2 projetos em 1.. Vou postar apenas algumas fotos detalhadas.. E no mais quem tiver duvidas, pode perguntar que tento tirar

usei Cano de 100mm e sistema de CURVAR para facilitar a abertura.. A descida esta por gravidade e a Bomba esta na parte de baixo. Usei uma Sarlo Beter 1000L ( regulável de 300L a 1000L ) assim quando colocar todas as mídias se achar que ainda ficou forte regulo pra mais fraca

Usei aqueles Registros que separam no meio.. Assim quando for limpar fecho os registros e retiro o canister do móvel sem precisar soltar todas as mangueiras…
Canister01.jpg

mais uma foto, mais de lado
Canister02.jpg

Detalhe pro Filtro UV integrado… coloquei um registro nele de entrada e saída.. Assim posso controlar a vazão da agua de entrada e saída, a fonte vai ser colocada junto ao painel de controle elétrico e apenas o plugue vai pegar na lâmpada no canister
Canister03.jpg

já no móvel, devo colocar tipo um Tapete em baixo pra ficar mais fixo e também diminuir possíveis vibrações
Canister04.jpg

Detalhe para a saída em cima…
Canister05.jpg

Irei mudar huns detalhes… como muitos me falaram esse difusor chinês que comprei é uma porcaria hehe, foi fazer dentro do aquário um Reator de CO2, na saída do canister. E assim já aproveitar o fluxo de agua..

estou com 3 projetos paralelos rolando, tudo dependendo das coisas que vão chegando.. Então o que for chegando primeiro vou postando e tentando terminar..

Painel elétrico dependendo do ( timer, controlador de temperatura, fonte da iluminação chegarem )
Luminária aquasky FSM ( dependendo dos Leds, difusor de alumínio e da fonte acima )
Reator de Co2 ( em pesquisas para o melhor modelo. Provavelmente um com sistema Venturi postado no fórum do Tom barr )

é isso ai pessoal. O que foi terminando aviso :)
abs

Editado por Leonardo_Freire
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal... Novidades... Chegou um pouco de material de APOIO hehehe

recebi os TIMERS, Termostato, fonte do UV e mais umas quinquilharias... Já comprei as coisas extras para fazer o PAINEL eletrônico...

quinquilharias haha
Apoio_geral01.jpg

Apoio_geral02.jpg

Timers
Apoio_timers.jpg

Coel TZ-11
Apoio_coel.jpg

fonte da lâmpada do UV
Apoio_uv.jpg

Caixa onde montarei o painel elétrico
Apoio_caixa.jpg

é isso ai pessoal.. Esse final de semana vou provavelmente montar o painel elétrico e tentar fechar outra coisa a mais...

depois posto mais atualizações :)

abs

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá pessoal

o sábado foi produtivo.. Fiquei o sábado TODO fazendo esse painel... Putz não achei que seria tão complicado, porem no geral achei que um pouco da complicação foi por não ter as ferramentas certas para determinadas coisas e tive que adaptar, e por achar que Tudo caberia dentro do painel.. depois pra fechar foi complicado tb hahahaha

vamos lá
fazendo as marcações e CORTES.. Nessa hora queria ter uma dreemel ou micro retifica.. Fui cortando o plástico com FACA QUENTE...
Painel01.jpg
Painel02.jpg

tudo nos seus lugares.
Painel03.jpg
Painel04.jpg

começando a ligação do positivo e negativo.. Acho que poderia ter usado fios mais finos e maleáveis... Apanhei um pouco ai !!!
Painel05.jpg

detalhe para a fonte do filtro UV ( abaixo ), preferi colocar ela ABERTA dentro do painel..
Painel06.jpg

painel já fechado ( os 2 pinos pretos no lado direito e onde ligo os 2 fios que vão para o a lâmpada UV
Painel07.jpg

Já colocado no Móvel... Na boa.. Achei que ficou TOP no final colocado....
Painel08.jpg

é isso ai pessoal !!!!
essa semana deve chegar mais coisas e continuo a SAGA hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gente preciso de uma ajuda... estou procurando para comprar as mídias do meu canister... então não tenho ideia da quantidade que precisarei...

meu canister é esse

Canister01.jpg

feito com cano de 100mm

pretendo colocar:

perlon ( não sei a quantidade )
ceramica ista quartzite glass ( não sei quantos litros )
Purigem ( também não sei a quantidade )

devo colocar algo mais ????

abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Galera atualização rápida hoje ainda tem mais apenas dividindo em 2 posts

 

Detalhe do sensor do termostato fixado no tanque, fixei com silicone mesmo no cantinho

 

aquario_sensor_01.jpgaquario_sensor_02.jpgaquario_sensor_03.jpg

 

Coloquei também um adesivo TRANSLÚCIDO no vidro de trás, ( tipo vidro JATEADO ) ficou muito legal.. Da pra ver melhor nessa ultima foto

 

aquario_sensor_04.jpg

 

hoje a noite venho com mais novidades.. Ainda nao passei as fotos pra web.

 

abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme Prometido....Vamos lá pessoal. Essa semana foi semana de montagem de TUDO dentro do móvel, a tudo montado...

 

vamos as fotos hehe

 

Geral

aquario_movel%2005.jpg

 

Detalhe Reator de co2

aquario_movel%2006.jpg

 

Detalhe Painel

aquario_movel%2007.jpg

 

Detalhe sistema co2

aquario_movel%2008.jpg

 

Geral 2

aquario_movel%2009.jpg

 

é isso ai pessoal, vou ver se consigo esse final de semana encher o sistema de agua apenas para testes.. E verificar o funcionamento de tudo !!!

 

outros detalhes...

Já comprei todo o material do canister.. Esperando chegar....

Chegou meus Leds, barra dissipadora, essa semana vou ver se consigo mandar cortar a barra na medida, e polir o acrílico.

 

abs

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom. Tudo arrumadinho e acessível. Gostei muito do detalhe (óbvio mas eu teria esquecido) de ter as torneiras do canister viradas para a frente e do lado direito para ser mais fácil ativar o by pass.

 

Vai colocar luz dentro do móvel para ser mais fácil controlar as coisas (ex: de noite, com as luzes do aquário ligadas, pode ser complicado ver as bolhas de CO2 no contador)?

Editado por Nuno Prazeres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos lá pessoal.. Testes feitos !!!

 

Fiz teste no co2, no canister. Filtro UV.

Apanhei um pouco com o Reator de CO2, pois esse modelo e para ser usado DENTRO do tanque e eu tentei adaptar para usar ele na saída do canister, então acabei tendo problemas de vazamento nas conexões dele

 

outra coisa que verifiquei foi que minha bomba do canister esquenta a agua exatos 0,5º e outra coisa que percebi é que terei que usar ventoinhas para manter a agua mais gelada... Ficou na faixa dos 28-29 graus o dia todo !!!

 

Detalhe do UV ligado ( fica tudo verde o tubo hahaha )

aquario_teste01.jpg

 

Detalhe da temp em 28º

aquario_teste02.jpg

 

Geral... Não usei os LILYPIPES, pra prevenir hehe coloquei mangueiras ate lá dentro mesmo... Já que era teste

aquario_teste03.jpg

 

aproveitei e fiz um videozinho to sistema funcionando... Foi so pra testar mesmo hehe

 

 

 

próxima atualização no fórum. Será sobre a iluminação !!!!

 

abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudaçôes Leo, muito bom seu DiY tenho acompanhado seu tópico parabéns.

Reparei que trocou as braçadeiras do reactor, algum comtratempo ou foi só por estar mais práctico de cortar caso queira retirar?

Também estou com ideia de adicionar um reactor no meu aqua, pode me confirmar se realmente ele corta vazão á bomba? Tenho lido alguns tópicos que dão conta desse problema. No meu caso seria mau ( acho eu ) porque tenho sump, sendo que poria na mangueira algures na mangueira de subida e fico com esse receio de perda de caudal, mas seria bom pelo facto de poder eliminar mais um acessorio dentro dos vidros.

vou acompanhar , aquele abraço.

Alex

Editado por Alexandre Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alexandre...

 

realmente esqueci de comentar isso...

 

então como esse reator em questão era pra ficar DENTRO do aquário e eu adaptei para ficar fora. tive problemas com vazamentos... e ficar tirando ele e colocando de volta era muito trabalhoso.. então preferi trocar pelas tiras e assim sempre que precisar tirar é mais fácil cortar e colocar outra, como você mesmo falou.

 

então reparei que a vazão diminuiu um pouco sim.. bem pouca coisa !!! ( nao medi mais poderia chutar que perdi coisa de 10-15% da vazao anterior ( isso no visual, já que não fiz medidas ).

 

minha bomba e uma com regulagem de vazão de 300 a 1000, estava configurada em 700. creio que depois de colocar todas as mídias. devo regular no máximo ( 1000 ) e acredito que com todas as perdas possíveis não baixe de 500 ) o que já é 10x o volume bruto do meu aquário...

 

 

no seu caso que tem um SUMP, poderia colocar uma bomba menor pra puxar a agua do sumo passar no reator e voltar para o sump, antes da bomba levar a agua de volta para o aquário. ( seria uma opção ) outra mais radical seria colocar uma bomba mais forte, se nao for muito caro a troca

 

abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente essa também seria opção, mas depois de postar aqui me ocorreu o seguinte, poderei por o CO2 directo no sump ?! Coisa simples que só agora me ocorreu lol , por o difusor directo dentro do sump, acho que não haverá perdas de CO2 por causa disso, penso eu, mas fica a dúvida qual a sua opinião? (poupo o gasto de uma bomba).

Me perdoe o off-topic

no seu caso, mesmo ocorrendo perda de vazão, com essa bomba fica bom sim, concordo.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.