Recuperar plantas


taiko

Recommended Posts

Boas, recebi em casa há uns 2 dias a Ludwigia palustris e a Ludwigia repens 'Rubin' e elas vinham um pouco frágeis, com carências notórias, desde buracos nas folhas a algumas folhas meio comidas ou até amareladas e tê-se andado a soltar algumas folhas, desde que as plantei. Poderá ser ainda da adaptação delas.

 

A minha dúvida está em se elas vão recuperar, com uma boa iluminação e fertilizante (terei co2 futuramente mas por agora ainda não)? Terei que andar a podar as folhas velhas e esperar que nasçam umas novas ou elas vão caindo por elas próprias e vão nascendo outras?

 

Cumprimentos.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha opinião é deixar ambientarem-se primeiro.

 

Quando veres que está a desenvolver, podas e deitas fora o caule velho inferior e replantadas a "parte boa"

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. O quê? Deixo ambientar e ganhar raiz e depois quando estiver a desenvolver volto a tirar e deito fora a parte de baixo que já ganhou raiz? Não percebi lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A partida vão-se ambientar.

 

Podes ficar com a parte do caule inferior despida e mais a cima começar a crescer com mais vigor.

 

As minhas ludwigias vinham verdinhas em pequenas e perderam algumas folhas na parte inferior mas na parte superior ganharam vigor e cor.

 

A parte de baixo vai fora e a parte de cima que está a desenvolver bem replanto.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

No vídeo fazem poda e replantam as podas que estão mais coloridas.

Na parte inferior desenvolve-se novos caules, dois ou mais em cada um cortado... Assim se consegue uma moita ou arbustos

No teu caso como a partida creio que ela vá desenvolver mesmo estando mal agora, fazes o mesmo depois é se o caule original estiver mau deitas fora claro

 

Mas espera por mais opiniões ;)

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, pesquisa por poda inversa e dá um olhinho neste video:

 

 

O video fala um pouco em como dar forma a algumas plantas, como o caso das ludwigias e outras, como referi, ao cortares logo a cima de um "nó" ou onde estão folhas, irão aparecer novos rebentos e assim sucessivamente...

 

Passados uns tempos é natural que tais ramificações façam muita sombra e as folhas inferiores caiam, passei por isso agora, é natural ;)

 

Tinha plantado podas de outro aquário, as plantas cresceram, podei o botão em cima, elas ramificaram no corte e nas zonas de folhas logo abaixo lançaram também novas ramificações e chegaram até cima.

 

Por baixo fiquei com os caules desfolhados, e podei, deitei fora essas porções desfolhadas, e as partes de cima com várias ramificações plantei.

 

Já estão a crescer, mais compactas/densas e lindas.

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também achei, e estava difícil encontra-lo ;)

 

Encontrei esse video há uns tempos quando pesquisava sobre técnicas de poda e apesar de não ser bem o caso, achei pertinente pois prevejo que as ludwigias do taiko passem pelo mesmo que as minhas e esta técnica aplicasse bem no caso, e ficam logo dicas para futuro ;)

 

Abraço e boa jardinagem

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais