Ancistrus cirrhosus - reprodução


Rikass

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Já não vinha aqui faz algum tempo, mas tenho o orgulho em dizer que não tive baixas nenhumas a nível de peixes, finalmente tenho o aquário estável e maturado.

 

Posto isto, tenho um casal de Ancistrus cirrhosus que não se dão muito bem eheheh, já vi que é normal acontecer, andaram numas desavenças mas felizmente não se feriram.

 

O que acontece é que à uns tempos para cá que não via o meu macho, até que vi na minha toca de coco os seus "bigodes" na entrada da mesma. A fêmea não estava lá, nem perto, e ele afugentava tudo o que era peixe, fiquei logo desconfiado que estivesse a "guardar" as crias. Levantei a toca e lá vi uns quantos putos a abanarem a caudinha.

 

Depois de uma boa pesquisa vi que a maior causa de morte dos Ancistrus enquanto alevins é a falta de alimento, eu coloquei um pouco de granulado para camarões dentro da toca, como é pequeno e desfaz-se lentamente penso que seja uma boa solução.

 

O problema é os predadores do aquário. Tenho um casal de escalares, no entanto não são eles que me preocupam, pois raramente vão para os lados onde está a toca, tem o seu cantinho e lá ficam, quem me preocupa é o boca de fogo, que no momento é mesmo o peixe mais agressivo do aquário, mesmo não tendo feito "estragos", penso que seja o único capaz de dar cabo dos alevins.

 

Felizmente tenho imensos esconderijos no aquário, tenho muitas plantas e troncos, portanto penso que uns 3/4 ainda possam safar-se.

 

As minhas questões remetem para a alimentação e cuidados especiais. Necessito de fazer algo especial? É correcto eu dar este alimento para os camarões (shrimps natural da Sera) aos alevins? O que devo ter em conta mais?

 

Obrigado ;)

 

Cumprimentos, Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...