A minha cultura emersa + dúvidas


dg12

Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Há uns meses iniciei-me nas culturas emersas de plantas de aquariofilia. Por enquanto só mantenho plantas de fácil manutenção, que menciono de seguida, com humus de minhoca (tratado e não tratado) ou com areão (do rio ou escuro de compra), ou akadama. E por enquanto até tem estado a vingar. Mas como qualquer outro, queria saber se existe possibilidade de melhorar ;)

 

Mantenho todos os recipientes no parapeito da janela do meu quarto, 24h por dia. Borrifo as plantas com água da torneira ( recentemente tenho adicionado TPN à mistura). E mais nada.

 

As minhas dúvidas:

- Faço bem em ter TPN na água de borrifar?

- Devo colocar umas tiras led por cima dos recipientes (especialmente no meu 'aquário' das últimas fotos)?

- Aconselham mais alguma coisa que deva fazer para rentabilizar melhor isto?

- Será que o tronco não apodreça com o tempo estando sujeito apenas à humidade do aquário e borrifadas de água?

- Mesma dúvida acima, mas desta vez com a colocação de paus de kiwi como decoração tipo 'selva' enterrados no areão, com musgo/feto agarrado?

- Posso colocar pinhas de amieiro no aquário?

 

 

Agora, as fotos:

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

O borrifador:

nvym.jpg

 

2 taças apenas com pelia, sem substrato, apenas pedras para ver se aderem:

y6b5.jpg

 

3 recipientes de croisssants do lidl:

1oft.jpg

 

1º com Alternanthera reineckii 'mini' e pelia:

almc.jpg

 

2º com Eleocharis parvula e feto de java (que não se deram):

73y2.jpg

 

3ª com Eleocharis parvula:

3g2v.jpg

 

2 'gavetas' de frigorífico que reciclei e usei para o efeito:

iwzw.jpg

 

1º com Ludwigia repens, Eleocharis acicularis, Hygrophila polysperma, Hydrocotyle leucocephala e HZ:

lbeb.jpg

 

2º com Hygrophila polysperma 'Rosanervig', Ludwigia repens 'Rubin', HZ, Rotala indica, Bacopa caroliniana, entre outros...

v7jd.jpg

 

E por último o meu aqua 60x30x25 com podas dos recipientes acima descritos, terminado ontem:

47tw.jpg

nlg.JPG

 

Comentários e críticas por favor! ;)

 

Abraço a todos, David

Editado por dg12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação à pelia, não deve aderir pois tenho no aquário e não adere a nada, mas nunca se sabe.

ao colocares os leds ou outra iluminação, terá tendência a aumentar o crescimento.

em relação a sugestões, caso possas, a criação de uma estufa com controlo de temperatura, para aumentar o crescimento.... quase profissional.

o resto gostava de te ajudar, mas não ainda não experimentei esse processo.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva robintiago,

 

Obrigado pela pelia, a ver então se ela alastra um pouco :)

 

O que tenho aqui de leds são umas tiras SMD 5050 RGB impermeáveis. Podia colocar no interior da tampa do aquário por exemplo, será que dará resultado?

 

Eu até estou para compar um desses controladores de temperatura no olx STC-1000, e ligar um aquecedor de tartaruga que tenho para aqui (Hydor Mini Heater), que achavas?

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas actualizações:

 

As plantas que podei para colocar no aquário já começam a querer rebentar e não sabia mesmo que a Ludwigia dava uma espécie de flor no seu estado emerso, só não tirei fotos porque as pétalas já cairam e pouco se vê já.

 

Agora outras dúvidas para que os experts na área das culturas emersas me possam tirar:

 

- As plantas que mencionei acima, no local onde estão, sobrevivem o Inverno?

- Deverei eu experimentar a cultura de cuba? Já ouvi falar tão bem e tão mal das tentativas de alguns...

- Se eu passar uma faca/tesoura no areão onde tenho a parvula, de modo a cortar as ligações que estão enterradas, consigo fazer com que ela espalhe e cresça mais? É que ela está a crescer para todo o lado mas não preenche todos os espaços.

 

Obrigado, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há novidades?

 

fiz algumas experiências com plantas em frasco, uma delas foi com pelia e nao se desenvolveu..

Num dos frascos cresceu um pouco fora de agua mas nao me parece nada emerso.. A outra amarelou.

E a chamada mini pelia também nao deu.

Tive sorte com feto de java mas desenvolve muito devagar..

 

 

Sent from my Cyberdyne Systems T-800 via Skynet

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro Dc,

 

Novidades em tão pouco tempo não, era bom demais ;)

 

O meu feto de java escureceu por completo... Mas a Pelia parece estar a dar-se bem, agora só com o tempo é que saberei mesmo.

 

Abraço, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva pessoal,

 

para desenterrar este tópico encontrei a seguinte lista de plantas que suportam o estado emerso:

 

- Alternanthera reineckii
- Ammannia gracilis
- Anubias barteri var. nana
- Bacopa australis e Bacopa caroliniana
- Bolbitis heudelotii
- Callitriche terrestris
- Cryptocoryne (quase todas)
- Cyperus helferi
- Didiplis diandra
- Echinodorus (diversas)
- Eleocharis (diversas)
- Glossostigma elatinoides
- Heteranthera zosterifolia
- Hygrophila (diversas)
- Lobelia cardinalis
- Ludwigia (diversas)
- Micranthemum umbrosum
- Microsorum pteropus
- Monosolenium tenerum
- Myriophyllum (diversas)
- Pogostemon (diversas)
- Riccia fluitans
- Rotala (diversas)
- Staurogyne (diversas)
- Utricularia graminifolia

 

Agradecia aos mais experientes que confirmem esta lista e até que adicionem outras que cá não constem. Assim poder-se-ia até criar um tópico aqui no fórum com plantas deste género para quem tenha interesse.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva, tenho neste momento várias espécies no estado emerso.

São apenas recipientes com agua e terra que borrifo quando me lembro.

Nos meus setups as plantas que cresceram muito bem foram as bacopas e as hydrocotyle. Demasiado bem, mesmo com o frio continuam a crescer.

 

O frio e uma espécie de fungo branco / bolor mataram algumas espécies mas deixo aqui as que consegui manter

 

Hydrocotyle

Hydrocotyle tripartita

Feto java

Cryptocorine verde e castanha (estão com crescimento parado mas têm pequenas folhas emersas)

Anubias barteri, nana, petite e outra de folha mais alongada e comprida. Crescem muito devagar.

Higrophyla polisperma cresceu muito no verão e quase morreu.

Riccia

Musgo christmas e spiky

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para partilhar as que mantenho na minha cultura emersa (vasos dentro de um aquário , com 2x15W T8 de iluminação e com termoestato a aquecer a água que banha os vasos):

 

-Bacopa monnieri (desenvolve -se com muita facilidade)

-Hydorcotile tripartida (desenvolve-se com muita facilidade)

-Hygrophila sp dwarf

-Staurogine sp porto velho

-Musgo sp flame

-Musgo fissidens fontanus (muito lento mas da-me ideia que se desenvolve melhor sobre troncos do que sobre substracto)

-Mini pellia (muito lento mas da-me ideia que se desenvolve melhor sobre troncos do que sobre substracto)

 

Aquisições mais recentes e ainda em fase de adaptação ao estado emerso:

-Rotala rotundifolia

-Egeria densa

-Rotala sp green

 

Plantas que perdi durante o outono quando mantinha este mesmo aquario só com iluminação natural e sem aquecimento no exterior debaixo de um alpendre:

-Cryptocorine wendtii green (apodreceu e criou bolor)

-Ludwigia arcuata (apodreceu e criou bolor)

-Staurogine sp (apodreceu e criou bolor)

 

PS: talvez fosse interessante cada um partilhar a descrição e fotos da sua cultura emersa... aproveito para perguntar ao dg12 se se importaria que fosse feito neste tópico ou se seria melhor abrir um outro tópico só para se partilhar isso.

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro Dc e Murkas,

 

Obrigado pela vossa contribuição, tenho que arranjar umas dessas que vocês mencionaram para testar. E gostaria mesmo que fizessem partilha das vossas experiências aqui, tal como fotos. Posso até alterar o título do tópico em caso ser necessário :)

 

Eu também perdi 2 culturas quase inteiras para o frio/bolor branco... Mas tanto a Hydrocotyle leucocephala e Eleocharis parvula estão-se a dar lindamente. Já os fetos de java, que tinha lido que davam para manter em cultura emersa, estão podres e negras como cinzas :/

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro Dc e Murkas,

 

Obrigado pela vossa contribuição, tenho que arranjar umas dessas que vocês mencionaram para testar. E gostaria mesmo que fizessem partilha das vossas experiências aqui, tal como fotos. Posso até alterar o título do tópico em caso ser necessário :)

 

Eu também perdi 2 culturas quase inteiras para o frio/bolor branco... Mas tanto a Hydrocotyle leucocephala e Eleocharis parvula estão-se a dar lindamente. Já os fetos de java, que tinha lido que davam para manter em cultura emersa, estão podres e negras como cinzas :/

 

Abraço,

David

boas David,

Se calhar ja vai tarde mas pels fotos que metes-te parece-me que enterras-te o rizoma do feto de java... o rizoma não pode ser enterrado caso contrário apodrece...

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva pessoal!

 

Bem, tive que ir buscar a enxada ( Nokia Lumia 520) para desenterrar este tópico, desculpem desde já a qualidade das fotos e o jeito do fotógrafo :happy2:

 

A cultura emersa que mantinha sofreu um pouco com este inverno, e o facto de estar à janela 24/7 não ajudou nada... Metade dela morreu e penso que já não recupera... Mas descobri que a hydrocotyle adora este tempo, e a eleocharis apesar de as pontas secarem, aguenta bem!

 

Então sabendo que a cultura não ia durar muito onde estava, ser um estudante de engenharia electrotécnica, ter alguns tipos de leds em casa e ter um móvel velho em casa que era para ir para a máquina da lenha, resolvi por mãos à obra:

 

Mudança de sítio da cultura emersa, agora ao lado dos 6 aquários que mantenho (com mais 2 por montar):

lxte.jpg

 

A ferramenta:

7wa4.jpg

 

A pelia que sobrou (talvez apenas 1/4 do que tinha inicialmente :sad2: ):

xlfe.jpg

 

Aqui a ajudanta, Kiara, pior que um cão... Sempre atrás do dono, não o pode deixar em paz um bocado... Até agora a escrever este post ela está ao colo! biggrin.gif' alt=':biggrin:'>

i58u.jpg

wfft.jpg

jeg5.jpg

 

Aqui o móvel já com as luzes ligadas:

gob4.jpg

tud1.jpg

a9zn.jpg

2rkh.jpg

 

São módulos de 3x leds 5730, com 10 módulos em cada prateleira... Consomem quase nada e vejam a iluminação que não proporcionam! Agora a ver se as plantas gostam do espectro disto, e a ver se arranjo um mini sistema de 'dimming', porque acho que é demais para o que é.

 

Este conjunto de iluminação está ligado das 8-10h e das 18-24h, aproveitando assim o fotoperíodo normal que vem da janela e dando uma 'achega' nas horas de menos luz. Vou esperar também por uma lâmpada LED RB (red e blue) barata que encomendei para ver se serve mesmo de algo :)

 

Aguardo uns feeds!

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Também enveredei pela cultura emersa de plantas, mas neste caso numa escala mais pequena.

 

Tenho um cubo de plástico com terra onde planto as podas de Ludwigia Repens rubin e até hoje somente um pé pegou bem, outro está a recuperar e 3 morreram. Não tenho tido muitos cuidados, está afastada da luz directa e na marquise, onde devem estar cerca de 13/14ºC de noite. Ela demora um pouco a habituar-se ao estado emerso, mas agora está a crescer bem. No inicio tapei com celofane, mas como ainda estava um certo calor, acabou por quase cozer as plantas. Deixei destapado e recuperou bem.

Deve ter sido o que aconteceu também com as tuas, com demasiada luz/calor acabaram por estar demasiado abafadas.

Acho que tens demasiada luz o fotoperiodo está muito longo.

 

Boa sorte!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem estar-me a intrometer mas fiquei curioso acerca do que vos leva a criar estas cultura emersas. É com a finalidade de colocá-las posteriormente em aquário ou é para reproduzirem e serem vendidas?

Espero que não levem a mal a minha pergunta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem estar-me a intrometer mas fiquei curioso acerca do que vos leva a criar estas cultura emersas. É com a finalidade de colocá-las posteriormente em aquário ou é para reproduzirem e serem vendidas?

Espero que não levem a mal a minha pergunta.

 

No meu caso, ambas, embora não esteja a pensar fazer grandes negócios.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

@ThunderDrum

 

Aqui devem estar nos 14-15ºC... Vamos a ver no que dá. Mas vou só deixar passar uns dias para regular depois o fotoperiodo... É que eles estão mesmo numa zona escura. :/

 

@ rottgomes

 

Ambos também, mas mais para utilizar em novas montagens ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David,

 

Vou acompanhar atentamente. Ando interessado neste tipo de culturas.

 

Ando a ver se arranjo umas echinodorus para fazer algo interessante.

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Também li que as echinodorus também dão, mas é preciso recipiente para elas lol... A ver se quando o tempo melhora eu procure outras plantas para tentar no estado imerso :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Acho que poderias melhorar isso.

 

A principal vantagem das culturas emersas é podermos relaxar, pois as algas não têm hipótese.

Quando cultivadas submersas, as 'plantas' sentem mais dificuldade que as algas (que são plantas também) para aceder aos fertilizantes.

Um dos principais fertilizantes é o CO2, e se submersas não lhes podemos fornecer todo o que elas procuram, por receio de intoxicar a fauna, quando emersas elas têm acesso a todo o CO2 que quiserem.

E como já percebeste estás a falhar nesse aspecto, tapando-as.

Se por um lado manter uma humidade elevada é importante, as trocas gasosas são ainda mais.

 

As bactérias que estão alojadas no substrato produzem algum, mas não o suficiente.

Podes sempre ter uma garafita com CO2 artesanal, e injecta-lo com um tubo directamente nos 'vasos', assim evitas perder a humidade e mantens uma saturação de CO2 elevada.

Aquele mito urbano de poder morrer intoxicado se tiveres uma planta no quarto, não passa de uma ideia parva, a provar o que digo há as camas de casal.

As plantas não produzem CO2 suficiente para a sua própria subsistência, quanto mais para andar a matar gente.

 

Recentrando, outra das tuas alterações que a meu ver poderias melhorar, a iluminação.

O que buscamos, pelo menos alguns, é a reprodução cromática o mais exacta possível.

Já aqui o afirmei, mas repito, se pudesse tinha todos os meus aquas expostos à luz solar directa.

Quem já observou um simples Ramirezi iluminado pelo sol, sabe do que falo, não arranjas melhor luz que a solar, quer em termos de intensidade quer em termos de espectro.

Não queria, mas vou voltar a chamar parvo a outro mito urbano, a luz solar causa algas...

O que causa algas são os desequilíbrios de fertilizantes, podem correr e saltar, enquanto não interiorizarem isto não adianta.

Se o calor produzido na 'estufa' for muito, é simples destapa-se, é assim que comercialmente se resolve esse problema.

 

A ultima observação é o borrifares com o TPN.

Secando nas folhas, os químicos, N P ou K 'queimam', sendo suficientes os que esse húmus de minhoca contém.

Para que não acidifique, e possa impossibilitar o crescimento radicular, podes acrescentar areia da praia ao substrato, o calcário vai manter as condições básicas o suficiente.

 

Como já deves ter reparado também, o tronco apodrece mais rápido sendo mantido húmido que submerso, o culpado, as trocas gasosas, as bactérias que o decompõem têm acesso a muito mais oxigénio, portanto 'trabalham' mais rápido.

 

 

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Babykhan,

 

Bem, quanto ao que disseste então devo estar mesmo a fazer algo mal, pois no recipiente com eleocharis, o fundo está cheio de uma alga preta :)

 

Mas elas estão tapadas com uma película que tem furos para permitir trocas gasosas... Era só mesmo para poder aumentar o nível de humidade dentro tal como a temperatura (tipo estufa).

 

Vou então parar de borrifar com TPN, realmente faz sentido o que dizes... Estava a fazê-lo por conselho de outrém :(

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas para conseguires manter um crescimento rapido agora neste inverno tenta meter as mini estufas por cima de uma manta termica

(Dos que se usa nos repteis) vais ver como cresce, eu utilizo terra de vaso qe e usado para tulipas misturado com areia e cresce todo ano. Ve na minha galeria. La so tenho parbula. Tenho de postar novas fotos. Cumpts

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=32451

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Mendes89,

 

Sou capaz de me aventurar com isso. Tenho um tapete de aquecimento de 15W que era para a minha gata, mas ela não quer nada daquilo :)

 

Está muito fixe e grande a tua cultura!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais