ajudinha


cupraxh

Recommended Posts

boas pessoal

 

a ajuda que eu quero e saber porque é que os camarões se comem uns aos outros.

eu estou a perguntar isso porque está a acontecer nos meus aquários, costumo dar de comida dia sim dia não e tenho até aquários grandes ( cerca de 59 litros ).

sei que já devem ter falado diz-to mas eu não encontro o tópico.

 

agradeço quem me possa ajudar.

 

cumprimentos

 

Paulo Ferreira

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Olha eu nunca vi isso acontecer em nenhum dos meus aquários,a não ser quando algum morre.

 

A meu ver estás a dar pouca comida.

Não sei quantos camarões tens nesses aquários,mas se está a acontecer isso é porque tem fome.

 

Tu alimentas dia sim dia não,eu alimento todos os dias e alguns dias dou 2 vezes.Por esta razão é que digo que deves estar a dar pouco alimento a eles.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Antes de mais obrigado David.

Não sei que comida é que das, eu dou neste momento dou comida da shirakura.

Eu parto ao meio os retângulos e só dou metade, mas no dia seguinte ainda vejo restos de comida.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então provavelmente eles não apreciam essa comida.

Eu dou bastante variedade,mas da shrirakura nunca dei.

 

Eles devoram tudo num instante.

Também tinha uma em retangulos que eles não gostavam,mas não me recordo qual era.Apenas sei que não era shirakura.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

É muito estranho eles não apreciarem a comida porque eu quando coloco a comida eles vão ter com ela que nem um tiro.

Se calhar o não é eu só dar de um tipo neste momento em vez de dar mais alguns tipos de comida.

Não acredito que eles estejam enjoados mas é o que pode estar a acontecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Sim,provavelmente é isso.

É importante ires variando na comida,eu por exemplo tenho uns 8 tipos de comida diferente e noto grandes melhorias em relação à altura em que dava só 2 ou 3 diferentes.

 

Também comecei como tu,só dava 1 tipo de comida no inicio,mas passado 1 semana ou pouco mais já estava a comprar outra diferente e aos poucos fiquei com esta variedade e com tendência a subir para mais variedades.

 

O único contra é quando se tem poucos camarões,não se consegue dar vasão à comida toda.De resto é só prós.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

os camarões são detritíveros, por isso se um morrer é normal ser comido pelos restantes, tens de tentar perceber é porque é que eles estão a morrer.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Como o David disso que é dava vários tipos de comida comecei a dar outros para ver o que acontece, mas vou variando na mesma.

Agora só tenho mais dúvida que eu já estou farto de pesquisar e não encontro.

Quanto tempo é que eu camarão vive?

 

Cumprimentos

 

Paulo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou reforçar o que o A. Ferreira disse... não te preocupes quanto tempo vivem que é bastante, preocupa-te antes em perceber o porquê de estarem a morrer.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fome :) é a razão para comerem os outros. Eu sempre defendi dar comida todos os dias e várias, quanto mais variedade melhor. Um camarão pode durar até 2,5 anos. Se morrer um ou outro esporadicamente não te preocupes. Eles tmb morrem de velhice pessoal ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas.

Quando me morreu o primeiro reparei que ele era um dos mais antigos que eu tinha, mas dias depois morreu-me outro mais novo.

Tive a ver todos os parâmetros do Aquario em causa é estão todos OK e por isso só pode ser por falta de comida.

Eu ando a dar comida dia sim, dia não é sempre da mesma comida, mas agora ando a dar comida dia sim, dia não na mesma e já dou dois tipos de comida .

Ontem morreram-me três mas a culpa foi minha porque a temperatura do Aquario estava baixa.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mudar de comida não vai resolver absulutamente nada! :sorry:

 

Eu parto ao meio os retângulos e só dou metade, mas no dia seguinte ainda vejo restos de comida.


Nunca vi nenhum camarão morrer de fome porque não gostava da comida. Aliás... nunca vi nenhum camarão morrer de fome num aquário de 59l. Em condições normais e partindo do princípio que já fez o ciclo e que tem musgos, plantas, troncos e/ou rochas... tem comida natural suficiente para os bichos não morrerem à fome.

Sinceramente não acredito que seja fome... mas se achas mesmo que pode ser, então dá-lhe de comer todos os dias.

 

Tive a ver todos os parâmetros do Aquario em causa é estão todos OK e por isso só pode ser por falta de comida.


Queres partilhar connosco? Parâmetros, setup do aquário, fauna, flora, rotina de manutenção, fotos... ajuda a orientar as respostas.

 

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Claro que vou partilhar convosco todo o que é deste Aquario .

Vou ver se tenho um tempo para retirar umas fotos e medir os parâmetros.

Quero ver se amanhã coloca cá todas as coisas.

 

Cumprimentos

 

Paulo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Claro que vou partilhar convosco todo o que é deste Aquario .

Vou ver se tenho um tempo para retirar umas fotos e medir os parâmetros.

Quero ver se amanhã coloca cá todas as coisas.

 

Cumprimentos

 

Paulo Ferreira

 

boas aqui fica o que me foi pedido.

 

fotos do aquário :

 

29xudfr.jpg

 

qznc3s.jpg

 

1j403n.jpg

 

peço desculpa pela qualidade das fotos .

 

parâmetros do aquário com os testes que tenho em casa :

 

pH - 6.5 ( marca do teste da tropical )

GH - 4.48 ( marca do teste da NUTRAFIN )

kH - passa logo para amarelo e por isso o seu valor deve de ser 0 ( marca do teste da NUTRAFIN )

 

já agora tenho mais duas perguntas a fazer uma delas e sobre os camarões e outra e sobre o teste da NUTRAFIN.

 

pergunta sobre os camarões .

 

os camarões podem morrer na troca do seu exoesqueleto ?

não sei se a pergunta está bem feita .

 

pergunta sobre o teste da NUTRAFIN .

 

o teste indica vários valores que temos que multiplicar, por isso qual o valor que eu devo multiplicar para ter o GH e o KH certo?

 

os valores que estão são estes :

 

0.056

0.07

0.1

1

0.02

 

eu tenho sempre multiplicado pelo primeiro valor.

 

espero que isto já vos ajude para depois me ajudarem a mim.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pá, na troca do por si só do exoesqueleto, não.

Mas se os parâmetros não forem os mais indicados, podem influenciar a troca do mesmo.

E se existirem variações dos parâmetros muito brusco, tb dão o berro. (mas muito baixinho)

 

Indica o nome cada parâmetro, ao lado do valor...

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pá, na troca do por si só do exoesqueleto, não.

Mas se os parâmetros não forem os mais indicados, podem influenciar a troca do mesmo.

E se existirem variações dos parâmetros muito brusco, tb dão o berro. (mas muito baixinho)

 

Indica o nome cada parâmetro, ao lado do valor...

 

boas .

 

eu já coloquei o nome e os parâmetros que eu retirei do meu aquário.

só me esqueci de colocar a temperatura dele,

a sua temperatura é de 23 .

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos lá por partes:

 

Eu de inicio disse que podias estar a dar pouca comida,mas disse também que não sabia quantos camarões tinhas e pelo que vejo agora nas fotos,não são muitos e por isso a falta de comida pode estar fora de questão.

 

Ao ver as fotos também vejo o aquário muito limpinho em todos os vidros e por isso deduzo que a montagem tem muito pouco tempo.O problema pode estar aqui.

 

Quanto à pergunta de eles poderem morrer na troca do exosqueleto,a resposta é sim,basta teres uma água muito dura ou mole demais e vão ter muita dificuldade em trocar o exosqueleto,acabando por morrer.

 

Quanto aos parâmetros,acho apenas que com um KH a 0 os parâmetros não devem estar sempre estáveis,és capaz de ter umas oscilações nos parâmetros.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto à pergunta de eles poderem morrer na troca do exosqueleto,a resposta é sim,basta teres uma água muito dura ou mole demais e vão ter muita dificuldade em trocar o exosqueleto,acabando por morrer.

 

Quanto aos parâmetros,acho apenas que com um KH a 0 os parâmetros não devem estar sempre estáveis,és capaz de ter umas oscilações nos parâmetros.

 

David EC, tens mais experiencia do que eu com os camarões, desculpa mas vou ser teimoso.

A troca do exoesqueleto não mata, os parâmetros sim.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

David EC, tens mais experiencia do que eu com os camarões, desculpa mas vou ser teimoso.

A troca do exoesqueleto não mata, os parâmetros sim.

 

 

Sim,tens razão.

Eu disse que sim,podem morrer na troca do exosqueleto derivado a água mole demais ou dura demais,logo aí já me estou a referir aos parâmetros da mesma.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

 

pergunta sobre os camarões .

 

os camarões podem morrer na troca do seu exoesqueleto ?

não sei se a pergunta está bem feita .

 

pergunta sobre o teste da NUTRAFIN .

 

o teste indica vários valores que temos que multiplicar, por isso qual o valor que eu devo multiplicar para ter o GH e o KH certo?

 

os valores que estão são estes :

 

0.056

0.07

0.1

1

0.02

 

eu tenho sempre multiplicado pelo primeiro valor.

 

espero que isto já vos ajude para depois me ajudarem a mim.

 

cumprimentos

 

os valores que estão são estes :
0.056 este é qual?
0.07 este é qual?
0.1 este é qual?
1 este é qual?
0.02 este é qual?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os valores que estão são estes :

 

0.056 este é qual?

0.07 este é qual?

0.1 este é qual?

1 este é qual?

0.02 este é qual?

Boas.

 

Estes são os valores que vêm com a caixa da NUTRAFIN.

Não consigo tirar é a foto a esses valores .

Os meus são :

Temperatura - 23

GH - 4,48

pH - 6,5

KH - 0

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos lá por partes:

 

Eu de inicio disse que podias estar a dar pouca comida,mas disse também que não sabia quantos camarões tinhas e pelo que vejo agora nas fotos,não são muitos e por isso a falta de comida pode estar fora de questão.

 

Ao ver as fotos também vejo o aquário muito limpinho em todos os vidros e por isso deduzo que a montagem tem muito pouco tempo.O problema pode estar aqui.

 

Quanto à pergunta de eles poderem morrer na troca do exosqueleto,a resposta é sim,basta teres uma água muito dura ou mole demais e vão ter muita dificuldade em trocar o exosqueleto,acabando por morrer.

 

Quanto aos parâmetros,acho apenas que com um KH a 0 os parâmetros não devem estar sempre estáveis,és capaz de ter umas oscilações nos parâmetros.

Boas

Do aquario estar limpinho é devido a 2 otocinclus que estão a fazer o trabalho dele.

Este Aquario tem cerca de 6 meses os outros que eu tenho iguais é que têm menos tempo.

Em relação ao parâmetro KH se eu não estou em erro é 0-2 e por isso o meu está no 0 o que significa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou fazer mais umas perguntas: Tens o aquário montado há 6 meses, mas há quanto tempo metestes os camarões? E quantos metestes de uma vez só? E o que tinhas de fauna antes de meter os camarões?

Estamos a falar já de uma espécie que requer alguns cuidados com os parâmetros da água... o ciclo foi bem feito?

 

Os parâmetros estão bem... mas faltam alguns que me parecem importantes: amónia, nitritos, nitratos.

O teu KH é muito baixo... o que quer dizer que é muito fácil alterar o pH da tua água. Como é o pH da água de reposição nas TPA's? E já agora, qual é a rotina de limpeza do aquário?

 

Em relação aos valores, tem a ver com a unidade de medida. Multiplicas o número de gotas por 10 para obteres o KH em PPM e multiplicas o número de gotas por 20 para obteres o GH em PPM. Se quiseres em outra unidade, multiplicas pelos valores dessa tabela para obter a unidade correspondente (por exemplo para obteres em graus alemães dH, que é capaz de ser o mais usado, multiplicas o valor em PPM por 0,056).

 

O teu valor de GH parece-me bom para os CRS, não devia ser por aí que tens problemas com a muda da casca.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

eu colocai os camarões passado um meses de ele estar montado, não os colocai todos de uma só vez.

no primeiro dia colocai um depois fui colocando-os lentamente dentro do aquário .

em relação há fauna não tinha nada antes de os colocar lá dentro.

 

eu li em vários sítios na net que é preciso estar um mês ou mais a fazer o ciclo do aquário, o meu só ficou um mês.

se calhar foi pouco para o tipo de camarões que são .

 

em relação aos parâmetros da amónia, nitritos e nitratos eu não tenho esses testes para os fazer.

o que eu tenho reparado é que tanto neste aquário dos crs como dos red wine tenho tido baixas porque tenho os otocinclus.

eles muitas das vezes se passam da cabeça e andam muito rápido de um lado para o outro, acho que isso também pode ser uma causa provável.

 

em relação ao meu ph eles tem estado sempre estável desde que eu montei os aquários, tenho um substrato que me ajuda a manter o ph dele .

 

o ph da a agua de reposição das TPA's e de 8 mais ou menos ( agua da torneira cá de casa ) , eu coloco agua dentro de uns garrafões e espero uma semana para depois coloca a agua dentro do aquário.

todas as semanas faço a limpeza dos aquários e troco a agua, em cada aquário só troco é 1.5 litros de agua .

não sei se é muito se e pouco.

 

em relação aos teste do GH e KH estou a fazer como tu o descreves-te, sempre pensei que fosse outro valor.

 

muito obrigado a todos por me irem ajudando .

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ph da agua da torneira sai a 8?

ui... se for assim existe variações de ph um pouco rápidas. cuidado com essas trocas.

Tu deixas a agua em repouso durante 24h antes das trocas, ou colocas algum produto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais