Primeiro aquário 45 L


André Martins

Recommended Posts

Boa tarde malta,

 

No inicio deste mês iniciei me neste fantástico mundo até hoje só tinha tido aquele peixinho laranja no globo.

Decidi então depois de ler durante alguns tempos e de procurar algumas coisas comprar um aquário.

 

Comprei um Kit Aqua60 da Ciano que vinha com o seguinte:

 

 

  • 1 Filtro biológico
  • 1 Sistema de iluminação 14W
  • 1 Bomba de água 260 L/h
  • 1 Aquecedor 50 W
  • 1 Esponja de filtração mecânica 30 PPI
  • 1 Dose carvão

Comprei ainda areão inerte e como decoração comprei uma rocha vulcânica coloquei então o Anti-cloro e as bactérias, e deixei a ciclar durante 20 dias.

 

Já com alguns dias passados comprei um tronco da trópica com uma Anubia e uma microsorum pteropus, que causou um impacto muito bonito no aquário.

 

Ao fim dos 20 dias e com o aquario a 25ºC comprei os primeiros peixinhos. Comprei um trio de guppies, que veio com mais um pequenino de arrasto.

 

Curiosamente ou não, parece que o pequenino é quem tem lidado melhor com a mudança. comprei os nesta terça ou quarta feira e as fêmeas quase sempre ficam na zona mais escura do aquário junto às plantas e quase só aparecem quando sentem a comida. De referir que andam quase sempre as duas juntas. Já o macho quase sempre à superfície volta não volta vem abaixo mas quase sempre o vejo junto às paredes do aquário. Quanto ao pequenino anda por todo o aquário sempre a mostrar se muito, já me parece ter tamanho suficiente para não ser comido.

 

Tenho dado cerca de 10 horas de luz e a Microsorum começa a ter umas pontas pretas, quanto a anubia parece que esta a ganhar umas manchas castanhas bem como o as paredes do aquário. Do que li poderá ser algum tipo de algas.

 

Gostaria que me ajudassem a perceber se isso poderá ser razão de alguma apatia dos peixes. Não sei também se por acaso deveria comprar alguns testes, quero que me digam a vossa opinião sincera visto que tenho alguém perto de mim que me deu mais ou menos o intervalo do PH e sendo que estes peixes ate suportam bem algumas variações. Não sei malta gostava e sei que vou poder contar com a vossa ajuda.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola bem vindo a este mundo fabuloso

 

Pelo meu ver fizes te bem o ciclo e tiveste paciência.

Acho melhor comprares os testes pelo menos nh4/nh3 (amónia),pH e no2(nitrito) para teres a certeza que o ciclo está feito.

Tens o carvao ativo no filtro? Se sim tira rapidamente.

Essa luz é mais que sufeciente para esse tipo de plantas, poderá ser do modo como as puseste, enterras te o rizoma da anubia?

Reduz a luz para 6 a 8 horas essas 10 é prejudicial para tudo e aumenta as algas.

Poe ai umas fotos para o pessoal ver.

Cumps

Diogo Reis

Editado por reisdiogo
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

Não tenho muita experiência mas pela pouca que tenho não me parece que tenhas feito o ciclo correctamente, o tempo está bem mas como é que alimentaste as bacterias?

Durante o ciclo deves ter materia orgânica para as alimentares, deves colocar as plantas, colocar comida de peixes, ou até mesmo um peixe mais resistente.

O melhor é mesmo comprares os testes e estar atento pois é possivel que venhas a ter um pico de amonia.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Com 20 dias não tens feito o ciclo,na teuria,porque na verdade o ciclo

dura toda a vida do aquário,por isso mesmo e que se chama ciclo do

azoto,mas para establizares um aqua,deves fazer o ciclo,que e como

quem diz,preparar o ambiente para receberer os peixes,como,montar

todo o aquário,com filtro,luz,pedras,troncos,e plantas,e por a trabalhar

tudo,mas sem peixes,ir colocando comer dos peixes na água,dia sim,dia

não,+ou-um mês,ao colocares já os peixes,podes estar a causar a morte

aos mesmos,e o sofrer dos mesmos.desculpa não te estou a criticar,só

tentar ajudar,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela resposta. O carvão não está no aquário não o utilizei,e comprei um kit de testes, nitritos nitratos amonia e PH e todos deram valores dentro do aceitavel.

 

Respondendo a todos, eu não coloquei alimento para as bactérias e o aquario esteve a trabalhar durante os 20 dias como se tivesse os peixes inclusivamente a luz por causa da planta. Reduzi a luz agora para 7 horas, parece que eles se assustam um pouco quando me aproximo do aquario e o macho continua de quando em vez a abrigar se junto das paredes do aquario. Não comprei um peixe para colocar durante o ciclo, porque também me foi dito que a vida desse peixe mesmo não morrendo nunca seria a mesma coisa e não tinha grande pressa em ter um peixinho nem queria estar a usar o peixinho dessa maneira. Acho que o alvaro não percebeu bem visto que o aquário teve a trabalhar cerca de 14 dias com tudo la dentro, e 20 desses dias com a agua e o areão e ainda sem as plantas.

 

Irei por fotos assim que possível.

 

PS: Hoje tive uma surpresa quando cheguei tinha uns bebés que nasceram, não tenho esperança que sobrevivam no entanto também não faço intenções de os separar visto que não quero sobre-popular o aquário com guppies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido aqui vão algumas fotos aqui podem ver o aquário na altura ainda sem peixes.

qsku7thadim5mwbqwtc7.jpg

 

Nesta aqui podemos ver o meu tronco com as duas plantas mais em promenor

 

pm4q613jyxdmo0v5k8o7.jpg

 

Aqui apanhei os 3 adultos mal e porcamente :P mas eles nao se dao muito as fotos

 

jo3h2lcfiq9kg8s0cm6p.jpg

 

hlbty4fsdoae7821ddgk.jpg

 

 

td2gkxffzibpook813n.jpg

 

E por fim os pequeninos que nasceram hoje

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabéns pelos pequenotes eu também tive a mesma surpresa que tu de um dia para o outro tinha o aquario cheio de peixes

mas como tenho outro pequeno separei-os e tenho seis pequenotes... :smile2:

 

Quanto ao ciclo vai estando atento aos valores para não teres surpresas desagradaveis e umas tpas ajudam...

 

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabéns pelos pequenotes eu também tive a mesma surpresa que tu de um dia para o outro tinha o aquario cheio de peixes

mas como tenho outro pequeno separei-os e tenho seis pequenotes... :smile2:

 

Quanto ao ciclo vai estando atento aos valores para não teres surpresas desagradaveis e umas tpas ajudam...

 

 

Cumps

Obrigado Filipe, com que regularidade recomendas que faça os testes?

 

E já agora malta, amanha faz uma semana que tenho os guppies acham que poderia inserir mais alguns peixinhos?

 

No caso de inserir que sugestões têm?

 

Obrigado a todos pela ajuda e pelo interesse

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podes comprar umas 3 ou 4 caridinas multidentatas para ajudar a comer as algas e alguns restos de comida.

No entanto compra também algo específico para eles comerem, para dares de vez em quando.

 

Se tiveres um pico de amónia, acho que o Toxivec é uma opção a utilizar no momento.

Mas é melhores não teres :)

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não sei se a ideia de colocar camarões com guppys é muito boa por aquilo que tenho lido( e tem sido bastante, vai ser o meu próximo projecto) podem acabar na boca dos peixes... :confused4:

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu acho piada aos camarões mas para já estava inclinado para umas corydoras ou umas moly pretas...mas amanhã vejo melhor, visto que a partida comprarei alguns novos, não muitos claro.

 

Hoje tive a observar e contar e existem 8 alevins acho que é assim que se chamam os bebés

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também mas num comunitário não é muito boa ideia por isso vou criar um nano so para eles.

 

Eu tenho guppys, neons, corydoras, platys e uns danios zebra que para mim são os mais fixes que lá tenho.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não sei se a ideia de colocar camarões com guppys é muito boa por aquilo que tenho lido( e tem sido bastante, vai ser o meu próximo projecto) podem acabar na boca dos peixes... :confused4:

 

Boas.

 

Parabéns!!!

Gostei especialmente da parte do " aquilo que tenho lido".

Acho que tens o essencial para teres um futuro promissor na aquariofilia: vontade de pesquisar e aprender.

O resto vem por acréscimo.

Deixo aqui um link ou outro, para te dar uma ajuda.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu gosto muito deste site, que me dá vários parâmetros.

Basta introduzir os dados dos aquários e escolhermos os peixes que tencionávamos comprar.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta tenho andado ausente ainda não tive tempo de ver os sites que me aconselharam mas agradeço desde já. Acabei por comprar duas corydoras sterbai e tem se portado bem. O meu macho guppy que sempre mee pareceu muito estranho calmo demais acabou por morrer :( porém os 9 pequeninos e o outro ligeiramente maiores continuam de boa saude e muito vivaços. Quando puder postarei fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A atitude que recomendo a qualquer iniciado na aquariofilia é a de muita pesquisa, antes da compra de qualquer peixe.

 

As corydoras, em geral, são peixes de cardume. Deve optar-se por um grupo de pelo menos seis, para que se sintam confiantes e activas. Assim, temos que ver se o aquário que temos, pode suportar esse número de novos residentes e ainda se serão compatíveis com os peixes que já temos.

 

Se começarmos por comprar peixes, apenas porque gostámos muito, e só depois é que chegamos à conclusão que as condições que podemos dar não são as melhores, o mal já estará feito.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Correcto, concordo em absoluto.

 

Só fazendo um Update, a outra femea guppy teve bebés, e soltei os agora no aquario...depois de 1 semana numa maternidade..tenho cerca de 20 pequeninos mais ou menos e não tenho notado baixas na equipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas malta,

 

Pequeno update e uma duvida, Já tenho mais alteraçoes e peixinhos no aquario, reduzi nos guppies e tenho agora cardinas japonicas e ottos 3 molis negras uma delas é um filhote que vai crescendo, corys sterbai, tetras cardinais e colombianos 7 de cada +/-.

 

O meu filtro é daquelas caixinhas que vem naqueles kit's, disseram me que seria possivel remove los e queria comprar um filtro externo, isto é dificil de remover? como deverei fazê lo?. A questão que se põe relativamente ao filtro é, compro novo ou usado? A partida nos proximos 2 anos o meu aquario não irá crescer, e dai a duvida de comprar um novo que me dure mais tempo e que de para uma possivel expansão, ou um usado por menos preço. Depois queria comprar um filtro o mais silencioso possivel, tive a ver uns JBL e uns eheim....Por isso malta conselhos precisam se. Obrigado

Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Essa biobox deve estar colada com silicone mas podes usar linha de pesca para cortar o silicone .

Eu uso um Eheim ecco pro 130 num aqua de 50 litros e posso dizer que estou super satisfeito.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.