Primeiro Aquário (Fotos)


FaustoAgria

Recommended Posts

Boas pessoal o meu nome é Fausto e sou novo nestas bandas com a criação deste tópico pretendo mostrar vos o projecto do aqua que montei e se possível que me dêem umas luzes do que é este mundo tão complexo que é a aquariofilia.

 

Aqui há uns tempos encontrei um aquário no lixo e como gosto de ter projectos em mãos decidi restaura lo, ao inicio ninguém acreditou que valia a pena visto que o aquário estava realmente sujo e em mau estado depois de muito trabalho a limpa lo, ora com agua rás ora com vinagre quente para tirar toda a sujidade e as manchas persistentes de calcário experimentei encher o aquário para ver se tinha alguma fuga, por incrível que pareça e depois de um dia com agua até ao cimo o aquário não apresentou nenhuma fuga, de qualquer das formas decidi reforçar o silicone velho com uma camada de silicone novo próprio para aquário resultado:

 

a5b2c461-b643-4b9b-a23a-8bdf1cf2448a_zps

 

o aquário tem as seguintes dimensões: 100(comprimento) x 40(altura) x 30(largura) = 120L ?

 

 

 

ainda sem as calhas

 

3f52ce2f-8e81-4a68-8991-39a9ad929389_zps

eb61a13c-1c6c-4a42-b8be-33575a63417b_zps

 

 

hardscape e já com as calhas no sitio para dar um reforço extra

7ae61985-6a7e-4c2d-8144-5c473c2fbab2_zps

e8fcaf6c-78ab-4eb9-bd34-ae12da18d100_zps

 

 

por hoje é isto, amanhã posto mais fotos da continuação do projecto e o setup, cumps bigsmile

Editado por FaustoAgria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas anaiv,

 

Deu algum trabalho mas valeu a pena, pensava que até ia gastar mais algum € para o resto do material(filtro,iluminação,etc) mas descobri que tinha um tio que fez parte do grupo que criou uma das primeiras revistas portuguesas de aquariofilia e ele arranjou me algum material... o aquário está a funcionar à cerca de 3 meses até agora nenhuma baixa, apesar de já ter cometido alguns erros de iniciante estou contente com o resultado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava indeciso entre deixar o aquário assim só com as rochas ou se deveria prepara lo para estar apto a acolher também umas plantinhas mas também não queria nada de setups muito avançados com CO2 pressurizado e fertilizações muito meticulosas e foi aqui que se deu o primeiro erro, comprei jbl manado a pensar que era substrato fértil, afinal de fértil não tem nada :rolleyes: bem ficou assim na mesma por enquanto não tenho t€€mpo para estar a mudar agora para um substrato fértil à maneira...fica para outra altura

 

 

Aquário já cheio e pronto a ciclar, esteve assim cerca de 15 dias

 

ba87e5ef-07af-48df-8d6b-04d3203f8e45_zps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fausto,

 

Tens muitas plantas que não precisam de substrato fértil, anubias, feto de Java, musgo de java....

 

As plantas ajudam bastante ao equilíbrio natural do aquário, além da questão estética.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse aqua é igual ao meu,fizeste bem em colocares uma placa de

esferovite de baixo do aqua,podes encher mais um pouco o aqua,

e colocares no vidro de traz um vinil preto o azul,a cor que gostares

mais,agora o que eu acho é que devias comprar um filtro extrior,eu

tenho um EHEIM classic 2213,mas e muito fraquinho para este aquas,

se voce hoje comprava um EHEIM 2215,ou suprior,a filtração e o

pulmão,e coração dum aqua,acho que devias ler aqui no Fórum sobre

o Ciclo do Azoto,boa sorte,ah seijas bem vindo ao Fórum.

 

Cump: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fausto,

 

Tens muitas plantas que não precisam de substrato fértil, anubias, feto de Java, musgo de java....

 

As plantas ajudam bastante ao equilíbrio natural do aquário, além da questão estética.

 

Tenho uma anubia que ganhou algum tipo de alga castanha parece quase sujidade tentei limpa la mas sem sucesso no entanto hoje arranjei 2 limpa vidros e alguns planorbis mal passaram por lá deixaram logo um rasto de limpeza biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

neste momento o aqua é quase um "laboratório", tou a testar plantas portuguesas mais para a frente coloco fotos para me ajudarem a identifica las

 

 

 

Boas

Esse aqua é igual ao meu,fizeste bem em colocares uma placa de

esferovite de baixo do aqua,podes encher mais um pouco o aqua,

e colocares no vidro de traz um vinil preto o azul,a cor que gostares

mais,agora o que eu acho é que devias comprar um filtro extrior,eu

tenho um EHEIM classic 2213,mas e muito fraquinho para este aquas,

se voce hoje comprava um EHEIM 2215,ou suprior,a filtração e o

pulmão,e coração dum aqua,acho que devias ler aqui no Fórum sobre

o Ciclo do Azoto,boa sorte,ah seijas bem vindo ao Fórum.

 

Cump: Álvaro Silva :thumbup3:

 

Boas Álvaro, desde já obrigado pela preocupação em ajudar. O aquário já está montado à cerca de 3 meses o ciclo do azoto já se fez e já tenho fauna e flora, quanto ao filtro tenho um Fluval 403, será suficiente?

 

quanto à placa de vinil preto já ando a pensar nisso há algum tempo acho que o aqua ganhava mais profundidade e o hardscape sobressaia mais, o problema é que não sei onde posso arranjar uma placa de vinil preto??? :eusathink:

Editado por FaustoAgria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto o aqua ainda ciclava fiz o teste do ph e achei que estava muito alto(7,5), coloquei um tronco tanto para tentar baixar um pouco o ph como para dar um empurraozinho no ciclo

 

 

390a2396-13c3-4d3e-b011-80062b8096fb_zps

2b56db0f-ac66-4d0f-aef3-c158e1a9e374_zps

 

 

Depois de ciclar e já com o filtro externo montado(fluval 403) lá introduzi a primeira fauna e flora

 

Fauna:

 

- 1 Escalar

-2 pristelas

-1 neon(dado por um amigo, a ver se arranjo mais 9) :naughty:

-1 raposa voadora(Epalzeorhynchos kalopterus)?

 

Flora:

-1 anubia

 

9c80a972-aaa3-4b16-9811-56124f0046a9_zps

 

731dd0ef-5dcf-4f44-b365-ad89f3e334ab_zps

 

 

 

Desculpem a má qualidade :rolleyes:

 

 

 

Entretanto arranjei outra planta, alguém me pode ajudar a identificar?(as pequeninas são portuguesas vamos lá ver se sobrevivem)

455e9f2b-7c07-4be6-a386-058e76b51090_zps

 

 

 

Acabei por tirar o tronco visto que não alterou em nada o PH e não gostava muito de ver acabou por ficar assim

 

4e537374-77b5-4c75-8767-39b9d4064cb5_zps

Editado por FaustoAgria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fausto

O papel de vinil qualquer casa de aquáriofilia vendem,aqui em ao pé

da praça de Benfica ha lá uma loja que costuma ter,agora ai na tua

zona já não sei,o teu aqua,esta a ficar bonito,agora tudo vai ao lugar

com muita calma,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fausto

O papel de vinil qualquer casa de aquáriofilia vendem,aqui em ao pé

da praça de Benfica ha lá uma loja que costuma ter,agora ai na tua

zona já não sei,o teu aqua,esta a ficar bonito,agora tudo vai ao lugar

com muita calma,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

 

Boas Álvaro,

Li à pouco noutro post que existe papel de vinil nos chineses amanhã passo por lá a ver se têm se não tiverem talvez dê um salto até essa loja em Benfica assim sempre fico a conhecer mais uma (será que me podes dizer o nome da loja? ou as regras do forum não permitem? :s )...

Obrigado pelo feedback :thumbup3:

O vinil é material usado na indústria gráfica, qualquer loja que faça impressão em grande formato deve vender.

 

Boas anaiv,

infelizmente aqui na minha zona não conheço nenhuma gráfica, de qualquer das formas obrigado pela informação :smile2:

Editado por FaustoAgria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem vamos lá ver se dou continuação aqui ao post

 

Já só falta esconder o aquecimento .... Se ficar junto à saída do filtro ajuda a ter a mesma temperatura em todo o aquário

 

Boas anaiv infelizmente este termostato é muito comprido e não cabe nem na largura nem na altura mas como fica +/- na linha de agua passa despercebido (ou não) :rolleyes: de qualquer das formas tenho de arranjar um novo este é dos chinocas e já está a ficar dificil manter se sempre à mesma temperatura... para as medidas do aquario (100(comprimento) x 40(altura) x 30(largura) = 120L) que termostato aconselham?

 

 

 

mais umas fotos

 

12512291-deb6-4dd5-8778-2ac6153ccb97_zps

as setas apontam para as plantas portuguesas, pena ainda não saber a espécie :s

 

 

 

 

 

Mais uma espécie (seta vermelha), esta acabou por não se adaptar talvez devido à temperatura visto que as folhas pareciam ter ficado cozidas :rolleyes:

 

0d2e1219-a825-46b5-9f2f-cde966b90628_zps

f94ac0fd-a3fa-491d-aec5-83003eb03ca9_zps

 

 

 

 

aqui musguinho português biggrin.png' alt=':biggn:'> (este manteve se e está bem de saúde)

602d10bf-aca2-4173-977c-5bc32aff52ea_zps

 

 

 

 

 

 

a planta da seta azul começou a crescer e a formar um "tapete" no cimo da água

37f6d6c8-da9e-485b-bc3d-f7e86d77dbad_zps

 

 

 

66cff47f-dd85-4e5d-a0d4-4e19c4779ab8_zps

 

 

 

 

achei que ainda faltava qualquer coisa e fui à procura de um tronco, dei com estes 4 e "montei-os" de maneira a que formasse apenas um

a078b03b-5e9f-406f-9f37-b0f64c310990_zps

 

 

 

 

 

foto atual

9c73455b-1082-4591-ad61-c79c7164c188_zps

 

espero que gostem ::D:

cumps Fausto Agria.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup

 

Aquário

  • 100(comprimento) x 40(altura) x 30(largura) = 120L

 

Filtragem

  • Fluval 403

 

CO2

  • 2 garrafas de co2 caseiro (uma com a receita de gelatina outra com a normal) pus o tubo do co2 encostado à entrada de uma bomba de um filtro interno, o co2 ao entrar na bomba é desfeito pelas pás em rotação o que faz com que as bolhas fiquem minúsculas penso que isto facilite a sua mistura na água

 

Iluminação

  • calha HSD 1000c 3x39w(t5) neste momento estou com lâmpadas dos chinas de 6400k com 21w cada mas quero ver se troco o quanto antes, alguém aconselha alguma que fique em conta? agradeço

 

Substratos

  • em baixo, JBL Manado pensava que era fértil (erros de principiante) :rolleyes:
  • em cima, brita preta 3mm-6mm apanhada numa pedreira à socapa :b

 

Hardscape

  • 2 rochas vulcânicas apanhadas à socapa também :lol:
  • troncos/raizes apanhadas no mato e previamente tratadas

 

Flora

  • tenho apenas 2 compradas uma é uma Anubia, a outra não sei a espécie mas parece relva :s, tudo o resto são plantas nacionais apanhadas num ribeiro

 

Fauna

  • 4 escalares
  • 13 néons
  • 2 botias paquistaneses
  • 2 limpa vidros albino (Gyrinocheilus aymonieri)
  • 2 pristelas
  • 3 serpae
  • 5 danios zebra
  • 4 colisas (2 machos e 2 fêmeas)
  • 1 raposa voadora

 

 

 

video

http://vid1382.photobucket.com/albums/ah258/FaustoAgria/MOV_1093_zpsle62ysui.mp4

Editado por FaustoAgria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fausto

Os meus parabéns,esta muito bonito o teu aqua,as coisas feitas com

calma,sai sempre outra coisa,corre sempre melhor,espero que corra

tudo bem,o aqua merece mais umas plantinhas.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fausto

Os meus parabéns,esta muito bonito o teu aqua,as coisas feitas com

calma,sai sempre outra coisa,corre sempre melhor,espero que corra

tudo bem,o aqua merece mais umas plantinhas.

 

Cump: Álvaro Silva

Hey Alvaro, obrigado :thumbup3:

quanto às plantas tens toda a razão só que neste momento acho que é perda de € estar a comprar plantas, pelo menos enquanto não mudar a iluminação e o substrato... quanto à iluminação o que é que aconselhas? agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey Alvaro, obrigado :thumbup3:

quanto às plantas tens toda a razão só que neste momento acho que é perda de € estar a comprar plantas, pelo menos enquanto não mudar a iluminação e o substrato... quanto à iluminação o que é que aconselhas? agradeço.

 

Quanto a iluminação com 3 lâmpadas de 39w, ficas muito bem servido, podes ao inicio e enquanto a coisa desenvolve começar por ligar apenas 2 e vais vendo a evolução.

O melhor sitio que conheço para iluminação/lampadas é a Aquaeden, patrocinador do forum, podes ver aqui: http://www.aquaeden-shop.net/ vais lá falas com o Rui e vens bem servido de certeza tanto em qualidade como preço aproveitas e ainda consegues umas dicas preciosas de plantados, que o Rui, ou o Miguel são "mestres" e assim sendo aproveitas e trazes logo mais umas plantitas para acompanhar as lâmpadas. :naughty::naughty:

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto a iluminação com 3 lâmpadas de 39w, ficas muito bem servido, podes ao inicio e enquanto a coisa desenvolve começar por ligar apenas 2 e vais vendo a evolução.

O melhor sitio que conheço para iluminação/lampadas é a Aquaeden, patrocinador do forum, podes ver aqui: http://www.aquaeden-shop.net/ vais lá falas com o Rui e vens bem servido de certeza tanto em qualidade como preço aproveitas e ainda consegues umas dicas preciosas de plantados, que o Rui, ou o Miguel são "mestres" e assim sendo aproveitas e trazes logo mais umas plantitas para acompanhar as lâmpadas. :naughty::naughty:

Boas TAZ desde já obrigado pela informação tive a ver o site da loja e parece bem porreira a ver se dou lá um salto, por enquanto o capital é que é pouco mas estavas a sugerir por enquanto comprar apenas duas lampadas e ver a evolução?

quanto a plantas aceitam se sugestões :)

Editado por FaustoAgria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas TAZ desde já obrigado pela informação tive a ver o site da loja e parece bem porreira a ver se dou lá um salto, por enquanto o capital é que é pouco mas estavas a sugerir por enquanto comprar apenas duas lampadas e ver a evolução?

quanto a plantas aceitam se sugestões :)

 

Convém comprar as 3, ligas é apenas 2 ou então a 3ª menos tempo, mas isso tens que ver consoante a evolução das plantas.

Quando tiveres oportunidade passa na Aquaeden, vais ver que não te arrependes.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Convém comprar as 3, ligas é apenas 2 ou então a 3ª menos tempo, mas isso tens que ver consoante a evolução das plantas.

Quando tiveres oportunidade passa na Aquaeden, vais ver que não te arrependes.

Obrigado pela resposta TAZ, este fim de semana não consegui lá ir a ver se vou no próximo.

A calha foi me dada e vinha com 3 lampadas de 10000k acabei por as tirar porque já tinham uns bons anos mas gostava muito da cor da luz, estes 10000k serao a cor ideal para plantados? li algures que plantados vai dos 4000k aos 8000k e que para os marinhos os 10000k é isto? agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 10000k não são o ideal para plantados, usando apenas essa temperatura de cor, mas misturado com outras resulta, no teu caso como tens 3 lâmpadas tens várias hipóteses:

4200k + 6500k + 8000k

6500k + 8000k + Grolux

Já usei qualquer uma destas combinações gosto de ambas, prefiro a 1º .Poderás também usar combinações com 10000k mas acho que não fica tão bom para as plantas, poderá até ser mais agradável visualmente.Para usar 10000k colocava 6500k + grolux + 10000k, visualmente fica muito bom, pelo menos para o meu gosto.

De qualquer maneira quando passares na Aquaeden o Rui aconselha-te melhor que eu de certeza. :thumbup3::thumbup3::thumbup3:

Editado por TAZ

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Boas

Agora sim,esta bonito,esta com muito verde,

olha gostei,ficou alguma planta da fauna

Portuguesa?os meus parabéns,que tudo te

corra bem,melhor.

 

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.