Aquário para o Hospital de Dia de Oncologia de Portimão - HOPE


Recommended Posts

Boas,

 

Há cerca de um ano nasceu a ideia de se construir um aquário para oferecer ao Hospital de Dia de Oncologia de Portimão.

 

Este serviço está integrado no Centro Hospitalar do Algarve, Unidade de Portimão, sendo a unidade de oncologia onde centenas de doentes fazem entre outras terapias, a quimioterapia.

 

Existe esta unidade e outra em Faro que servem todo o Algarve.

 

É sabido que os necessários tratamentos de quimioterapia acarretam por vezes alguma negatividade, quer pelos efeitos físicos sentidos pelos pacientes, quer pela componente psicológica.

 

E se conseguíssemos, tornar essas horas que os paciente passam em tratamento, menos penosas?

 

Tive a possibilidade de visitar a sala de quimioterapia do Hospital de Dia de Oncologia de Portimão e é notório o esforço em humanizar aquele espaço, quer pela decoração, quer pela simpatia dos profissionais e ficamos a saber que era um sonho antigo da equipa, ter um aquário para que os doentes pudessem contemplar algo muito positivo e harmonioso.

 

Existem vários estudos onde são demonstrados os efeitos terapêuticos da contemplação de um aquário, deixo em baixo alguns:

 

- New study finds aquariums deliver health benefits (Universidade Exeter)

 

- Aquariums Relieve Stress for Cancer Patients (Universidade do Texas),

 

- Stress Reduction, Tropical Fish and Aquariums (DR. SCHWARTZ'S)

 

- Aquarium Therapy (Neurobehavioral Research Laboratory and Clinic (NRLC)

 

- Aquariums may pacify Alzheimer's patients (Univresidade Purdue)

 

Considerando os estudos exposto e muitas outras dezenas que existem, concluímos que um aquário não seria só algo bonito, mas traria consigo efectivos benéficos para a saúde dos pacientes .

 

A ideia será um aquário com 120x50x50 e estrutura em metal galvanizado, forrada em PVC branco de forma a ser fácil a higiene.

 

A nível de concepção será um Low Tech, para facilitar a manutenção, que será efectuada por mim e pelo colega A. Ferreira

 

Ficam fotos da sala

 

20150427_175339_zpsvtew2qij.jpg

 

20150427_175437_zps5wz38z09.jpg

 

20150427_175328_zpsa4o5z0zj.jpg

 

 

 

Idealiza-se que seja deitado a baixo o muro que se vê nas fotos e que o aquário venha a ocupar esse local, sendo visível das duas áreas da sala.

 

A Estrutura estou a contar procurar apoios locais para que seja construída por aqui.

 

O aquário vamos ver... Se existir empresas ou lojas em Lisboa interessadas em ajudar, trata-se de arranjar forma de ir recolher o aquário...

 

Equipamento a angariar

 

- Filtragem,

- Esterilização (UV, Twinstar)

- Iluminação,

- Substrato,

- Fauna,

- Flora,

- (....)

 

 

Contamos com o contributo de todos, para tornar este sonho se torne em mais um projecto concretizado, pela mão do aquariofilia.net ;)

 

Espero ideias, propostas e divulgação ;)

 

Grande Abraço

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 3

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 
PARCEIROS DO PROJECTO:
 
 
images_zpsshdutsxa.jpg
 
 
CMP_zps1zxbqfle.jpg
 
 
 
 

PATROCINADORES DO PROJECTO:

 

        orinico_zpsdehfmhz2.png

 

        seahorseshop_zpsilolemcm.gif

       ecoarium_zpsgyolsmay.png

 

           pet4you_logo_zpslhxsdrkk.png

 

             aquahobby_logo_zps4fdbgyeu.gif

 

                logo_zpsc4cicfqi.jpg

 

         Tortuga_Logo_zps8ll2peg9.jpg

 

 img_NLTEmpresaConv_zps6nbqqtsr.gif

 

          logo_jomal_zpsj2gnqa2v.gif

 

           3-mini-lupa-de-mo-com-cabo-lente-em-vidr

 

   logo-sparos_zps7kgbuvnd.png

 

             aquaplnate_zps0dzqyq71.jpg

 

            logo.gif

 

            Chihiros_zpslyxmafhq.png

 

  AQUAFLORA_zpsqpbamatk.jpeg

 

            vimatechlab-unip.-lda_big_zpsi039ezqu.jp

 

logosmallbl_zpsxsmcbvhq.png

 

          CO2.png

 

  Aquafish.jpg

 

 TMC Iberia logo2 plus TM.JPG

 

MATERIAL E EQUIPAMENTO ANGARIADO:

 

- Aquário 120x50x60 360L (vidro extra claro de 12mm com tampas) oferecido pelo Rui Melo e João Branquinho

- Termostato Eheim Jager 250W oferecido pela AquaOrinoco

- Termómetro oferecido pela AquaOrinoco

- Condicionador Prime da Seachem de 250ml oferecido pela AquaOrinoco

- Embalagem New Era Tropical Pellets 300g oferecido pela AquaOrinoco

- Purigen da Seachen oferecido pela AquaOrinoco

- Filtro Externo Eheim Professional II 2028 oferecido pela Seahorseshop.com

- Matérias Filtrantes para o filtro Eheim 2028, adquirido com os donativos dos membros

- Calha LED Zetlight Lancia ZP4000-1200 Plant oferecida pela Ecoarium

- Controlador para a calhaLED Zetlight Lancia ZP4000 adquirido com os donativos dos membros

- Plantas (e serão muitas) oferecidas pela Solaqua.net - Soluções Aquáticas

- Fauna oferecida pela Solaqua.net - Soluções Aquáticas

- Alimento 300g astaxantina S e Alimento de fundo 200g waffers, oferecidos pela Solaqua.net - Soluções Aquáticas

- Cápsulas Férteis para substrato inerte, oferecidas pela Solaqua.net - Soluções Aquáticas

- Filtro Externo Eheim Professional 3 2073 oferecido pela pet4you

- Alimentador Automático Eheim oferecido pela pet4you

- Termostato Eheim Jager 250W oferecido pela pet4you

- Carvão Activado Eheim (1L) oferecido pela pet4you

- Substrato Flourite Black Sand oferecido pela pet4you e restante adquirido com os donativos dos membros

- Estrutura em metal para o aquário construída pela Câmara Municipal de Portimão

- Metalização da estrutura oferecida pela empresa JOMAL Portimão

- Fornecimento de metal para a estrutura, oferecido pela empresa CHAGAS de Portimão

- Kit's instalação EHEIM para tubagens dos filtros, oferecido pela Teia D' Impulsos

- Oferta de garrafa de 0.5L de Seachem - Stability pela loja Tortuga Petshop

- Cantoneiras em PVC, tinta Hammerite e outros acessorios, oferecidos pelo Leroy Merlin de Albufeira

- Alimentação premium, fornecida pela SPAROS

- Troncos e pedras, oferecidos pela Loja Aquaplante

- Oferta de fauna pela AquaHooby

- Oferta de Fauna através de donativo por parte do Lagosmar Hotel

- Oferta do equipamento Chihiros Doctor Super S versão II, oferecido pela Chihiros Aquatic Studio Ibérica

- Plantas (muitas)  oferecidas pela Aquaflora

- Seneye HOME, oferecido pela VimaTechLab Unip. Lda

- Bomba Doseadora Bubble Magus programável para a fertilização automática, oferta da Oceanusiberia

- Kit CO2 redutor/regulador, solenoide, conta bolhas, válvula de ajuste fino oferecido pela co2art.co.uk

- Atomizador JBL ProFlora Direct 16/22 oferecido pela loja Aquafish

- Botija de CO2 da aquamedic 0.5kg oferecido pela loja Aquaplante

- TMC EASI-DOSE - DOSING CONTAINER 4.5 LITRE (3 X 1.5L) oferecido pela empresa TMC Iberia

 

Foi criado uma plataforma para possibilitar a angariação de donativos monetários, com o objectivo que adquirir equipamento que falte bem como criar um fundo de reserva para futuras manutenções, a ser entregue ao Hospital de Dia de Oncologia de Portimão

Captura%20de%20tela%202015-12-15%2015.20

EDIT: Este post foi editado, para se adicionar a lista do equipamento conseguido e assim se controlar o que está em falta.

Será feita menção das lojas e membros que oferecem o equipamento.

No final, será informado de igual forma publicado o crédito os membros que contribuírem com a preciosa ajuda monetária ;)

  • Votar + 4

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Podes contar comigo, mesmo sem saber ainda quais as dimensões do aquário, se for de interesse, posso ajudar com algumas plantas de fácil manutenção, Red Chery's e Anentome Helenas, para o material seria necessário saber as dimensões do aquário.

 

Vou acompanhar o desenrolar logístico deste processo ;)

 

Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Podes contar comigo, mesmo sem saber ainda quais as dimensões do aquário, se for de interesse, posso ajudar com algumas plantas de fácil manutenção, Red Chery's e Anentome Helenas, para o material seria necessário saber as dimensões do aquário.

 

Vou acompanhar o desenrolar logístico deste processo ;)

 

Cumps,

 

Boas Miguel, obrigado!!!

 

As medidas estão lá mais atrás e são 120x50x50 ;)

 

Material apenas temos um UV de 18W (Odyssea que ofereço) mas gostava de conseguir um Twinstar, vamos ver se o pai Natal é generoso ;)

 

A partida o serviço já conta com uma dádiva por parte de uma paciente que já nos deixou :( ... Sendo que será possível avançar com a construção do aquário em si (vidro) 120x50x50 12mm.

 

Será necessário ter tampa, penso que será possível, apesar de não conhecer, a construção de um aquário com tampa mas sem molduras, tipo com travessas, para ficar com um aspecto clean, mas com tampa

 

Todas as dádivas que vierem a ser feitas, quer em material quer monetárias, apesar de serem feitas de forma altruísta, irão constar de uma lista no final do projecto onde será mencionado o nome do membro, pessoa ou empresa, e será igualmente gravado numa placa em acrílico a ser fixo junto ao aquário.

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, ciclideos africanos seriam uma boa escolha, pelas cores e tamanhos pelo menos, e o aquário também seria menos exigente, certo?

Espero poder ajudar com qualquer coisinha.

 

Espero que consigam tudo rapidamente.

 

 

 

Tapatalking

Editado por ignace
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, ciclideos africanos seriam uma boa escolha, pelas cores e tamanhos pelo menos, e o aquário também seria menos exigente, certo?

Espero poder ajudar com qualquer coisinha.

 

Espero que consigam tudo rapidamente.

 

 

 

Tapatalking

 

A ideia seria essa, não necessitar de muita manutenção e serem peixes vistosos e de algum tamanho :)

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Por acaso despistei-me algures onde dizia as medidas :sorry: mas adiante, agora já sei que pelo menos trata-se de um tanque de 300L.

 

O que me faz viver é ajudar o próximo e os que mais necessitam, é algo que me corre no sangue, na verdade sentir-me útil é o que me preenche e mais aprecio nesta vida :)

 

Relativamente ao Pai Natal :) e independentemente da fauna e flora que poderei fornecer, estou disposto a dar o primeiro contributo para o Twinstar ;)

 

#EuDou 15€

 

O valor não é um exemplo a seguir mas sim um gesto dentro da possibilidade de cada um :) e quem me quiser acompanhar nesta "prenda" será com todo o gosto!

 

Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Miguel ;)

 

Muito obrigado pela iniciativa, fica registada ;)

 

Ainda não está definida a forma de receber os donativos monetários, em breve adiciono informação, como referi espera-se o envolvimento de uma associação de cariz social afecta ao Hospital que tem estatutos e conta bancária.

 

Mas podemos ir manifestando intenções e vontades;)

 

Hoje é um dia feliz e é só o começo :)

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente iniciativa, podes contar com o meu apoio para o que precisarem, seja plantas ou vivos. Se optarem por cicilideos africanos deixamos de ter a possibilidade de ter isso plantado...vejam lá isso.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente iniciativa, podes contar com o meu apoio para o que precisarem, seja plantas ou vivos. Se optarem por cicilideos africanos deixamos de ter a possibilidade de ter isso plantado...vejam lá isso.

 

Obrigado António, pois ai estou no escuro pois não conheço nem estudei os meninos, mas a ideia é ter algo com plantas bem simples de fácil manutenção, fauna resistente e vistosa.

 

Falei nos Africanos que o Hugo tinha referido, mas como disse não os conheço, mas não estamos neste momento vinculados a espécies ainda, alias o debate e sugestões são bem vindas para ver o que se escolhe ;)

 

Que sugeres?

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Antes de mais parabéns pela excelente iniciativa, quem já passou por lá sabe o quanto é importante este tipo de iniciativas eu tenho sido um visitante assíduo do ipo do porto para acompanhar a minha esposa nos últimos dois anos e fui visitando as varias alas do ipo nomeadamente a de pediatria e sei o quanto é importante ter algo que nos distraia e ocupe a mente.

Podes contar também com o meu donativo só tenho pena de morar longe se não adorava participar neste projecto.

Bem haja quem tem estas ideias.

 

Abraço

 

Enviado do meu K013 através de Tapatalk

  • Votar + 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

Bem isto tocou-me.....fiquei sensibilizado e quero dar os meus parabéns ao Pedro e a todos os que vão participar neste projeto!

Gostando da ideia do amigo Lusky quero também participar com o meu contributo para o twinstar:

 

#EuDou 10

 

Pois não sei em que mais poderei ajudar :)

 

Saudações

Editado por ASoares
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro
Antes de mais parabéns pela excelente iniciativa, quem já passou por lá sabe o quanto é importante este tipo de iniciativas eu tenho sido um visitante assíduo do ipo do porto para acompanhar a minha esposa nos últimos dois anos e fui visitando as varias alas do ipo nomeadamente a de pediatria e sei o quanto é importante ter algo que nos distraia e ocupe a mente.
Podes contar também com o meu donativo só tenho pena de morar longe se não adorava participar neste projecto.
Bem haja quem tem estas ideias.

Abraço

Enviado do meu K013 através de Tapatalk

 

Obrigado Filipe, principalmente pelas palavras ;)

 

Podes participar mesmo que longe, ideias e sugestões estão em aberto ;)

 

 

 

 

Vivas,

Bem isto tocou-me.....fiquei sensibilizado e quero dar os meus parabéns ao Pedro e a todos os que vão participar neste projeto!

Gostando da ideia do amigo Lusky quero também participar com o meu contributo para o twinstar:

 

#EuDou 10€

 

Pois não sei em que mais poderei ajudar :)

 

Saudações,

 

Obrigado Soares ;)

 

Já estão a ajudar com as boas energias que estão a transmitir ao projecto :)

 

Juntos somos um todo!

 

Grande Abraço

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A administração do aquariofilia.net tomou a liberdade de criar uma plataforma para permitir a recepção de donativos aqui no fórum :)

 

O que é excelente e desde já obrigado! ;)

 

Está disponível na página inicial do fórum no lado direito em cima

 

Captura%20de%20tela%202015-12-15%2015.20

 

Entretanto como referi vou efectuar vários contactos com lojas e toda a informação vai sendo actualizada no imediato aqui, onde se irá compilando o que já temos e o que falta adquirir :)

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro,

 

Donativo já efectuado por transferência bancária, penso que amanhã já poderão confirmar ;)

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou chocado... ontem andei a brincar com as opções do fórum pois sabia que havia a opção de donativos... tentei configurar mas não encontrei nada disponível online, por isso como estou em Miami e aqui já era tarde, fui dormir a pensar que durante o dia de hoje tratava do resto...

 

Pois... não só ficou logo online, como já houve inclusivamente donativos!!!

 

Pedro, desculpa mas a ideia era testar e só depois falar contigo sobre esta funcionalidade... afinal, os nossos membros são rápidos e já fizeram donativos :) Total até ao momento, 25€.

 

Alterei a descrição do donativo, para ser um pouco mais claro. O que não percebo é onde está o texto descritivo que adicionei com toda a informação.... vou ter que continuar a procurar...

 

JB

  • Votar + 1

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei! Está na opção de Client Area que aparece quando clicam no vosso nome :)

 

Aqui está o link directo: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=nexus&module=clients&section=donations

 

Aí podem ver o descritivo do donativo.

 

JB

 

Edit:

E mudei a caixa do donativo mais para o topo da página :)

  • Votar + 1

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente iniciativa. Parabéns pela ideia. Fiz hemodiálise durante 3 anos e meio, 3 dias da semana durante 4 a 5 horas ligado a uma máquina e sei muito bem a sensação. Felizmente estou transplantado á 5 anos e tudo no bom caminho.

 

Como é óbvio gostava de dar o meu contributo e por isso vou acompanhar e ver no que poderei participar.

 

Concordo com o António Nunes e um plantado seria bem mais belo de se observar, pelo menos na minha opinião, mas compreendo que a manutenção seja um factor determinante para a realização do projecto dado o local onde o aquário irá ser colocado, sala de tratamento.

Acho que o ideal para filtragem seria a utilização de sump que penso ser mais prático e fácil a limpeza.

 

Bruno Soares

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas tuas palavras Bruno ;)

 

Sobre o aquário, claro que adorava um plantado, mas terá mesmo de ser algo de fácil manutenção, não só por não necessitar de CO2, mas também não será possível fertilizar.

 

Quem lá se encontra tem muito trabalho entres as mãos, conseguirá alimentar, mas o resto fica a nosso cargo e de uma forma mais espaçada.

 

Sobre a sump, é uma ideia e a ser tem de ser definido já...

 

Por um lado acho a ideia boa, pois teríamos um volume de filtragem maior, mas por outro será necessário uma coluna seca e furações a serem feitas logo. algo que me preocupa é que o que pode parecer facilitador poderá ser ao contrário.

 

A nível de limpeza, até será mais pratico um filtro externo, pois este pode ser desligado, torneiras fechadas e transportado até um área onde pode ser feita a limpeza. A sump envolve algum manuseio no local o que não convém, mas nunca usei...

 

Pessoal, apelo a participação no debate sobre o projecto por favor, o Bruno introduziu uma questão importante, filtro externo ou sump.

 

Sobre a fauna também é importante sugerir para se discutir o que será melhor.

 

São questão de extrema importância pois vão definir a construção do aquário bem como de material e equipamento a adquirir.

 

Por favor participem! ;)

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que é complicado numa sala de tratamentos estar a perturbar o trabalho dos profissionais, mas penso que seria interessante para todos, profissionais e utentes do espaço poderem verem não só o aquário mas também o que está por trás do bom funcionamento do mesmo. Penso que será uma questão a colocar aos profissionais que gerem o espaço. O que achas?

Digo isto porque sempre tive curiosidade em saber como as coisas funcionam e foi essa curiosidade que me leva também ao mundo da aquariofilia. 2 amigos meus tinham aquários e o bichinho cresceu em mim...

 

Bruno

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Acho que tens razão em relação à filtragem um filtro externo é mais pratico pois como disseste pode ser deslocado para um local onde pode ser limpo.

Acho que o local onde vai ficar o aqua tem de estar sempre o mais limpo possivel.

Em relação à decoração acho que não era mal pensado fazer um plantado low-tech com umas anubias umas Echinodorus por exemplo.

A fauna podias apostar nos guppys endler por exemplo, sei que é um pouco basico mas são peixes que não desiludem e têm umas cores fantasticas.

 

Abraço

 

Ps: donativo efetuado

  • Votar + 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sei que é complicado numa sala de tratamentos estar a perturbar o trabalho dos profissionais, mas penso que seria interessante para todos, profissionais e utentes do espaço poderem verem não só o aquário mas também o que está por trás do bom funcionamento do mesmo. Penso que será uma questão a colocar aos profissionais que gerem o espaço. O que achas?

Digo isto porque sempre tive curiosidade em saber como as coisas funcionam e foi essa curiosidade que me leva também ao mundo da aquariofilia. 2 amigos meus tinham aquários e o bichinho cresceu em mim...

 

Bruno

 

A ideia é interessante, mas não me parece neste caso... A ideia é ser algo que não choque a vista, e se dilua no espaço envolvente, apenas se destacando o aquário (vidro) e Fauna e Flora.

 

O pessoal do serviço que irá beneficiar do aquário está a seguir o tópico e certo que farão chegar feedback ;)

 

 

 

Boas Pedro

Acho que tens razão em relação à filtragem um filtro externo é mais pratico pois como disseste pode ser deslocado para um local onde pode ser limpo.

Acho que o local onde vai ficar o aqua tem de estar sempre o mais limpo possivel.

Em relação à decoração acho que não era mal pensado fazer um plantado low-tech com umas anubias umas Echinodorus por exemplo.

A fauna podias apostar nos guppys endler por exemplo, sei que é um pouco basico mas são peixes que não desiludem e têm umas cores fantasticas.

 

Abraço

 

Ps: donativo efetuado

 

Obrigado ;)

 

Olha que os endler davam nas vistas :) É uma opção ;)

 

Vamos lá opinar pessoal, já começa a aparecer algo! ;)

 

Mais sugestões vamos lá!

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos e os meus parabéns pela exelente iniciativa

Ja comuniquei ao Joao branquinho a intenção de tentar oferecer o aquario para esta nobre causa nessecito so da confirmação das medidas

Necessito de 2 dias para confirmar a oferta

Obrigado

  • Votar + 3

ruimelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite! Devo dizer que acho esta ideia excelente e que será bastante apreciada pelos pacientes... Espero poder ajudar com algo, vou esperar pelo desenvolvimento do projeto e seguir atentamente, apesar da minha inatividade no fórum ultimamente. Acho que talvez fosse uma boa ideia tentar entrar em contacto com o departamento de Biologia da Universidade de Faro, poderiam estar dispostos a ajudar com material ou a angariar dinheiro. E pensando mais à frente, talvez levar esta iniciativa a outros Hospitais de Oncologia ou até pediatrias. Os guppies dariam um aquário vistoso e não são demasiado exigentes. Tenho uns quilos de Manado que posso oferecer. E um filtro externo deve ser mais prático e simples, apesar de não oferecer uma filtragem tão boa, o que não deverá ser um grande problema tendo em conta o tipo de aquário.

​Cumprimentos,
Hugo Abreu

  • Votar + 2

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais