Bicarbonato de Sódio


Visitante

Recommended Posts

Comecei ontem a injectar Co2 caseiro no meu aquario, mas a pedra porosa ainda esta práticamente á superficie pois tenho medo de descer muito o Ph que se encontra a 7.0, isto porque a dureza da água é entre 2 e 3 muito baixo. No entanto queria aumentar a concentração de co2 no aquario.

Será que posso adicionar bicarbonato de sódio para aumentar o Kh?

O bicarbonato de sódio não tem efeitos colaterais que fassam mal as plantas ou os peixes, tal como salgar a água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cloreto de Sódio é basicamente Sal de cozinha puro, é também o principal sal presente na água do mar logo se adicionares cloreto de Sódio (em quantidades elevadas) ao aqua vais ficar com um salgado :oops: No entanto existem algumas espécies que se dão bem em águas salobras (concentrações relativamente baixas de sal) como os Guppy's e as Molly's mas penso que a maioria das plantas não se dá bem com este tipo de água, terias de optar por espécies mais resistentes.

Para além disso não sei se te ia ajudar com o Kh (não percebo o suficiente disso)

 

Mas espera pela opinião de mais alguém, nomeadamente pessoal que faça injecção de Co2

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nvpa

 

De facto ao introduzires bicarbonato de sódio irás aumentar o KH e por consequência o PH subirá, podendo então injectares mais CO2 sem o decréscimo do mesmo.

O sódio tem um senão...são as plantas, pois o excesso atrofia o seu crescimento e chega a queima-las.

Se encontrares, usa bicarbonato de potássio pois não terás esse problema.

Já agora o CO2 não aumenta o KH...

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa discordar, mas creio que o joao_m_gil está correcti e o CO2 pode e efectivamente aumenta o KH.

O CO2 KH e pH estão correlacionados pelo equilíbrio visivel nesta tabela e gráfico:

 

Concentração de dióxido de carbono dissolvido em função do pH e KH:

Dióxido de Carbono (mg/l), pH (unidade), KH (º Alemães).

 

tabela.co2.ph.kh.gifgrafico.co2.ph.kh.gif

 

Ambos sabemos que o KH mede os carbonatos em solução verdade? então se imaginares um ponto qualquer do gráfico acima (os pontos na superfície curva representam parâmetros em equilíbrio) se aumentares o CO2, tens ao início um simples acrescimo do mesmo, mas com o tempo, a coisa vai terder a voltar a um ponto de estabilidade, isto é o pH vai descer e o KH vai subir.

Isto porquê, porque parte do carbono existente sob a forma de CO2 vai reagir formando ácido carbónico (-pH) e parte reage formando carbonatos (+KH)

É claro que não serve no entanto para o propósito aqui iniciado, se a ideia é aumentar o CO2 mantendo o pH, pode-se até fazê-lo só com a introdução de bicarbonatos. O de potássio é um excelente exemplo, com o tempo mais uma vez o equilibrio vai ser reposto e o excesso de bicarbonato vai dar origem a uma subida de pH e de CO2 dissolvido. Ao oxidar o carbono existente no bicarbonato para CO2, fica para trás o outro elemento que compunha o bicarbonato, e é preferivel que seja potássio (macro nutriente para plantas) que sódio - prejudicial.

 

Mas divago em teoria, Nvpa, a tua pergunta faz muito sentido, e a tua sugestão tb (depois de corrigida) uma boa forma de aumentar a concentração de CO2 dissolvido sem alterar muito o pH é com a introdução paralela de carbonatos, como já disse os de potássio são preferiveis aos de sódio, mas seja como for tens que ter muita pontaria para não teres variações no pH.

Bicarbonato a mais e upa, CO2 a mais e zinga para baixo. :)

 

Eu tinha escrito cloreto de sodio em vez de bicarbonato de sódio desculpem qualquer coisita

Na boa, mas da próxima vez verifica se alguém já respondeu à mensagem e se sim não alteres, ou se alterares coloca uma marcazita lá a identificar que mudaste, senão tornas o post de quem respondeu "irreal" e n é muito simpático. :D

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... o bicarbonato, e é preferivel que seja potássio (macro nutriente para plantas) que sódio - prejudicial.  

 

Olá,

 

Já procurei algumas vezes nas duas farmácias da minha zona onde habitualmente compro o pacote de bicarbonato de sódio, mas não tinham o de potássio. Tenho continuado a trazer do mesmo. Alguma dica onde o posso comprar?

 

Cumps

 

Carlos

 

 

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

MrPcb, desculpa mas na minha observação e na minha humilde percepção das coisas ainda não consegui entender....

Dizes que ao injectar CO2 aumentamos o KH?

Mesmo com a tua explicação não entendo...

Se assim fosse ao injectar-mos o CO2 não haveria problema, certo?

Pois o KH aumentava o PH não descia, porque usaríamos o Bicarbonato???

A Tabela conheço há muito tempo mas se calhar errôneamente sempre cruzei apenas duas dimensões, já que para mim a água sendo o elemento mais estavel, apenas se libertará do excesso de CO2 por troca gasosa com o ar.

Isto conforme o índice de carbonatos "deixar".

Já agora outra pergunta...

Em água sem indices de Gh ou KH a injeção de CO2 faz nascer carbonatos???

De que elemento é que estes vêm?

 

Abraço e desculpa a quantidade de perguntas

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

axo o tema mto interessante e importante para o nosso "desporto", mas n kerendo abusar [ja abusando] n sou mto entendedor d kimicas e afins daí n ter entendido mto do k explicaram... so vos keria pedir q qd xegassem a uma conclusão alguem podesse explicar d forma mais leiga o k se deve fazer e as consequencias

 

brigado

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Em água sem indices de Gh ou KH a injeção de CO2 faz nascer carbonatos???  

De que elemento é que estes vêm?

Sem indices deves querer dizer Kh=0.

Sim aumenta o Kh, o Gh não.

O Kh é a quantidade de carbonatos(CO3 2-) e bicarbonatos(HCO3-), se estás a adicionar carbono à agua logo o Kh aumenta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Ainda não entendi... :D

 

Agua+CO2=acido carbónico

 

CO2 + H20 <------> H2CO2 certo não é?

 

Para haver um aumento do KH, o acido cabónico teria de ser tal de forma a dissolver um mineral como o calcio por exemplo de forma a criar um carbonato não é?

A questão é se não há esse mineral...?

Agora, qual o valor do acido carbónico de forma a isto acontecer?

Provavelmente isto não acontece imediatamente pois se acontecesse o alto nível de CO2 intoxicaria a fauna, não é?

 

Químicos deem lá uma ajudinha

 

Abração

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho o injector de co2 em pleno, aumentei o Kh para 6 e mantive o Ph com ajuda de Ph plus nos 7, vou talvez reduzir um pouco a quantidade de Co2, e para manter o Ph vou inserir um pouco de água com Kh mais baixo.

No entanto veio-me uma duvida á cabeça, imaginem que eu tinha uma água com Ph 7 e Kh 10, isso não quereria obviamente dizer que teria 30 unidades de co2, (que é demasiado segundo a tabela), pois é possível atingir esses níveis sem inserir Co2 basta controlar o Kh e Ph com quimicos, pois podem existir outro ácidos na água que não o ácido proveniente da reacção do Co2 com a água.

Alguem me esplica melhor isso?

 

Outro aparte, as minhas plantas estão a "respirar" muito melhor, mas estou á espera de mais resultados para me pronunciar a favor da injecção de CO2.

 

Já agora , onde se compra e quanto custa o bicarbonato de potássio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.