Planárias


hugo feio

Recommended Posts

Planárias

O que são e como são ?
As planárias são seres primitivos, vermes, fazem parte da Classe Turbellaria, e do grupo dos Platelmintes, são seres bastantes simples, parasitas. Têm o corpo achatado, semelhante a uma folha alongada.
Possuem um par de ocelos, que lhes permitem medir a luminosidade do local onde se encontram, têm também um par de receptores, sensores para a corrente da água, possuem também mecanoceptores que lhes permite sentir estímulos mecânicos como o tacto. E ainda, por fim, têm também quimioceptores que lhes permite sentir estímulos químicos como o olfacto.

dsfdsfsdf.jpg

As planárias, parasitam tanto vertebrados como invertebrados, alimentando-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de outros animais. Este ser, movimenta-se através de minúsculos cílios no ventre que auxiliam a sua locomoção. Estes seres curiosos, possuem também um sistema digestivo incompleto constituído por boca, faringe e intestino, não possuindo anûs, excretando a matéria orgânica, não digerida, pela boca.

sfdfd.jpg


Como se reproduzem ?
As planárias quando em adultas, são hermafroditas, sendo que têm tanto órgão reprodutivo masculino, como feminino, e podendo-se reproduzir tanto de forma sexuada(copulação), como assexuada(bipartição).

Reprodução sexuada (copulação)
Na reprodução sexuada intervêm 2 indivíduos de sexos diferentes onde ocorre a união das células reprodutoras masculinas e femininas, ao seja, o óvulo, é depositado por um indivíduo, algures no aquário, sendo posteriormente fecundado por outro.

Reprodução assexuada (bipartição)
Na reprodução assexuada apenas intervêm 1 indivíduo, não existindo união de células reprodutoras. Os novos seres são idênticos ao indivíduo original, e são designados de clones. A bipartição, pode-se dar espontaneamente, ou por acidente.

340x255-1.jpg340x255.jpg

Como surgem nos nossos aquários?
Sendo parasitas, podem surgir através de novas adições ao aquário, tais como peixes e invertebrados infectados, plantas, inertes, etc. Devido ao seu reduzido tamanho torna-se difícil a sua eliminação manualmente antes da colocação de novos vivos ou inertes no aquário. Muitas vezes o facto de as planárias serem pequenas e se esconderem por vezes debaixo do areão, permanecendo indetectáveis durante algum tempo, pode levar á especulação de que não existem planárias no aquário, ou que a praga foi extinta.


São prejudiciais aos meus Peixes e Invertebrados?
Tendo em conta que se tratam de parasitas, podem tornar-se prejudiciais, podem parasitar tanto invertebrados como peixes. As planárias produzem uma toxina especialmente letal para camarões, podem também ainda parasitar as guelras dos peixes e causar irritações. Planárias adultas são capazes de matar crias de camarões, porém são necessárias várias planárias a trabalhar em conjunto, num único camarão adulto, para provocar a sua morte, dado que as planárias podem trabalhar em grupo criando um tipo de estratégia, agregando-se numa esfera, atacando em conjunto, aumentando as suas hipóteses de sucesso.



Como eliminar uma praga de Planárias?
Existem diversas maneiras de eliminar uma praga de planárias, umas mais fáceis que outras, e outras mais eficazes, e ainda algumas mais ou menos adequadas para diferentes situações, porém, o que se deve evitar fazer a todo o custo, será tentar esmagar ou cortar uma planaria, dada a sua extraordinária capacidade regenerativa, podendo-se multiplicar várias vezes aumentando cada vez mais o nº de indivíduos. O uso de *Fluvermal*, seria eficaz no combate ás planárias, porém qualquer descuido nas dosagens poderá ser prejudicial aos restantes invertebrados no aquário. As planárias não aguentam também um pH inferior a 4.0, sendo por isso indicada, a limpeza de inertes e de material com uma solução ácida, antes da sua colocação no aquário, além do pH são intolerantes a temperaturas superiores a 35 º, sendo portanto necessário retirar a fauna do aquário antes de se iniciar o aumento de temperatura. Existem ainda certos peixes e invertebrados que são capazes de comer as planárias, tais como as Pomacea bridgesi, Anentome helena, Betta splendens, Farlowela, Kribensis, etc.



1-2.jpg2-2.jpg

Observações
Este artigo refere-se a planárias dulcícolas, mais especificamente encontradas muitas vezes em aquário.



Bibliografia
http://planarias.blogs.sapo.pt/
http://www.sekaiscaping.com/2009/06/planar...silenciosa.html
Imagens:
1,2,3,4:
http://planarias.blogs.sapo.pt/
5 e 6:
Hugo Feio



Autoria: Hugo Feio
todos os direitos reservados


* falta a dosagem (a colocar)

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para breve...

Experimentação em planárias

 

:puppydogeyes:

 

não sei o que vais experimentar mas uma coisa que podias experimentar era o extracto de alho dado que é um conhecido anti parasitario muito utilizado na aquariofilia...

sera que tem algum efeito nelas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheh,

Existe, um produto da seachem, que é algum tipo de extracto de alho, e até tem uns alhos na garrafa :)

Posso experimentar, claro...

Vou experimentar várias formas de as "matar",

Experimentar a sua capacidade regenerativa

entre outros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas Tardes,

 

Tenho um aquario com red cherrys, como ontem á noite coloquei um fundo preto no aquario hoje dee manha quando a luz se acendeu, reparei que tenho bastantes planarias no aquario dos red.

 

Já li que existem quimicos capazes de acabar com essa praga, mas tambem li que dão cabo dos camaroes.

 

Qual o melhor tratamento para este meu problema?

 

Posso passar uma esponja nos vidros de maneira a tentar retirar o maior numero possivel?

 

Se me puderem ajudar agradeço desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

Tenho um aquario com red cherrys, como ontem á noite coloquei um fundo preto no aquario hoje dee manha quando a luz se acendeu, reparei que tenho bastantes planarias no aquario dos red.

 

Já li que existem quimicos capazes de acabar com essa praga, mas tambem li que dão cabo dos camaroes.

 

Qual o melhor tratamento para este meu problema?

 

Posso passar uma esponja nos vidros de maneira a tentar retirar o maior numero possivel?

 

Se me puderem ajudar agradeço desde já.

 

Boas

 

Compra umas Anentome Helena que elas resolvem-te o problema ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

qual o tamanho normal de uma planaria? de vez em quando vejo um verme castanho com uns 2 ou 3 milimetros no aquario e julgo que talvez seja isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais