ajuda criação de ramirezi


Recommended Posts

Ola a todos,

 

Antes de mais o meu obrigado ao forum e a todos os seus membros que com as suas partilhas (depois de muitas horas de leitura) me levaram ate este ponto.

 

Iniciei esta aventura a dois anos e sempre gostei de ramirezi, por esse motivo foi das minhas primeiras compras e infelizmente das primeiras baixas.

 

Dois anos depois com um aqua maior +-200l, parâmetros sempre estáveis,dei as boas vindas a um novo par que rapidamente formou casal e começou a fazer posturas, (mais horas de leitura), erros inexperiência, tristeza, alegria, trabalho trabalho trabalho, levaram a que tenha neste momento um aqua 40*20*25 (maternidade) com 30 juvenis de +- 30 dias.

 

O meu pedido de ajuda tem a ver com os passos seguintes pois não estou a encontrar informação sobre o tema.

 

1- Ate quando podem estar juntos?

2- Com boas TPA´s ate quando neste pequeno aqua?

3- Artemia ate quando? Flocos moídos? Granulado?

 

Antecipadamente grato pela ajuda.

 

Cumprimentos

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

1- Ate quando podem estar juntos? Assim que notares que a agressividade começa a aumentar deves separar os exemplares maiores. O ideal seria teres um outro aquário (maior) onde pudesses colocar os exemplares maiores. (eu descartaria a hipótese de misturar com os progenitores porque podes fazer subir a agressividade). Se não tens espaço para mais aquário o ideal é ofereceres ou eventualmente venderes. Convém separar os maiores porque começam a fazer algum bulling sobre os mais pequenos e isto parece atrasar-lhes o desenvolvimento.

2- Com boas TPA´s ate quando neste pequeno aqua? O aquário vai tornar-se pequeno muito em breve, com TPAs regulares consegues apenas controlar a qualidade da agua (o que é importantíssimo obviamente) mas acho que o principal problema será a gestão da agressividade como disse antes.

3- Artemia ate quando? Flocos moídos? Granulado? Começa a habituação ao granulado/flocos moídos assim que possível. Tenho mantido posturas ultimamente apenas com granulados moídos. Com óptimos resultados, tenho vários tipos de granulado. (EXEMPLO DE ALGUMAS COISAS QUE USO: https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/12109113_491317511041564_4525574804244925395_n.jpg?oh=ac4fdc247b5c44723e835989f0d70e95&oe=579C0884)

Misturo tudo e meto num moinho de cafe eletrico até ficar mesmo em pó. É mais barato que a artémia e mais pratico porque nao tens de eclodir nada. Tenho tido resultado muito identicos a alimentação com artémia.

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1- Ate quando podem estar juntos? Assim que notares que a agressividade começa a aumentar deves separar os exemplares maiores. O ideal seria teres um outro aquário (maior) onde pudesses colocar os exemplares maiores. (eu descartaria a hipótese de misturar com os progenitores porque podes fazer subir a agressividade). Se não tens espaço para mais aquário o ideal é ofereceres ou eventualmente venderes. Convém separar os maiores porque começam a fazer algum bulling sobre os mais pequenos e isto parece atrasar-lhes o desenvolvimento.

2- Com boas TPA´s ate quando neste pequeno aqua? O aquário vai tornar-se pequeno muito em breve, com TPAs regulares consegues apenas controlar a qualidade da agua (o que é importantíssimo obviamente) mas acho que o principal problema será a gestão da agressividade como disse antes.

3- Artemia ate quando? Flocos moídos? Granulado? Começa a habituação ao granulado/flocos moídos assim que possível. Tenho mantido posturas ultimamente apenas com granulados moídos. Com óptimos resultados, tenho vários tipos de granulado. (EXEMPLO DE ALGUMAS COISAS QUE USO: https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/12109113_491317511041564_4525574804244925395_n.jpg?oh=ac4fdc247b5c44723e835989f0d70e95&oe=579C0884)

Misturo tudo e meto num moinho de cafe eletrico até ficar mesmo em pó. É mais barato que a artémia e mais pratico porque nao tens de eclodir nada. Tenho tido resultado muito identicos a alimentação com artémia.

Cumps

Muito obrigado pela ajuda Ricardo

 

Hoje comecei a reparar algum comportamento mais agressivo, por esse motivo deve estar na hora de começar a oferecer os "meus meninos".

 

Pela experiencia consigo destinguir casais ou apenas retirar os mais agresivos

 

Muito obrigado

 

Cumprimentos

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, no video eles têm quantos dias? Ainda é cedo para os dares, não??? Fico admirada é como consegues sexá-los já que me parece serem muito pequenos, para os dares ou venderes tem de ter no mínimo, 8mm ou mais que isso.

A acompanhar com grande interesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Vera.

 

Obrigado pela atenção e ajuda, o video que esta no youtube foi feito a dia 16-05 o que pelas minhas contas dará cerca de 40 dias de vida.

 

Faltou um ponto de interrogação no final da frase (?Pela experiência consigo destingir casais ou apenas retirar os mais agressivos?) pois tudo são duvidas(HAHA)

 

Passo algum tempo a olhar para os meus meninos (lool estou a ficar louco) e ontem reparei de facto algumas corridas e comportamentos idênticos ao casal progenitor, como não tenho experiência fiquei preocupado.

 

Consegui por mais um pequeno video no youtube dos primeiros dias de uma postura no aquário comunitário e antes de os transferir para o mais pequeno

 

https://youtu.be/sHsc_rU1qf0

 

 

Cumprimentos

 

Pedro

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda são muito pequenos para sexar, o espaço por agora ainda sera suficiente, esses comportamentos são normais dos ciclideos tens de garantir que não são excessivos, mas para já parece-me não ser motivo de alarme! Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda são muito pequenos para sexar, o espaço por agora ainda sera suficiente, esses comportamentos são normais dos ciclideos tens de garantir que não são excessivos, mas para já parece-me não ser motivo de alarme! Cumps

 

 

Obrigado Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais