Ciclideos Anões - O QUE ALIMENTAM


Ric.Gomes

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Para quem mantem ciclideos anoes, com o q alimentam?

 

Neste momento alimento com:

- Sera vipagran

- Sera 'gulosemas', dalphnia e krill essencialmente.

- Ocean nutrition, artemia congelada.

 

Essencialmente é isto.

 

Gostava de saber o q o resto do pessoal costuma usar para alimentar... quero variar!

 

Obrigado! :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ricardo,

 

Excelente topico ;) tambem estou super curioso com o que utilizam

 

Eu atualmente ando a alimentar os meus com:

 

- Ocean nutrition artemia,

- Tropical spirulina pellets,

- Nutrafin max

- Sera cichlid sticks

- Tubifex liofilizado

- E comida caseira feita com camarão e alguns vegetais

 

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tópico!!

 

Aqui deixo o menu dos meus Macmasteri tanto a nível dos adultos e da minha criação:

 

-Mini cichid da API

- Tropical Quintet da Ocean Nutrition

- Artemia com spirulina da Ocen Nutrition

- Supervit da Tropical

 

Cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, dentro do Quintet tem bloodworms e crustáceos que e eles adoram. A artemia com spirulina é bocado mais cara que artemia normal mas compensa a nível nutritivo !

O que eles não pegam mt, é granulado da API e os flocos! Os apistos são finos não querem cá "rações" ;)

 

Na criação só lhes dou o Quintet e artemia, não ligam puto ao granulado tb por ainda só terem 3cm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Okay... curiosamente e ao contrario de que é reportado por muita gente os meus pegam bem nos granulados!

 

Fica o registo... quero ser o mais abrangente possivel com a alimentacao, esta partilha de ecperiencias ajuda bastante!

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus também não acham grande piada a granulados... Parece que são muito densos para eles e demoram até conseguir comer

Os trifasciata como são determinados conseguem mas é sempre com esforço

Os meridionalis (eu sei não são bem anões) comem de tudo sem problema

 

Editado por Magikarp

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ve ai Soops:

http://www.hikariusa.com

 

Ja vi em 1 ou 2 sitios a venda mas nunca exprimentei. Dizem que é porreiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Em relação o Hikari,

 

Aqui por casa é a única que uso,

 

Já usei Tropical, mas desde que passei para a Hikari Discus Bio Gold, as cores vivacidade, voracidade de todos os meus ciclideos aumentou exponencialmente.

 

Cumps

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmo...

 

Embora os meus anões não sejam esquisitos, denoto uma especial voracidade por Hikari. Comecei ontem a alimentar com Cichlids Gold

 

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Apesar deste tópico estar adormecido pareceu-me humildemente que deveria deixar o meu contributo.

 

Já não tenho ciclídeos anões há 10 anos mas, como tinha um número relativamente reduzido deles, dava para os alimentar exclusivamente com comida viva.

 

Dá muito menos trabalho do que parece e a recompensa é óbvia.

 

Tinha uma caixa de plástico na varanda com uma cultura de Daphnia na qual a partir de certa altura começaram (para minha grande tristeza, como devem imaginar) a desovar mosquitos de larva negra e mesmo bloodworm. Era passar a rede, colocar no tanque e pronto. Quando tinha alevins, usava uma rede mais fina.

 

A cultura é muito fácil de manter. A minha tinha para aí 15 a 20 litros de água e uma produtividade impressionante. Colocar a caixa onde apanhe sol todos os dias mas no máximo uma a duas horas (este fator é importante). Depois é água velha de TPAs, folhas de sobreiro ou azinheira secas, deixar ficar uma semana.

Juntar as Daphnia e alimentá-las com fermento de padeiro fresco (o liofilizado não dá). O fermento é previamente dissolvido e colocado apenas na quantidade suficiente para deixar a água muito ligeiramente turva. Sempre que a água fique quase cristalina, junta-se mais. Quanto mais Daphnia houver maior deve ser a frequência de alimentação da cultura. Deve-se dar sempre mais ou menos a mesma quantidade por isso a variável crítica é a frequência. Caso se faça de outro modo, os riscos da cultura ir embora são muito maiores.

 

Tinha também uma cultura de vermes de grindal que apenas usava de 3 em 3 dias porque, ao que parece, estes bicharocos são nutricionalmente desequilibrados.

 

Finalmente tinha a boa da artemia recém nascida que dava inicialmente de 3 em 3 dias. Quando começou a haver alevins, passei a dar duas vezes por dia mas usava um tubo para a fazer sair junto à nuvem de alevins.

 

Nunca tive um Apistogramma que tocasse em granulado ou comida seca (e mantive borellii, trifasciata e agassizii, que são as três bem comuns).

Artemia congelada seria talvez o limite máximo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo contributo! Felizmente todos os apistos que mantive aceitam (melhor ou pior) os granulados! :)

 

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo contributo! Felizmente todos os apistos que mantive aceitam (melhor ou pior) os granulados! :)

 

 

Abraco

 

Em 10 anos as espécies mais comuns devem ter produzido perto de 20 gerações adicionais em cativeiro pelo que estarão mais adaptadas a essa alimentação. Além disso também acredito que a atratividade do alimento granulado tenha evoluído já que as marcas só têm a ganhar com isso.

 

Os meus primeiros trifasciata eram F1 e sem comida viva era certinho que morreriam à fome...

Editado por Nuno Prazeres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os meus Apistos comem bem os granulados, nomeadamente:

- Sera Vipagran

- Tropical Cichlid Gran

- Tropical Spirulina granulat

- Tropical larvas de mosquito vermelhas liofilizadas.

 

Noto que o Sera Vipagran e as larvas de mosquito são as que eles comem com mais vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Apesar de este tópico estar "adormecido", encontrei-o e aproveito para colocar uma dúvida. Existe alguma diferença significativa entre a artémia congelada normal e artémia congelada com alho?

Alimento os meus com bloodworm congelada, pastilhas de spirulina, TetraMin e Nutrafin MAX. Ou melhor dizendo, do que dou de alimentação, é nisto que eles pegam. Aquilo que menos apreciam é o Nutrafin MAX e o Nutrafin basix. Adoram a comida congelada e também pegam muito bem no TetraMin.

O Hikari compensa? Onde posso arranjar?

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hikari encontras nas casas da especialidade. Tem qualidade e os peixes gostam bastante. Basta ter atenção ao que estamos a comprar pois existem tamanhos de granulado diferentes e formulas para flutuação outras para que a comida afunde rapidamente. é só escolher! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais