Primeira experiência aquários


Jofimaca

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Chamo-me José e tenho pela primeira vez um aquário com 33 litros (aqualed da ICA), tenho um peixe dourado variedade Cometa. Feita a ciclagem e introduzido o peixe deparo-me com uma situação que não sendo grave é estranha.

A água sai da torneira com ph de 7.0 e dentro do aqua está a quase 8.0. No Aqua tenho areão negro, uma planta de plástico e uma decoração tipo rocha própria para aquários comprada em loja da especialidade.

 

Alguma opinião acerca da alteração de PH ?

 

Sugestões?

 

gallery_79561_4751_439785.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areao ou a rocha são calcários. Testa com vinagre se fizer espuma é disso. Mas testa fora do AQUA claro e deixa secar primeiro.

 

Já agora esse AQUA não dá para esse tipo de peixe. Pesquisa e lê sobre como manter corretamente peixes dourados ou de água fria.

 

"Tapatalking"

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retiro a rocha e um pouco de areão e deito-lhes vinagre? Se fizer espuma são eles que causam o aumento de ph?

Já sabia que me iam dizer isso sobre o peixe não dar mas na loja disseram-me que um aquário destes não podia ser para peixes de água quente só água fria. São tantas opiniões diferentes que a certa altura já não se tem certeza de nada.

Eu não tenho muito espaço nem móvel adequado, por isso um aquário de 33 litros. Mas assim que conseguir um de 60 em segunda mão compro. E depois tento arranjar um móvel.

Mesmo assim só lá tenho um peixe o que não é mau. Há quem tenha destes aquários com 4 ou 5 peixes o que reconheço ser um exagero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era um kit. Daí o termostato.

Eu li muito em vários sítios o problema é que acabam por existir demasiadas opiniões diferentes.

Havia um vendedor que me recomendou peixes de água quente (platis), mas depois disse-me que se podiam reproduzir e ficava com um aquário cheio...

Além disso há quem defenda que mesmo os peixes dourados precisam de água a 20º

Editado por Jofimaca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se era um kit onde o termóstato está inserido, algum propósito deve ter. Acho que não o iam inserir nesse kit se o aquário não desse para água quente.

2¤ Sim, os platis reproduzen-se com alguma facilidade.

3¤ Também é verdade que mesmos os ditos peixes de água fria não deveriam ser sujeitos a temperaturas muito abaixo dos 20 graus.

Editado por Mauro Marisa
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo tenho lido, convém que esses peixes sejam sujeitos a uma variação de temperatura durante o ano. Todavia não vamos sujeitá-los a temperaturas exageradamente baixas.

Assim sendo, acho que colocando o termostato nos 18 graus, poderá ser uma boa opção.

Obviamente convém ter um termómetro no aquário.

 

Pesquisa atentamente sobre a alimentação, incluindo os cuidados a ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era um kit. Daí o termostato.

Eu li muito em vários sítios o problema é que acabam por existir demasiadas opiniões diferentes.

Havia um vendedor que me recomendou peixes de água quente (platis), mas depois disse-me que se podiam reproduzir e ficava com um aquário cheio...

Além disso há quem defenda que mesmo os peixes dourados precisam de água a 20º

 

Boa noite José,

 

Em primeiro lugar, bemvindo.

Olha, também comecei há pouco com aquários, mas posso dizer-te qual a minha experiência com peixes de água fria.

Eu tinha 3 num aquário pequeno. Quando passei para maior, deram-me guppies (água quente). Acabei por ter tudo junto.

Posso dizer-te que com água quente (cerca de 22 a 24º), os meus peixes de água fria eram muito mais ativos, mas também cresceram mais depressa.

Agora com mais um aquário, estão separados e estão em água fria novamente, sem qualquer problema apenas menos ativos um pouco.

 

Mas se posso aconselhar-te, quando comprares novo aquário, tenta comprar maior do que 60 pois isto vicia, e a verdade, é que é mais fácil equilibrar um aquário maior. Eu por exemplo comprei um de 80cm em segunda mau, na altura no olx.

Mas aqui no forum também tens muito pessoal que vai vendendo, é questão de ficares atento.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boa noite José,

 

Em primeiro lugar, bemvindo.

Olha, também comecei há pouco com aquários, mas posso dizer-te qual a minha experiência com peixes de água fria.

Eu tinha 3 num aquário pequeno. Quando passei para maior, deram-me guppies (água quente). Acabei por ter tudo junto.

Posso dizer-te que com água quente (cerca de 22 a 24º), os meus peixes de água fria eram muito mais ativos, mas também cresceram mais depressa.

Agora com mais um aquário, estão separados e estão em água fria novamente, sem qualquer problema apenas menos ativos um pouco.

 

 

 

Já agora aproveito para perguntar de que litragem era o aquario mais pequeno e que peixes lá colocou depois de passar os de água fria para o aquário maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

O mais pequeno era um crime, tinha apenas cerca de 15L. O segundo passou para uns 60L e agora já estou num de 100L!!!

Tudo desde Outubro....

Os peixes que tenho agora no fe água quente, visto também ter começado há pouco são guppies (já tenho até alevins!!!), néons, rasboras, corydoras e hoje dei por ela que ainda tenho um camarão que sobreviveu!

Mas optei por plantas naturais, pois é mais saudável e não me arrependo. Apenas faço tpa e alguma limpeza de filtro uma vez por semana e desde que tenho o aquário maior só tive duas baixas que eram fêmeas, uma grávidas e outra que não aguentou o stress da viagem.

Perdi duas e já tenho uns 20 a mais a passearem.

Mas faz o ciclo antes de pores os peixes. Eu fiquei um mês com um aquário só com areao e plantas.

 

 

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.