Ajuda - novo aquario


Ana Rita Barros

Recommended Posts

Ola,

Sou iniciante nesta aventura de ter e manter um aquário.

Comprei um aquário AdvanceLed 60 que montei logo no início do ano. Coloquei substrato e pedras por cima, enchi com água e liguei o filtro (Biobix). Passadas duas semanas coloquei as primeiras plantas. Passados alguns dias notei que a água estava um pouco suja mas não me preocupei muito. No passado fim de semana , e depois de verificar a temperatura da água (25 ), comprei os primeiros peixinhos e um tronco de cerâmica. Passados poucos dias a água ficou muito turva (amarela e com uma espécie de poeira branca) e agora os peixinhos estão gradualmente a morrer. Não fiz qualquer Tpa. Apenas adicionei um pouco mais de água no aquário (continuando a saída de água do filtro fora de água).

 

O que fiz mal e o que posso fazer para resolver esta catástrofe? Devia ter fervido as pedras e o tronco de cerâmica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Só assim com esses dados é difícil ajuizar a(s) diferente(s) causas que podem estar relacionados com o problema.

 

É necessário abrires um tópico com a apresentação do aquário, e todo o set up.

 

Data da montagem

Medidas

Filtro e o que está lá dentro

Substrato (qual ou quais e proporção)

Luz

Plantas

Pedras/Rochas (qual ou quais)

Rotinas de manutenção (TPA e como fazes a tpa, limpeza do filtro etc)

E tudo o mais que possas indicar

 

E claro está fotos do aquario para vermos como está isso em termos de montagem.

 

A cerâmica bem que pode sair já.. dar um ambiente natural aos vivos. Tudo o que seja ceramicas, plasticos, enfeites, embelezamentos etc.. não fazem parte da natureza e os peixes agradecem. Espero que percebas isto. ;)

 

E acredita que daqui a uns tempos vais perceber ainda mais. Conforme fores evoluindo o na aquariofilia.

 

Bem haja,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e obrigada pela resposta .

Aqui vão os dados técnicos da instalação do aquário :

 

Data da montagem: 7 janeiro (apenas substrato, pedras, água e bactéria - easy-life easy start 10 ml)

Medidas- aquário aquatlantis advance led 60

Filtro e o que está lá dentro : aquatlantis mini biobox 2

Aquecedor: tecatlantis easyklim a 25 graus

Iluminação : LED 10w, ligado cerca de 11 horas por dia

Substrato (qual ou quais e proporção): JBL manado 25L

Plantas: não sei o nome, mas são plantas de fácil manutenção

Pedras/Rochas (qual ou quais) : 10kg (uns bons 10 cm sobre o substrato)

Rotinas de manutenção (TPA e como fazes a tpa, limpeza do filtro etc): não fiz nenhuma TPA, apenas adicionei bactéria semanalmente (10 ml)

Peixes: 10 - Nano shrimp,guppy, black molly e Platy

Outras informações: não lavei pedras nem tronco antes de colocar no aquário, a saída de água do filtro não está submersa, Retirei o tronco decorativo do aquario

 

 

Vou adicionar foto logo que possível.

 

Obrigada mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Que produto adicionas na água antes das TPAs?

Esse Easy Starter é colocado na água ou no filtro?

Porquê o Manado por baixo do "cascalho"?

 

O cascalho deveria de ter sido bem lavado.

Podes tirar a maior parte, deixando um pouco para o Manado não flutuar, e lavar. Antes de recolocar no aquário, passa-o por água tratada.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a temperatura esta a 25 graus. O aquecedor tem 50w.

Ainda nao fiz qualquer TPA. A agua do aquario e a agua inicial.

o EasyStarter coloca-se diretamente no aquario no momento de instalacao, a 7 dias e a 15 dias.

 

Eu nao resido em Portugal e quando comprei o aquario e os outros materiais necessarios, disseram-me para colocar o substrato (JBL Manado) e as pedras por cima. Nao me deram qualquer indicacao de tratar a agua. Coloquei agua da torneira...

Penso que cometi o erro de nao ter lavado as pedras. Devo entao retirar as pedras quase todas e lavar? Como devo fazer para proteger as plantas?

Aproveito para perguntar: quantos cms de pedras e necessario ter por cima do substrato? eu tenho uns bons 10 cms, mas penso que o aquario ficaria mais bonito com menos pedras.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a primeira coisa a fazer é não frequentar a loja onde compraste o aquário.

 

O JBL Manado é inerte e não tem lógica estar debaixo de outro inerte. É certo que a sua consistência facilita a propagação das raízes, mas com essa altura de cascalho, primeiro que as raízes lá cheguem...

 

Compra uma embalagem de 250ml de Seachem Prime e outra 100ml de Seachem Stability.

Separa 20 litros de água da torneira e adiciona 10 gotas do Prime.

Entretanto deita 10 gotas de Prime no aquário e uma tampa de Stability.

 

No dia seguinte tira 10 litros de água do aquário e adiciona 10 litros da água tratada com o Prime e a uma temperatura próxima da do aquário.

 

Passados 3 dias tira uns 3 cm de pedras, adiciona o resto da água tratada e meia tampa de Seachem Stability.

Tira as esponjas do filtro e enxagua-as num pouco de água tirada do aquário.

Não enxagues as cerâmicas (podes fazê-lo num pouco de água do aquário a cada 3 meses)

 

Prepara água para a próxima TPA dentro de uma semana (10 litros).

Depois podes comecar com uma TPA de 5 litros a meio da semana e outra de 10 litros no fim-de-semana.

 

Daqui a um mês tira mais 1 cm de cascalho.

Este processo não convém ser acelerado porque existem bactérias essenciais que se vão desenvolvendo no fundo do aquário.

 

Cumprimentos,

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.