a minha bettaria DIY


Recommended Posts

"bloqueadores visuais de vizinhos"

 

.... ok ok, são apenas separadores feitos de cartolina preta e plastificados com papel autocolante transparente

 

 

 

P1080842.jpg

 

P1080843.jpg

 

P1080846.jpg

 

 

agora só faltam mesmo os bettas

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Muito mas muito bom. Não só é inquestionável que funciona como dificilmente seria mais barato!!! 5 ESTRELAS!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente está todo ele (o projecto claro) muito interessante, então as tampinhas de leites estão divinais (de estúpida a ideia nada tem, antes pelo contrário) agora só faltam os habitantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

 

enquanto os habitantes não chegam(quer dizer, ja tenho um que esta em ambientação) estou ja começar outro projecto para separar alguma da rapaziada maiorzita das ultimas duas criaçoes para ver se desenvolvem um pouco mais estando sozinhos, senão desenvolvem todos ao mesmo tempo e não tenho onde separar 40 ou 50 bettas machos (contando que ao todo são 150), mas não sei se posto aqui ou noutro tópico

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, só posso dizer uma coisa:

 

Simplesmente genial!! Parabéns.

 

Tinha eu falado aqui à dias a um colega meu sobre um projecto idêntico para maternidades de ciclideos e hoje ele mostra-me este teu trabalho, que é tal e qual o que eu idealizava.

Claro está que eu nunca me iria lembrar dessa das tampas de leite, nem os pré-filtros e nem dos bucins a fazer de passa-muros.

Está ai tudo. 5 estrelas!!

 

Obrigado pela partilha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tive a ler atentamente este tópico e realmente, tenho que dar a mão à palmatória e dizer que este projecto DIY é dos mais bem pensados e bem construídos que já vi neste fórum, senão mesmo o melhor de todos! :thumbup3:

 

Sinceramente dou-te os meus parabéns por todo o trabalho realizado, sim, porque também é preciso uma boa dose de trabalho manual :( bem feito para conseguir chegar a esse resultado final.

 

Útil, Funcional, Prático e Barato... que mais se pode querer? :(

 

Mais um tópico a seguir, sem dúvida que quero ver as fotos dos felizardos que vão nadar aí. :P

 

Cumps,

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Divinal,

 

As tampas de leite podem servir para uma série de outras ideias, os pré filtros é que me davam jeito, tenho as Sump's cheias de crias de Endlers e Green cherrys, já nem sei onde acaba o aquário e começa a Sump, assim é muito dificil limpar.

Como é que fizeste esses pré filtros? Sempre são melhores que as minhas caixas de rolos fotográficos furadas com um pirógrafo.

 

Excelente projecto e impacto visual, quero ver isso cheio de côr!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, só posso dizer uma coisa:

 

Simplesmente genial!! Parabéns.

 

Tinha eu falado aqui à dias a um colega meu sobre um projecto idêntico para maternidades de ciclideos e hoje ele mostra-me este teu trabalho, que é tal e qual o que eu idealizava.

 

muito obrigado Maxado

 

aconselho-te a fazeres em conjuntos de varias caixas (como eu tenho 2 conjuntos de 3 cubos) se for para crescimento de ciclideos, os cubos vodafone individualmente só servem os primeiros dias ou para fazer o strippingfry(quase estejas a falar de Mbunas)

 

podes também fazer outro sistema que acabas por poupar um pouco de trabalho e dinheiro, estou á espera a ver se o Moderador desta area me encontra o tópico pois desapareceu, depois post para tu veres outra solução para isso

 

 

Claro está que eu nunca me iria lembrar dessa das tampas de leite, nem os pré-filtros e nem dos bucins a fazer de passa-muros.

Está ai tudo. 5 estrelas!!

 

Obrigado pela partilha.

 

 

só me posso gabar pela ideia da tampas dos pacotes de leite e dos pré filtros, pois nunca vi ninguém utilizar para aquáriofilia, já dos bucins não foi ideia minha, muitos já usaram inclusive eu próprio em outros projectos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tive a ler atentamente este tópico e realmente, tenho que dar a mão à palmatória e dizer que este projecto DIY é dos mais bem pensados e bem construídos que já vi neste fórum, senão mesmo o melhor de todos! :alberteinstein:

 

Agradeço a tua simpatia, mas não posso concordar com o que dizes, existem N tópicos com muito mais rigor, engenharia e perfeição, apenas uso e faço o que esta ao meu alcance e tenho consciência que me falta muito caminho ate chegar aos calcanhares de alguns membros que têm neste fórum os seus magníficos projectos

 

de qualquer das formas fico babado com o teu comentário, muito obrigado

 

 

Sinceramente dou-te os meus parabéns por todo o trabalho realizado, sim, porque também é preciso uma boa dose de trabalho manual chainsaw bem feito para conseguir chegar a esse resultado final.

 

Útil, Funcional, Prático e Barato... que mais se pode querer? :thumbup3:

 

Mais um tópico a seguir, sem dúvida que quero ver as fotos dos felizardos que vão nadar aí. :animal_fish:

 

Cumps,

 

 

nisso concordo, é sempre preciso saber o que se esta a fazer e principalmente como fazer e com que ferramenta executar determinadas tarefas, mais uma vez, estou longe de muitos que aqui têm os seus projectos expostos, mas vou-me safando, um pouco graças a ter começado aos 8/9 anos na ornitófilia e aos 10 ter de começar a fazer os meus próprios viveiro, ficavam tornos e feios, mas os pássaros não fugiam e criavam, a partir daí foi ir "coleccionando" ferramentas e ganhar prática.....

 

para mim basta o que disseste Útil, Funcional, Prático e Barato... tentando sempre que no mínimo fique agradável á vista, o resto é "mariquices"

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Divinal,

 

As tampas de leite podem servir para uma série de outras ideias, os pré filtros é que me davam jeito, tenho as Sump's cheias de crias de Endlers e Green cherrys, já nem sei onde acaba o aquário e começa a Sump, assim é muito dificil limpar.

Como é que fizeste esses pré filtros? Sempre são melhores que as minhas caixas de rolos fotográficos furadas com um pirógrafo.

 

Excelente projecto e impacto visual, quero ver isso cheio de côr!

 

Luisa Fonseca

 

 

sim, é verdade Luísa, as tampas do Leite certamente darão para muitas outras utilizações, basta deixar fluir as ideias

 

como o Maxado já disse, não fui eu que fiz, compram-se em casa de ferragens e custam se não estou em erro 1,20€, mas para proteger de camarões recém nascidos tens de o envolver em meia de vidro pois a malha não é assim tão fina

 

Green cherrys- se as cerejas estão verdes deixa amadurecer :animal_fish::alberteinstein:

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

.../... estou á espera a ver se o Moderador desta area me encontra o tópico pois desapareceu, depois post para tu veres outra solução para isso.../...

 

Sr. Carlos, o Moderador desta área agora trabalha noutro lado, ou até não... :alberteinstein:

 

Qual é o tópico que procuras? Dá-me umas dicas: autor, assunto, qualquer coisa com a qual possa is vasculhar no "arquivo morto". Aproveita agora que estou bem disposto :animal_fish: .

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Anexos"

 

ora então, como sabem tenho criações em crescimento e por estarem em aquas com algum volume não é prático fazer as TPA´s com a frequência e quantidade desejada, por isso decidi fazer estes anexos para separar umas quantas crias de duas das minhas criações onde irei fazer TPA´s diárias de 50% para ver se o crescimento se torna mais rápido.

 

é bem simples, basicamente estou a usar mais dois cubos vodafone sem sistema de filtragem (compensando com as TPA´s) e o sistema de aquecimento é feito por uma cabo de aquecimento de 25W que por aqui tinha (poupando a compra e utilização de dois termos)

 

este cabo de aquecimento era de um terrário que mantive em tempos, mas também é utilizado para ser colocado dentro de aquários junto da primeira camada de substrato e aquecer o solo para facilitar a absorção de nutrientes por parte das raízes das plantas.

 

com este sistema estou a conseguir manter a temp nos 26º sem oscilações

 

 

Perspectiva para terem uma noção da localização dos anexos em relação á bateria

 

P1080861.jpg

 

 

 

sistema de aquecimento (cabo de aquecimento de 25W)

 

P1080864.jpg

P1080866.jpg

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que para os "Anexos" tive de colocar tampas do leite nas tampas dos cubos e como houve duvidas de como colar, deixo aqui um passo a passo como faço

 

1º - tirar o papel e o máximo de cola da tampa do leite

 

À esquerda ainda com o papel e cola - à direita prontas a serem coladas

 

P1080867.jpg

 

 

 

2º - utilizando uma das tampas do leite faz-se a marcação com uma caneta de acetato onde se irá depois fazer o buraco

 

P1080869.jpg

P1080870.jpg

 

 

3º - com o auxilio de um berbequim de mão e mão firme, faz-se o buraco pelas marcações

 

P1080871.jpg

P1080872.jpg

 

 

4º - coloca-se silicone QB de modo a que não fique muito excesso, eu uso um palito para ajudar a colocar pouco silicone

 

P1080873.jpg

P1080874.jpg

 

 

como é visível na próxima foto, há sempre silicone em excesso

 

P1080877.jpg

 

 

5º - tira-se o excesso de silicone com ajuda de um guardanapo e um palito

lado esquerdo com excesso - lado direito depois de limpo o excesso

 

P1080879.jpg

 

 

e pronto, é deixar secar e meter no cubo, qualquer duvida é só perguntar

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se derretesse a esferovite também derretia o acrílico dos cubos. Simplesmente poupavas muita energia que se está a perder pelo tampo de madeira do móvel.

 

Quanto ao resto é necessária muita imaginação e habilidade manual para o que tens conseguido com a reciclagem dos materiais. Muitos parabéns.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo muito bem pensado Carlos, os meus sinceros parabéns (só acho que deveria ser para invertes :medieval_mace:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu pergunto-me se a extensao electrica ainda está no chão à espera que lhe caia agua em cima...

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas tardes Carlos,

 

Adorei todo o teu sistema da bettaria espero um dia ainda vir a ver bettas teus pois deverao sair lindos.

 

Ando a ver se faço um sump so para começar no mundo dos DIY (pelo menos na aquariofilia) ja postei um esboço do que estou a planear a fazer.

Claro que nada comparado a esse projecto. Continua com o bom trabalho e posta algumas fotos com os bettas ja na bettaria =P

 

Abraços,

David Merino

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...