Baixar o Ph com Acido Cloridrico...


Recommended Posts

Olá a todos

 

Gostaria de partilhar convosco a experiência que estou a efectuar e com algum sucesso...no entanto com imensas duvidas :wink:

 

Tenho um aqua de 200L com Discus e vegetação média, estavel quimicamente e a 30ºC, com filtragem quimica por turfa Sera ( 500g).

Os parametros quimicos são:

 

GH 60 mg/L

KH 60 mg/L

Ph 7,5

 

A agua aqui da companhia tem os seguintes parametros:

 

GH 100 mg/L

KH 120 mg/L

Ph 8.0

 

Preparo préviamente a agua (65L para TPA) com Acido Cloridrico (37% Puro) na proporção de 7 ml e depois aplico condicionador Haloex da Waterlife e os resultados são:

 

GH 100 mg/L

KH 70 mg/L

Ph 6,8

 

Surgem algumas duvidas:

 

1 - Noto que a turfa baixa GH e KH. Isso é bom? Mas a variação obtida de Ph 8.0 para 7.4 leva meses...

 

2 - Queria que a agua chegasse a Ph 7.0. Mas é muito dificil, pois se não for adicionando agua com grau concentrado de turfa (xarope préviamente preparado), teima em subir o Ph para 8.0.... :cry:

 

3 - Com o condicionador consigo efectivamente eliminar o Cloro resultante da decomposição de Acido Cloridrico?

 

4 - Aplicar o Acido Cloridrico nas água para TPAs permite que eu as possa aproximar do Ph do aqua. Como estou a usar turfa em simultâneo trará alguma desvantagem acurto prazo no GH e no KH? Poderá ocorrer alguma variação subita do Ph ?

 

Aguardo a vossa opinião

 

SAudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tambem uso esse metodo para baixar o pH.

É dificil de controlar, requer muitos testes e um estagio perlongado da agua.... mas funciona.

 

Surgem algumas duvidas:

 

1 - Noto que a turfa baixa GH e KH. Isso é bom? Mas a variação obtida de Ph 8.0 para 7.4 leva meses...

Sim, para discus adultos quanto mais mole for a agua, melhor. Já para juvenis, convem ter alguma dureza, uma vez que eles retiram alguns minerais da própria agua.

 

2 - Queria que a agua chegasse a Ph 7.0. Mas é muito dificil, pois se não for adicionando agua com grau concentrado de turfa (xarope préviamente preparado), teima em subir o Ph para 8.0.... :?

Isso deve ser o efeito tampão a funcionar. Quanto maior for o kH mais acidos vais ter que usar para baixar o pH. No entanto se o kH ficar muito baixo ficas com uma agua muito instável.

 

3 - Com o condicionador consigo efectivamente eliminar o Cloro resultante da decomposição de Acido Cloridrico?

Acho que estamos a falar de quantidades despresiveis... no entanto é uma pergunta legitima, que eu próprio fasso.

E ainda acrescento, se a agua repousar (com circulação)24h ou 48h depois da adição do acido o cloro dai resultante, não se libertará, tal como o que sai da torneira?

 

4 - Aplicar o Acido Cloridrico nas água para TPAs permite que eu as possa aproximar do Ph do aqua. Como estou a usar turfa em simultâneo trará alguma desvantagem acurto prazo no GH e no KH? Poderá ocorrer alguma variação subita do Ph ?

Acho desnecessário o uso da turfa quando se usam este tipo de acidos fortes. E sim, pode ocorrer uma variação subita no pH se não controlares o kH.

 

Lembra-te que o que é importante nos peixes é a estabilidade. No caso dos discus, se encotrares estabilidade a 7,5 de pH, é muito bom e eles não se vão queixar.

Eu uso acido para baixar de 8.4 para 7,7 e os peixes estão bem. Há quem os mantenha a 8.0. E eu já os tive a 8.4 muitos meses... mas para tudo há um limite...

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Teóricamente poderia usar só o acido coloridrico segundo entendi das tuas palavras.

 

Já tentei essa técnica anteriormente e reparei que a agua passava ao fim de 3 dias de Ph 7,4 para Ph8,0.

Voltava sempre ao mesmo após umas 6 TPAs.

 

Embora não goste da cor de chá que tenho no aqua, parece-me que a turfa consegue manter a agua em termos de Ph estavel.

 

Já te ocorreu alguma variação brusca de Ph com o método do Acido ?

 

Alguem aqui no forum usa o método de Acido Cloridrico para baixar o Ph e queira partilhar a sua experiência ?

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tentei essa técnica anteriormente e reparei que a agua passava ao fim de 3 dias de Ph 7,4 para Ph8,0.  

Voltava sempre ao mesmo após umas 6 TPAs.

Hum... como assim? as TPAs têm que ser compensadas com a adição de mais acido... senão a consentração dilui-se cada vez mais e o pH vai subindo.

Embora não goste da cor de chá que tenho no aqua, parece-me que a turfa consegue manter a agua em termos de Ph estavel.

A turfa é um metodo muito seguro. Mas tambem muito caro a medio-longo prazo. É bom para quem quer variar 0.2 ou 0.4 no pH e para quem tem aquas até 120 ou 150L

 

Já te ocorreu alguma variação brusca de Ph com o método do Acido ?

Nas primeiras 22h-24h o pH varia muito, depois estabiliza.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me expliquei correctamente :oops:

 

De fato as TPAs foram com identicasa concentrações de Acido.

 

Há de facto um dado adicional que desconhecia e que altera por completo todo o meu conhecimento.

 

Quando tu citas:

 

"Nas primeiras 22h-24h o pH varia muito, depois estabiliza."

 

De facto nunca esperi esse temp. Somente 12/18h. O que dava leituras erradas...

 

Vou tentar esssa opção.

 

Alguns colegas nosssos deitam o Acido directamente para o aqua...? Isso não é perigoso?

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns colegas nosssos deitam o Acido directamente para o aqua...? Isso não é perigoso?

Isso é de loucos!!! Alias, se os peixes continuam vivos, nem acredito.

Mesmo com acido fosforico (não é tão 'da pesada' como o cloridico) existem grandes variações nas primeiras 24h.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo 100%

 

Ainda ontem fazia aqui um search no forum e era sugerido 25 gotas diárias de Acido Fosfórico , aplicado em 4 dias. 1 Gota por litro. Num aqua de 100 L.

?????

 

Achei arriscado.

 

Já agora usas acido muriático ou Acido Coloridrico ?

Tens alguma tabela de aplicação ?

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora usas acido muriático ou Acido Coloridrico ?

Tens alguma tabela de aplicação ?

Uso acido muriatico. (É semelhante ao cloridico, difere apenas nas concentrações... mesmo essas são semelhantes).

Mas o mais seguro é o fosforico. No entanto para plantados é terrivel, porque gera muitos fosfatos.

 

O meu metodo de aplicação é: 12 gotas / 1lts agua (arejar bem 24h)

Adicionar esse litro a uma mistura de 80% torneira + 20% osmose a arejar tambem à 24h depois arejar tudo + 36h.

 

Dependendo do kH e da quantidade de agua que sobra da muda anterior, o pH muda dos 8.4 para 7.4-7.6.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porquê que usas 20% de agua de osmose ?

 

Não pderias usara água da torneira manipulada ?

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A minha questão pode parecer estranha, mas tenho ideia que a água de osmose altera por completo os parametros de aplicação do HCl.

 

Vou apostar totalmente na água da torneira e manipular 100% com HCl.

 

Hoje de manhã confirmou-se o que dizias...a água manipulada passou de Ph 8,2 para 6,4 com 7 ml de HCl e 24 horas depois estabilizou aos 7,0.

 

Hoje vou usa-la para uma TPA.

 

O chato da manipulação do HCl é a libertação de vapores, que me obriga a ter cuidados redobrados, pois é altamente corrosivo e tóxico.

 

Não consigo percerceber porquê que na comunidade de aquarofilia, não apreciam a manipulação da água com HCl !!!

 

Consideram quimica e portanto ....???

 

Com turfa não deixa de ser quimica...o porquê de não gostarem ?

 

Existe algum grande senão ?

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão pode parecer estranha, mas tenho ideia que a água de osmose altera por completo os parametros de aplicação do HCl.

Antes pelo contrario, a agua em termos de dureza e condutividade tem que ser 'construida' anter da introdução do acido. Porque se o fazes depois as medições vêm adulteradas. Principalmente a condutividade, que dispara.

 

Vou apostar totalmente na água da torneira e manipular 100% com HCl.

Isto cada um é como cada qual... eu tambem fiz muitas experiencias até conseguir estabilizar com esta formula.

 

Hoje de manhã confirmou-se o que dizias...a água manipulada passou de Ph 8,2 para 6,4 com 7 ml de HCl e 24 horas depois estabilizou aos 7,0.

Voilá. 7ml é muito HCL, eu esperaria 36h a 48h, para ver se não havia mesmo mais variação nenhuma. Não te esqueças de medir o kH depois da espera que entederes. Se for < 2º, é melhor não arriscar uma TPA. 3º é o valor ideal.

 

O chato da manipulação do HCl é a libertação de vapores, que me obriga a ter cuidados redobrados, pois é altamente corrosivo e tóxico.

Curioso... não sinto nada. Nunca senti esses vapores. Mas já experimentei o seu efeito corrosivo. Terrivel.

 

Não consigo percerceber porquê que na comunidade de aquarofilia, não apreciam a manipulação da água com HCl !!!

Porque é extremamente perigoso e ao pequeno deslize pode ser a morte do artista. Qualquer variação na agua da torneira e o teu metodo normal deixa de funcionar.

Na realidade eu não aconselho ninguem a usar este metodo. Requer demasiada atenção a cada TPA, e para quem faz muitas TPA's ha-de haver um dia...

 

Consideram quimica e portanto ....???

Para quimica bem basta aquela que naturalmente já existe. O assustador 'desta' quimica é que ela não é visivel a olho nu... só é conhecida via testes que têm a fiabilidade que têm...

 

Com turfa não deixa de ser quimica...o porquê de não gostarem ?

A turfa gera uma reação muito lenta, controlavel. É muito dificil a turfa destruir por completo o kH de uma agua, a não ser que este já seja < 1 ou < 1,5 e mesmo assim é muito dificil.

 

Existe algum grande senão ?

Para quem gosta de ter as coisas minimamente sob controle é preciso alguma concentração, o que paradoxalmente é o inverso do que procuras na aquariofilia... o relax.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

Vou esperar até Sabado.

Obrigado pelas dicas.

 

Volto a dar feedback.

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.