Por onde começar ?


Ricardo Alexandre

Recommended Posts

Boas

 

Não sei se alguém já leu a minha apresentação

 

Vou fazer copi: chamo-me Ricardo , tenho 24 anos

 

já me iniciei uma vez mas acabou por correr mal

Havia muitas variações dos parâmetros

 

Gostava de voltar a tentar , tenho filtro parado a mais de dois anos , termostato , algumas coisas para decoração etc

Aquário neste momento não tenho

 

Acho vou me arriscar pela água quente , da outra vez tentei com caracóis por assim dizer e depois era para por camarões mas não chegou acontecer

-------------------------------

 

A minha ideia era ter um aquário na sala , gostava de ter algo bonito chamativo , fácil manutenção , termos de alimentação algo que o posso fazer de manhã e à noite

Quanto menos investir para começar melhor para a minha "Maria" não me chatear muito e para correr bem se não ainda pior XD

 

Sei que quanto mais pequeno mais difícil é para controlar os parâmetros , corrijam me se tiver enganado , mas não quero algum muito grande

 

Filtro tenho e termostato e mais umas coisinhas

Vou tirar umas fotos e já meto aqui

 

Venham daí comentários/dicas , críticas , aceito tudo estou aqui para apreender

 

Cumprimentos

Abraço

Editado por Ricardo Alexandre
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo e bem vindo ;)

 

Antes de mais, começo por deixar alguns tópicos muito úteis, tanto para começares o teu projecto com bases de conhecimentos essenciais, como sobre uso do forum em especial alojamento de fotos;

 

- Uso da plataforma do fórum

 

- Ciclo do Azoto & Síndrome do Novo Aquário

 

- Água Doce: Tratamento da Água

 

- Descrição de Setup - Aquário de água doce

 

- Como colocar fotos no forum usando o Photobucket (o pessoal gosta de fotos e ajuda a ajudar ;) )

 

 

Aconselho a dares um olhinho nos tópicos que indiquei, e em geral na área OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE

 

Sobre o material que tens era bom informares qual, marcas, modelos, etc...

 

Sobre "arriscar" em água quente, não tem de ser um bicho papão e não o é :) Consegues usar plantas lindas que não só contribuem para a uma bela composição, como também torna o ambiente mais natural à fauna e consome nutrientes gerados pela adição de comida dos peixes, bem como do processamento dos dejectos destes.

 

Era importante saber mesmo o que tens, o que pensas ou podes vir a ter, delinear e planear.

 

Não temos de começar pelo mais pequeno kit à venda num supermercado, por experiência própria é dinheiro deitado fora pois vais querer melhor isto e aquilo, e é como dizes e bem, quanto maior mais estável e mais "fácil" desde que tenha tudo adequado em especial o filtro, aquecimento e iluminação...

 

Podes comprar um aquário (vidro) com a dimensão que quiseres, usar um móvel de casa que seja adequado ou mandar fazer ou comprar feito e pensar no resto que ainda são alguns itens a considerar.

 

Sobre as plantas, existe duas variantes de projecto, um low tech que não necessita de muita fertilização, iluminação mais fraca mas adequada, menos TPA (Troca Parcial de Água) e tens o high tech, onde usamos injecção de CO2, iluminação mais forte e fertilização, tudo doseado numa tríade equilibrada para termos plantas lindas e poucas algas.

 

 

(.....)

A minha ideia era ter um aquário na sala , gostava de ter algo bonito chamativo , fácil manutenção , termos de alimentação algo que o posso fazer de manhã e à noite
Quanto menos investir para começar melhor para a minha "Maria" não me chatear muito e para correr bem se não ainda pior XD

Sei que quanto mais pequeno mais difícil é para controlar os parâmetros , corrijam me se tiver enganado , mas não quero algum muito grande

(....)

 

Pelo que descreves um low tech enquadra-se, é mais económico em termos de equipamento e consegues algo lindo ;) Ai o nosso Vasco Ferreira é mestre e vai dar o seu cunho ;)

 

Como referi acima, diz o que tens, e quais as dimensões do aquário que ponderas, e partimos dai ;)

 

Não te assustes com o testamento, vamos falando, precisamos é que nos digas qual a tua ideia e vamos conversando, entretanto outros colegas dão a sua opinião e as dúvidas que forem surgindo vão sendo satisfeitas.

 

PS: Aconselhava a completares o teu perfil com indicação da zona onde resides, por exemplo podem ser indicadas lojas de referência na tua zona de residência ;)

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 4

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Primeiro que tudo é bom que aprendas umas noções de aquariofilia e que estudes muito bem o que queres fazer. Segue os links em cima para começares a entrar na cena.

 

Os filtros e termostatos são diferentes constante as litragens dos aquarios. Se queres aproveitar o que tens é importante que compres um aquário adequado ao tipo de material que tens, o que não te aconselho a fazer. Tenta vender ou trocar esse material, há vários sites, páginas e grupos de troca e venda de aquariofilia.

 

Uma coisa fundamental, para que as coisas corram bem e que não tenhas problemas futuros é sempre preciso gastar algum dinheiro inicial, e às vezes o barato sai mais caro no futuro.

 

Que tipo de aquário pretendes fazer? Um plantado? Sem plantas? Já escolheste o biotopo que queres utilizar?

 

Vai dando uma olhada no grupo de Iniciação aqui no fórum e tenta entender mais alguma coisa antes de começares a comprar à toa.

 

De qualquer dos modos, material inicial essencial:

 

-aquario

- filtro adequado à litragem do aquário (aconselho filtro externo)

- termostato e termômetro

-calha iluminação

- kit CO2 (caso seja plantado)

-substratos

- material decorativo (pedras e troncos)

 

 

Muita muita atenção ao ciclo de azoto, tenta aprender sobre isso, é um passo fulcral na vida do aquário e dos vivos que pretenderes ter.

 

Qualquer pergunta dispõe, ou se tiver alguma coisa errada algum dos "mais velhos" que me corrija!

 

Abraço e boa sorte

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro ,

 

muito obrigado pelo testamento , antes de me aventurar quero aprender , e ver possíveis gastos :rtfm:

 

Estava a pensar num cubo por exemplo 45x45x45 que pelo que vejo são 90L :shock: parece muito , para o tamanho que estive a medir

E muito difícil controlar as coisas num aquário assim ?

 

Desde ja começo por mostrar a minha sala para terem uma ideia de ontem o quero/queria meter :

 

Seria para por do lado esquerdo , no canto que esta vazio , de canto não sei , tenho uma tomada atras da cortina , o espaço do canto é o mesmo tamanho do lado do cadeirão amarelo para terem melhor percepção

IMG_3718_zps2p4fd0tt.jpg

 

IMG_3716_zpspseorwz8.jpg

 

O material que tenho é este :

- umas pinças achei grandes na altura

- termostato Eheim jager 50w

- E alguns testes

- o filtro é interno ( Sera Fil 60 ) salvo erro, a ver se tiro logo a noite e a mais algo que tiver por la

BwBs6e3l.jpg

 

H294mVBl.jpg?1

 

0SdjtiOl.jpg

 

oQHxnA3l.jpg

Ps. A tentar carregar fotos do material

--------------------------------------------------------------------------------------

 

Obrigado Carlos ,

 

Se poder utilizar era porreiro , ter de comprar tudo ja ficaria um bocado caro

 

o termostato que tenho pelos visto no maximo da para 60L , o filtro igualmente e não sei se serve para o que quero

Editado por Ricardo Alexandre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Off topic:

 

A televisão ficava bem era à altura do buraco!

 

:roflroll2::roflroll2::roflroll2:

hahahaha , ficava bem a definitiva de 140cm para tapar bem o buraco hehehhehe

Está é provisoria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, esse termostato é fraquinho, embora de excelente qualidade. Mas isso novo custa 20 e poucos euros na aquaeden.. Podes sempre comprar um aquário mais pequeno, mas depois vais ver que os aquários nunca são grandes o suficiente eheh

 

O filtro é bom para vender e comprar um novo.

 

O aquário , só depende de ti e da tua vontade. Tudo o que for acima de 60 litros já é fácil se manter. Desde que tenhas os conhecimentos adequados. E também estamos CA para ajudar.

 

Cubos não me agradam são mais difíceis de fazer um layout agradável e não dão tanta margem de manobra para os peixes se movimentarem. Na minha opinião. Se fores para cardumes vais ver que é diferente ter 80 cm de comprimebto para 45 embora existam com a mesma litragem.

 

Antes tudo, diz-me, qual o móvel que vais usar?

 

Que tipo de aquário queres ter?

 

Biótopo amazônico? Plantado high tech? Plantado Low tech? Ciclídeos africanos? Camarões?

 

Depois de decidirez já fazer uma compra adequada

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se for muito grande também a "Maria" mata-me , ainda nem falei com ela

 

O meu receio é às vezes inundações e de algo correr mal , já li a parte do ciclo de azoto mas mesmo assim fiquei :/

Em relação a isso é melhor usar água de garrafão para o ciclo e TPA ?

 

Aquário gosto Plantado hight e low

 

Deixo aqui alguns exemplos

BC2D559F-F21C-468E-97BA-118A4E5BF506_zps

FEEAF531-4C85-4231-AB1E-9B1C9ED2FAE8_zps

07EAE1CA-70F1-4F3C-8F84-78401300D9DB_zps

53C1F599-751F-4CE3-9C6A-3FA63101AEA4_zps

789A0682-47E0-4AB8-964C-DDFF19D69A3C_zps

DC18BF35-72C0-440E-8163-91EE1F98E0FB_zps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Filtro externo

Lily pipes Aquaeden (ADA é bom mas caro)

Sistema completo de CO2

Iluminação LED de 7000K com LEDs "full spectrum"

ADA Power Sand

Substrato ADA Amazonia, podendo combinar com uma pequena área de ADA Colorado Sand.

Fertilizantes ADA

Aquário em vidro extra claro de 8 ou 10mm, dependendo do tamanho; por exemplo 80x40x45alt 8mm.

 

Estas são algumas sugestões.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Filtro externo

Lily pipes Aquaeden (ADA é bom mas caro)

Sistema completo de CO2

Iluminação LED de 7000K com LEDs "full spectrum"

ADA Power Sand

Substrato ADA Amazonia, podendo combinar com uma pequena área de ADA Colorado Sand.

Fertilizantes ADA

Aquário em vidro extra claro de 8 ou 10mm, dependendo do tamanho; por exemplo 80x40x45alt 8mm.

Estas são algumas sugestões.

Cumprimentos,

José

Boas isso já ia rondar uns 300/400€

Já é um bocado

Queria começar por fazer algo barato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, mas para teres um aquário como os que indicas nas fotos....

É que só gastas uma vez e não andas a remediar e a colmatar problemas.

E vendes plantas que vão ajudar a pagar a manutenção.

Podes juntar dinheiro e não avançar já, ou optar por material mais em conta.

Por vezes aparecem boas oportunidades nos usados, podes ir adquirindp aos poucos.

O aquário aconselho novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim talvez algumas coisas usadas ajude andar mais depressa

 

Mas com calma claro

 

Antes demais nada , uma dúvida . E quando chegar altura de ir de férias como lhes dou de comer se não tiver cá e não tiver quem dar ,quem diz isso diz o TPA que também é importante

 

Aguenta uns 10d sem TPA em vez de 6dias ?

 

Abraço desde já a todos pela ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aguenta perfeitamente se não estiver sobre populado, se tiver plantas.

 

Podes reduzir a comida dada nesses dias, para ficarrs mais descansado.

 

Para teres uma noção , a maioria dos peixes não morria por tar esses dias sem comer, mas não aconselho obviamente. Existe também pessoas que trocam a agua duas vezes por mês ou uma vez apenas. O nais , tudo depende do que queres fazer.

 

Se queres fazer um high tech e fertilizar com o Estimativa Índex do tom barr aí já é diferente, tens de fazer tpas e fertilizar... Pra iniciante nunca aconselhara um high tech, com co2 etc

 

Aconselho sim uma coisa mais fácil de manter e que tem um ritmo mais moderado de crescimento para IRES aprendendo.

 

 

Para terminar, quanto a comida existem alimentadores automáticos.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, antes demais parabéns pela sala, isso está mm a pedir uma coisa bonita....

Primeiro e como já foi dito as fotos q colocaste são de algo q vai necessitar de mais dedicação e dinheiro investido. Um low-tech sera algo que eu tenho na assinatura com o nome entropia verde, clica e vê. Outro exemplo será o aquario hope ( existe um topico com esse nome), não é bem um lowtech, mas tb n é um hightech.

Mas antes mm de tudo tu, com a maria escolhia um aquário e o respetivel móvel com as dimensões que vcs gostarem e acharem adequadas, se a envolveres no projeto será tudo mais fácil.

Apartir daí, tudo à volta, filtros, iluminação vai-se ajustar a isso e ao tipo de biotopo que queres.

Passa uma vista de olhos nos links q o pessoal deixou e leva a coisa com calma.

Aconselho a mandares fazer um aqua +estrutura. Fica à tua medida, podes condizer com os móveis e não fica mais caro.

Depoid disso escolhido, falamos nos filtros, iluminação etc.

 

Abraço e vai dando noticias

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Posso sempre começar por low tech e quem sabe passado uns anos evoluir e com mais sabedoria aventurar me a meter c02 e fazer um hight tech ?

 

O meu canto do lado das cortinas onde tem a tomada tem 90cm e a parede onde está o móvel da TV te 130cm , quer dizer que o meu canto tem 90x130cm , poderei sempre fazer de canto até pode ficar mais vistoso não ?

 

Já tive a ler que para plantado altura maxima de 40cm por causa da iluminação , já aprendi algo heheheh

Depois quem acham de 100c x45 L x 40 alt? Que dá um total de 180L aconselham ? Falem os experts na matéria ;) opinem

 

Em relação a dispesas fica caro ?

 

A ver se arranjo orçamentos para um móvel branco ou cinza para o aquário depois em questão deve ficar caro :/

 

Bem me parecia que já tinha visto e lido sobre alimentadores automáticos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu aconcelhava-te um 80x40x40. è uma boa medida e os filtros já são mais baratos. Por exemplo para esse aqua precisavas de um JBLe901 que me custou 89€ e se fores para o 100x45x40 já precisavas de um e1501que já anda na casa dos 140€. Ora com este 50€ de diferença já consegues comprar um fértil e talvez um solo bonzinho.

 

Podes ver na minha assinatura um aqua, Jungle Fingers, que considero bonito e que não tinha co2. Só substrato fértil e não muita luz.

 

Esse aqua era:

 

Filtro 90 + termo 10 + fértil 13 + areão 25 + luz diy 40€ + aqua 65€ = 243€ sem contar com flora e fauna claro.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora és de onde? Preenche o teu perfil. ;)

Já preenchi , sou da zona de Viseu

 

E já comecei a falar com a Maria , falei lhe num low tech derivado a ter menos manutenção

Quanto maior mais fácil de controlar , normal que também não quero algo enorme apesar de vocês dizerem que se tornará pequeno mas antes de escolher a medida também quero aprender mais e é isso que estou a tentar fazer ao tirar algumas dúvidas das vossas opiniões

 

 

 

Esse aqua era:

 

Filtro 90 + termo 10 + fértil 13 + areão 25 + luz diy 40€ + aqua 65€ = 243€ sem contar com flora e fauna claro.

Obrigado pela dica e já era um preço +- + Movel

Se calhar ia mesmo para um low tech se não for muito difícil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando o factor financeiro, não compreendo porque não há-de um principiante começar com um hi-tech.

Faz-me lembrar os conselhos daquelas pessoas que trabalham numa profissão durante uma vida e não passam da mediocridade.

Até porque pessoalmente até considero um hi-tech mais fácil de manter.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando o factor financeiro, não compreendo porque não há-de um principiante começar com um hi-tech.

Faz-me lembrar os conselhos daquelas pessoas que trabalham numa profissão durante uma vida e não passam da mediocridade.

Até porque pessoalmente até considero um hi-tech mais fácil de manter.

 

Boas Bringer. Discordo totalmente. O low-tech é mais fácil de manter. Menos tpa's, menos ferts, menos luz, menos algas. E lá estás tu a aconselhar Ferraris a pessoas que ainda nem têm a carta biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Há para aí pessoas que estoiram 2000€ num sistema full ADA e depois não têm mãozinhas para aquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bringer os dois únicos fatores relevantes...dinheiro (nem é o principal) e principalmente tempo e paciência para manutenções. Teres uma a duas horas de manutenção semanal envolvendo tpas, podas e atenção a fertilizações e fazer isto religiosamente não está na vontade nem na disposição de toda a gente.

Tenho vários amigos que me gabam o aquário e quando lhe falo aquilo que tem de ser feito (que a meu ver nem é nada de especial) eles torcem o nariz.

O aquário tem de se adequar a nós e não o contrário.

Além do que não convém confundir low-tech com ser feio ou desinteressante, apenas são conceitos diferentes. O scape do aquário é que é o fundamental, HT ou LT tento se podem fazer coisas brutais com coisas feias

Vou repetir o exemplo e não quero estar para aqui a gabar-me porque contribui para a sua montagem, mas neste momento o aquário Hope está quase à dois meses sem TPAS com luz a 50% da sua capacidade. Apenas é feita a fertilização e alimentação. Não é um layout vencedor do IAPLC mas está muito bonito e faz inveja a muitos HT.

 

Quanto às dimensões 80x40x40 ; 90x45x45 ou 90cx40ax45p são dimensões muito boas. EU ao contrário o Gonçalo prefiro as de 90 porque é medida mais santdart no que concerne as calhas. Mas um pouco mais pequeno também é totalmente aceitável.

Vai dando uma vista de olhos nos classificados às vezes aparecem coisas fixes, tanto ao nível de aquas, filtros, iluminação e mesmo lilypipes e afins

 

Abraços

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bringer os dois únicos fatores relevantes...dinheiro (nem é o principal) e principalmente tempo e paciência para manutenções. Teres uma a duas horas de manutenção semanal envolvendo tpas, podas e atenção a fertilizações e fazer isto religiosamente não está na vontade nem na disposição de toda a gente.

Tenho vários amigos que me gabam o aquário e quando lhe falo aquilo que tem de ser feito (que a meu ver nem é nada de especial) eles torcem o nariz.

O aquário tem de se adequar a nós e não o contrário.

 

Pois eu realmente não tenho muito tempo , saiu de casa de manhã e entro a noite por isso o meu outro aquário ter corrido mal

 

E para tal , estava a pensar agora num low tech por ser mais lento na sua evolução e menos tempo de dedicação

 

Estava a ver um kit com móvel + aquário , bem bonito mas ja ia para 482€ :ohmy: - Tmc Signature 90x45x45

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê nos patrocinadores do forum... O meu foi feito na aquarist.. Mas existem várias com preços bem competitivos. Pesquisa na net. Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.