Novo projecto - 300L


Luís Ferreira

Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Este sábado vou buscar o meu novo aquário com as seguintes dimensões:

 

120x50x50 - vidro de 12mm

 

Começo já por pedir desculpa ao user João Azevedo pois tenciono fazer algo parecido com o Wild Forest Vs Peaceful Meadow que está publicado aqui no forum. Mas, se serve de alguma coisa, já tinha esses planos antes de conhecer o aquário dele!!

 

Para que nada me falhe (ou pelo menos não possa culpar a falta de conhecimento e planeamento por eventuais falhas), gostava de ter a vossa ajuda.

 

SUBSTRATOS

 

Com tanta informação, e mesmo em alguns casos contraditória, estou completamente baralhado quanto a isto.

Aceito e agradeço toda e qualquer opinião que possa surgir.

 

HARDSCAPE

 

Os planos são de colocar uma raiz, provavelmente red moore wood.

Ainda não encontrei uma que me convencesse completamente, daí ainda não a ter definida.

 

Pedra à volta do tronco se eventualmente se provar necessário. Caso contrário talvez fique mesmo só pelo tronco.

 

ILUMINAÇÃO

 

Inicialmente estava planeado colocar duas tiras LED com 6500K, que totalizam cerca de 4500 lumens.

Recentemente aconselharam-me a colocar uma tira LED azul, para ajudar a evitar a propagação de algas. Qual é a vossa opinião quanto a isto? Vantagens/desvantagens desta tira azul para plantas e peixes?

 

Dado que estas tiras são de montagem muito simples, e quando comparadas com calhas que estão no mercado, relativamente baratas, é possível, e fácil, adicionar mais luz caso se prove ser necessário.

 

FILTRAGEM

 

Tenho um filtro Eheim professional 3 350 a funcionar no meu actual aquário, que vai ser desactivado.

Tenho ainda, guardado na garagem por ter surgido uma fuga da qual não consegui detectar a origem, um filtro Sera que faz cerca de 1100L/h. Existe alguém, preferencialmente na zona Norte, que possa dar uma olhadela a este filtro para tentar uma reparação? Ou nem vale a pena pensar no assunto?

 

FLORA

 

Ainda não me debrucei muito sobre a flora, à excepção do tapete.

Estou a ponderar, para o tapete, a Eleocharis parvula ou a Micranthemum monte carlo sendo que gostaria de, quer com uma quer com outra, adicionar uns apontamentos de Marsilea hirsuta.

Qual é a vossa opinião quer sobre a facilidade de manter qualquer uma das 3 quer sobre a junção?

Também aceito ideias/dicas/opiniões sobre as plantas altas para acompanharem o tronco.

 

FAUNA

 

Nos meus planos está o seguinte:

 

Cardume de 35/40 cardinais

Cardume de narizes de bêbado (sem numero definido ainda)

Cardinas japónicas e red cherry (talvez os primeiros habitantes, mas sem numero definido também)

5 a 7 Discus (número baseado nas indicações que vou lendo/recebendo relativamente ao volume de água)

Equipas de limpeza ainda não definidas

 

CO2 E FERTILIZAÇÃO

 

Não tenho qualquer experiência neste campo e estou 100% aberto a sugestões.

 

Fotos tentarei colocar à medida que me forem chegando os materiais.

As primeiras deverão surgir este fim-de-semana com o aquário, o móvel e a iluminação.

 

Desde já agradeço as vossas opiniões e ajuda que serão com certeza essenciais para o sucesso deste projecto!

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Antes de mais queria agradecer por todas as vossas opiniões! Não se atropelem, há tempo para todos no forum! :)

Agora fora de brincadeiras.
Inscrevi-me neste forum para aprender. Percebi rapidamente pelos tópicos que por aqui andam que muita gente sabe bem o que está a fazer. Vê-se bem pelas galerias, onde se podem encontrar verdadeiras obras de arte que respiram saúde.
Gostaria mesmo muito de poder obter as vossas opiniões para ajudar ao sucesso do meu projecto.

Compreendo que seja mais interessante seguir um tópico de um aquário já montado e comentar como está bem pensado ou o que poderia ser mudado, mas com a falta de resposta a novos users vão acabar a comentar sempre os mesmos tópicos!

Não levem a mal o desabafo, não procuro aprovação de ninguém nem ter mais "likes" que o vizinho. Apenas um pouco de ajuda de quem sabe bem mais do que eu!

Obrigado! ;)

Cumprimentos,
Luís Ferreira

Editado por Luís Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

 

Em termos de luz, apesar de não ter experięncia com a marca, talvez fosse para uma calha da Zetlight.

Sistema completo de CO2 pressurizado. No teu caso pelo menos botija de 1Kg.

 

Quanto a substratos, uma linha que me desperta alguma curiosidade é a Proscape da JBL com adição de solo vulcânico da mesma linha.

Mas como apenas posso falar daquilo que conheço, no meu caso utilizei ADA Power Sand, Tropica Plant Growth, Tropica Aquarium Soil, Elos Terra Brown, H.E.L.P. Shrimp Soil, JBL Manado, akadama e gravilha vulcânia - pois é, deu-me para juntar isto tudo:-)

Mas no teu caso sugiro os 4 primeiros.

Obviamente que há quem use apenas ADA.

 

Antes de avançares, faz uns esquemas/desenhos para teres uma melhor noção das coisas.

Pensa nas características dos diversos elementos e como vão interagir. Por exemplo, um solo da grão fino em cima de um com grão grosso irá afundar, e por aí fora.

 

Cumps.

 

José

Não te esqueças que o solo fértil não deverá cobrir o aquário junto às arestas. Assim não há o perigo eminente de atingir a coluna de água. Um solo completo é diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Obrigado pela resposta!

 

Quanto à luz, já está escolhida. A questão é se a adição de uma fita azul é ou não importante, visto que as outras 2 tiras são exclusivamente de luz branca e não RGB como muitas calhas completas que estão no mercado. Há aqui pelo menos um user que já usa estas luzes e está contente com elas (tiras do Paulo Vieira Aquários, na Maia).

 

Quanto aos substratos peço desculpa pela pergunta, que às tantas é parva, mas porquê 4 substratos férteis diferentes?

A sua composição é tão diferente que se possam considerar complementares e não redundantes?

 

Mais uma vez obrigado!

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, de facto inventei um pouco.

Quando montei este aquário, já tinha peixes e alguns camarões noutro, que passaram para este.

ADA Tourmaline e Bacter 100 no fundo.

ADA Powersand para providenciar óptimas condições para as plantas, bactérias e boa circulação no substrato.

Substrato fértil Tropica Plant Growth porque é bom.

Tropica Aquarium Soil porque comprei um bocado a bom preço.

Elos Terra Brown porque é bom e só o da Tropica não chegava.

Akadama porque é bom, barato e para não ter de comprar mais Elos que é um pouco caro, e também para dar uma cor diferente.

Um pouco de gravilha vulcânica espalhada em alguns sítios da superfície porque é fixe para alojar bactérias e outras cenas.

H.E.L.P. Shrimp Soil porque tenho alguns camarões e, apesar de não pretender criá-los, quis proporcionar-lhes uma zona mais adequada.

Ficaste elucidado? 😵

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eilááá! Tanta informação para digerir! :D

 

No meu caso, a correr bem, não terei substrato à vista, uma vez que pretendo ter um tapete a cobrir a totalidade do fundo. O aspecto visual é secundário, portanto.

 

Quero lá por camarões, mas também não tenho interesse em criar, a não ser eventualmente para manter o número. Não sei que efeitos tem a consanguinidade nos camarões...

 

E interessava-me especialmente um conjunto que pudesse trazer os 7,5 de pH da minha água da torneira para a casa dos 6,5. Diz que os discos gostam disso... :)

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epááá Bringer, tanto substrato!! Nunca tinha visto nada assim.

Olha eu uso ADA amazonia sem fértil nenhum, apenas fertilizantes diy (EI) , mas a pôr fértil usaria equo vigor plus, já usei e gostei muito.

 

Essa calha que falas não conheço por isso não posso deixar opinião. A luz azul eu dispensaria, mantinha o espectro nos 6500 k, para mim o mais agradável. A não ser que queiras uma luz noturna, em que se usa muito o azul.

 

Quanto ao hardscape eu acho que devias pôr pedras, se não gostares depois são fáceis de retirar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ignace, obrigado pelo comentário. A utilização da calha azul seria apenas pela questão do controlo das algas, uma vez que terei exclusivamente luz branca.

 

Vou buscar o material esta tarde e, se consideram desnecessária a utilização da luz azul, sempre sao uns trocos que poupo e guardo para eventualmente aumentar a quantidade de luz mais tarde se for necessário...

 

Quanto ao substrato, já tinha percebido que não deveria colocar em todo o fundo, deixando uma margem para evitar a entrada de nutrientes directamente na coluna de água, mas qual será a "moldura" aconselhada? 2cm?

 

Obrigado!

 

Cumprimentos,

Luis Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Não é o meu primeiro plantado. Tenho um aquário 100x40epicosx50 do qual nunca gostei por ser biselado, entre outras coisas... Nunca consegui fazer-lhe nada que gostasse. Porque arranquei demasiado depressa e sem pensar em (quase) nada, porque por isso acabei por desanimar, etc...

 

Mas esse aquário está montado actualmente e não está propriamente moribundo... Apenas não me agrada... :(

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís

Para já julgo que vais ter aí dois problemas graves :

Para pores discos num plantado ou sofrem os discos ou as plantas, Os discos gostam de temperaturas na ordem dos 29 A 31 graus e as plantas entre 24 a 26 por isso um dos dois vai sofrer.

O outro problema é com a iluminação com 50 cm de altura as tiras de led não têm potência suficiente para o tapete.

Em relação ao resto eu não gosto muito de opinar porque isso depende do gosto e da carteira de cada um.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Antes de mais, obrigado pela resposta.

 

No papel isso é verdade, tens toda a razão no que dizes. No entanto não faltam exemplos de sucesso de plantados com discos em que fauna e flora respiram saúde! Esperemos que o meu possa ser mais um :)

 

Os 50cm são o compromisso entre altura para discos e altura para plantado.

Não quero um aquário densamente plantado cheio de plantas que criam sombra. Quero um layout bem simples em que grande parte da coluna de água está livre para os peixes se mostrarem! :)

 

Não tenho qualquer experiência com plantas de tapete, mas segundo o site da tropica as plantas que quero usar tem exigência baixa a média no que diz respeito à luz...

 

Já agora, não cheguei a responder nada quanto ao CO2. Nos meus planos está uma garrafa de pelo menos 2kg. Alguém com experiência com extintores Tem alguma coisa a dizer? :)

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Antes de mais, obrigado pela resposta.

 

No papel isso é verdade, tens toda a razão no que dizes. No entanto não faltam exemplos de sucesso de plantados com discos em que fauna e flora respiram saúde! Esperemos que o meu possa ser mais um :)

 

Os 50cm são o compromisso entre altura para discos e altura para plantado.

Não quero um aquário densamente plantado cheio de plantas que criam sombra. Quero um layout bem simples em que grande parte da coluna de água está livre para os peixes se mostrarem! :)

 

Não tenho qualquer experiência com plantas de tapete, mas segundo o site da tropica as plantas que quero usar tem exigência baixa a média no que diz respeito à luz...

 

Já agora, não cheguei a responder nada quanto ao CO2. Nos meus planos está uma garrafa de pelo menos 2kg. Alguém com experiência com extintores Tem alguma coisa a dizer? :)

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Boas Luis,

 

Para fazer tapete, mesmo que seja de monte carlo, iras sempre precisar dum bom equilíbrio entre iluminação e co2, portanto um sistema de co2 deve mesmo fazer parte da tua montagem, as plantas ganham com isso.

Quanto ao extintor é indiferente se lhe chame extintor, garrafa ou botija de co2. É tudo a mesma coisa, muda apenas a estética e o preço.

no caso do extintor, pode ser 500g, 1kg, 2kg, 5kg é indiferente. Só tens de te preocupar em arranjar manómetros com válvula de agulha e depois onde o recarregar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francis, antes de mais, obrigado. Eu sei, a questão não era relativamente ao CO2 que o extintor coloca na água, mas sim a experiência com perdas/fugas, dificuldade em regular, etc. Já puvi relatos de extintores de 6kg que não duraram 24h... E o CO2 não foi para a água! :P

 

Queria perceber se isto é comum ou apenas casos pontuais!

 

Já tive uma proposta de comprar 2 extintores e o vendedor manter um terceiro para mim em stock. Só teria de ligar quando acabasse o primeiro, ele encheria o que fica com ele e era só chegar lá e trocar, tipo garrafa de gás! :)

 

Nos meus planos o CO2 não é uma opção, é uma obrigatoriedade, nem sequer está a discussão em cima da mesa. A questão é qual o sistema e perceber o que é que tenho afinal de comprar no caso de comprar um extintor.

 

Já tenho aquário, móvel e luz em casa, mas ainda não tive oportunidade de fotografar. Tenho duas tiras led que totalizam aproximadamente 4400lumens com 6800K. Pelo menos mais uns 2200lumens devo colocar entretanto, mesmo antes de arrancar com a montagem.

 

Entretanto vou tentar fotografar para colocar aqui ainda hoje.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís

As fugas normalmente não se devem aos extintores mas sim aos restantes acessórios como reguladores e tubagens.

É necessário fazer muito bem as ligações e ver se não existem fugas.

Eu uso um de 2kg e já está a fazer 6 meses.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa! Era isso mesmo que eu queria saber.

Tenho que investigar muito bem o que preciso para o por a trabalhar direito, que ainda não percebi muito bem...

Não queres partilhar comigo a lista (incluindo marcas/modelos) do material que usas, para além do extintor, por favor? :)

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que precisas e dum manómetro com regulador de agulha para ser mais preciso a quantidade de co2 que injectas no Aqua. Tens no ebay por ex. so tens de saber o tipo de rosca do extintor.

Já agora podes dizer quanto é que te pedem pelos extintores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa! Era isso mesmo que eu queria saber.

Tenho que investigar muito bem o que preciso para o por a trabalhar direito, que ainda não percebi muito bem...

Não queres partilhar comigo a lista (incluindo marcas/modelos) do material que usas, para além do extintor, por favor? :)

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

 

Neste momento estou a usar um mini redutor da ista mas futuramente vou investir numa coisa melhor

http://www.co2supermarket.co.uk/co2-regulator-dual-stage-dual-pressure-gauge-solenoid-magnetic-valve-p180.html

 

Algo deste genero, com este conta bolhas

 

http://www.ebay.com/itm/Aquarium-CO2-Bubble-Bubble-Counter-with-Check-Valve-Diffuser-Atomizer-Reactor-/161937368246?var=&hash=item25b43824b6:m:m2ucLELxWjjjc8NHBQ9dzjA

 

Para material com qualidade tens a co2art e a co2supermarket ou tens sempre as lojas nacionais como a ecoarium a soluções aquaticas entre outras.

É uma questão de gosto e de carteira... :)

 

A única coisa que precisas e dum manómetro com regulador de agulha para ser mais preciso a quantidade de co2 que injectas no Aqua. Tens no ebay por ex. so tens de saber o tipo de rosca do extintor.

Já agora podes dizer quanto é que te pedem pelos extintores?

É preciso cuidado com os productos do ebay pode haver incompatibilidade com algumas roscas, já me aconteceu com um spliter.

Normalmente as roscas dos extintores são DIN477.

Eu comprei o meu no OLX por 10€ e mesmo fora de prazo dá na mesma pode é depois não dar para recarregar mas eles fazem o teste primeiro.

Havia um senhor no facebook no grupo aquariofiliaPT acho que era Pedro Aquino que vendia, em lisboa julgo.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim falaram-me entre 10 e 15, na Maia. Sei que aqui em Vila do Conde também se compram, de longe a longe, na casa dos 15.

 

Quanto aos de carregamentos, para 2kg, falaram-me em 15, que poderia ser ajustado se fosse uma coisa frequente...

 

Obrigado pela ajuda, assim vai ser mais fácil ter isto pronto! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim falaram-me entre 10 e 15, na Maia. Sei que aqui em Vila do Conde também se compram, de longe a longe, na casa dos 15.

 

Quanto aos de carregamentos, para 2kg, falaram-me em 15, que poderia ser ajustado se fosse uma coisa frequente...

 

Obrigado pela ajuda, assim vai ser mais fácil ter isto pronto! :)

Se vieres aqui para gaia tens na ecoarium a 9€ com direito a teste à garrafa.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Filipe, mas pelo que pesquisei quandobprecisei comprar o meu era praticamente tudo com rosca DIN477, mandei vir o meu do vendedor Aqua labs e funciona lindamente, já com selenoide incluída Tb.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Como prometido, ficam aqui as fotos do aquário e do móvel.

Nada de cuidado, tiradas com o telemóvel, apenas para mostrar o conjunto.

 

q6HeEI.jpg

 

ANJOIR.jpg

 

A5WUxD.jpg

 

No suporte das tiras led cabem 3 tiras. Entretanto devo comprar uma terceira, mas estou a tentar perceber se não consigo comprar todas as peças individualmente e fazer eu a tira por metade do preço...

 

No vidro de trás do aquário está colada, com fita cola, uma película autocolante espelhada, do género da película que se usa para encapar livros, igual à que tenho no meu actual aquário.

Ainda não decidi se a vou colocar neste ou não. Por um lado tapa cabos e tubos que passem atrás, por outro, ainda não consegui perceber se de facto espelha, aumentando a luz disponível ou se acaba por ter o efeito contrário...

 

Por ultimo, o aquário ainda não está na localização final.

Neste momento está no quarto do miúdo, à espera de encontrar uma solução para o antigo - vender, guardar, destruir... - e para a fauna que o habita.

 

Não coloquei nada entre o aquário e o móvel. O que é que vocês usam?

Vale a pena pagar o preço elevadíssimo das soluções que se encontram em lojas de aquariofilia ou haverá soluções, talvez até iguais, à venda em lojas de bricolage e a preço muito mais baixo?

 

Hoje visitei uma loja aqui em Vila do Conde que arranja os tais extintores desactivados. Cobra 20€ por um extintor de 2kg já carregado e depois 10€ pelos carregamentos que são feitos na hora.

É boa ideia manter 2, de forma a evitar flutuações na concentração de CO2/de pH quando termina e enquanto se enche e repõe ou umas horas, eventualmente 48h se calha de acabar a uma sexta-feira à noite, por exemplo, não é grave?

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

 

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bom aspecto o material! Para colocares entre o móvel e o Aqua eu uso um material de curticite É bom a nível térmico e forte para assentar o peso.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bom aspecto o material! Para colocares entre o móvel e o Aqua eu uso um material de curticite É bom a nível térmico e forte para assentar o peso.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Boas!

 

Obrigado! :)

Conheço o material, mas nunca precisei portanto nunca procurei. Encontra-se bem em lojas de bricolage?

 

Pessoal, hoje em negociações cá em casa chegamos à conclusão que a equipa de limpeza está a ficar esquecida.

Tendo em conta aquilo que pretendo, há por aí sugestões? :)

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.