Janela Submergida


F1982

Recommended Posts

INTRODUÇÃO:

Esta foi a minha primeira montagem de um aquário e, por inerência, o meu primeiro plantado.
Tem aproximadamente um ano e ocupa um lugar de destaque no meu escritório.
Muito tenho aprendido desde que pensei iniciar o hobby e, sobretudo, ao longo deste ano. Não posso deixar de agradecer a este fórum muitos dos ensinamentos que fui recolhendo.
Ao longo do tempo este aquário tem sofrido algumas melhorias. Certamente que se o fizesse hoje não o fazia igual. Tentei evoluir quando mais recentemente fiz a “Ilha dos Abençoados” (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=242420).
Neste momento está a recuperar de um ataque de BBA devido a uma falha no CO2. Ainda se nota resquícios mas o problema começa a estar controlado.

 

EQUIPAMENTO:

Aquário: 90x35x40 cm3 (x8mm): 126 litros brutos
Filtro: Eheim Classic 2213
Bomba de circulação: Eheim Compact 300
Termóstato: Jager Eheim 150W
CO2: KIT CO2 com botija exterior
Substrato: ELOS Bottom Mineral + ELOS Terra BROWN Natural soil
Iluminação: Odyssea Dual Pro T5HO Series
Hardscape: 3 rochas Seiryu, 1 raiz de madeira Red Moor

 

FLORA:

- Tapete Micranthemum ‘Monte Carlo’ + Pávula
- Heteranthera Zosterifolia
- Rotala Rotundifolia
- Sagittaria Subulata
- Ludwigia sp. ‘Mini Super Red’
- Alternanthera Reineckii Mini
- Nomaphilia ‘Parvifolia’
- Echinodorus ‘Vesuvius’
- Staurogyne Repens
- Pogestemon Helferi
- Anubias
- Fontinalis antipyretica (musgo ainda instalar-se numa das rochas…)

 

FAUNA:

- Cardumes de Tetra Amandae (10x), Cardinais (10x) e Nariz de Bêbado (10x);
- Casal Apistograma Cacatuoides Double Red;
- Casal Ramirezi German Blue;
- Trio (M + 2F) Dicrossus filamentosus (xadrezinhos).
Se fosse a começar agora talvez optasse por apenas um dois cardumes com mais elementos. Ainda assim, tendem a agruparem-se em diferentes zonas do aquário fazendo um efeito engraçado.
Convivência pacífica entre os ciclídeos. Inclusive durante algumas posturas dos apistogramas já ocorridas. Se assim não fosse já os tinha separado.
Subsistem ainda duas rásboras harlequim que, neste momento, considero que estão fora do contexto. Por cá ficarão…

 

Fotos (2015/08/20)

 

foto9_zps3vpzzkfn.jpg

 

foto12_zpsjdthe8nb.jpg

 

foto14_zpskiyhu1v3.jpg

 

foto5_zpspt85yvno.jpg

 

foto4_zpsrsqknypm.jpg

 

foto11_zpsstx0aayk.jpg

 

foto17_zpsjp0peqrk.jpg

 

foto2_zpsjeqqrz6y.jpg

 

Sinto que preciso ainda de evoluir ao nível das podas… E esperar que as algas desapareçam...

Quanto ao resto..

 

Agradeço, desde já, comentários, críticas e sugestões de melhoria.
Tentarei manter atualizado com novas fotos!

foto1_zpstogcjs1m.jpg

Editado por F1982
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bom trabalho sem dúvida, pena as cores dos bêbedos, penso que é um peixe que com as cores perfeitas dá vida a qualquer plantado !

Espero para ver os próximos "episódios" eheh

Cumps,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está um belo planeado e certamente está a ser uma boa casa para os habitantes pelas novidades que deste .

 

Gosto da distribuição das plantas e do contraste do vermelho, da logo outra vida à coisa.

 

Parabéns e sucesso com esses belos anões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bringer: Obrigado pelo comentário. Os xadrezinhos são de facto lindos. Os meus ainda não estão totalmente adultos e por isso é provável que ganhem ainda mais cor. São pacíficos e devem ser mantidos em grupos,

 

Dannings10: Obrigado. Alguns bêbados estavam envergonhados para a fotografia. Quando se assuntam perdem a cor. De resto são dos mais animados do aquário.

 

Yuni Dias: Obrigado. Vão mantendo atualizada a evolução.

 

JoCa_tm: Quando juntei os ramirezis aos apistogramas, também tive esse receio. Mas entendem-se perfeitamente. Ambos são ciclídeos e naturalmente têm zonas do aquário que cada espécie protege. Quando há invasão da respetiva zona, pode haver uma investida mas nunca vi qualquer contacto. Mesmo durante as posturas dos apistogramas, quando ficam mais protetores, a situação permanece controlada. No geral, nadam todos tranquilamente! Atenção que, pelo que sei, depende dos casos (e das espécies) e nem sempre funciona tão bem.

 

AndrePeixoto: Obrigado. O que chamo bomba de circulação (Eheim Compact 300) tem, neste caso, por objetivo aumentar a circulação da água por todo o aquário. Não tem qualquer filtro. No início, vim a verificar que o limitado caudal do filtro sozinho (classic 2213) e os obstáculos (vegetação, pedras, etc) não permitiam que a água circulasse em todo o aquário. O CO2 não se espalhava por todas as plantas, havia acumulação de detritos sobre as folhas e constante abundância de algas. Esta pequena bomba complementa o caudal e promove a circulação. Vê-se no trajeto das bolhas de CO2 quando está ligado.

 

Não uso bomba de ar. Existe agitação da superfície da água promovida pela saída do filtro que só por si deverá ser suficiente para oxigenar a água. Quando as luzes estão acesas penso que as plantas também devem fornecer uma quantidade significativa de O2. O pearling das plantas é constante ao longo de todo o dia (aparece nalgumas fotos em cima).

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu posso fazer isso com um filtro mais fraco daqueles internos sem filtro ?

Eu vejo alguns vídeos onde saiem bolhas do fundo do aquário pela sua largura toda...

Sabes se aqueeles tubos microfurados de rega podem estar dentro de água ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AndrePeixoto: Para o efeito que pretendia neste aquário, qualquer equipamento que conseguisse por a água em movimento servia.

O Eheim Compact 300, dos que tive acesso em loja, tinha um caudal adequado e era o mais discreto para ficar no interior do aquário.

 

Claro está que se o filtro tivesse maior caudal, ainda que dependendo dos obstáculos criados pelo layout, poderia até nem precisar de qualquer complemento para garantir a circulação da água em todo o aquário (importante para arrastar detritos, levar nutrientes às plantas e espalhar o CO2, etc.).

 

A filtragem propriamente dita, mecânica e biológica, é realizada pelo filtro externo (bem apetrechado para o efeito).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AndrePeixoto: Pessoalmente, não gosto de nada "artificial" decorativo no aquário.
Neste, por exemplo, tenho, debaixo do tronco, meio côco para servir de toca para os apistogramas.

A bomba (que se vê no canto superior direito do aquário, nas imagens em cima) tem uma saída ampla e um caudal de 300 litros/hora que ajuda a água a circular por todo o aquário. Como está, não me parece que sirva para a finalidade que pretendes.

A água não circulará naturalmente por dentro do teu barco? Tem mais do que uma abertura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A existência de esconderijos criados pela vegetação também ajuda na sã convivência de toda a fauna.

Continuação de bom trabalho.

Cumprimentos

________________
JoCa :animal_fish:

Em busca de ideias para novos projetos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Gostava mais do primeiro, um pouco ao estilo do que estou a planear fazer, mas compreendo que no segundo o fator manutenção é bem mais reduzido.

 

Bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo teu comentário.
Compreendo o teu gosto. Mesmo aqui em casa as opiniões são repartidas.

Pessoalmente, como acabo por valorizar mais os peixes do que o plantado, prefiro mantê-lo assim mais simples e natural.

Plantado mantenho o: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=242420

 

Boa sorte para a tua montagem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Também já vi. Está muito bom! Areia clara é que nunca mais meto! (nunca digas nunca) Tens olho pra coisa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, que alteração drástica. Eu gosto de ambos, mas estou plenamente de acordo contigo, valorizo sempre mais os peixes, daí que acabo sempre por preferir aquários mais naturais.

Ficaram a faltar umas fotos da bicharada.

Gostava de ver esses discrossus principalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante deste black water, excelente trabalho com esses troncos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera, os dicrossus foram para a ilha: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=242420&page=2#entry1377829

 

Para este deve vir um casal destes apistos Panduro F1 - criação própria (neste momento com cerca de 2.5 meses).

Estão só a ganhar corpo num aquário à parte.

 

P1100492_zps1wkyawlq.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São espectaculares os panduro, já os tive aqui, são lindíssimos, boa escolha!

Ah pois, já os tinha visto no outro aqua!!! Toca a actualizar o outro com fotos.

 

Ps: já actualizaste eu é que ando distraída, passou-me ao lado.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Depois da "Ilha" segue a atualização da "Janela".

Porque nem todos os aquários precisam de ser densamente plantados...
Um outro estilo com o qual cada vez me identifico mais.

Este anima o escritório cá de casa.

Num recanto "zen", juntam-se três mais pequenos (54 l) onde vão procriando e crescendo os apistos (fotos no final).

 

Comentários e sugestões serão muito bem-vindos.
Abraço!

 

Janela Submergida

 

foto4_zps0m3onwhq.jpg

 

foto8_zpsz7vnqmeq.jpg

 

foto7_zpspj8j1hld.jpg

 

foto5_zpsgokv1pp4.jpg

 

foto3_zpsbpqlvhjr.jpg

 

foto2_zpsnaq1f9bv.jpg

 

foto9_zpszclbiu8a.jpg

 

foto6_zpsshwvkcuq.jpg

 

 

Complementares com apistos (low cost 3x54l)

 

foto1a_zpsw2lz93wf.jpg

 

A. Hongsloi (casal) + H. Amandae:

foto2a_zps7zzeexjg.jpg

 

A. Panduro (5 meses, criação própria):

foto4a_zpstnlg6noi.jpg

Editado por F1982
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor ou pior não sei.... mas muito diferente mesmo. Ambos são muito agradáveis visualmente. Adoro o efeito blackwater, e para a fauna que mantens é excelente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.