Dúvida anubia


Edgar1984

Recommended Posts

A cerca de um mês coloquei uma anubia no aquario e a mesma esta a ficar com umas folhas amarelas uma ou outra e algumas com uns pontos pretos.

Quantas horas de luzes recomendao? Por norma tenho a luz do aquario ligada umas 3 horas.

O aquario ė 54litros

Filtro interior turbo N 550

Habitantes. Oranda capuchinho vermelho, cometa amarelo e shubunkin.

Fertilizante ainda nao uso mas pelos vistos tenho de comprar um para juntar a água .

Tpa ė feita semanal com 15 litros a agua usada fica a semana toda em garrafões com gotas de aqua fresh coat.

Sera que a planta esta a ficar assim devido a nao usar fertilizante? E qual o tempo de eliminação que aconcelhao?

 

9765528e443e0dbabf613b633c67ce64.jpg

 

Enviado do meu SM-J100H através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Edgar,

 

Que tipo de iluminação tens? Quantos lumens?

Parece-me que mesmo sendo a anubia uma planta de fácil manutenção, 3 horas é muito pouco. Devias apontar para 6 a 8 horas de período de luz ou as plantas não vão ter luz suficiente.

Podes também ter aí algum tipo de deficiência de nutrientes (pelo que dizes parece ser potássio) mas, como não sou "expert" na matéria de carências em plantas, deixa vir alguém que perceba mais disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A eliminação tenho de ir ver a lâmpada, depois digo, hoje ja arranjei um temporizador e coloquei para 6 horas e ja comprei nutrientes um multivitamico e um outro que me venderão para colocar com 2 dias de diferenca e todas as semanas 10ml por litro em cima da planta. Vamos la ver comprei esta planta a cerca de um mês para ver como me saio para ver se se der bem comprar mais, vamos la ver...

Ps: aumentei para 6 horas mas também apanha luz indireta do sol atraves dos buraquinhos da persiana durante o dia.

Editado por Edgar1984
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto ė a unica coisa que diz na lâmpada, pois ja vinha quando comprei o aquario.

 

(....)

 

 

Boas

 

É uma T8 de 15W

 

Não terás problemas em usar um fotoperiodo de 7 a 8 horas, mas tens mais plantas? ou só essa?

 

Como tens a planta? Fixa num tronco ou enterrada no substrato/areia? As Anubias assim como outras plantas com rizoma não podem ter este enterrado, apenas as raizes se existirem em tamanho para isso, caso contrário e fixar numa pedra ou tronco, e as raízes acabam por desenvolver.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta para 6 horas mas sim, posso aumentar mais um pouco, a planta esta presa a um tronco, apesar de algumas raízes ja se estarem a enfiar no areao, mas poucas. So tenho esta, comprei para experimentar para ver como correm as coisas.

 

Enviado do meu SM-J100H através de Tapatalk

Editado por Edgar1984
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Visto a planta ter recuperado bem e muito obrigada pela ajuda, comprei outra anubia que ainda a vou ter prender a uma pedra.

 

Enviado do meu SM-J100H através de Tapatalk

Editado por Edgar1984
Link to comment
Partilhar nas redes sociais