Plantas da flora ibérica


gervas

Recommended Posts

qual a surpresa de crescer cryptos fora de água... elas são cultivadas assim para o comércio de aquariofilia... e na natureza também aparecem fora de água ou a emergir da água. Inclusive têm flores! E, já há quem faça isso. Por plantas debaixo de água num aquário é que é o problema.

 

O musgo que testei penso tratar-se do sphagnum fallax para o qual acredito que a temperatura seja relevante.

 

Sim quo é facilimo, por isso é que qualquer um tem cryptos e outras plans aquáticas a crescer alegremente em vasos na varanda... Mudar uma planta de submerso para emerso não é só tirar do aquário e plantar num vaso que a coisa cresce. Se tivesses experimentado, ias saber que convém ter um solo minimamente apropriado, e ter um setup que te permita fazer a transição de forma natural e sem stresses para as plantas, pois qualquer planta de aquário se tirada cá para fora irá ressecar muito rápidamente ao ar ambiente, é um processo que demora tempo, e que é preciso saber o que se está a fazer...

 

Só porque a corymbosa e meia duzia de outras plantas têm uma cuticula igual ou muito semelhante, tanto em estado emerso como em submerso, não significa que as restantes sejam iguais... Na realidade a camada da cuticula e da epiderme nas plantas aquáticas, está reduzida a um minimo, insuficiente para prevenir a desidratação dos orgãos aereos da planta.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já há lojas que vendem as plantas de aquário fora de agua, tal como são criadas pelos fornecedores. apenas são mantidas sempre húmidas num genero de estufa. isto permite que as plantas tenham um crescimento rapido e é necessária menos tecnologia para as manter, baixa os preços e acelera a produção. já por varias vezes as minhas hygrophilas tanto cresceram que começaram a crescer fora de água e têm uma beleza maior que submersas.

 

não acho as cryptos interessantes, associo a sua presença dominante a aquarios de novatos com pouco ou nenhum cuidado estético e existem plantas domesticas com maior interesse... claro que é preconceito contra a planta e com ela pode-se fazer coisas belas...

 

Contudo, o interessante é arranjar mais variedade para pormos no aquario, como todos já reparamos há um defice de diversidade em plantas de aquario e não o contrario.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já apanhei algumas plantas no Mondego e tive no aquário mas nunca se safaram. Suspeito que foi por estarem juntas com plantas tropicais que crescem muito mais rápido competindo para o espaço e nutrientes.

 

Já há um link no fórum (é uma questão de procurares) em que se começou a reunir informação sobre plantas aquáticas existentes nos nossos rios e lagos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal, há mais assim, este Inverno estive na Aldeia da Ponte fica na bacia do Côa na qual passa um afluente do Côa (Rio Cesarão) e havia lá uma espécie bastante abundante, parecia Tailfox mas maior, com a corrente ficava "arrastada" e fazia um tapete altamente. Havia mais umas quantas entre as quais a lentilha de agua (Lemna minor?, era mais pequena que a habitual..)

 

Em relação ás fotos postadas no inicio do post parecem-me agriões, o meu avô tem um terreno na ALdeia da Ponte com uma nascente na qual fez uma represa e os agriões crescem lá que nem loucos e dão umas belas saladinhas no Verão.

 

Trouxe alguns agriões e alguma lentilha(as outras tipo tailfox estavam tão bonitas que não me atrevi) e meti a maior parte num globo com agua ciclada e areia no fundo. A outra parte meti no meu comunitário plantado a 26º com algumas folhas de amendoeira e ph7e picos, neste aqua tudo morreu, no globo que ficou na marquize ao sol e sem termo nem filtro a lentilha prospera e o agrião afundou e ta a dar rebentos novos que se aproximam da superficie e tal como na represa do meu avô começou a crescer aquela alga que parece cabelo verde muito fininho e comprido por causa da luz solar directa.

 

:discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria dar a minha ajuda ao assunto. Eu quando comecei na aquariofilia também procurei achar coisas na Natureza e encontrei uma planta que durou muito tempo debaixo de agua. E penso que não morreu, eu é que a deitei fora se bem me lembro. E digo mais, estava só em areia. Ela parece ser um echinodorus, mas acheia num riacho aqui na zona.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=133760&st=40

 

Podem ver no tópico em cima a planta e o tempo que durou.

 

Se fosse hoje nunca a deitaria fora :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece-me Alisma sp. É semelhante ás echinodorus, até mesmo na sua enervação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

 

Há diversas plantas da flora portuguesa que são óptimas para aquário - assim como existem outras que, para minha desilusão, não se aguentam.

 

Entre as plantas que se dão bem em aquário temos:

 

Ceratophyllum demersum
que se encontra um pouco por todo o país, embora não seja das mais comuns. É frequente, por exemplo, no Rio Ardila. Conheço duas variedades portuguesas desta especie - uma é um pouco mais rija que o habitual (será a C. submersum?) e é verde escuro, outra é alaranjada.

 

Myriophyllum sp
. - Existem varias espécies em Portugal, em geral, dão-se bem em aquário.

 

Potamogeton crispus
- Uma interesante planta castanha e ondulada. Só a encontrei uma vez em Portugal. Cresce bem em aquário mas não gosta de ser transportada, as suas belas folhas crispadas estragam-se facilmente.

 

Potamogeton gayi
- Planta bonita e densa, excelente para esconder crias de alevins. Algumas variedades não se dão bem, porém, encontrei uma estirpe num rio alentejano que mantive durante mais de 5 anos em aquário, retirando regularmente montes de plantas em excesso.

 

Por outro lado, existem dezenas de espécies aquáticas que não se dão bem em aquário, entre elas

há várias estirpes de Fontanalis antipyretica, incluindo a "gigantea" que encontrei em Montalegre.

 

Finalmente, nos compêndios de plantas aquáticas portuguesas está reportada a existencia de Vallisnerias: é a Vallisneria spiralis var. "Portugalensis", porém, ando à mais de 10 anos à procura da planta, sem sucesso!

 

Esta foi uma das minhas expedições, no Alto Cávado:

 

http://galerias.escritacomluz.com/dbcm/monta2008

 

Encontrámos uma enorme quantidade de plantas aquáticas, incluíndo espantosas pradarias submersas:

 

acm.jpg

 

aci.jpg

 

Este tipo sou eu, a olhar para um Potamogeton sp.:

acq.jpg

 

aax.jpg

 

Resumindo, só aquilo que me interessava mesmo, ou seja, a Vallisneria, é que não encontrámos :)

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:bs_quesexclaim:

 

excelente post, Miguel um doce!

 

por acaso conheço essa planta aquatica que parecem valisnerias, mas não vi interesse em a apanhar, é mais grossa...

 

não fazia ideia que existia uma v.spiralis portuguesa. isso seria fantastico.

 

também já usei em aquário com sucesso juncus acutus que é uma planta resistente comum nesta zona, mas seria mais apta a lagos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel a que livro te reportas? Quero saber o nome para dar umas leituras...

 

As Valisnérias que vocês colheram no Cávado deram-se em aquário? Parecem ligeiramente diferentes das valisnérias a que temos acesso... Talvez seja da Foto...

 

Diz me só uma coisa... que planta é esta?

 

abf.jpg

ach.jpg

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Gervas:

 

Há vários livros: diversos compêndios detalhados da flora ibérica incluem a Vallisneria spiralis e é também reportada no "Plantas de Aquário" de Paudo de Oliveira.

 

Não colhemos vallisnerias no Cávado - não encontrámos a planta! Encontramos sim diversas plantas parecidas mas que não eram vallisnerias.

 

Não sei que planta era essa - mas ainda se manteve alguns meses no meu aquário, depois desapareceu, talvez por falta de CO2, eu mantenho aquas low-tech. Formava zonas em "taça" muito bonitas. Estas "taças" chegavam a ter mais de um metro de altura.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei de uma enciclopédia espanhola onde é feito um levantamento cientifico das várias especies autoctones da flora ibérica.

Mas não sei de outros livros ou publicações na área acerca da coisa tanto em português como inglês.

Sei de um livro acerca das briofitas nacionais, e o livro editado pela Regiao Hidrologica do Algarve acerca da Flora aquatica algarvia. Fora isso não conheço mais.

 

Podes postar nomes para eu ver se consigo comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Plantas de Aquário" de Paudo de Oliveira

 

Fiz google a este tipo, e o senhor tem um blog, só tenho uma pergunta... Onde posso adquirir os vários livros deste senhor? Pelas datas, presumo que deverei ter alguma dificuldade em encontrar os livros dele á venda...=( É pena por que ele tem uma serie de livros que me interessam, desde micro fauna á macro fauna nacional, á flora nacional, passando por livros do ambiente marinho nacional que tanto quero conhecer mais aprofundadamente a nivel cientifico...

 

Quero muito saber onde posso adquirir os livros deste senhor.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, este fim de semana andei junto ao rio e encontrei uma planta lá perto que me despertou a curiosidade. Como vocês andam a tentar identificar espécies, mais logo tentarei postar aqui uma ou duas fotos. Ela estava num regato com água corrente enraizada na beira e com as folhas à tona da água. dá para separar em várias partes e muitas raízes. Já a coloquei em dois aquários com ambientes diferentes a ver onde ela se dá melhor...

 

Pois, não tive sorte. Está a morrer rapidamente, ou por não gostar de água quente ou por outro motivo que não alcanço... Até a dividi para tentar em mais que um ambiente, mas sem sucesso. Mas tenho conhecido e aprendido com os vossos posts. Continuarei a seguir este tópico e qualquer motivo relevante será reportado para aqui.

 

Cumps a todos!

Editado por zms
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Tenho andado desaparecido do forum, mas por boa razão...Ando a aproveitar a primavera o melhor que posso em termos de fotografia, como o pessoal que me tem no facebook terá percebido. No entanto nem só de plantas terrestres, aves e mamiferos vive o enfermeiro, part time aquariofilista, part time fotografo de vida selvagem amador, part time jardineiro etc... E por isso ao longo dos muitos kilometros que já conto nas pernas esta primavera, tenho juntado algumas fotos dentro da area referente a este tópico...

 

Localização - Constancia - Encosta do rio Zezere, aproximadamente 1 km a montante da foz do Zezere com o Tejo.

 

dsc0133tq.jpg

 

Desconheço totalmente especie e género... Apenas sei que sobrevive submersa e emersa, e não aparenta crescer muito mais que isto, uma vez que os individuos mais altos que encontrei tinham 7cm de altura.

 

dsc0140h.jpg

Alisma sp. (?)

Parece-me Alisma, no entanto não tenho certezas...Encontrei individuos submersos e emersos (dos quais, os emersos, não são visiveis individuos a mais de 1 metro da água) maior proporção de plantas submersas do que emersas neste local

 

dsc0145yp.jpg

 

Eis duas plantas caulescentes que encontrei no mesmo local.

A planta de folhas lisas, cresce maioritáriamente em estado emerso com apenas alguns individuos em estado submerso.

As plantas de folhas dentadas, são maioritáriamente submersas, com porções emersas, apenas observei dois individuos completamente emersos, e estavam a centimetros da água.

 

dsc0142n.jpg

 

Outra planta que encontrei...Desta especie encontrei muito poucas plantas, e todas emersas, mas a poucos centimetros da água... Aparenta ser anfibia, mas desconheço a especie etc...

 

Localização - Entre Maçussa e Vila nova de S. Pedro - Azambuja

 

dsc2104k.jpg

 

Vários pés em estado sumberso e com porçõs submersas.

Desconheço especie mas aparenta ser do genero Nasturtium ou pelo menos desta familia.

 

dsc2106.jpg

Eis outra planta semelhante crescendo em condições iguais...

Desconheço completamente o genero.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que já não há por aí aquariofilos mais aventureiros e interessados pelo hobby das plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

esta semana tive em trabalho nas mini hidricas no norte de portugal, e colectei 3 especies de plantas, as quais nao consegui identificar. uma delas foi um musgo que apanhei quase por acaso, pois tinha colocado as maos num canal apenas para refrescar e reparei que o muro estava coberto de musgo, quer submerso, quer fora de agua

 

mais tarde colocarei umas fotos das plantas que replantei num aqua so para elas, para ver se elas se dao em aquario de agua a 24º

 

tambem irei precisar de alguma ajuda a identificar elas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que já não há por aí aquariofilos mais aventureiros e interessados pelo hobby das plantas...

Entao nao ha!

Sei de duas barragens pequenas da minha aldeia, na freguesia de Montargil, que estao crivadas de plantas aquaticas. Uma delas lembro-me ser parecida com a especie Myriophyllum. Eu ja ha alguns anos que la nao vou muito por falta de tempo e neste momento nao moro la. Um dia deste quando for a casa da minha mae e se tiver tempo talvez faça uma colheita.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Muito bom este post, é bom saber que existem mais pessoas que avistam plantas nos nossos cursos de água ficam a pensar se se dariam no nosso aquário.

 

Penso que com tanto estudo o próximo passo será alguém fazer um biotipo de um curso de aguá portugues (fauna e flora), na água salgado conheço alguns projectos com fauna e lfora da costa portuguesa.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas pessoal já vi que este tópico está "morto" à bastante tempo, no entanto vou colocar aqui umas fotos para saber se alguem sabe identificar a planta da 2ª foto:

 

Esta creio que seja Fontanalis Antipyretica

 

m11f.jpgUploaded with ImageShack.com

 

E esta não sei identificar.. Parece-se com a Hydrocotyle...

 

mtlp.jpgUploaded with ImageShack.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sim a 1ª foto parece ser Fontanalis Antipyretica. Já avistei disso no rio Mondego também :)

 

Essa 2ª ninca vi :/

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

boas,
penso ter encontrado cyperus helferi no alentejo, no estado emerso... se nao for é mesmo muito parecido.
mantive-o durante cerca de 2 meses numa especie de paludarium que onde ele cresceu mesmo muito! (fora de agua, nao tentei imerso)
nao sei se ainda tenho fotos do "bicho" mas vou procurar

Cumprimentos

Francisco Paiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só irmos ao alqueva pesquisar, até árvores nasceram debaixo de água!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais