Neon com crostas brancas


Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho um neon com este aspecto. A cauda está coberta de crostas brancas e o peixe está com dificuldade em nadar.
Alguém sabe de que doença se trata e qual o tratamento?

 

kdcmAZC.jpg

 

Obrigada

Editado por Pedro Bernardo
edição do link da imagem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto não dá para ver bem e não serei a melhor pessoa para ajudar no que toca a doenças, mas em caso de dúvida é isolar até esclarecer o que será antes que te digam para usar medicamentos...

 

Se a nível comportamental estiver muito debilitado, eu considerava "acabar com o sofrimento"

 

Tive cardinais com cistos brancos, que parece ter afectado estes tetras de proveniências diferentes, no meu e noutros aquários, mas não me parece o caso...

 

Pela foto não consigo perceber se são escamas levantadas, se será fungo... :unsure:

 

Há mais peixes? Há quanto tempo está assim e em que condições são mantidos (aquário, filtro, TPA, etc...)

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Pedro pela resposta.

 

Os outros peixes do aquário não estão afectados. Temos neons, narizes de bebado, platys, gupys, coridoras e uns que limpam os vidros que não sei o nome

.

Este neon está assim já há algumas semanas.

 

Acabámos por o isolar num aquário mais pequeno mas aparentemente durante o tempo que este no outro aquário não contagiou mais nenhum peixe.

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode não ser algo contagioso. Por vezes os peixes padecem de problemas de forma individual assim como nós, pode ter o sistema imunitário fragilizado e algo que normalmente não afecta passa a afectar...

 

Quanto tempo tem esse peixe? E a manutenção do aquário como é feita

 

Informar o setup do aquário ajuda as vezes a perceber que não se está a conseguir garantir boa qualidade da água sendo este o gatilho para muitos outros problemas...

 

Se conseguires tirar uma foto sem flash num momento em que ele esteja mais quieto ajuda.

 

As escamas estao levantadas nessa parte? Ou é algo agregado?

 

Faz uma pesquisa aqui no forum e na web por doenças para comparares imagens, in loco será mais fácil olhar para ele e perceber.

 

Sou sincero por um peixe não me preocupava tanto, a insistência vai no sentido de perceber de algo esta mal que possa afectar todo o aquário.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

DOENÇA DO NEON OU PLISTOFOROSE.

4d81f6378d2d8.jpg?format=500w

É causada pelo Plistophora hyphessohryconis . Ataca principalmente os neons tetra e outros peixes como os danios rerio's, etc.
Sintomas: perda de apetite, nada sem parar, inclusive à noite; fica muito agoniado, nada em posição anormal (oblíqua); apresenta descoloração, como nos casos do neon tetra e do cardinal, nos quais começa como manchas que se estendem até atingir sua faixa fosforescente; fica separado do cardume; emagrece, ficando desbarrigado; há endurecimento e destruição dos tecidos. Ataca os rins.

5881620493_9e6e21f75b.jpg

Não há tratamento especifico. Tentar banho em uma solução de 2,5 g de euflavina ou 2 g de azul de metileno para 100 litros de água, durante 15 dias. Pode ser tentado também o formaldeído. A cura é difícil.

retirado de http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250215

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais