Betta com danos na cauda!


QuiMaster

Recommended Posts

Boas, como aponta o título descobri hoje que o meu betta apresenta alguns danos na cauda...

Só hoje é que notei que a cauda parecia rasgada em algumas partes, e fui ver um vídeo que fiz dele de à perto de um mês como termo de comparação e então apercebi-me que de facto a cauda apresenta danos... e não sei o que será :unsure:

 

Vídeo de à um mês: https://www.youtube.com/watch?v=qHh6JkBLKfY

 

Fotos (de hoje):

 

2017-01-05%2015.40.34_zpsrmgrs5a7.jpg2017-01-05%2015.40.56_zpsvnuxpyjz.jpg

 

Não me parece sinal de luta pois ele é o peixe maior e o resto do pessoal com quem ele vive é pacífico: as corydoras de certo que não o incomodam, o ottocinclus também não e os camarões nunca se metem com ele... Inicialmente pensei que poderia ser apodrecimento da barbatana (fin rot) mas não vejo zonas enegrecidas... daí que vos peço ajuda para diagnosticar a coisa e ajudar a tratá-la...

 

Fiz testes à água à menos de 1 hora e está tudo ok...

 

Deixo o formulário preenchido para vos ajudar:

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :
Dimensões do aquário:
51.3 cm L x 26 cm W x 32.8 cm H
Volume:
Volume bruto 43,75 L (aproximadamente) e útil 38 L (pelo menos é o que diz na caixa)
Filtro(s):
Marina Slim S15 Power Filter (cartuxos)
Matérias filtrantes:
Cartuchos Marina, Purigen, esponja da Fluval e cerâmicas...
Iluminação:
LED incorporado na tampa (9 lâmpadas)
PARÂMETROS DA ÁGUA:
Temperatura da água (ºC):
Termostato: Magictherm (Prodac) 50W - temp:27º C
pH: 6,5
Amônia:_0
Nitrito:_ aproximadamente 0
Nitrato:_~15 mg/L
TPA's (Trocas Parciais de Água):
todas as semanas aproximadamente 25 a 30%, limpo os cartuchos também nessa altura.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:
Fauna:

1x Otocinclus affinis
1x Neritina turrita

2x Caridina Multidentata

6x Corydoras pygmaeus

1x Betta splendens

Aspecto físico:
Fora o dano na barbatana da caudal está ok.
Aspecto comportamental:
Não me parece que tenha problemas quando nada nem no equilíbrio...
Aspecto das fezes:
Nunca notei para ser honesto...
Alimentação:
Nenhum problema registado em termos de comer, pelo contrario adora comer (aliás tem tendência para ficar pançudo...)!
Ao betta dou Aquatic Nature Betta Excel Color (os outros aproveitam-se dos restos), mas também dá umas "mordidelas" nas pastilhas de fundo (Viformo da Sera) que ponho no aquário....
Flora:

Anubias barteri var. nana

Hygrophila siamensis

Limnophila sesssiliflora

Ludwigia palustris

Microsorum pteropus 'windelov'

Aegagropila linnaei, aka Marimo Moss Ball

 

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser dessas pedras mais afiadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser dessas pedras mais afiadas...

 

Acreditas que essa não me tinha ocorrido... e até que faz sentido :rolleyes: ... vou retirar as pedras e ver como fica a cauda do bichinho no espaço de poucas semanas... se for só isso menos mal :tongue:

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

À priori também não será por aí,mas esse PH não sobe mais um cadinho?

posso estar enganado,mas 6,5 é um pouco baixo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

À priori também não será por aí,mas esse PH não sobe mais um cadinho?

posso estar enganado,mas 6,5 é um pouco baixo...

 

Pode ser que sim não sei.... comprei um novo teste para pH, dantes usava umas tiras, e vou ver se funciona correctamente: ontem fiz uma TPA e hoje (após 24h) dava-me um pH de 7,1, o que me parece razoável...

 

Só sei é que já removi as pedras que talvez o perturbassem à quase um mês e não noto melhorias na cauda... aliás até creio que esteja pior e já não sei para onde me virar :sad2: .... o que vale é que aparentemente come bem e nada bem, mas é claro que não me deixo de preocupar, até porque ontem descobri umas das corys morta (sem sinais de danos ou infecções) e começo a achar que há algo de errado com a água do meu aquário... deixo uma foto para melhor ilustrar o estado do bichinho...

 

2017-02-09%2011.55.59_zpsewuv3hln.jpg

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas QuiMaster

 

Deixo aqui isto, http://pt.wikihow.com/Saber-se-um-Peixe-Betta-Est%C3%A1-Doente

pode ajudar em alguma coisa,quando se tem

duvidas se a água não esta bem,e fazer logo

um TPA.

 

 

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro, obrigado pelo link mas pelo que estive a ver ele, nem nenhum outro peixe no aquário, apresenta sinais na cor, barbatanas ou nas escamas, pelo que não me parece ser sinal de um fungo... quanto às TPAs, para além das que faço semanalmente, faço sempre que noto sujidade ou algas a mais, ou sempre que encontro um peixe morto...

 

Hoje consultei uma das lojas onde costumo ir e a opinião que me foi dada é basicamente de que ele anda a passar por áreas ou objectos que o arranham, não imagino quais sejam mas ok..., e será uma questão de tempo até que ele recupere o aspecto que tinha antes...

 

De qualquer das formas comprei uma bateria de testes, para substituir as "tirinhas" que tinha, e já comecei a testar a água. Eis a primeira tiragem (48h depois da TPA):

 

Amónia (NH4) - 0,5 mg/L

Amoníaco (NH3) - 0,008 mg/L

Nitrito (NO2) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 5 mg/L

gH - 4º d

pH - 7,2

Temp. - 27 ºC

 

Tenho alguma dúvida no NH4 (ver fotos abaixo), mas mesmo assumindo o pior valor só tenho 0,5 mg/L de NH4 e 0,008 mg/L, o que me parecem valores aceitáveis, mas espero pela vossa opinião... e também nos Nitratos, assumi o valor médio e mesmo assim parece-me aceitável também...

 

Eu sei que um só teste não diz tudo, e também sei que só passaram aproximadamente 48 horas desde a última TPA, mas em termos de parâmetros de água tudo me parece ok, certo? Ou há algo que me está a escapar?

 

2017-02-10%2016.18.32_zpsgbgr4pds.jpg

2017-02-10%2016.58.21_zpsvwlziybd.jpg

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos e a todas...

Dei uns bons dias ao aquário até fazer um novo teste à água e eis o resultados:

(quase 9!!! dias depois da TPA):

Amónia (NH4) - 0 mg/L

Amoníaco (NH3) - 0,001 mg/L

Nitrito (NO2) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 2,5 mg/L

gH - 5º d

pH - 7,2

Temp. - 27 ºC

Ou seja, quase não se alterou nada... na verdade os valores de amónia e nitratos até baixaram, o que é bom..., a única coisa que subiu foi o gH (subiu 1º d).

Por outras palavras, não me parece que hajam problemas com a qualidade da água no meu aquário... pelo que não sei o que se anda a passar com o meu betta :unsure:

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....

De qualquer das formas comprei uma bateria de testes, para substituir as "tirinhas" que tinha, e já comecei a testar a água. Eis a primeira tiragem (48h depois da TPA):

 

Amónia (NH4) - 0,5 mg/L

Amoníaco (NH3) - 0,008 mg/L

Nitrito (NO2) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 5 mg/L

gH - 4º d

pH - 7,2

Temp. - 27 ºC

 

Tenho alguma dúvida no NH4 (ver fotos abaixo), mas mesmo assumindo o pior valor só tenho 0,5 mg/L de NH4 e 0,008 mg/L, o que me parecem valores aceitáveis, mas espero pela vossa opinião... e também nos Nitratos, assumi o valor médio e mesmo assim parece-me aceitável também...

 

Eu sei que um só teste não diz tudo, e também sei que só passaram aproximadamente 48 horas desde a última TPA, mas em termos de parâmetros de água tudo me parece ok, certo? Ou há algo que me está a escapar?

 

Testes de tiras é para esquecer, não são devidamente fiáveis, já os de gotas, tens marcas boas.

Que marca estás a utilizar?

Amónia e nitritos tem de estar zerados, sempre....

Nitratos são aceitáveis, dependendo do aquário em questão....

 

Portanto não estava certo e isso é que te estava a escapar.

 

 

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

.....

Dei uns bons dias ao aquário até fazer um novo teste à água e eis o resultados:[/font][/color]

(quase 9!!! dias depois da TPA):

Amónia (NH4) - 0 mg/L

Amoníaco (NH3) - 0,001 mg/L

Nitrito (NO2) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 2,5 mg/L

gH - 5º d

pH - 7,2

Temp. - 27 ºC

Ou seja, quase não se alterou nada... na verdade os valores de amónia e nitratos até baixaram, o que é bom..., a única coisa que subiu foi o gH (subiu 1º d).

Por outras palavras, não me parece que hajam problemas com a qualidade da água no meu aquário... pelo que não sei o que se anda a passar com o meu betta :unsure:

Mas como não se alterou nada, amónia e nitritos ficaram a zero, e os nitratos caíram para um valor aceitável, portanto a qualidade da água era deficiente...

 

A barbatana no betta, regenera, demora é o seu tempo, não é decerto num mês...

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes de tiras é para esquecer, não são devidamente fiáveis, já os de gotas, tens marcas boas.

Que marca estás a utilizar?

Amónia e nitritos tem de estar zerados, sempre....

Nitratos são aceitáveis, dependendo do aquário em questão....

 

Portanto não estava certo e isso é que te estava a escapar.

 

 

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

 

Os de tiras são de facto uma treta e já me livrei deles... agora é tudo de gotas da Sera...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... obrigado a todos pelo auxílio mas infelizmente acabei de encontrar o meu betta morto...

 

De qualquer das formas irei continuar a vigiar o aquário, uma vez que ainda lá tenho 5 corys pigmeus, um neritina e um par de camarões... mas aparentemente anda tudo ok com eles...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desmoralizes, são coisas que acontecem, para a próxima estás mais atento.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desmoralizes, são coisas que acontecem, para a próxima estás mais atento.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

 

Eu sei... se por um lado esta é a minha primeira experiência com aquários (a sério) por outro sei que tenho feito tudo o que posso...

Também já me disseram que por vezes os bettas stressam quando introduzidos num novo aquário, isso e água que não estava a 100% não foi bom... mas como disse antes irei continuar a vigiar o aquário, uma vez que ainda lá tenho 5 corys pigmeus, um neritina e um par de camarões... mas aparentemente anda tudo ok com eles...

 

Se dentro de um mês ou dois as coisas estabilizarem e tudo estiver ok ou arranjo um novo betta ou sou capaz de re-configurar o meu aquário... ultimamente comecei a considerar um aquário só dedicado a red cherrys ou com Guppys....

  • Votar + 1

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Amigo certamente era fungos.. O meu também está com isso, também pensei que fosse de se aleijar.. Mas não! Pois foi piorando, pesquisei um pouco e é fungo! Estou a tratar com esha 2000. Ele estava bastante parado e sempre se escondia! Agora não pára mesmo e é super curioso e feliz!

Editado por Mónica Osório
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-5-12 at 13:31, Mónica Osório disse:

Amigo certamente era fungos.. O meu também está com isso, também pensei que fosse de se aleijar.. Mas não! Pois foi piorando, pesquisei um pouco e é fungo! Estou a tratar com esha 2000. Ele estava bastante parado e sempre se escondia! Agora não pára mesmo e é super curioso e feliz!

Fico feliz por saber que o teu betta se encontra melhor...

Não sei se seriam fungos pois desde então tive guppys no mesmo aquário, e as corys pigmeus também, e ninguém desenvolveu esse problema... a menos que fosse um fungo muito específico contra bettas claro... 

  • Gosto 1

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais