Apistogramma trifasciata - 60CM


Recommended Posts

Ola a todos biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Finalmente iniciei um projeto já a muito tempo desejado, um aquario para apistogramma trifasciata

 

Chegou hoje o meu casal de trisfasciata então decidi abrir um topico para vos mostrar e receber algum feedback ;)

 

Aquário: 60cm x 30cm x 30 cm 54L
Luz: Lampada normal de 11W
Filtragem: Filtro cascata que faz 400L/h só com esponja fina, lã de vidro e Muita ceramica porosa
Aquecimento: Termo de 50W.
Substrato: Ada Amazónia.
Fauna: Casal de apistogramma trifasciata, 6 tetra cardinal e planorbis :tongue:
Flora: Fetos de java , rotala rotundifolia e plantas de superficie
Coisas que acho que tenho de mudar:
A iluminação parece-me um bocado forte para apistos no entanto gostava de manter a rotala porque me reduz imenso a manutenção
Mas chega de conversa :tongue: voces querem é fotos ahah
Peço desculpa pela qualidade das fotos que sei que não é a melhor mas vou melhorar nisso ;)
SAM_1819_zps099e4402.jpg
SAM_1823_zps8c55e810.jpg
A femea acabadinha de entrar no aqua, ainda não tem grande coloração
SAM_1826_zps00e4fdbc.jpg
O macho tambem acabado de entrar
SAM_1829_zps94fb2b29.jpg
SAM_1821_zps7539d660.jpg
Ai está o casal Maravilha biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>
SAM_1830_zps66c11363.jpg
Espero que gostem e espero que comentem ;)
Abraço,
Guilherme

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Adoro trifasciata! :) onde adquiriste o casal?

 

Boas Ricardo,

 

Tambem eu os adoro biggrin.png' alt=':biggn:'> nem acredito que consegui (finalmente) arranjar

 

Comprei a um senhor pelo Olx, foi sorte encontrar

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva amigo!

 

Ai o fascínio pelos appistos também já chegou a esse lado!

 

Boa sorte para esses meninos!

 

Abraço

 

Sempre esteve aqui dentro , so andou a espera do casal certo biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Obrigado ;) Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update Time :tongue:

 

Então, novidades:

 

Agora mais calmos e adaptados ao aquario estão a comer super bem, passei o dia em testes e comem de TUDO hahaha nunca vi isto num apisto biggrin.png' alt=':biggn:'> flocos, granulado, artemia, comidas congeladas tudo mesmo não sao esquesitos :P isso é o bom

 

O mau, são macho e femea mas não demonstram comportamento de casal :confused4: espero que seja só porque é um aquario novo mas não estou muito confiante porque todos os casais que tive quando eram metidos em aquarios difrentes ficavam ainda mais proximos

 

Agora resta-me esperar para que formem casal :coffee:

 

Como nenhum uptade fica completo sem fotos, aqui as teem (um pouquinho melhores do que as outras)

 

O Macho:

 

SAM_1842_zps30a9f790.jpg

 

 

SAM_1850_zpsa2898765.jpg

 

Esta é mais para verem os azuis que nas outras não se ve muito bem:

 

SAM_1854_zpse1253479.jpg

 

A femea:

 

SAM_1849_zps1482a8e3.jpg

 

Digam o que acham ;)

Abraço

  • Votar + 1

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola a todos

Os apistos estão claramente mais proximos e estou com esperança que daqui a uns tempos vou ter novidades biggrin.png' alt=':biggn:'>

As cores deles são espetaculares

 

Deixo mais umas fotos

 

A femea no meio da rotala (está ma a foto :tongue: )

SAM_1875_zpscf8d8d8f.jpg

 

O macho:

 

 

SAM_1863_zps00275d07.jpg

 

SAM_1864_zps3528175f.jpg

 

 

Abraço

Guilherme Martins

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns estão com umas cores espectaculares. Esperemos que te brindem num futuro próximo.

 

Boa sorte com eles.

 

Abraço

Ricardo José

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Este macho está com umas cores e uma dorsal espectacular!!!

Mas em relação ao outro exemplar..... Tens a certeza que é uma fêmea? É que pelas fotos parece-me um macho dominado..

Não acho que seja normal a fêmea ter aquelas "pontas" da dorsal tão desenvolvidas...

Atenção que posso estar enganado, mas era porreiro meteres aí mais fotos para confirmar com certeza ;)

 

Abraço e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio!!

 

Tambem já pensei nisso no entanto acredito que seja so o produto de apuramentos ... não fico muito feliz com isso mas pronto foi o que eu consegui encontrar depois de muita procura e até estou satisfeito :tongue:

Tambem posso estar enganado, mas estou mais virado para apuramento do que para macho

Hoje a tarde meto aqui umas fotos melhores da "femea" para ver o que achas ;)

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi tanta coisa estranha neste mundo dos anões que nada me espanta. Por isso também espero estar enganado :)..

Mas de qualquer das formas quando puderes mete as fotos para se confirmar com mais certeza ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi tanta coisa estranha neste mundo dos anões que nada me espanta. Por isso também espero estar enganado :)..

Mas de qualquer das formas quando puderes mete as fotos para se confirmar com mais certeza ;)

 

Boas Fabio não consegui a tarde mas consegui a noite :tongue:

 

Infelizmente o video nao carrega no photobucket por isso deixo o link do video que eu fiz para o youtube

Acho que o video ajuda bastante

Diz-me o que achas, quero mesmo ter opiniões porque ja me tinha passado pela cabeça :confused4:

http://www.youtube.com/watch?v=i2dKeuodlbo

 

Obrigado, Abraço ;)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo.

 

Bem eu não queria ser pessimista, mas cada vez tenho menos duvidas que isso é um macho.

 

Procurei pelas fichas das espécies desde forum e não há dos Trifasciatas, por isso deixo aqui um link de outro forum (espero não haver nenhum problema porque não estou a fazer publicidade a nada), mas é só para puderes comparar e tirar também a tua conclusão...

 

http://www.ciclideos.com/apistogramma-trifasciata-f182.html

 

Depois diz-me o que achas :)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não é facil porque tanto a vejo com aquela cor azul metalizada como vejo com aquela com "laranja" esverdiadp ...

O que me assusta é mesmo a dorsal tão pontiaguda e e laranja :s

 

O que era otimo era uma postura para me tirar as duvidas biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por Magikarp

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenhas mesmo duvidas que só uma postura é que te vai esclarecer.

Mas também podes fazer outra coisa, caso tenhas outro aquário, podes por essa suposta fêmea lá, para que não se sinta inibido/a pelo macho e demonstre as verdadeiras cores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo pouco que sei as fêmeas dos apistogramma trifasciata, são um pincel para ter a certeza. Estive muito tempo a tentar saber se a minha :sad2: era mesmo menina. A questão levantou-se quando ela começou a exibir uma cor azulada na dorsal.

Lá descobri que as fêmeas podem ser de coloração pálida, de tons de branco, castanho ou mesmo preto e só na fase de reprodução ficam amarelinhas.

​Fica a duvida e o desejo de ser uma fêmea, e que arranjes uns pikenos bonitinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenhas mesmo duvidas que só uma postura é que te vai esclarecer.

Mas também podes fazer outra coisa, caso tenhas outro aquário, podes por essa suposta fêmea lá, para que não se sinta inibido/a pelo macho e demonstre as verdadeiras cores.

 

Totalmente ciclado não tenho :s e não quero arriscar nada... por isso por enquanto vou esperar para ver se consigo tirar alguma conclusão

Muito obrigado pelos comentarios e pelo aviso ;)

 

 

Boas,

 

Creio existirem grande probabilidades de se tratar de um macho.. subjugado possivelmente!

 

Boas Ricardo

Não está facil chegar a uma conclusão mas é possivel que seja isso mesmo :s (infelizmente)

 

 

Pelo pouco que sei as fêmeas dos apistogramma trifasciata, são um pincel para ter a certeza. Estive muito tempo a tentar saber se a minha :sad2: era mesmo menina. A questão levantou-se quando ela começou a exibir uma cor azulada na dorsal.

Lá descobri que as fêmeas podem ser de coloração pálida, de tons de branco, castanho ou mesmo preto e só na fase de reprodução ficam amarelinhas.

​Fica a duvida e o desejo de ser uma fêmea, e que arranjes uns pikenos bonitinhos.

 

Boas NGE

 

Podes crer que são :confused4: a "minha" na dorsal apresenta uns apontamentos laranjas e isso é mau

Vou esperar para ver se há algum tipo de evolução

 

 

obrigado a todos ;)

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais