Alguem recomenda apisto?


Recommended Posts

Tenho um aqua Amazonico de 350L + 50L de sump total estimado 400L uteis.

 

Neste momento so tem Tetras: Cardeais; Hemigrammus rhodostomus; H. Bentosi (Rosy); Negros e Imperadores.

 

Comprei alguns apistos para serem os Reis do aqua como viejita, mas sairam uns A. resticulosa, acho eu

 

http://fishbase.us/summary/Apistogramma-resticulosa.html

 

sem cores e pequenos, ja que os machos nao passam muito dos 2,5cm.

 

Ora o que eu queria era uma sugestao para uma especie de Ciclideos pequenos mas nao demasiado, ja que o aqua tem 146cm.

Teem de competir pela comida com os peixes de media agua e nao serem demasiado sensiveis.

Congelados: artemia e larva vermelha.

Vivos: so larva de mosquito nos meses de Verao.

A temp. tem de ser 24-25 graus maximo.

Nao gosto de variedades artificiais, mas nao precisam ser F0. Nao quero e peixes 'fabricados' so para aquario.

 

Alguma sugestao?

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foto do aqua, 146cm de comprimento, coluna de agua com 55 de altura media do areao a superficie, cerca de 360L reais sem a sump.

pH 7,5 e Gh na ordem dos 3. Estou a tentar acidificar um pouco quimicamente e com turfa.

Todos os animais e plantas sao Amazonicos Brazil-Colombia.

 

aqua144.jpg

 

 

Neste momento tem 4 destes A. comprados como A. viejita selvagens da Colombia.

Os 4 peixes sao muito parecidos, dois maiores e dois mais pequenos, dois com as pintas mais negras e dois um pouco mais claros, mas com o mesmo padrao. Sem qq cor.

Note-se o raio preto obliquo que nasce do olho e se dirige para baixo e para tras.

 

apistowild1.jpg

 

 

Minhas hipoteses: 4 femeas macmasteri ou a especie que indiquei acima.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, apesar da ausencia de respostas nao parei de pesquizar.

Resticulosa nao podem ser porque esses sao do Brazil e estes sao supostamente selvagens da Colombia.

 

Encontrei duas referencias aparentemente serias:

 

http://fishbase.us/identification/SpeciesList.php?genus=Apistogramma

http://www.apistogramma.israquarium.co.il/ApistoABC.html

 

A distincao entre macmasteri e viejita e muito dificil, porque ha variedades A120 a A125, em que a A122 e uma transicao entre as duas especies. A120 e A121 sao macmasteri e A123 a A125 sao viejita.

Sendo peixes jovens dificilmente saberei o que sao, ainda por cima nas importacoes a granel pode haver misturas de varios tipos se coexistirem no mesmo local.

Ou seja, uma possibilidade e adquirir mais 2 do mesmo sitio, ficando com um total de 6, depois ver se crescem e so entao tentar classifica-los.

A tendencia que se ve nos sites de aquariofilia, que classificam tudo como macmasteri e uma 'simplificacao' que nao parece muito sustentavel, pelo menos no que respeita a exemplares selvagens.

Um deles esta a evoluir para um tom amarelado, o que ja podera dizer algo (ou nao).

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, essa temperatura é complicado, alguma razão?

 

Ph é alto, n tens por aí pedras calcarias?

 

Fala co o sr Vasconcelos aquaporto, tem variedades brutais...

 

Ps; que luzes são essas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, essa temperatura é complicado, alguma razão?

 

Ph é alto, n tens por aí pedras calcarias?

 

Fala co o sr Vasconcelos aquaporto, tem variedades brutais...

 

Ps; que luzes são essas?

 

A temp deve-se a poupanca de energia e plantas. As plantas dao-se melhor ate 25 graus e o meu aqua nao e um plantado, so tem areao grosso + pastilhas fertilizantes a ajudar + algum Excel.

Nao meto solo fertil nem CO2 por opcao e economia. Gosto de limpar o fundo e o areao praticamente todo para evitar crash biologico a longo prazo. Mas tambem queria ver se consigo manter pelo menos as equinodorus (so entram plantas Sul Americanas, logo faceis como valisnerias e anubias estao excluidas).

 

O ph e o de Lisboa, nao e facil baixar. Tenho quase a certeza que nao e das pedras: teste de acido negativo e ph igual ou superior nos meus 2 pequenos aquas de killies que nao teem estas pedras brancas e teem areoes diferentes.

Em todos os casos o areao e apropriado para aquas, de boas marcas.

Estou a acidificar lentamente, mudar bruscamente e o pior de tudo. Mais uma razao porque nao uso CO2, excelente para plantas, pessimo para peixes pela oscilacao brutal do ph.

 

A minha experiencia de mandar peixes via correio nao foi a melhor, estou reticente, os animais safaram-se mas vieram com danos.

 

Luzes: sao placas LED da TMC aquaray. Infelizmente sao mais para salgados a 9500k, mas o projeto tinha sido concebido originalmente sem plantas. Adicionei saiotes de inox para cortar a luz lateral, feitos por encomenda.

 

Ja juntei duas metades de coco mas os apistos ainda nao assentaram arraiais, so estao no aqua ha 1 semana. Ganharam alguma cor amarelada e parecem muito bem, para selvagens nao esta nada mal. Penso que o volume de agua para pequenos peixes, longa ciclagem anterior com peixes e portanto estabilidade pode ser um trunfo importante.

Introduzi qualquer coisa como 48 peixes novos e delicados, incluindo nariz de bebado e mini-cardinais e ate agora 0 mortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, concordo com algumas coisas nem todas claro :P

 

as plantas dao-se bem até 28Graus (e aumentas a diversidade de peixes que podes meter), quanto ao consumo é uma realidade mas tens o aquario aberto certo? É o pior em termos de consumo.... até a 25º visto que a tua casa no minimo vai a 16, 18 graus certo... tens sempre percas de calor sem tampas.

 

eu tenho 11 discus, 3 Selvagens, e vem mais 3 a caminho e tb aspiro o fundo.. o que fiz foi ter duas areas... uma plantada onde não aspiro e as proprias plantas consomem os ditritos, e a zona restante em areia fina que aspiro frequentemente.

 

quanto ao PH podes acidificar com troncos e turfa, o problema é os TPA´s... ou tens um bidon que tentas nivelar os mesmos parametros.. ou fazes muitos TPAS... de pequenas quantidades e muito devagar... eu quando não tenho água em reposo, faço directo da torneira a passar por carvão, para mudar 100litros leva ai umas 2 horas.... (aquario de 700litros)

 

Eu também balanço muito o investimento vs o consumo e das mudanças todas que tenho feito não há muito a fazer a curto prazo... um aquário é um extra que temos de considerar na conta da luz...enfim é apreciar o aquário e relaxar.Mas claro que há sempre considerações que melhoram os consumos... leds... 2 termostatos... filtros externos isolados... aquário isolado... mas não há muito a fazer a curto espaço de tempo.

 

Quanto aos peixes por correio, eu recebo discus selvagens por correio, e inclusive recebi uns que vieram de Hong Kong... tudo depende das empresas com que lidas.... Em Portugal tens a opção de envios por rodoviária... a minha preferencia... por exemplo metem o peixe no porto no autocarro ás 9 da manha, ás 15h podes levantar na gare do oriente...é muito mais tranquilo para os animais... e não saltam entre polos logisticos e carrinhas de correio... é directo.

 

tens um excelente aquário, queremos mais fotos

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentarios, nao e suposto numa discussao estar de 100 por cento acordo em tudo!

 

Bom um amigo meu arranjou mais 2 exemplares da mesma leva (surpresa) e vou ficar o feliz proprietario de 6 A.?.

Como em principio sao macmasteri ou viejita e suposto viverem bem com temp a partir dos 23 graus, problema resolvido: haveria talvez problemas se fossem agassizi ou ramirezi, acho eu.

 

Devo dizer que me agrada a ideia de selvagens, pelo menos tenho a certeza que nao sao 'fabricados', por muito belos que sejam nao quero desses.

A desvantagem e que vou passar muito tempo sem saber bem o que tenho aqui e se saem peixes que eu goste mesmo.

Isto se conseguir que eles crescam nas minhas condicoes, que tentarei contudo melhorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ocorreu uma CATASTROFE por minha culpa, com desenlace curioso.

 

Numa desparasitacao com mebendazol ocorreu toxicidade e morreram a maior parte dois peixes no decorrer de uma semana.

Foi duro, mas ha algo que e adequado reportar aqui.

A unica especie no aqua que nao foi afetada foram os Apistos. Dois exemplares chegaram a mostrar 'podridao' do bordo das barbatanas mas recuperaram muito bem. Particamente nao perderam o apetite.

Agora comem normalmente, cresceram e estao a ganhar cor.

 

Morreram todos os bebados e cardeais, os Tetra rosa so ja esta um vivo mas nao come, os Tetra negros sao resistentes mas parece-me que apenas um se safara, os Imperadores parecem ter recuperado todos mas estiveram varios dias sem comer.

Perdi uma femea de L180 com 5 anos e o macho esta afetado. Ha ainda um pequeno L200 mas e muito timido e parece estar ok, mas e dificil saber.

 

Ou seja, apenas os supostamente delicados Apistos selvagens passaram pelo episodio sem consequencias de maior. Estou banzado.

Os Apistos atacaram as barbatanas de alguns sobreviventes, isto preocupa-me mas os peixes atacados estavam talvez enfraquecidos.

Estao 6 no aqua e a ideia e obter dois casais e tirar 2, assim reduz a pressao territorial no futuro, para ver se nao atacam os Tetras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ok, muita coisa aconteceu.

Mudei as pedras brancas para cinza do rio Tejo, compradas numa florista.

O Ph ao contrario do que eu esperava nao desceu, fiz um teste do areao 24h com agua a +-6,5 e deu 7,5. Choque total, ate porque nao vai ser facil substituir o areao. Tenho de encontrar outras marca, testar e so depois mudo, porque implica uma montagem nova. Sao mais de 60 euros de areao para o lixo.

Estou a testar tambem as pedras cinza grandes.

 

Entretanto cada vez mais me convenco que tenho 6 femeas macmasteri-viejita.

Hoje visitei uma loja em Lisboa e encontrei isto, como Viejita II rio Nanai ou qq coisa semelhante:

 

macmale2b.jpg

 

Penso que no aqua da loja so havia machos, talvez uma unica femea!

 

Podem ver o animal poucas horas depois de ter entrado, a posar para a foto.

Pode-se tambem ver as pedras novas.

Este parece-me ser um Macmasteri rotpunkt e comprei porque o padrao geral e o mesmo das femeas que eu tenho, o mais provavel e ser tudo macmasteri tipo 'wild'.

Ou seja tenho um macho e 6 femeas, duas das quais pelo menos terao de sair.

 

Aqui esta o peixe a explorar um coco, parece mais interessado que qq dos outros 6, parece ser comportamento masculino.

 

maccoco.jpg

 

Para ja estou muito satisfeito com estes Apistos, sao muito resistentes e com um comportamento muito interessante.

Vamos ver se ha casal.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gabriel,

 

vou tentar dar alguma resposta já que esto quase parece um monologo (agradeço muito todos os posts já que gosto muito dos apistogrammas, o setup e as fotos) :)

 

Se os quatro primeiros peixes são iguais e amarelos, então são 4 fêmeas.

O padrão de cor nos "viejita" tem muita variedade, podes consultar em internet a historia do verdadero viejita.

O pH, eu tenho o mesmo problema, a minha opinião é que não tem fácil solução, precisas sacar o sustrato e meter alguma cosa como akadama, eu não vou tentar mais! gastei muito e não pensei ou não sabia.

 

Se gostas dum aquário de apistogrammas eu pensaria em meter mas cocos, troncos e como plantas fetos de Java. Seria bom que os apistos tivessem muitos refúgios para eles esconder quando forma-se a jerarquia. As plantas ajudam a crear barreras visuais que separam territorios.

 

Cuidado com as espécies que misturas: no meu caso a experiência ensinou-me que macmasteri e hongsloi nao podem estar juntos, não sei se é uma norma general ou tenho a sorte de ter um macho macmasteri psicopata O meu macho e identico aos teus, vendido como viejita é um macmasteri Fab form II.

 

O Fábio silva tem umas crias de panduro que eu já gostaria para mim mas não tenho mais espaço. O Ricardo Gomes tem umas crias de Apistogramma nannay… mesma coisa, mas os dos casos ainda tens que esperar 1 mes no caso do Fábio e 2-3 meses no caso do Ricardo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=183089&page=22#entry1226753

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214412&page=2#entry1228442

 

O sr. Vasconcelos que já coneces tem ums peixinhos increívels e a sua aposta por peixes raros e a sua simpatia e seriedade merece a minha opinião de melhor loja do pais.

 

Boa sorte,

 

Pol

Editado por polnadal
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

vou tentar dar alguma resposta já que esto quase parece um monologo (agradeço muito todos os posts já que gosto muito dos apistogrammas, o setup e as fotos) :)

 

Se os quatro primeiros peixes são iguais e amarelos, então são 4 fêmeas.

 

 

 

Obrigado pelos coments, ha sempre esperanca de aprender algo, que isto e tudo novo para mim, com os meus erros a ajudar!

 

Os Apistos continuam a crescer excepto 1 que esta do tamanho original. Estes peixes crescem bem rapido, de tal forma que os 5 maiores ja perecem de outra especie.

Visitei varias lojas e vi tudo o que ha na net e estes apistos amarelos sao mesmo femeas, mas...

Um dos amarelados com um risca vermelha na cauda em baixo tem tambem pontos vermelhos na cabeca, junto dos reflexos verde-azul que outros teem. A dorsal que era arredondada esta a ficar mais ponteaguda e nao tem as riscas pretas no bordo anterior das ventrais tao marcadas.

Logo suspeito que e um macho. O novo, embora maior i mais maduro, e simplesmente igual a este, por isso eu tinha reconhecido o padrao na loja, em parte por instinto.

Ou seja, tenho provavelmente 5 femeas e um macho dos originais, mais um macho mais velho, o que da pelo menos 2 casais de Macmasteri rotpunkt. Nao vou misturar especies. Vou deixar no aqua 3 a 4 femeas, portanto pode so sair a mais pequena.

Se e verdade que os meus originais sao selvagens da Colombia, entao tenho uma populacao bastante homogenea, apesar da introducao.

Para ja nao tenho condicoes de criar alevins, no futuro logo se ve.

 

Entretanto tomei grandes decisoes. Quando a temp do ar estabilizar nos 25 graus faco uma montagem totalmente nova, so com areao e pedras previamente testadas. Teste com imersao de cada elemento 24h tem sido o unico metodo fiavel, esquece la o acidificante e o limao, que nao deram nada.

Ando a procura do material adequado.

 

Decoracoes: ja estao duas metades de coco no aqua, pode ver uma na foto.

Plantas vao entrar mais, mas tudo Sul Americano, queria meter a Egeria densa originaria dessa zona mas esta dificil encontrar porque acho que esta proibida em Espanha.

140cm de aqua para dois machos vai dar quase de certeza!

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico! Eu apostava em qualquer coisa rara sem duvida. Ai dentro dessa banheira podes por até 3-4 casais acho eu..

 

Vais juntar Corydoras ou Escalares?

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Fantástico! Eu apostava em qualquer coisa rara sem duvida. Ai dentro dessa banheira podes por até 3-4 casais acho eu..

 

Vais juntar Corydoras ou Escalares?

 

 

Para especies mais delicadas quero ganhar alguma experiencia primeiro, mas para ja estou a gostar muito desta especie, tem um ar bem natural.

Cheguei a ter uns Corys Colombianos espetaculares comprados. Mas e tudo pessoal do fundo e os pequenitos eram muito agressivos e desisti.

Gostaria de meter mais tarde, mas para ja vou esperar, ate porque primeiro quero estabilizar os ancistrus (parece que sobreviveu o macho L-180 com 13cm, mas ainda nao esta a comer a 100% - comprimento teorico maximo na planetcatfish de 12cm!).

 

Quanto a escalares, nao penso introduzir. Na loja onde comprei o aqua vi os mais bonitos de sempre, com matizes de castanho, mas contive-me. Quando formam casal metade do aqua e deles, por isso nao vou meter peixes grandes.

 

Ou seja, neste aqua os reis serao os Apistos, nada de porte superior para ja. Ate porque vira ai uma montagem totalmente nova.

E warman, ja tens apistos? Li por ai que estavas com o bichinho destes 'mini-monstros'...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

biggrin.png' alt=':biggn:'> Eu tenho apistos! Cerca de 20 Apistogrammas Cacatuoides "Triple Red" de criação minha para despachar.

Assim que montar tudo aqui na minha fishroom e estiver tudo estável aposto num aquário para um casal de Apistogrammas mais raros :cool2:

 

Até lá fico a contemplar os teus :coffee:

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Este projeto teve uma evolucao que me espantou: se me contassem alguns detalhes eu nao acreditava. Por isso queria reportar.

 

Primeiro: ainda com o areao grosso da foto meti um casal de Ramirezi e adptaram-se logo, com temp a 25-26 e ph bem acima de 7.

 

Segundo: mudei solo para manado e meti dois troncos destes novos finos que veem por ai. Deixei de ligar ao pH.

 

Terceiro: comecaram a aparecer alevins na sump, com saco de filtragem e tudo. Um deles cresceu e ja esta no aqua, um Tetra Negro.

 

Quarto: neste momento tenho dois Imperadores na sump a crescer e devem safar-se, ja comem artemia e larva.

 

Quinto: meti um macho comprado como Viejita rio Nanai numa conhecida loja. Vendi 4 dos Colombianos originais e mantive 2.

 

Sexto: dos dois Colombianos que restavam, um comecou a ficar mais no coco, assim como o macho. Pouco depois saiu uma nuvem de alevins, ha cerca de um mes e meio. Nao fiz nada. Cresceram pelo menos 8, defendidos pelo macho e pela femea: incrivel num comunitario. O macho viejita (?) e o peixe dominante no aqua.

No fim deste tempo tempo os alevins cresceram e ja estao mais dispersos. A mae mantem-se amarelo vivo a e guardar alguns alevins. Ha pelo menos 5 vivos, sempre no fundo. Nunca pensei que isto fosse possivel num comunitario com 12 Tetra do Rio, 13 Cardeais, Tetras Negro, etc - e ainda outros apistos.

Hoje tenho a certeza que os 6 Colombianos originais eram todos femea.

 

Na noite em que descobri os alevins na sump devo ter ficado mais de meia-hora a olhar de boca aberta para aquilo: ainda hoje me intriga como foram aparecer la.

Tambem nao sei como misturando apistos que eu nao sabia bem o que eram, de lojas diferentes, tive sucesso, sem nunca ter tentado criar oviparos na vida, sem nunca ter adquirido comida para alevins ou eclodido artemia.

Acho que os quase 400L para relativamente poucos peixes e que fazem a diferenca, nao o pH ou outros fatores.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gabriel,

 

jejejeje nao te podes queixar tens tido muitas experiências nesse aquário :D:D:D

ja gostaria que os meus oviparos criaram assim no comunitário :D:D:D

Só uma coisa que li agora que tinhas escrito nos primeiros posts sobre o pH: nao tentes coisas raras como o limão, o limão tem acido cítrico que pode baixar temporalmente o pH, mas tem muita carga orgânica que pode dar-te problemas de qualidade da agua.

 

O meu melhor conselho (e cada pessoa pode dar-te o seu) seria: ouvida o pH (se nao quiseras mudar o substrato tudo)!!!! o pH não é tan importante como a malta pensa e é melhor ter um pH de 7-7.5 constante num aquário amazónico que tentar continuamente baixar o pH. Os troncos vão ajudar a baixar um pouco e paulatinamente.

 

A tua experiência (se os macs e os neons pretos tem criado) já tem demostrado que tens umas condições muito boas no aquário.

 

Eu recomendaria nao colocar mais ciclideos!!! Quando sejam completamente adultos (e a pesar de ter criado, pelas fotos, eu diria que ainda não são) vão dar problemas pela sua territorialidade.

 

Alevinos na sump é normalíssmino e sorte que tens uma sump, se tiveras um filtro convencional estariam todos mortos. Eles sao sugados pelo filtro que num aquário de 400l tem que ter muita força (caudal). Um dia a noite apanha uma linterna e mira o teu aquário sobre o substrato e na superficie vás ver uma grande quantidade de animais microscopicos (pedipodos, copepodos e demais que nem podes ver), aqui tes parte da resposta sobre como tem sobrevivido os alevinos, mas a maior parte deles tem comido a comida que foi sugada pela sump. As "comidas especiais" para alevinos = artemia, novo fluid, ou flocos/pó para alevinos ajudam a ter uma meior dieta e aumentam o número de peixes que chegam a adultos mas nao sao a unica possibilidade.

 

O tetra que mostras na última foto acima do macho macmasteri é um Nematobrycon palmeri (tetra emperador) que também é de fácil criação e que tem dimorfismo sexual diferenciado M/F,… e uns olhos azuis brutais :D:D:D:

 

Muita boa sorte, tens un projecto muito bom e uns resultados excelentes,

 

Pol

Editado por polnadal
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mto obrigado pelos coms.

 

Esqueci completamente o pH e ja nao acidifico. Eu usava o pH minus da Tetra, ainda tenho uma embalagem mas ha 5 ou 6 meses que nao uso.

Um dia destes tenho de medir outra vez!

 

Desde que detetei os alevins na sump comecei a colocar diminutas quantidades de comida. Primeiro tipo uma vez por semana e quando mais crescidinhos todos os dias.

Os pequenos macs estao sempre no solo, devem comer esses pequenos animais no aqua principal ou ja estariam mortos!

Tambem deve haver desses animais na sump: por causa dos peixes nao tenho limpo o compartimento central das biobolas.

Dentro de um mes os dois Nematobricon da sump tambem passam para cima.

 

Esta a ser de facto uma experiencia incrivel: esteticamente nao esta brutal mas um dia destes tenho de meter uma foto atualizada.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

parabéns pelo tópico e pelo aquário. grande aventura!

gosto especialmente deste aquário por fugir à regra e com resultados muito interessantes.

se quiseres mesmo reduzir o ph, que pelo que vejo já não é problema, arranja Co2 com controlador.

Utilio com bons resultados, não tenho grandes flutuações de ph.

Parabens pela iluminação ficou à maneira!

estou curioso de ver o jnterior do móvel e sump.

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Este e o estado atual do aqua:

 

 

ijek3.JPG

 

 

Ph bem acima de 7.

Estou com dificuldades em arranjar plantas adequadas nesta montagem, com coluna de agua de 50cm nao e facil, sempre sem CO2.

Estou descontente com o desempenho dos LEDs TMC, porque antes com T5 consegui fazer crescer melhor as Equinodorus a 40cm.

Neste momento estou a ver se consigo um bom desenvolvimento das Elodeas (Egeria?). Ate o musgo nao tem crescido bem.

Os pequenos apistos ja nadam independentemente da mae e ja apresentam aguns comportamentos territoriais. Alguns (sao +- 5) teem tocas nos trocos.

 

gsrm.jpg

 

 

Este e o estado atual da sump. Os alevins aparecem no compartimento central e no da direita, mas so sobrevivem no meio. Nadam acima das biobolas azuis e entre elas.

Note-se o saco de filtragem que recebe a agua pelo tubo que vai para a direita: os alevins apreceram mesmo como saco, nao sei bem como.

 

Um tetra Imperador ja crescidito na sump:

 

xkla.jpg

 

Esta semana passaram os 2 para cima.

 

E finalmente um planorbis a 'andar' na superficie:

 

l1yf.jpg

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gabriel,

 

sobre os Apistogramma, eu diria que o que tens lá (pelo menos o macho) sao A. macmasteri FabFormII, os mesmos que eu tenho criado e colocado a venda. O melhor com os apistos é ter um casal, para evitar agressividade mas cada aquário é um mondo e o que funciona para algumas pessoas, nao funciona para outras.

O meu aquário é de 300l e no inicio tive o mesmo problema com as plantas, a coluna de agua é muito grande e dificulta o acesso da luz. Eu fiz muito gasto com isso e se tivera que começar novamente diria que no vale a pena complicares muito com isso. O teu aquário tem que atingir um equilibro e as plantas tem que adaptar-se antes de crescer bem. Eu experimentei com muitas plantas e agora só mantenho aquelas que tem-se adaptado. O feto de Java é um exemplo de planta de crescimento +/- lento más muito resistente e quando adapta-se quase nao precisas de mais plantas. As Vallisnerias sao muito resistentes, demoraram um bocadinho mas agora tenho que cortar as folhas para evitar que cobram o aquário todo. Também comprei um lotus ao Dmachado que demorou quase 1 ano em arrancar e agora no ultimo mês tem feito um crescimento rapidíssimo e as folhas chegam até a superfície. Tenho também anubias mas no meu aquário crescem muito lentamente e sao sempre atacadas pelas algas filamentosas. É só um exemplo. Eu recomendaria nao ter pressa e nao colocar plantas de crescimento muito rápido pós acabas por passar mais tempo plantando e cortando que desfrutando dos peixes,.. mas cada pessoa tem os seus gostos. O mais importante é ter paciência e deixar que o "ecosistema" cresça sozinho e seja bem estável.

 

sorte com isso e parabéns novamente,

 

Pol

 

P.S. se algum dia vens por estas terras a fazer uma visita, eu mostro-te o meu aquário e podemos falar de muitas coisas como da sump, que é um tema totalmente novo para mim e na minha ignorância tenho muitas duvidas que resolver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

penso que tens aí um problema com o ph.

tens várias maneiras de o fazer descer , colocando turfa na sump , colocando mais madeira no aquario ou usando folhas de amendoeira ou outras que farão o mesmo efeito.

as folhas libertam acido tânico que faz descer o ph.

 

quanto aos apistos , não é a minha praia, não te posso ajudar.

 

quanto á sump, tambem me parece mal projectada.

tens filtragem mecanica muito fraca.

eu punha a 1ª divisória só com esponja, mas cheia , e essa biobolas, se queres que te diga tb n fazem grande efeito.

eu tirava-as e punha só ceramicas , ou pelo menos 70 - 80% de ceramicas e o resto biobolas.

 

cumps

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gabriel,

 

sobre os Apistogramma, eu diria que o que tens lá (pelo menos o macho) sao A. macmasteri FabFormII, os mesmos que eu tenho criado e colocado a venda. O melhor com os apistos é ter um casal, para evitar agressividade mas cada aquário é um mondo e o que funciona para algumas pessoas, nao funciona para outras.

 

Mto obrigado.

Relativamente as plantas posso dizer que as valisnerias gigantea crescem bem neste aqua. Mas eu sou casmurro e aqui so entram plantas Sul Americanas!

As elodea estao a crescer bem. tenho de estar sempre a replantar, mas nao me importo. Sao de um verde muito bonito e fazem bom efeito, mas vamos ver se nao e so crescimento por serem novas.

A sump para mim e essencial acima de 250L, pela facilidade de manutencao. Mas para plantados a serio com CO2 pode nao ser bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

penso que tens aí um problema com o ph.

t

 

quanto á sump, tambem me parece mal projectada.

tens filtragem mecanica muito fraca.

eu punha a 1ª divisória só com esponja, mas cheia , e essa biobolas, se queres que te diga tb n fazem grande efeito.

eu tirava-as e punha só ceramicas , ou pelo menos 70 - 80% de ceramicas e o resto biobolas.

 

Pois o pH e eu temos uma relacao dificil ha mtos anos.

A filtragem e mais que suficiente para esta populacao. Segundo as normas da Sera tenho 3,5L de ceramicas porosas, suficiente para 700L!

Vou meter mais um litro ou dois, mas encher um destes compartimentos so com ceramica porosa ficava uma fortuna.

As biobolas fazem filtragem mecanica e fornecem uma area brutal para as bacterias.

No compartimento da direita, quase vazio, ha um saco filtragem, onde eclodem os ovos. A seguir ha uma enorme espuma.

Ja tive turfa no compartimento da direita, mas a agua fica demasiado amarela. Tambem ja tentei pinhas de amieiro.

Mais madeira esta nos planos.

 

As condicoes sao boas, pelos menos para os Apistos. Ja ha 5 grandinhos e hoje mesmo detetei a mesma femea com outra ninhada!

Apesar de haver uma segunda femea, para ja o casal esta muito estavel. Isto e mto mais engracado porque eu nao fiz nada para ter criacao. O facto de ser comunitario obriga os instintos dos pais a estarem mto apurados, mas curiosamente nao ha grande agressao: 146x50cm de fundo mais o volume generoso devem fazer a diferenca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais