Guppy doente


InCoGniTuS

Recommended Posts

Expressei-me mal....

 

Não são manchas... Pontos brancos.

 

O que acho muito estranho no meio disto tudo é que vejo os peixes bem num dia e no outro estão mortos sem apresentarem nada de estranho...

 

Achas que pode ter alguma coisa a ver com o CO2?

 

Isto começou pouco depois de mudar para o pressurizado...

 

Será que estou a colocar muito? Se assim fosse não estariam todos mais próximos da superfície?

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não me parece do CO2... E não consigo relacionar a morte dos guppys com as dos otos... :/

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive essa doença no meu aquário, e infelizmente é letal e propaga-se da noite para o dia.

Os animais ficam com umas manchas brancas no corpo, náo é tipo algodão, é algo mais basso e mais pequeno, as barbatanas começam a apodrecer, ficam apaticos e em menos de 24 a 48 horas morrem.

As boas noticias é que tirando os viviparos e poucos mais, os restantes animais não irão ser afectados por eles.

Baktopur na água deve resolver, comigo resolveu.

Tens uma infecção bacteriana das grandes que se desenvolve quase exclusivamente nos viviparos. Vais notar se encontrares alguns mortos que os mesmos ficam envoltos de uma especie de bolor e que a água do aquário ira ficar com um cheiro estranho.

usa bactopur, e atenção as colonias de bacterias dos filtros que no final terão que ser novamente alojadas com nitrivec por exemplo.

Nada de colocar animais novos nos proximos tempos.

Os que já tiverem sido infectados, dificilmente irão sobreviver, mas pelo menos erradias a doença e salvas os restantes.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não se de todo "expert" em doenças mas uma coisa eu garanto-te: não é por causa do pH a 6 que os peixes estão a morrer - nem mesmo os guppy. No meu aqua o pH varia diariamente entre 6,8 e 5,8 devido à injecção de CO2 sem qualquer problema. Já lá estive guppys sem qualquer problema. É a variação na salinidade que é importante e não a do pH. Se todos os outros peixes estão bem, então também nos indica que não é por excesso de CO2 (e logo falta de O2). Caso contrário, estariam todos os peixes à superfície.

 

O diagnóstico não é fácil mas aquilo que me parece é que seja mesmo uma doença qualquer e que não está relacionada com a qualidade da água. Talvez tenha vindo na comida? Muitas vezes as comidas congeladas podem trazer parasitas/bactérias (especialmente as de marcas asiáticas que não têm os mesmos testes de controlo de qualidade).

 

Eu também acho que 31ºC é muito alto. Eu sei que é por causa do íctio mas se já está bom devias considerar a hipótese de baixar a temperatura o mais depressa possível.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora obrigado pelas opiniões!

 

Eu fiz um tratamento com backtopur a semana passada...

 

Vou retirar o carvão que tinha posto no filtro para limpar o excedente e voltar a atacar...

 

 

Eu também acho que 31ºC é muito alto. Eu sei que é por causa do íctio mas se já está bom devias considerar a hipótese de baixar a temperatura o mais depressa possível.

 

Deixei ficar porque li que era necessário pelo menos 18 dias com esta temperatura para irradicar a geleia pela qual se propaga o íctio...

 

Já está à 10 dias...

 

Achas que devo começar já a baixar? 1º por dia ou mais?

 

Quanto à comida uso a mesma de sempre... Flocos! 2 marcas distintas para ir variando e 1 vez por festa (normalmente 1 vez por semana) um granulado.

 

Achas que será disso?

 

Obrigado pelas opiniões mais uma vez!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começa com 1º / dia e vai controlando. Assim sempre tens uns 5 dias até voltares à temperatura nornal. Ainda ves ictio nos peixes ou a gelly-já nalgum sitio?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começa com 1º / dia e vai controlando. Assim sempre tens uns 5 dias até voltares à temperatura nornal. Ainda ves ictio nos peixes ou a gelly-já nalgum sitio?

 

Que veja não...

 

Já baixei 1º.

 

Aproveitei para fazer uma ligeira poda / replantação de alguns pés, retirei o carvão que tinha no filtro e já lhe meti o Backtopur...

 

Vamos ver no que vai dar...

 

Entretanto já foram mais 2 guppys... A mesma coisa. Metade "inferior" do corpo branco e cauda toda ratada...

 

Agora é esperar...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto sugere que eles sofreram alguma espécie de traumatismo, como que apertados, sugados que traumatizou essa zona, não será algum problema com a zona do crivo do filtro que os consegue apanhar? Eles entretanto conseguem-se libertar, mas entretanto já estão magoados, como que pisados

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto sugere que eles sofreram alguma espécie de traumatismo, como que apertados, sugados que traumatizou essa zona, não será algum problema com a zona do crivo do filtro que os consegue apanhar? Eles entretanto conseguem-se libertar, mas entretanto já estão magoados, como que pisados

 

Não.... A entrada do filtro é a de série dos JBL. É bastante aberta e não tem força para sugar assim um guppy...

 

E isso não justificava as caudas ratadas... Nem a morte dos Ottos..

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos ver como isso evoluiu, vai avisando ;)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está definido o "plano de ataque"...

 

Hoje - 15ml Bactkopur (segundo indicação da bula - 1ml por cada 20l)

Sábado - 15ml Bactkopur

Segunda - TPA 30% + 15ml Bactkopur após TPA

Quarta - 15ml Bactkopur

Sábado - TPA 30% + Carvão activo no filtro (ficará 15 dias)

 

Vamos ver como corre...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me bem, vai dizendo como corre :) abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora meus amigos tenho boas (2) e más (1) notícias para vos dar!

 

Começando por uma boa é que nas últimas 24h não tive nenhuma baixa!

 

A má é que quando estava a baixar mais 1º ao termostato, reparei em algo estranho numa das rasboras.

 

"And the Oscar goes to... Manik48!!!"

 

É de facto fungada! Quando vi as pequenas pintas não era íctio era sim um algodão de fungo muito no início...

 

É o que dá estar sempre a olhar para o aquário... Nem damos tempo a que as doenças se manifestem em condições...

 

A minha opinião é que com a elevada temperatura se propagaram rapidamente sem o algodão correspondente!

 

A boa notícia que falta é que sei como a tratar! :P

 

Já ataquei com Micopur!

 

Vou reduzir o tratamento de Backtopur para metade do tempo (o normal prescrito na bula...) e fazer 4 dias de Micopur (mais um que o prescrito...).

 

Fica um vídeo da rasbora doente.

 

 

Espero atacar este problema a tempo para não ter mais baixas...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso, eu ataquei nos neons negros durante 5 dias "só para ter a certeza".

Só me chateava a água ficar verde. Deviam inventar isso em vermelho :slbsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso, eu ataquei nos neons negros durante 5 dias "só para ter a certeza".

Só me chateava a água ficar verde. Deviam inventar isso em vermelho :slbsmile:

 

não chatear se faz favor a menina que o ajudou a curar a saprolegnia do aquário.....

 

 

 

 

 

 

e força no mycopur, se é de facto fungada é o melhor :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso, eu ataquei nos neons negros durante 5 dias "só para ter a certeza".

Só me chateava a água ficar verde. Deviam inventar isso em vermelho :slbsmile:

 

Parece que hoje o vermelho não me fazia muito bem ao aqua...

 

Mas é só uma sensação ligeira... :P

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

querem falar de vermelho hoje??? :fcpsmile: lol

 

Quem é que percebe disto quem é? xD lol

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

querem falar de vermelho hoje??? :fcpsmile: lol

 

Quem é que percebe disto quem é? xD lol

 

Quando aparecer um gajo do norte que faça o ciclo em 16h (e diz que é 24h) é que sabemos quem percebe disto!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que se acenderam as luzes descobri mais uma cory morta... Mas a albina...

 

Entretanto reparei numa outra cory ainda viva uma mancha vermelha estranha na zona da barriga.

 

photo030312135111hdr.jpg

 

Alguém sabe o que é isto?? Terá sido atacada por outro peixe?

 

Não tenho visto nenhum peixe agressivo...

 

Entretanto, e para não serem só más notícias, o algodão que a rasbora tinha ontem parece estar a regredir!

 

Vamos ver como corre...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando tive essa tempestade pela qual estas a passar, os animais também incoporavam(alguns), essas ferias abertas.

A doença em si não é nada mas mesmo nada agradavel de se ver.

Vou te dar uma dica, sei que algumas pessoas irão provavelmente contestar, mas foi me dada a mim e pareceu me ter bastante lógica.

Os animais infectados como já verificaste não sobrevivem e morrem entre 24 a 48 horas, se vão morrer, mais vale sacrifica-los e retira-los da água, diminuindo a probablidade de contagio aos restantes, enquanto o medicamento começa também ele a fazer efeito.

Rasboras especialmente, passam com bastante facilidade umas ás outras as doenças.

Por muito que me custe eu fiz isso na altura e deu resultados pois consegui quando coloquei o medicamento, que mais nenhum (dos que não estavam ainda infectados), morre-se.

Fica ao teu criterio, pois é uma decisão apenas tua.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é perceber quais estão doentes!

 

Como disse desde início o problema é que não apresentavam nenhum sintoma!

 

As Rasboras só estão no aqua desde domingo passado pelo que não foram muito afectadas.

 

Estive agora a olhar para elas e a única que tinha o algodão praticamente já não o tem por isso espero não ter de sacrificar mais nenhum!

 

Se vir algum guppy com a cauda a começar a ficar branca sai logo...

 

Espero não ter de o fazer...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais