Ph alto, KH baixo. Como alterar?


merlin

Recommended Posts

Boa noite,

 

Preciso de ajuda em relação à qualidade da água do meu aqua.

 

Tenho o Ph a 7.6-7.8 e o KH a 40 ppm.

 

Pelo que li estes valores não são normais pois com um KH tão baixo o meu Ph devia baixar o que até era o que pretendo.

Por outro lado não gosto de ter o KH tão baixo pois a água fica desprotegida em relação a variações no Ph.

 

Eu queria baixar o Ph para níveis de 7.0, o que acho mais adequado para a fauna que tenho, e gostaria de saber se há alguma maneira de baixar o Ph sem baixar muito mais o KH.

 

Quando tivesse o Ph nos valores mais adequados, gostaria de subir o KH para manter o Ph mais seguro mas, sem subir o Ph novamente com essa subida do KH.

 

Sugestões? Obrigado.

 

-------

 

Aqui fica o setup do aqua (o aqua foi montado à 3 meses):

 

Dim: 100x30x40;

Luz: 1x36w;

Filtro: Eiheim 2213 com 2xesponja (azul), cerâmica (bolas Micromec) e lã;

Termostato: Jager 150W;

Temp: 26ºC

Ph: 7.6-7.8

KH: 40 ppm

GH: 100 ppm

Amónia: 0

Nitritos: 0

Nitratos: 10 ppm

 

Fundo: areão (médio + grande) com fertilizante JBL florastarter;

 

Fauna (todos jovens):

6 Paracheirodon innesi (neons);

4 Brachydanio rerio (danio-zebra);

4 Gymnocorymbus Ternetzi (viúvas);

2 Otocinclus vestitus (limpa-vidros);

2 Corydora sp. (coridoras albinas);

2 Xiphophorus variatus (paltys);

 

 

Flora:

Vallisneria Spirallis (2);

Anubia barteri nana (2);

Limnophila Sessiliflora (muitas);

Hygrophila polysperma (muitas);

Sagittaria subulata (3);

e mais alguns pés de plantas que não sei identificar.

 

Tenho 2 troncos e uma pedra (não sei o material mas é para aquas e foi comprada numa loja especializada).

Faço TPA's quinzenais de 40% com aspiração do fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Preciso de ajuda em relação à qualidade da água do meu aqua.

 

Tenho o Ph a 7.6-7.8 e o KH a 40 ppm.

 

Pelo que li estes valores não são normais pois com um KH tão baixo o meu Ph devia baixar o que até era o que pretendo.

Por outro lado não gosto de ter o KH tão baixo pois a água fica desprotegida em relação a variações no Ph.

 

Eu queria baixar o Ph para níveis de 7.0, o que acho mais adequado para a fauna que tenho, e gostaria de saber se há alguma maneira de baixar o Ph sem baixar muito mais o KH.

 

Quando tivesse o Ph nos valores mais adequados, gostaria de subir o KH para manter o Ph mais seguro mas, sem subir o Ph novamente com essa subida do KH.

 

Sugestões? Obrigado.

 

-------

 

Aqui fica o setup do aqua (o aqua foi montado à 3 meses):

 

Dim: 100x30x40;

Luz: 1x36w;

Filtro: Eiheim 2213 com 2xesponja (azul), cerâmica (bolas Micromec) e lã;

Termostato: Jager 150W;

Temp: 26ºC

Ph: 7.6-7.8

KH: 40 ppm

GH: 100 ppm

Amónia: 0

Nitritos: 0

Nitratos: 10 ppm

 

Fundo: areão (médio + grande) com fertilizante JBL florastarter;

 

Fauna (todos jovens):

6 Paracheirodon innesi (neons);

4 Brachydanio rerio (danio-zebra);

4 Gymnocorymbus Ternetzi (viúvas);

2 Otocinclus vestitus (limpa-vidros);

2 Corydora sp. (coridoras albinas);

2 Xiphophorus variatus (paltys);

Flora:

Vallisneria Spirallis (2);

Anubia barteri nana (2);

Limnophila Sessiliflora (muitas);

Hygrophila polysperma (muitas);

Sagittaria subulata (3);

e mais alguns pés de plantas que não sei identificar.

 

Tenho 2 troncos e uma pedra (não sei o material mas é para aquas e foi comprada numa loja especializada).

Faço TPA's quinzenais de 40% com aspiração do fundo.

 

Olha eu estou a ter o mesmo problema e comecei hoje a partir da informação que te passa a dar:

Felicidades

 

1 - Subir simultaneamente o GH e o KH

Juntar carbonato de cálcio (CaCO3). 1/2 colher de chá por cada 50 litros de água aumentará ambos o KH e o GH em cerca de 3-4 dH.

Alternativamente, junte algumas conchas, corais, calcário, pedaços de mármore, etc. ao seu filtro.

 

2 - Subir o KH sem subir o GH

Junte bicarbonato de sódio (NaHCO3). Uma colher de chá por cada 50 litros aumenta o KH em cerca de 4 dH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu estou a ter o mesmo problema e comecei hoje a partir da informação que te passa a dar:

Felicidades

 

1 - Subir simultaneamente o GH e o KH

Juntar carbonato de cálcio (CaCO3). 1/2 colher de chá por cada 50 litros de água aumentará ambos o KH e o GH em cerca de 3-4 dH.

Alternativamente, junte algumas conchas, corais, calcário, pedaços de mármore, etc. ao seu filtro.

 

2 - Subir o KH sem subir o GH

Junte bicarbonato de sódio (NaHCO3). Uma colher de chá por cada 50 litros aumenta o KH em cerca de 4 dH.

 

Pois mas isso creio que vai subir igualmente o Ph e eu não posso deixar subir mais. De qualquer modo obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, creio que isso aumenta as 2 coisas, pois foi o que aconteceu comigo, embora para mim fosse esse o efeito desejado, pois também tinha o ph muito baixo.

o problema, pelo que me aconteceu, já li e pelo que me aconselharam, é que com esses parâmetros o PH pode ter variações bruscas, e isso é que é perigoso.

 

Eu optei por usar um daqueles produtos em pó que fixam o ph num determinado valor - por exemplo 7 - e que servem quer ele esteja alto ou baixo, e aumentam muito o efeito "tampão" da água, ou seja, se bem me lembro, a dureza carbonatada, e por isso o ph se mantém.

 

Comigo tem resultado, é fácil, e não tenho tido efeitos secundários.

 

Mas úso isto há pouco tempo, e portanto, é melhor obter opiniões mais experimentadas.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 2 troncos e uma pedra (não sei o material mas é para aquas e foi comprada numa loja especializada).

Faço TPA's quinzenais de 40% com aspiração do fundo.

 

Esqueci-me de 2 coisas:

 

Os troncos fazem baixar a dureza e o ph

para ter a certeza que a pedra não é calcária, e que não é por isso que o ph está alto, é só pegar na pedra, por umas gotas de um ácido, tipo vinagre serve. se borbulhar é calcária.

Mas não deve ser disso, pois senão a dureza também subia.

 

Quanto tempo tem o aquário e quais os parêmetros da água com que faz as tpas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optei por usar um daqueles produtos em pó que fixam o ph num determinado valor - por exemplo 7 - e que servem quer ele esteja alto ou baixo, e aumentam muito o efeito "tampão" da água, ou seja, se bem me lembro, a dureza carbonatada, e por isso o ph se mantém.

 

Esse produto era o ideal para mim, colocar o Ph por volta dos 7 e aumentar o KH (tampão). Qual é o produto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse produto era o ideal para mim, colocar o Ph por volta dos 7 e aumentar o KH (tampão). Qual é o produto?

 

Há vários, nas lojas da especialidade, eu agora não me lembro do nome do meu, tem que esperar que eu chegue a casa para ver.

 

Mas cuidado com uma coisa - desses produtos, alguns fazem mal às plantas, pelo menos um que eu comprei primeiro dizia isso nas instruções, mas as instruções vinham dentro do fransco que não se podia abrir antes de comprar :sleep: - mas depois comprei outro que já não faz mal.

 

Por isso, mesmo que não use a mesma marca que eu, certifique-se que não faz mal às plantas ou a outra fauna.

 

É melhor comprar numa loja mesmo especializada, que saiba mesmo aconselhar.

 

Mas eu prometo que logo digo a marca :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

eu uso o seachem prime regulator que mete o ph a 7 esteja ele baixo ou alto e faz mais coisas ( que agora não me lembro )

mas tambem ando com um problema com um aqua plantado com cerca de 6 semanas tenho o kh muito alto os testes dão me quase agua salgada, e não sei o que fazer

talvez tenha exagerado no sal quando montei o aqua.

talvez com algumas tpa isto vá ao sitio pois de resto esta tudo bem

ph 7

nitritos 0

amonia 0

gh - não me recordo dos niveis mas deram BOM

 

o produto que falo vende-se na avipeixe tem lojas em lisboa ,almada etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.