Principiante em ciclideos


Firemam 669

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Sou o Rui, ja sou membro deste forum a algum tempinho, na altura tinha guppys.

O meu aquário é de 60l, tenho 1 casal de nigofasciatus ( desculpem se escrevi mal)+ 5 crias + 6 crias de caerulues ambas as crias com cerca de 1cm, Decoração tenho troncos e pedras, no fundo areao verde ( que vou mudar para areia silica branca ) sei que o aquário não tem as dimensões correctas, no final do ano se tudo correr bem vou trocar de aquário para um de 120cm.

Agora agradecia ajuda para as seguintes questões:

1- Que peixes posso colocar que sejam compativeis com este, pois mataram me o pleucostumos (peixe de fundo)

2- Li neste foram e estou mesmo decidido em comprar a areia de sílica, já fui a max mat e leroy merlim e não encontrei, têem la uma areia de filtros de piscina mas é castanha e eu queria branca, a branca que em ambos tinha era uma areia de estuque saca de 20kg, será esta?

Agradeço toda a ajuda possível, tenho lido alguma coisa na net, mas nada em concreto.

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui

 

Em primeiro lugar não deves misturar espécies de zonas diferentes pois tem necessidades diferentes em termos de tipo de agua e habitats.

Neste caso os nigro são do continente americano e os caeruleus são africanos com aguas de ph diferente.

Depois aconselho-te a tenta ler das espécies que pretendes o tamanho dos peixes que ficam em adultos para veres que tamanho de agua deves ter pois aquários com 120cm não aconselho a americanos que depois mal se mexem e muito menos a africanos (Lago Malawi) que sendo muito territoriais ficam muito agressivos.

Mínimo para malawi a meu ver será com 150cm de frente.

No entanto podes ter africanos do Lago tanganika.

 

Qualquer duvida apita ok.

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para areia e no caso de ciclídeos africanos a ideal é ser areia de coral que faz de tampão e mantem o ph nos níveis alcalinos que eles gostam.

no caso dos americanos é o oposto.

No caso da areia de sílica não tem esta propriedade no entanto é muito utilizada porque os peixes adoram fazer buracos e esta areia é fácil destes a transportarem e como eles destroem as plantas não é necessário ter outro tipo de areia que seja adequado a plantas.

Esta areia não é boa para as plantas e consegue-se ter o aquario limpo sem detritos no areão habitual.

No Aki tens areia que julgo ser boa e lavada.

No olx por vezes aparece pessoal que vende essa branca mas como tenho areia de coral no meu aquario não sei onde podes adquirir da branca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais