Projecto para lago (Início da construção)


Recommended Posts

Concordo perfeitamente com o Norby em termos da profundidade e tambem na altura ideal para a introdução dos mesmos dira mesmo que para o meios do mês de maio ou mesmo no principio ja possas fazer a introdução das tartas , uma vez que eu não conheço o tipo d relevo dessa região 60 cm está optimo mas nada mais que isso , so´quero fazer um esclarecimento , em relação á profundidade , ela não deve ser superior aos 60 cm por causa das manifestações do animal na hibernação , ou seja elas muitas das vezes mesmo "dormindo" vêm cá acima respirar porque o seu corpo assim o exige , as suas reservas de ar são tão infima que por necessidade e nunca saindo da hibernação vão á superficie lentamente atestar as suas reservas de ar , s a profundidade for superior aos 60cm o animal tem muitas probabilidades de morrer afogado a meio do caminho ! agora outra coisa s aí nessa zona onde vives a temperatura baixa assim tanto que dê origem á superficie gelar , estão começa desde ja a arranjar algo para cobrir o lago para que a mesma não gele , não por causa da temperatura da água mas sim para evitar que por eventualidade o animal venha á superficie respirar tenha onde , e isso pode ser rede de sombreamento a 80% e no entanto a melhor até pq assim corta tb a luz que irá entrar no lago forçando o animal a não sair da hibernação nos dias "quentes"de inverno uma vez que nunca hibernaram no exterior.

 

 

Eu nao me stressaria demasiado. Estes fantasticos animais tem mecanismos que lhes permitem respirar debaixo de agua mesmo nao tendo guelras, nas circunstancias adquadas. Essas circunstancias sao mesmo as da hibernaçao, isto é, o seu metabolismo está tao reduzido que as suas necessidades de oxigenio sao satisfeitas por celulas especializadas para o efeito, junto a cloaca (e que nao me lembro do nome sem pesquisa), que retiram da agua o pouco oxigenio que elas necessitam. Portanto nao me preocuparia demasiado com a agua gelar...

 

No entanto como o Faisca refere é importante ter facil acesso a uma parte seca, e sugiro que esse acesso seja possivel sem esforço.

 

A reproduçao em cativeiro é possivel (e legal - calculo que a tua confusao Faisca tenha a ver com a proibiçao de comercio das tartarugas de orelhas vermelhas), desde que existam condiçoes de postura e para eclosao adequadas, mas tambem concordo que o uso de uma encubadora é mesmo a melhor opçao de garantir o sucesso. Mas este assunto da reproduçao tem muito que se lhe diga...

 

Belita desejo-te boa sorte no processo de construçao, qualquer duvida tambem eu estou a disposiçao para tentar ajudar. :bad-words:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 172
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Muito obrigada pelas ajudas!

 

Encubadora yikes ??? Essa não sabia! Mas estamos sempre a aprender, tenho que procurar bons livros sobre o assunto!

 

Em breve espero começar a construir! :-D

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perfeitament Norby a minha confusão era mesmo essa ,mas atenção foi proibido a exportação , comercio e tambem a reprodução (suponho que para fins comerciais ) da tarta de faces rosadas (trachemis scripta elegans ) na CE segundo o livro vermelho dos vertebrados ...

 

Boa Sorte Belita e dispõe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Belita

Só agora vi este teu projecto…magnifico, espero que tenhas esse lago a “bombar” brevemente.

Agora quanto a espécies para pores na parte superior podia te aconselhar várias, mas como tenho aqui uns peixinhos que precisam de um lago como o teu para viverem e se reproduzirem vou simplesmente falar neles, Umbra krameri, são um peixe de pequenas dimensões originários da Croácia e como estão em risco de extinção acho que tu poderias contribuir para perpetuar a espécie, mas do que não seja em cativeiro. Eu recebi estes peixes através de um amigo que os recebeu de um alguém que tem distribuído pela Europa a quem queira contribuir para a sua manutenção/reprodução, pois o problema deles no seu Hatitat natural prendesse com a introdução de espécies predadoras não autóctones que estão a dar cabo deles, pois estes meninos são um pouco paradões, caçam de emboscada e alimentam-se essencialmente de insectos, (coisa que não vai faltar nesse lago).

Bem não vou encher mais este post. Caso estejas interessada nos peixes avisa para te guardar uns quantos e quando passares cá por baixo logo os levas

Beijos, até breve

 

PS- mais uma vez obrigado

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após alguma pesquisa, acho que os peixitos são mesmo interessantes, embora não tenha lido nada de concreto em relação à qualidade da agua (tenho que arranjar um tradutor de russo :wacko: )parece-me que o grau de exigência não deve ser muito, afinal vivem em poças pouco profundas e até conseguem sobreviver num charco de lama, certo?

Agora, para os colocar no lago, teriam de ficar obrigatóriamente no lago superior e este tem que ser de todo isolado do inferior por causa das tartarugas. Como penso colocar muitas plantas no superior, as condições seriam perfeitas 8)

Não consegui saber nada de concreto da sua reprodução, distinção de sexos, ví que guardam as crias, mas pouco mais :?

Editado por belita

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui fica o pouco que sei sobre eles.

 

Umbra krameri Walbaum, 1792

Família- Umbridae

Comprimento- 10-12cm

Temperatura- 5-27ºC

pH- 6.0-7 e pouco dura (já os tive em agua dura e pH 7.8, sem problemas)

Comportamento - alimenta-se de pequenos crustáceos, insectos e pequenos peixes. Habita nas margens por entre a vegetação, mantendo-se completamente imóvel movimentando apelas as barbatanas peitorais muito suavemente, a sua camuflagem é perfeita para se confundir com os ramos e plantas submersas.

Os machos são mais pequenos e delgados e têm a barbatana dorsal mais alta e quando cortejam ou desafiam um rival esticam a barbatana dorsal retraindo a extremidade posterior o que faz com que pareça ter a dorsal quadrada…mais não sei mas estes que tenho são provenientes de um Lago de um amigo que os cria ao natural e sem problemas…

 

Umbrakarmera.jpg

Umbrakrameri.jpg

Umbrakrameri_2.jpg

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui fica o pouco que sei sobre eles.

 

Umbra krameri Walbaum, 1792

Família- Umbridae

Comprimento- 10-12cm

Temperatura- 5-27ºC

pH- 6.0-7 e pouco dura (já os tive em agua dura e pH 7.8, sem problemas)

Comportamento - alimenta-se de pequenos crustáceos, insectos e pequenos peixes. Habita nas margens por entre a vegetação, mantendo-se completamente imóvel movimentando apelas as barbatanas peitorais muito suavemente, a sua camuflagem é perfeita para se confundir com os ramos e plantas submersas.

Os machos são mais pequenos e delgados e têm a barbatana dorsal mais alta e quando cortejam ou desafiam um rival esticam a barbatana dorsal retraindo a extremidade posterior o que faz com que pareça ter a dorsal quadrada…mais não sei mas estes que tenho são provenientes de um Lago de um amigo que os cria ao natural e sem problemas…

 

Umbrakarmera.jpg

Umbrakrameri.jpg

Umbrakrameri_2.jpg

 

Caro Aquaben,

Chamo-me Magisi e estou no forum a pouco tempo, a Belita tem-me ajudado no inicio da consstrução de umm lago com acrpas Koi cá nos Açores, fui ver o teu belissimos peixes croatas Umbra krameri, e gostaria de adquirir ou adoptá-los para criação nos Açores, dado que é uma espécie rara e´zelamos pela fauna autóctone já que vivemos em ilhas. Gostaria de saber se este peixeinhos croatas convivem bem com as carpas Koi?

Abraço

Cumprimentos Koianos

Magisi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Adquirires Umbras acho muito difícil, visto serem uma espécie ameaçada como tal a sua comercialização não é permitida, eu mandar para os Açores, está fora de questão, pois não mando peixes por transportadores, nem cá no continente, agora se vieres cá terei todo o gosto em te dar algumas, mas com a condição de teres muito cuidado na sua manutenção, pois embora elas estarem em risco no seu habitat natural, acho que não seria nada agradável a sua introdução nos nossos cursos de água, pois para mim já chega as espécies que por cá foram introduzidas e que nada de bom trazem para a nossa fauna…

Quanto à tua pergunta, não há nenhum problema na coabitação de Kois com Umbras, talvez as Umbras comam uns alevins de koi mas nada de graves…como podes ver na ultima foto ela está a mirar uma larva de tenebrio e tem dois red cherrys mesmo ao lado dela…é claro que elas tentam apanhar os red’s, mas são muito lentas para fazer tal proeza…

Caso esteja para vir ou continente avisa com alguma antecedência, pois tenho de contactar o meu amigo que faz criação de Umbras, pois como já vistes as que tenho vão para a Belita.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BELITA BELITA !!!! EU ACHO QUE O CIMENTADO E DIFERENTE DO BETAO, COMO TAMBEM ACHO QUE NAO VAI ALTERAR ASSIM TANTO O PH DA AGUA. TANTO AS CARPAS COMO OS PEIXES DE AGUA FRIA OU DE LAGO PREFEREM O PH UM POUCO ALTO. AGORA LAGO,LAGO SAO PARA PEIXES DE LAGO QUE POSSAM SUPORTAR DIFERENTES MUDANÇAS DE TEMPERATURA, EU ACHO QUE OS CICLIDIOS , COMO OS KIL NAO SAO A MELHOR OPÇAO.

 

AGORA HA CARPAS DE CARPAS EXISTEM AS CARPAS COMUNS QUE QUASE TODA A GENTE TEM E EXISTEM AS FAMOSAS CARPAS DA ASIA DE SELEÇAO........ PENSA NISSO FICA BEM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto vou cimentar o lago, já está decidido. Agora, em relação às carpas, vão esperar para já, vou apostar nestes peixitos Umbra Krameri porque achei a ideia muito interessante, adequados a este lago e às temperaturas aqui da zona e depois logo se vê.

 

Como projecto que é tem estado em permanente mudança e já tive várias ideis que foram mudando, as carpas podem sempre ficar no lago de baixo, uma coisa não inviabiliza a outra bigsmile

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Belita

Novidades boas. Pelo menos está cá uma fêmea de Umbra e pelos vistos com vontade de ser mãe.

Só consegui ver (recolher) dois ovos, pois o aqua onde estão está pejado de caracóis que chamam um figo aos ovos. Agora o que interessa os ovos são completamente preto, que se virmos bem tem a sua lógica visto que eles desovam no lodo, com parado com o tamanho do peixe até são bem grandinhos, são maiores que o das carpas Koi,, não são adesivos como os dos Koi, pois também não servia de grande coisa visto que eles não desovam nas plantas. Bem para já é tudo, vamos a ver se os dois que separei eclodem…

 

Beijos, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem este aqua está na rua, às 7.30 da manhã a água está a 15ºC, durante o dia deve subir um pouco acima dos 20ºC, foi pena é não estar à espera disto, senão tinha acabado com os caracóis todos primeiro…mas como eles comem caracóis, (com casca e tudo), deixei ficar para eles petiscarem…

Mas o principal é que anda pelo menos uma fêmea no grupo…estava com medo que não tivesse nenhuma fêmea para ti, é que um amigo meu veio cá sacar um casal…mas vou ver se me arranjam mais para tu povoares o teu lago a vontade…

Beijos até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Finalmente continuou a construção, S Pedro ajudou e as coisas correram normalmente. Como já tinha dito, o lago acabou por ser vedado com cimento o que foi feito por etapas e ao longo de 5 semanas foram colocadas várias camadas com consistências diferentes, desde cimento com areia e brita até cimento puro "pincelado". O fundo levou ferro.

Neste momento o lago já está cheio e aparentemente sem fugas significativas.

 

Depois de toda a trabalheira que se viu nas primeiras fotos, quando foi feito o aterro final da obra, as pedras ficaram quase cobertas e o trabalho do pedreiro "enterrado" o que me deixou um pouco desiludida. Decidí então fazer um desnível com um muro de pedra, ficando o lago num patamar inferior ao do resto do terreno. Eu e a minha mana pusemos os pés ao caminho e carregamos ALGUNS KG de pedra ;)

 

26deMarode2007DSC0578812.jpg

 

Ao mesmo tempo a minha mana encarregou-se da praia para as tartarugas apanharem os sues banhos de sol, esta também foi feita com pedra a servir de cerca e cavou um fosso de 30cm onde colocou gravilha e cimento de forma a impedir que as tartarugas fugissem a cavar.

 

31deMarode2007DSCN10269.jpg

 

15deJulhode200712.jpg

 

No fundo do lago da frente foi colocado um molde (bacia) onde se encontra neste momento a bomba submersível.

 

15deJulhode20076.jpg

 

O aspecto das pedras à medida que iam sendo preenchidas com o cimento e o tal declive para o lago e as respectivas escadinhas. Depois de várias discussões sobre que se colocaria à voltado lago optou-se por gravilha já que não impede algumas plantações, evita o crescimento exagerado de ervas e não empossa a agua nos dias de chuva

 

15deJulhode200717.jpg

 

Neste momento as duas habitantes do Lago são 2 corcundas do Mississipi que estavam num aqua de 1m lá em casa e que nem sabem bem o que lhes aconteceu, permanecem a maior parte do tempo debaixo de um tronco que coloquei de forma a facilitar o acesso à praia, estão muito assustadiças, mas vêm comer e demonstram vitalidade.

 

4deAgostode20073.jpg

 

5deAgostode20074.jpg

 

 

7deAgostode20072.jpg

 

As plantinhas que tem para já são um nenúfar e alguns pés de pinheirinha

 

5deAgostode20071.jpg

 

7deAgostode20071.jpg

 

 

O resultado final é este:

 

7deAgostode20074.jpg

 

Neste momento, embora a agua já esteja a circular pois a bomba está a funcionar, o filtro ainda não está montado, para esse fim vou utilizar um bidão onde estou a pensar colocar rocha vulcânica. A lâmpada UV talvez de futuro, mas neste momento vou esperar para ver.

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Belita

 

Muito giro, valeu a pena o esforço. Conseguiu um conjunto bastante harmonioso. Parabéns. Vá dando notícias.

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada!

 

Vou ver se faço o filtro amanhã para ver como se comportam os parametros da agua e posteriormente decidir a introducção de peixes no lago superior.

 

Fiquei muito impressionada com a agilidade das tartarugas, conseguem subir calhaus que eu julgava impossível, isto também vai condicionar futuras escolhas, nomeadamente os tais peixitos, tenho receio de que lhes sirvam de refeição ;)

 

A ver vamos!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive ontem a fazer o filtro, para isso utilizei um bidão com 65l de capacidade, um tubo de pvc para fazer cair a agua dentro, pedra vulcânica como matéria filtrante e as mangueiras e juntas necessárias. Coloquei 2 saídas que tentei disfarçar com mais pedras de forma a simular duas cascatas.

 

DSCN1744.jpg

 

DSCN1745.jpg

 

O orifício de entrada

DSCN1746.jpg

 

Os dois de saída

DSCN1747.jpg

 

As quedas de agua

DSCN1749.jpg

 

A bomba susmersível que bombeia a agua para o bidão e que tem uma capacidade de 7500 l/h

 

DSCN1752.jpg

 

O filtro ficou colocado por detrás da pedra grande de forma a ser menos visível

DSCN1751.jpg

 

O resultado final, por enquanto, é este:

DSCN1757.jpg

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deu trabalho, muito trabalho, foir carregar pedra até mais não, mas acreditem o resultado final vale mesmo a pena, só barulhinho da água a cair é música para os ouvidos!!!

 

Ainda não tinha visto o filtro (agora também não tenho é tempo para nada que não seja trabalhar), mas parece-me que ficou bem funcional. Agora é esperar que essas pedras fiquem cheias de musgo, dar tempo às plantas crescer, adicionar mais algumas e acho que conseguiste mesmo aquilo que esperavas love you

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais