Projecto para lago (Início da construção)


Recommended Posts

Aqui ficam as fotos de umas pedras espectaculares que me arranjaram e com as quais pretendo suportar o lago superior, dando um ar o mais natural possível ao lago e por outro lado, dispô-las de forma a servirem de barreira natural a uma eventual fuga dos animais aí colocados. Aqui ficam as fotos:

 

Captured2006-6-2800026.jpg

 

Markdia2006-7-100065.jpg

 

Isto está a andar devagarinho mas anda... :wink:

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • Replies 172
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Como já disse antes, isto anda devagar mas vai 8)

 

Finalmente teve início a construção do lago, que foi algo atribulada (S. Pedro não deve gostar destas lides) Quando o tempo estava bom para a sua construção, não foi possível devido ao andamento da obra e à disponibilidade do pedreiro, agora foi impossível adiar mais pelos mesmos motivos e chove a cantaros :evil:

 

Então foi assim, ontem de manhã, reunido o pessoal e a máquina para mexer os pedregulhos, iniciaram-se as escavaçãoes e imediatamente começou a crescer a agua. No entanto o Sr. Pedreiro deu início ao seu trabalho com muito afinco!

 

Os pedregulhos eram mesmos ENORMES!

 

11deDezembrode200603.jpg

 

Metade desta pedra está enterrada! e assim foram ficando as maiores, deste modo consegue-se estabilidade de toda a estrutura.

11deDezembrode200614.jpg

 

11deDezembrode200620.jpg

11deDezembrode200622.jpg

 

Nesta foto é possível ver a quantidade de agua que havia no local, foi necessário colocar esta "brita" caso contrário as pedras eram quase sugadas pela lama

11deDezembrode200626.jpg

 

Ao final de um dia de trabalho estava feito o lago superior ;)

11deDezembrode200630.jpg

 

No dia seguinte de manhã era este o aspecto (eu e a minha mana ainda ponderamos colocar aqui uns Killis, quando isto secar os ovos devem estar bons para guadar uma temporada, não?...)

12deDezembrode200601.jpg

 

Mas o trabalho continua...

12deDezembrode200614.jpg

 

12deDezembrode200615.jpg

 

Foi necessário mandar vir mais um camião de pedra

 

12deDezembrode200617.jpg

 

O verdadeiro hardscape ;):oops::? Devo dizer que este homem é O verdadeiro artista :shock::shock:

-1.jpg

 

O resultado final:

 

12deDezembrode200621.jpg

 

12deDezembrode200622.jpg

 

12deDezembrode200625.jpg

 

Neste momento a dúvida é se vou efectivamente colocar a lona por dentro desta estrutura ou se cimento os espaços entre a pedra e o fundo de forma a não perder a beleza do trabalho que o Sr fez :?::?::roll:

 

Peço a vossa opinião.

 

Obrigada!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau, eu estava á imenso tempo, á espera para ver o que iria sair dali.

Acho que vai ficar muito interessante.

Eu sou só uma iniciante mas parece-me que depois de todo esse trabalho, esse lago merece cimento mesmo. Os veteranos sabem melhor que eu, dar uma resposta, mas pronto é a minha opinião.

 

Cumprimentos

::::::::::::Água é fixe!::::::::::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belita, demorou um pouquinho para iniciar, mas... materializou o projeto em poucas horas de trabalho. PARABÉNS!!!

 

Tem tudo para ficar "maravilhoso", tenho certeza de que bom gosto não lhe falta. :(

 

Quanto a utilizar cimento para colar as pedras eu não recomendo. Converse com alguem que entendi e "muito provavelmente" ele lhe dirá que com a dilatação e contração da estrutura em pouco tempo as junções (pedras X cimento) abrirão trincas que passarão a vazar. :(

 

A alternativa seria utilizar uma membrana "flexível" depois do cimento, mas no caso não justificaria. Pense bem antes de utilizar o cimento, ok?

 

Continuarei acompanhando esse que será um "belíssimo" lago.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis 27, obrigada pelo link, efectivamente pretendo colocar plantas, não só aquaticas como outras que gostem de zonas pantanosas.

Pretendo aproveitar os espaços entre as rochas para fazer pequenos nichos com algum subtrato e colocar plantas semi-aquaticas.

O lago mais plantado será o de cima, já que o de baixo vai ter 2 tartarugas, pelo menos, e que penso que vão estragar muito as "verduras".

Espero obter como resultado final algo muito rústico e natural, queria inclusivé fazer algumas recolhas nos nossos montes e regatos.

 

Em relação ao cimento é precisamente o que penso, tenho receio de que com o tempo (que se calhar não é muito) aquilo vai rachar tudo e depois tenho que levar a vida a encher os laguitos. Vou falar com um construtos de piscinas para ele me elucidar do material que existe e da viabilidade da coisa.

Confesso que já tinha excluido na totalidade o cimento por tudo o que aqui já foi dito, mas ao ver o gosto e empenho do pedreiro e o resultado final, fiquei com pena de tapar :(

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes pôr sem tapar, pões alona por dentro prendendo com algumas pedras em cima para esconder e segurar.punhas algumas plantas á volta do lago e nas rochas ficava 5*****

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

ta razoavel lol

n, ta muito fixe

eu quando vi essa maquina :) pensei que em vez de um lago ia fazer uma lagoa :?

 

mas espero que esse rustico que venha a fazer seja com muito verde e não se esqueça de arranjar ramos e troncos para por à volta também, porque a madeira é um elemento indispensavel

 

de resto espero que fique bom e com uma iluminação adequada (eu punha umas luzes azuis para fazer tipo de presença e depois umas luzes claras)

 

ponha as medidas do lago e o que pensa para filtragem

 

fique bem e boa continuação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelos comentários!

 

De facto, vou ver se arranjo uma madeira grande para colocar no lago inferior de forma a fazer uma ilha para as tartarugas apanharem sol, tinha pensado numa raíz de uma arvore, com um pouco do tonco e colocá-la invertida :?

 

Em relação à filtragem, estou na dúvida se vou optar por fazer um filtro (DIV) e tenho visto coisas muito interessantes na net e aqui no fórum, se for por este caminho depois coloco fotos da evolução.

Ví o último modelo de filtro da sera para lagos até 15000l de agua e fiquei bem impressionada! O único problema foram os 600 euros que me pediram por ele :) , já traz a UV incluida!

 

Seja como for, ainda vou demorar algum tempo a chegar a essa fase, neste momento tenho que esperar que o tempo melhore e que o terreno seque antes de fazer mais nada!

 

Em relação às medidas, assim que as coisas andem mais um pouco logo as coloco, embora saiba o diâmetro dos lagos, não sei exactamente a profundidade com que vão ficar, o terreno vai subir um pouco e os lagos também, daí ficarem mais profundos do que parecem agora.

 

Obrigada!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois eu estive lá e vi tudinho!!!!! :evilbat: banana rock

 

Posso-vos garantir que as fotografias não fazem jus ao que ali vai ficar, fiquei admiradíssima com o pedreiro (o verdadeiro hadrscaper) que percebeu muito bem aquilo que se pretendia e com uma mestria impressionante ia colocando pedra sobre pedra de uma forma tão harmoniosa que me surpreendeu.

 

A verdade, e por isso mesmo, depois de ver aquelas pedras tão estrategicamente colocadas, achei, tal como a minha mana, que seria uma pena tapar aquilo, no entanto, vai-se ver com tempo seco a melhor atitude a tomar.

 

Como acompanho este projecto desde que começou sou suspeita para falar, mas em boa verdade, acredito que vai ficar aqui um lago como não se vêm muitos, já o imanino com um frondoso verde à volta, com o ruído da água a correr... Enfim, está visto que volta e meia me vou "cravar" em casa da minha mana para o apreciar :)

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Belita, uma coisa que me esqueci de te dizer, é que entre as pedras e a parede é aconselhavel encheres o espaço com cimento, e tudo á volta do lago fazeres um buraco encostado aos calhaus com pelo menos 30 cm de fundo por 30 de largo e encheres com cimento e ferro para reforçar a estabilidade dos mesmos calhaus, pois como pudeste ver melhor que eu, isso com a chuva fica tão pantanoso que juntando á pressão da água dentro dos lagos as pedras podem começar a ceder.

 

Para além disso não te esqueças de me nos chamar para ir ajudar :D !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já te disse, gostei imenso da tua ideia do poliuretano, mas quando hoje falei disso com um senhor que importa esse producto, ele disse que se vai estragar rápidamente quando estiver em contacto com a agua e ao sol :( Que o melhor seria silicone ;) Talves enchendo as juntas entre as pedras com cimento e depois utilizando o silicone a coisa vá, mas não estou muito convencida com esta última hipótese.

 

Confesso que gosto mais da tua ideia, seriam precisas quantidades industriais de silicone para fazer aquilo, não? E não há quem tenha poliuretano dentro dos aquas e este aguenta?

 

Em relação à colocação de cimento por fora, já tinha pensado nisso, no entanto, penso que já não vou ter o problema de agua que tinha naquele local, uma vez que com a construção das casas vizinhas a enxurrada já não vai para alí, por uotro lado os calhaus entraram de tal modo no terreno que penso que já então firmes, o empreiteiro diz que sim bigsmile

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Belita

 

Não me leve a mal estou a tentar ajudar e mil perdões pelo que lhe vou dizer. Mas penso que começou a casa pelo telhado.

 

O efeito que conseguiu com as pedras é extraordinariamente belo mas falta o principal para o lago. Torná-lo estanque.

 

Poder-lhe-ia dizer para retirar as pedras escavar mais o lago fazer prateleiras e colocar um liner em Butilio ou EPDM nessas prateleiras acimentadas.

Voltar a posicionar as pedras, sobre o liner. Mas isso seria demasiado despendioso.

 

Como tal a minha sugestão é:

 

- Colocar um liner de pvc a forrar o interior do lago e prendê-lo com uma parede interior de pedras. Perderá algum espaço de água mas garantirá a estanquicidade, sem comprometer a beleza já conseguida.

Se puder escavar um pouco mais o seu lago os peixes agradecer-lhe-ão bastante, pois na Póvoa no Inverno faz bastante frio (eu sei porque a minha mulher é da Póvoa) e eles teriam uma profundidade de protecção.

 

Não aconselho a colocar cimento pois além de mais dispendioso será muito menos eficeinte, pois mais tarde ou mais cedo abrirá rachas junto ás pedras.

 

Mais uma vez perdão pela dureza das palavras.

Zei Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente sou obrigada a dar-lhe razão, provávelmente se estivesse a começar, faria as coisas de forma diferente. Neste momento estou a fazer o que posso para remediar a situação. Naquela altura e com aquele lodaçal, também não me foi possível fazer melhor!

 

Por isso vou fazer uma pesquisa sobre esse liner de pvc.

 

Obrigada! Todas as sugestões são bem vindas, mesmo que para me dar na cabeça, é assim que se aprende!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O liner de pvc a que o Kohaku se refere é basicamente a tele de que já falámos.

Quanto ao poliuretano, posso dizer que o que usei no meu tanque está impecável, e como se pode este estragar com a água se é utilizado para impermeabilizar?

O mais que pode acontecer é que o que ficar fora de água possa secar com o sol, mas o que esta debaixo de água duvido que se estrague, até te digo mais, quando comprei a minha casa há 10 anos tive de abrir um buraco na parede para o exterior para passar um cano de uma máquina de secar roupa, e preenchi o espaço á volta do tubo com poliuretano, e mesmo com o ar quente a passar no cano dentro dele e a exposição solar que se verifica na parte que está na rua, nao vejo ainda que se esteja a estragar.

 

É a minha opinião...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu e a minha mana estivemos a fazer alguma pesquisa subre o assunto e chegamos à conclusão que... tens razão!!!! :roll:

 

O que pelo vistos acontece é que o poliuretano em contacto com a agua e com a luz começa a degradar-se, situação que é facilmente resolvida com a utilização de resina epoxi, quando fizemos uma pesquisa encontramos esta ficha técnica:

 

Superaralcin1.jpg

 

Superaralcin2.jpg

 

Interessante, não? :D 8)cheers

Editado por belita

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente!!

 

Ois

 

Antes de mais os meus parabéns pela iniciativa, pelas fotos que acabei de ver é super ::D:

 

Respndendo a tua questão na MP, tenho de dar razão ao Kohaku.

A primeira coisa que deveria ter sido feita era garantir a estanquecidade do conjunto.

Pela minha experiencia em 'lagoas' e reservatorios exteriores, vais ter um eterno problema: a estanquecidade

Neste momento sem desmanchar tudo, a unica coisa que podes fazer é tentar vedar os espaços entre as pedras, o que não é facil, vejamos:

 

a melhor solução seria betão ( cimento) , porém mais tarde ou mais cedo vais ter estaladelas, por outro lado o betão ia-te garantir a estabilidade do conjunto ( evitar que alguma pedra se mova ).

a solução do puliuretano está fora de questão, já foram aqui apontadas todos as devantagens, e epoxi e puliuretano não são compativeis (a alralcin irá dissolver o puliuretano)

neste momento solução que me parece melhor será o betão e posterior aplicação de alralcin (não super-aralcin)

mas se quiseres estou disponivel (com muito gosto ;) ) para visitar a obra e poder avaliar melhor

 

 

bjs para ti e para a Ana

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara belita

 

Na minha modesta opinião vejo duas hiptoses consistentes.

 

 

Liner PVC, BUTILIO, EPDM, forrado a pedra,

 

ou

 

cimentar com betão todo o interiror do lago (não esquecer da estrutura de ferro para dar consistencia)

 

Para evitar perdas de água provocadas pelas fissuras que possam ocorrer, forrar a fibra de vidro. Este metodo é bastante utilizado na Inglaterra.

 

Cumprimentos

Kohaku

Editado por Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas se quiseres estou disponivel (com muito gosto ::D: ) para visitar a obra e poder avaliar melhor

bjs para ti e para a Ana

Obrigada pela oferta! Teria todo o gosto em aceitar a oferta num dia em que te desse jeito!

 

Estou mesmo a ver que arranjei um "berbicacho" valente!

 

Kohaku, já me tinham falado da fibra de vidro, isso é transparente ou modelavel as pedras? Eu já equacionei a hipótese da lona, e quando comecei a colocação das pedras era essa a minha ideia, no entanto com o andamento da coisa, achei que era uma pena tapar um trabalho tão bonito e que foi feito com tanto gosto, como já disse o pedreiro era expectacular!

Editado por belita

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais