Projecto para lago (Início da construção)


Recommended Posts

Estou neste momento a alinhavar um projecto para um lago, que será para se ir fazendo sem pressas e bem... espero :D

 

O lago terá 2 níveis em que o mais alto e mais pequeno escoará a àgua para o maior e mais baixo. Penso colocar um filtro biológico que envie a agua de baixo para cima de forma a fazer uma queda de agua e a que a agua passe pelas plantas.

 

No nivel mais baixo irei colocar tartarugas, já que estas estão num aqua lá em casa e já estão a ficar apertadas, no de cima estou na dúvida se irei colocar peixes.

 

Pretendo fazer o lago com lona, mas será forrado com godos para que as unhinhas das tartarugas não o destruam em 2 tempos.

 

Vistadolagoemcorte.jpg

 

Vistadecimadolago.jpg

 

Aceito e AGRADEÇO sugestões e críticas!!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 172
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

olá :D

 

É um projecto muito interessante, sem dúvidas!

 

1º que tudo, porquê meter lona, e não acimentar logo isso tudo? além de ficar melhor, não tens problemas que a lona te poderiam causar! Cimento sem dúvida seria uma escolha MUITO melhor!

 

tive no meu lago Tartarugas, mas tudo começou a correr mal quando queria inserir novos peixinhos no lago, as tartarugas comiam-nos e não me deixavam fazer criação! A solução foi dar as tartarugas e assim os peixes ficaram com menos stress e mais avontade.

 

Podes pedir a alguem uma bomba ou uma bomba de máquina de lavar (como eu tenho) para te poder mandar a água de baixo para cima, aproveitas, e porque não fazer um investimento num filtro UV? talvez seja melhor porque assim aguentas MUITO mais tempo o lago sem lodo, algas etc etc etc!

 

Não te esqueças de por uns nenúfares ;) posso-te dizer que fica lindíssimo uns nenufares ;)

 

Abraço, e boa sorte!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas ninguém liga uma bomba de máquina de lagar 24h por dia! eu tenho um temporizador para que trabalhe 5 vezes por dia, ás vezes 15m outras vezes 30m!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas! :D

 

Eu estava a pensar que se colocasse peixes, seria no lago de cima para não correr o risco de estes serem comidos, por outro lado recebiam a agua depois de ter passado pelo filtro (as tartarugas são tão porquitas)

 

Em relação à bomba... não se utilizam nos lagos filtros externos, com matérias filtrantes, tal como nos aquarios? Embora com maior capacidade? Era nisso que estava a pensar para puxar a agua de um para o outro :arrow:

 

Da facto já ponderei a possibilidade de colocar cimento, mas existem alguns factores que me levaram a poderar... como o preço, a mão de obra e o ph, mas ainda tudo é possível :?

 

Claro que tenciono pôr nenufares :?

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belita, sabes mais ou menos o volume que vais ter nos lagos?

 

Mesmo que o volume não seja muito grande, existem uns filtros de areia já equipados com bomba e pré-montados que são a melhor solução para lagos desse tipo. Os que tenho visto custam à volta dos 300€.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os 2 lagos ocuparão um espaço de 6 a 9 m2, ainda terão um volume considerável, julgo eu, terão pelo menos 1 m de profundidade, embora de momento não saiba precisar :roll:

 

João, uma vez falaste-me de uns ciclideos portugueses, é muito descabido pensar nisto neste contexto? Mesmo com agua que será partilhada por tartarugas?

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu metia un pequeno cardume de falsos neons... quanto ás tartarugas atenção... elas comia-nos... por isso cuidado.... um casal de killis... também era boa escolha... agora uma sugestão... não te metas nas carpas.... não sei porque nunca gostei muito... acho que é o animal que toda a gente mete nos lagos... por isso...tenta variar.... se precisares de plantas tenho aqui umas flutuantes... só não são nenufares... acho que são lemna

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os 2 lagos ocuparão um espaço de 6 a 9 m2, ainda terão um volume considerável, julgo eu, terão pelo menos 1 m de profundidade, embora de momento não saiba precisar :roll:

 

Se puderes fazê-lo com mais profundidade melhor. Para esse volume, a filtragem que referi será a melhor.

 

João, uma vez falaste-me de uns ciclideos portugueses, é muito descabido pensar nisto neste contexto? Mesmo com agua que será partilhada por tartarugas?

 

Não tenho qualquer experiência na manutenção desses ciclídeos, mas o problema maior será mantê-los no inverno devido às temperaturas baixas que se fazem sentir no Norte. Talvez se consiga com alguma protecção (cobertura) do lago, mesmo assim não sei. De qualquer modo nos meses mais temperados poderás colocar alguns ciclídeos nesse lago.

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho qualquer experiência na manutenção desses ciclídeos, mas o problema maior será mantê-los no inverno devido às temperaturas baixas que se fazem sentir no Norte. Talvez se consiga com alguma protecção (cobertura) do lago, mesmo assim não sei. De qualquer modo nos meses mais temperados poderás colocar alguns ciclídeos nesse lago.

 

Pensei que se aguentassem bem por cá :roll:

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Os Austroloheros facetum, os nossos chanchitos, dão-se bem comprovadamente até ás alturas de Torres Vedras. Daí para cima não se tem a certeza mas não me admirava nada que tambem aí em cima aguentassem o inverno.

A sua coabitação com tartarugas não costuma pôr problemas.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Os Austroloheros facetum, os nossos chanchitos, dão-se bem comprovadamente até ás alturas de Torres Vedras. Daí para cima não se tem  a certeza mas não me admirava nada que tambem aí em cima aguentassem o inverno.

A sua coabitação com tartarugas não costuma pôr problemas.

 

Obrigada!

 

Estamos no litoral e aqui não é tão frio, vou experimentar. E onde se podem arranjar? Nunca vi à venda e confesso-me ignorante sobre esse assunto :?

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esses peixes foram introduzidos nas nossas águas, mais concretamente no Rio Guadiana e muitos dos seus afluentes. Mais próximo de Lisboa tens a Barragem de Pêgo de Altar e, até mesmo em Lisboa tens Chanchitos no Lago do Campo Grande. Realmente é uma pena raramente se verem nas lojas e sendo eles peixes que existem nas nossas águas, onde infelizmente não deveriam estar :?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa filtragem de areia é manifestamente insuficiente, pois um lago desse tamanho cria muito lixo.

Quanto ás tartarugas, continuo a dizer que te vão dar problemas devido á quantidade de amónia produzida plos escrementos e urina.

No meu tanque de 3000 litros usei como material filtrante no filtro de 200 litros uteis, esponja, leca , bioballs e lã de vidro, e mesmo assim tenho de o limpar todas as semanas e aspirar o lago.

E são só meia duzia de pampos e umas gambúzias que lá tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é provável que seja, por isso é que estou a estudar o assunto, não queria gastar $ mal gasto e ter que corrigir asneiras à posteriori :x

 

Estretanto aqui ficam umas imagens mais visíveis:

 

Vista de perfil:

 

Digitalizar0017.jpg

 

Vista de cima:

 

Digitalizar0018.jpg

 

Obrigada pela ajuda :?

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Autraloheros facetum é uma actualização da anterior denominação dos Cichlassoma facetum.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro para tartarugas é uma boa ideia pois não se esqueça que elas sujam imenso o lago. Se quer peixes então filtro é uma obrigação.

Se comprar uma tela com boa espessura de preferência de EPDM não tem de se preocupar com as unhas.

Quanto a colocar os peixes no nível mais alto e as tartarugas no mais baixo, o que vai acontecer é que os peixes irão apanhar a via rápida da cascata e cairão naturalmente no lago de baixo. Quanto às tartarugas estas escolherão o sítio que melhor lhes aprouver. Atenção que as tartarugas gostam de comer peixe e se este forem pequenos, elas caçá-los-ão.

Quanto ao cimento (caso, se esteja a falar de betão armado, o caso muda de figura) pense que um dia se quiser modificar o lago terá mais dificuldades. Infelizmente o cimento tem a mania de ao fim de alguns anos abrir umas rachitas. O que fará com que após fechar uma dúzia de vezes as rachas mude de opinião retire o cimento todo e compre a tela.

 

 

Para não gastar dinheiro mal gasto pense bem para que fim quer o lago pois as exigências e necessidades são muito diferentes se for tartarugas, cometas, ciclidios ou Kois.

 

Veja a informação que escrevi para o tópico Fotos e mais fotos do meu lago ... pode ser que a ajude. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=43882

Se tiver dúvidas não hesite em perguntar. Se souber terei o maior prazer em responder.

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais