The cube


fmmrrd

Recommended Posts

Bom dia,

 

Já estou registado neste fórum desde Fevereiro e iniciei agora um projeto que ainda está muito "verde", mas com o tempo e a vossa colaboração, espero evoluir bastante e deliciar-me com este hobby que sempre adorei.

 

Como à uns bons anos atrás já tive alguns aquários, já venho mais ou menos formatado para aquilo que quero, se bem que ao repescar o assunto, percebi que já não sei nada outra vez

 

 

Sem mais demoras apresento o:

 

THE CUBE

 

Data de montagem: 29.07.2016

 

Dimensões do aquário: 0,5x0,5x0,5m (125 litros brutos). Fundo com vinil preto.

 

Filtro: EHEIM ecoPro300 (850l/h)

 

Matérias filtrantes: EHEIM cerâmicas cilindros, bolinhas, esponjas e tudo o que vem incluído de origem no filtro.

 

Termostato: EHEIM 150W

 

Iluminação: barra LED dupla tipo SMD envolvido por resina epoxy, à prova de água. 30cm (42 leds multicolor), 1680 lumens, consumo 13W.

 

Sistema CO2: Não tem

 

Decoração: Pedras de xisto apanhadas na rua, escovadas e fervidas.

 

Substrato fértil: JBL AquaBasis plus

Substrato inerte: Preto. Atualizo mais logo.

 

Fertilizantes: Ainda não tenho nada.

 

Fauna: Pretendo colocar peixes pequenos, cardumes, etc., tipo guppies, neons, platys, entte outros.

 

Flora, ainda nada decidido, mas gosto de plantados com alguma fartura...

 

A seguir as fotos do processo de montagen, sendo bem vindas todas as opiniões construtivas, para que o projeto cresça com saúde

 

9def06c08c0d6eb3345f55cccbefd320.jpg

 

a432b2b8bea0cb716bbc5728ea0fdc60.jpg

 

73e461caa4d4fc142765132e40728e93.jpg

 

3d36bee1c3ad7197f98c35ee38aa075f.jpg

 

4c1283266883e73d61f48bab9429665f.jpg

 

60fe230f3d5dd5c7e911105f07c2cac9.jpg

 

78bf4c350af9f6bd2c4691f3bd6cfe98.jpg

 

25b80e18fefc3e7040048be72d2988d5.jpg

 

29507f8984d9ccb121166848d7731164.jpg

 

051d5cff4d4de568894711f544285fab.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 2

 

Sim, para já este layout é definitivo. Mas nestas coisas a gente vai sempre evoluindo e por isso vai-se mexendo aqui e ali.

 

Para já apenas colocado o filtro a funcionar e o condicionador.

 

Termostato não liguei porque a minha sala é quente e a água está a 28 graus...

 

Estou agora a pensar na flora. O que aconselham Low-tech?

 

cffbf9c53c3cb4371b50fde483eac947.jpg

Editado por fmmrrd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Tenho os camarões a cozer.... Low-tech tens muita coisa. Depende do que pretendes fazer. Se é para manter rasteiro, ou também pretendes umas plantas com mais altura, quantas espécies queres ter no aquário... etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

mesmo para low-tech estou a achar pouca luz, sugeria pelo menos o dobro, preferencialmente o triplo :rolleyes:

 

de resto..., água nisso biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...

 

13 w para 120 litros, mesmo equivalendo ao dobro é pouquinho, eu nos meus cubos de 30 tenho 18 w led, são high tech é verdade, mas têm cerca de 25 litros de água, é muita diferença, mas vai vendo isso.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou a ver a solução para acrescentar mais uma régua. Obrigado pela sugestão

 

Dia 3

 

A água desde que liguei o filtro ontem, ficou um pouco baça.

 

Não tenho peixes nem plantas ainda. Também ainda não comprei os testes para fazer à água (já agora, o que aconselham?). Devo fazer uma TPA ou deixo estar até ficar cristalina?

 

Nota: No material que vinha no filtro (EHEIM Pro300), não coloquei o filtro de carvão. Deveria ter colocado nesta fase do ciclo?

 

40386ae96f848e4609d18f025cefc8d5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Dia 12

 

A água continua baça quase desde o dia 2. Está a melhorar, mas muito lentamente.

 

Apenas ontem, (dia 11) é que inseri a primeira vez um pouco de comida. Até lá, nada de comida, nem flora, nem fauna. Apenas o condicionador no dia 1 e uma tpa de 20% para ver se resolvia o problema da água baça, no dia 8. Melhorou, mas continuou um pouco baça...

 

Agora vim de férias e só volto dia 20 (dia 23 do aqua).

Ficou o filtro a funcionar, a luz sempre desligada, e um pouco de comida.

 

Aguardo para ver o que aconteceu na minha ausência

 

Depois disso considero o ciclo feito. Irei verificar os parâmetros da água, colocar a equipa de limpeza e adicionarei a flora. Caso verifique luz fraca, colocarei facilmente uma outra régua LED.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Dia 25

 

Cheguei de férias e a água estava bem mais cristalina. Medi os parâmetros da água com recurso a uma tira 5 em 1 da API. Os resultados estavam bons, se bem que reconheço a inexistência de exatidão nestes testes.

Ainda não me decidi que marca e tipo de testes comprar...

 

Entretanto achei que estava mais que em condições de inserir a fauna e a flora (que indico posteriormente os nomes), e para já, deu nisto, que estou a gostar bastante...

 

3568bf7d1c1e185cc3e5ba72f880dd61.jpg

 

69750ad0052673f3e33f57d6466e9674.jpg

 

fe8b3574f0cedabde55feab30d4e4ba1.jpg

 

67ba9827c7e6f9c9359c43bede2d8af9.jpg

 

Vou dando notícias e aguardando as vossas opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa montagem.

As plantas deviam ter entrado logo de inicio mas pronto, menos mal :)

Fertilização semanal, evitava as tpas assim que os parâmetros tivessem estabilizados

Como o António referiu apenas ia avaliando a luz e caso vejas que as plantas estão a ir abaixo adicionava outra régua!

 

Abraços e vai postando novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 28

 

Estou muito satisfeito com o resultado e as coisas têm-se mantido mais ou menos bem.

 

Os peixes colocados à 4 dias (1 casal de guppys, 2 corydoras e 2 limpa-vidros) estão aparentemente de ótima saúde.

 

Duas fotos num plano mais afastado:

 

43737b479387b287e9813a5df2b9a998.jpg

 

9522d8c3fd700e099b6ac85cb12fa765.jpg

 

No entanto, as plantas revelam alguma fragilidade e preciso da vossa opinião para saber como atuar.

 

44667f671ef6a4351ddd5654eb85274a.jpg

 

3 ou 4 folhas estão a amarelar. O que poderá ser? Será uma adaptação normal por apenas estarem no aquário à 3 dias? Posso retirar/cortar essas folhas?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo muito giro. O conjunto Aquario/móvel e o layout. Parabéns.

 

Só tenho pena que se veja o plástico verde do filtro e o termómetro. Eu quando estava na água doce detestava os tubos e os termostatos cheguei a montar um tubo preto com furos, o termostato tinha um inline e o termómetro estava escondido atrás de umas plantas encostado ao areão.

Um cardume de rasboras podia ficar interessante, não?

Vai postando as fotos para irmos acompanhando.

 

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes e deves podar essas folhas. Como disseste é adaptação da planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo muito giro. O conjunto Aquario/móvel e o layout. Parabéns.

 

Só tenho pena que se veja o plástico verde do filtro e o termómetro. Eu quando estava na água doce detestava os tubos e os termostatos cheguei a montar um tubo preto com furos, o termostato tinha um inline e o termómetro estava escondido atrás de umas plantas encostado ao areão.

Um cardume de rasboras podia ficar interessante, não?

Vai postando as fotos para irmos acompanhando.

 

 

Muito obrigado. daqui para a frente é só para melhorar. Tenho pensado também muito em como esconder os tubos do filtro e o termostato que ainda não coloquei, mas vou ter de o fazer. O meu primeiro pensamento é esconder com as plantas, quando elas crescerem...

 

 

Podes e deves podar essas folhas. Como disseste é adaptação da planta.

 

Pois, penso que sim, mas tenho medo que se alastre para a planta toda. Apenas amarelaram folhas em duas plantas que, por sinal, são duas Cryptocoryne, uma Tropica e uma Lucens. Como devo fazer a poda? Corto junto ao substrato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, penso que sim, mas tenho medo que se alastre para a planta toda. Apenas amarelaram folhas em duas plantas que, por sinal, são duas Cryptocoryne, uma Tropica e uma Lucens. Como devo fazer a poda? Corto junto ao substrato?

 

Deves cortar pois retira força à planta. Ela vai canalizar energia para tentar recuperar uma folha perdida. Deves cortar no fim do caule da própria folha, nesse caso junto ao substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito corta as folhas amarelas e com buracos e aguarda. Pode ser da transição para um novo sistema ou pode ser alguma deficiência (luz ou fertilização)

O essencial é paciência e deixar as coisas correrem o seu curso!!!

 

 

Força nisso e boas fotos, fica agradável na sala!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 32

 

Uma semana após a colocação das plantas, continuo satisfeito com os resultados até ao momento.

 

Notei que nos primeiros dias as plantas ressentiram-se da mudança, tive inclusive de cortar algumas folhas que amarelaram, mas hoje já começo a notar os rebentos novos a aparecer e creio ter chegado o momento do plantado começar a ganhar força

Para já, nada de fertilizantes...

 

a15d2010e3e071acae736868dcc6e594.jpg

 

d7f0532884e0ba2153110870e44af033.jpg

 

4b86bfe9b6f19ea144f276015de636a5.jpg

 

A Lilaeopsis, que coloquei para testar se ela resistia a estas condições, tem-se portado bem. Claro que sem CO2 não terei um tapete tipo campo de futebol, mas se ela se der bem, irei colocar mais para fechar mais um bocadinho à frente...

 

ca63658c4c338dc25224e4107ae9f1b2.jpg

 

Quanto à fauna, nada a acrescentar. Parecem-me cheios de saúde.

 

Alimento com flocos secos da AMA Premium 1 vez por dia. Não coloco muita quantidade, apenas o suficiente para ver que os guppies comem a maior parte e ainda caem para o fundo uns flocos para os limpa-fundos tratarem. Deverei fazer alguma alteração?

 

Amanhã tenho previsto adquirir um pequeno cardume de tetras (a decidir de neons, se outros), creio que um cardume de cerca de 20 será bom. Aceito conselhos vossos

 

Para terminar, mais duas fotos do panorama

 

0a2d5983746ad6b489296696bc1d69be.jpg

 

fc5de395a99d2e812163a8ba1656e791.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom. Está a ganhar forma. Para mim falta troncos, mas eu também digo sempre isto :tongue:

 

Acerca da alimentação, se tá a correr bem deixa andar! Equipa que ganha não se mexe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma fertilização vem a calhar é necessário e só trás vantagens às plantas!!!!!

E no futuro nessa sala, com a experiência acumulada isso está mesmo a pedir algo mais elaborado...

 

Força nisso e continua!!!

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 33

 

Boas. Fertilização sim, mas daqui a mais duas ou três semanitas.

As plantas estão a progredir bem e ontem acrescentei uma Anubia Heterophylla para a zona traseira. Enterrei apenas as raízes deixando todo o rizoma de fora. Espero que se dê bem...

 

b596830e42cc603773206af43f262535.jpg

 

94e2ef741164017352d52dcca53f4bde.jpg

 

Eu sei que á medida que vamos evoluindo, vamos querer sempre algo mais elaborado, e eu estou de acordo que nesta sala o caminho será sempre esse, mas pelo menos para já tenho a cabeça formatada para me manter sempre em low-tech.

 

Acho que também é possível manter um plantado bonito sem recurso a co2 e com muito menos manutenção e custos... Se bem que tenho consciência que são plantados bem diferentes com e sem co2 e afins.

 

Quinta-feira tenho previsto acrescentar um cardume de cerca de 15 tetra cardinais. Penso que vai ficar bonito

 

Opiniões e sugestões são sempre bem vindas

 

ac8ee0bba4fe44728692c1fe8bf62808.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 36

 

Sou apaixonado por aquarios densamente plantados, mas apesar de saber das vantagens do CO2, ainda estou em negação e a tentar ter um Low-Tech que me dê prazer e baixa manutenção, até porque muitas vezes o trabalho deixa-me pouco tempo para desfrutar...

 

Então, já que as plantas estão adaptadas e a dar-se bem, porque não acrescentar mais algumas, até mesmo repetidas, para preencher alguns espaços que me estavam a fazer confusão

 

Para além disso, como não consegui ainda colocar os tetra cardinais que quero, adicionei 11 tetra flame, que depois farão companhia aos cardinais, assim que os tiver.

 

Em termos de flora e fauna, poderão faltar apenas mais alguns apontamentos, mas já não prevejo para os próximos tempos grandes mudanças/acrescentos. A ver vamos...

 

Daqui a semana e meia deverei iniciar alguma fertilização com NPK Macro fertilizante. (Ainda não comprei e por isso aguardo a vossa opinião)

 

Mas vamos a fotos, que é o que interessa

 

Para enquadrar:

Juntei à outra, mais uma cryptocoryne lucens para ficar mais denso; juntei mais 2 vasos de Lilaeopsis Noeva-Zealandiae, numa tentativa de formar um pequeno tapete low-tech; mudei a Anubia nana para a pedra do lado direito e acrescentei 2 vasos de Hidrocotyle Verticillata, que espero se dê bem neste aquário já que cria uns apontamentos espetaculares!!

Atrás, desviei umas plantas que já não sei o nome, mais para a esquerda e sobrou um espaço para preencher depois, para não ser tudo de uma vez

 

97877824d322346e6b988ba376efd6f0.jpg

 

c241398bec7a0f737c4e25d4c5c6fa60.jpg

 

9a966a1430fc9481d8a0389bc25b0a66.jpg

 

856053d173bd6031885f22503c62bc9c.jpg

 

ae7c0253aa871602d59f25d1be248648.jpge90628768faa06892c61d3ed391748c3.jpg

 

NOTA: Tenho a certeza que este fórum é imensamente visualizado, até porque sei que este é um hobby que muita gente aprecia, no entanto acho que a malta é muito pouco participativa. Gostava que houvesse mais troca de ideias, conhecimentos e sugestões quer no meu post, quer nos restantes que tenho lido e acompanhado.

Fica a sugestão

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.