Muddy Waters - Setup completo


Ricardo Monteiro

Recommended Posts

E estamos de volta ...

 

Fazia já bastante tempo que não mantinha um aquário dedicado ao aquascaping, ora por falta de tempo, ora pela turbulência gerada pela crise de 2008 e as viagens constantes entre países. Não deixando de acompanhar a evolução da "cena" em Portugal e as boas montagens que se foram fabricando nos últimos anos por cá, fui sentindo mais vontade ainda de poder voltar a ter aquários. Deixo também a minha palavra de apreço aos bons aquascapers que existem no nosso país. Continuem !

 

Como o vício nunca morre - pode andar escondido mas não morre -, decidi reabilitar a peniqueira que tinha cá em casa e recomeçar com uma montagem simples mas obviamente não descurando alguns aspectos essenciais na construção e manutenção de um aqua plantado.

 

O aquário é de 50cm (50x35x30 - CxLxA) e foi feito em vidro extra-claro.

 

Como referi, nada de muito complicado. Algumas espécies de musgo que quero trabalhar bem, areia no plano frontal com substrato atrás e algumas plantas de estema.

 

Neste momento o aqua já está cheio, tendo terminado de plantar às 22h de ontem.

 

Para dar início ao tópico deixo uma imagem do aquário em si até terminar de editar mais algumas que tirei e as próximas que documentam o desenvolvimento das plantas.

 

Mais fotos e o setup completo ao longo da próxima semana.

 

Cumprimentos à comunidade. :):scpsmile:

 

 

DSC07788-2-Edit-2.jpg

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem fotos....é porque não é verdade!!!! ;)

 

Bem vindo de volta e força nisso!!!!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem fotos....é porque não é verdade!!!! ;)

 

Bem vindo de volta e força nisso!!!!

 

Pois é ! Mas este já está cheio e a bombar. ;)

 

Obrigado pelas boas-vindas. Abraço

 

boas,

 

estou curioso..., muito curioso :rolleyes:

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Caro amigo, é melhor mantermos as expetativas por baixo para não defraudar.

 

Este aquário serve para desfrutar um pouco, voltar a ganhar rotina com as fertilizações e tpa´s, fazer algumas podas... Daí para a frente talvez se possa elevar a fasquia um pouco. A ver vamos.

 

Mais actualizações amanhã.

 

Obrigado pelos comentários. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muddy Waters - Setup completo

 

Data de montagem: 5/09/15

 

Aquário: 50x35x30 (CxLxA) @ 6mm em vidro extra-claro 52,5 litros brutos

 

Iluminação: 3x24w T5 10.000+8000+4200 kelvin

 

Filtragem: Hagen Aquaclear 30

 

Aquecimento: não tem de momento, temperatura estável nos 23ºC

 

Substrato: Penac P + Penac W + Bacter 100 + Clear Super + Tourmaline BC + Tropica Plant Growth Substrate e Tropica Aquarium Soil powder. ADA Mekong Sand powder e ADA Mekong S

 

CO2: pressurizado c/ garrafa de 2kg, ELOS AT-10 e conta bolhas espiral - 2 bolhas por segundo

 

Hardscape: Manzanita, xistos do Douro

 

Fauna: a decidir

 

Flora: Micranthemum umbrosum, Rotala sp. ´green´, Rotala rotundifolia, Rotala wallichii, Vallisneria nana (à experiência), Bacopa compact, Staurogyne repens, Cryptocoryne beckettii ´petchii´, Eleocharis sp. ´mini´, Fissidens fontanus, Riccardia chamedryfolia e Taxiphyllum ´Spiky´

 

 

Agradável surpresa hoje ao chegar a casa pela quantidade de pearling que algumas plantas já vão fazendo. R. rotundifolia e wallichii a esticarem-se bem para a luz, sem grandes desenvolvimentos a registar nas outras plantas.

 

No geral parece-me que o aquário está a estabilizar bem e sem grandes sobressaltos. Água cristalina ao fim das primeiras 24 horas com o substrato Tropica na versão powder. Esteticamente o substrato é igual ao ADA Amazonia powder, faltando agora perceber que propriedades nutritivas possui.

 

Foram usados também os aditivos de substrato da ADA, de modo a acelerar a estabilização do aquário. Já muito foi dito sobre estes produtos pelo que não vou estar a repetir informação. Da minha parte cumpre dizer que os considero essenciais na estabilização de qualquer aquário recém-montado, e são várias as razões que podia enumerar.

 

DSC07794-2-Edit-3.jpg

 

 

Preços japoneses ;)

 

DSC07797-2-Edit.jpg

 

 

As TPA´s têm andado na ordem dos 15litros diários com adição de 5 gotas de Phyton-Git a cada 2 dias, uma vez que algumas plantas se encontravam bastante debilitadas por estarem num aquário sem CO2.

 

 

DSC07810-Edit.jpg

 

 

Zero fertilizações até ao momento e não creio que venham a existir nas próximas semanas - vai tudo depender do aspecto das plantas e do facto de apresentarem carências ou não. Este é um ponto para levar a sério de modo a perceber igualmente quais as propriedades do substrato fértil.

 

Apenas duas T5 ligadas de momento (10.000 e 4200 kelvin), 6 horas diárias. A manter, pearling is 0o0o0o0n

 

A temperatura do aquário tem-se mantido estável nos 23ºC, mesmo sem termostato. :thumbup3:

 

 

DSC07837-Edit.jpg

 

 

Atualizações sempre que o tempo permitir e seguramente quando o aquário já não estiver tão "verde".

 

Fiquem à vontade para comentar.

 

Abraço, até breve

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esses aditivos, a coisa promete; pelo menos em termos de vegetação.

Eu no meu utilizei Power Sand M e Bacter 100 e Tourmaline. Não utilizei mais nada porque são produtos caros. Se bem quye caro é o que não presta. Podiam era vender em embalagens mais pequenas.

Eu começei a fertilizar o meu apenas com Green Brighty Step 1, ferro e potássio. De vez em quando lá deito umas duas ou três gotas de Phyton Git.

Daqui a dois ou três meses vsis desejar ter mandado fazer um aquário maior-:)

 

Cumps.

 

José

Ah! Gosto muito dos Aqua Clear. No meu aquário mais recente tenho um Eheim 2213 com lilky pipoes e um Aqua Clear 30 para dar um pouco de ondulação, pois tenho que pensar nos bichos e não apenas no crescimento das plantas.

Eu queria dizer lily pipes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esses aditivos, a coisa promete; pelo menos em termos de vegetação.

Eu no meu utilizei Power Sand M e Bacter 100 e Tourmaline. Não utilizei mais nada porque são produtos caros. Se bem quye caro é o que não presta. Podiam era vender em embalagens mais pequenas.

Eu começei a fertilizar o meu apenas com Green Brighty Step 1, ferro e potássio. De vez em quando lá deito umas duas ou três gotas de Phyton Git.

Daqui a dois ou três meses vsis desejar ter mandado fazer um aquário maior- :)

 

Cumps.

 

José

Ah! Gosto muito dos Aqua Clear. No meu aquário mais recente tenho um Eheim 2213 com lilky pipoes e um Aqua Clear 30 para dar um pouco de ondulação, pois tenho que pensar nos bichos e não apenas no crescimento das plantas.

Eu queria dizer lily pipes :)

 

 

 

Olá

 

Por acaso já achava que ele é pequeno ;)

 

Vou tentar manter luz e fertilizações nos mínimos - poucos macros na coluna de água para obrigar as plantas a irem ao substrato buscar nutrientes, tanto quanto possível sem comprometer o equilíbrio do aquário.

 

O phyton devo usar só nesta fase de arranque, até as plantas começarem a ganhar corpo e depois deixo. Quanto aos fertilizantes ADA, serão bons, sem dúvida, mas eu prefiro fertilizar individualmente. Neste momento a fertilização que utilizo é um cocktail de várias marcas diferentes que já me trouxeram bons resultados. Pessoalmente acho que os fertilizantes Tropica são dos melhores que há no mercado e vou continuar a usá-los, até pelo preço que é bem mais convidativo que fertilizantes marca ADA.

 

Este filtro Aquaclear já tenho há bastante tempo e sempre funcionou certinho, sem problemas. Recomendo mesmo. Existem uns filtros para aquários pequenos que são réplicas dos tradicionais filtros de copo, podendo-se usar com lily pipes, mas sinceramente em aquários destas dimensões não gosto de ver.

 

Abraço

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Boas pessoal, vamos lá desenterrar o tópico ! :roflroll2:

 

Depois de algumas mudanças a nível de layout, flora e parte técnica, o aqua chegou ao ponto final de maturação. Neste momento encontra-se com 5 meses de idade.

 

Voltando ao inicio, deixo aqui algumas imagens de todo o processo de montagem, que creio que são interessantes e de forma a completar o tópico.

 

Vamos lá:

 

DSC08713-2.jpg

 

- a colocação do sistema de substrato completo ADA (penac's, tourmaline, clear super, bacter, etc.). São produtos que realmente dão um grande contributo à estabilização do aquário. Aqui ainda com as T5 (10.000, 8000 e 8500 kelvin). Mais tarde troquei para uma calha LED Chihiros e os resultados são impressionantes !!!

 

DSC08714-2.jpg

 

- não tendo Powersand em casa, usei Tropica Plant Substrate mais uns restos de Elos Terra Uno. Usei ainda uma mistura de substratos antigos que tinha cá por casa, incluindo ADA Amazonia, Tropica Aquarium Soil e mais uns substratos específicos para camarões que tinha guardado. No final acho que ficou um substrato bem completo. Podem ver na imagem em baixo.

 

DSC08715-2.jpg

 

- de seguida coloquei uma camada de ADA Amazonia novo e para rematar uma camada final de Tropica Aquarium Soil Powder. Fica muito mais fácil de se trabalhar o layout quando se usa substrato versão powder, especialmente se se pretender usar plantas de raíz muito pequena, como a Hemianthus callitrichoides 'Cuba'. Em baixo só com o ADA Amazonia (antes de colocar o powder).

 

DSC08718-2.jpg

 

- E primeiro esboço do layout, usando Seiryu stone. O lado esquerdo havia de levar mais um bocado de substrato, para ganhar altura e formar uma espécie de relevo ali. Neste ponto, se não tivesse já encomendado as plantas de estema teria usado apenas HCC e a Rotala sp. 'mini', criando um layout mais estilo Iwagumi, com areia no terço frontal. Para separar areia e substrato foi usado ADA Aqua Gravel - muito bonito este areão !

 

DSC08721-2.jpg

 

DSC08730-2.jpg

 

- o resultado foi este, ainda que com acertos mais tarde:

 

DSC08734-2.jpg

 

- podia-se começar a plantar mas ainda faltava colar os musgos às rochas (no total foram 5 espécies - erect, weeping, fissidens, fontinalis, riccardia ... ). Em baixo pode ver-se a preparação das plantas e os musgos ainda dentro dos sacos. Para as colagens usei Seachem Flourish Glue - recomenda-se !

 

DSC08735-2.jpg

 

- e uma da HCC 'in vitro', cheia de saúde ! Para se plantar basta cortar a planta em pequenos molhos, mas não demasiado pequenos mesmo que a área a plantar seja grande. Não recomendo cortar-se muitos bocados pequenos de forma a 'esticar' a quantidade, mas antes cortar um número razoável de bocados médios, bem colocados no substrato. Aumenta-se assim as hipóteses de a planta se adaptar melhor à forma submersa, até que ela comece realmente a alargar-se pelo substrato. Depois não há forma de lhe meter travão! Muito bonita esta planta.

 

DSC08742-2.jpg

 

- aqui pormenor central do layout, já com as plantas no sítio e musgos colados nas rochas:

 

 

DSC08753-2.jpg

 

 

- vista superior antes de começar a encher:

 

DSC08751-2.jpg

 

 

Hoje foi dia de poda a fundo neste aqua, aproveitando para vender algumas plantas.

 

O layout encontra-se em vias de ser desmontado para dar lugar a nova montagem, o que acontecerá assim que maturar mais um pouco e levar uns pequenos ajustes de tesoura, aqui e ali. Assim que estiver apresentável farei o devido update, que deverá ser mesmo das últimas imagens registadas antes da desmontagem.

 

Espero que gostem !

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º registo depois do corte geral. As plantas ainda precisam de recuperar por isso cerca de uma semana mais até começar a ficar apresentável.

 

Hoje fiz a 2ª TPA depois da poda e já se notavam algumas diferenças no aspecto da Hemianthus 'Cuba' e da Micranthemum umbrosum.

 

Daqui a uns dias volto a atualizar ;)

 

Screen%20Shot%202016-12-18%20at%2019.19.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

parece-me muito bom, mas gostava de ver uma foto maiorzinha e de frente, preferencialmente antes da poda, para não parecer tão "trabalhado".

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

parece-me muito bom, mas gostava de ver uma foto maiorzinha e de frente, preferencialmente antes da poda, para não parecer tão "trabalhado".

 

abraço,

 

Olá,

 

Com certeza. Vou só deixar as plantas recuperarem mais um pouco até voltar a atualizar, até porque este aquário vai ser desmontado para dar origem a um layout novo.

 

A umbrosum já começa a mostrar folhas novas por isso ao longo deste semana deve haver updates. Vamos ver ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Grande desenterranço.

Ricardo faz como António pediu.

Tena aí um aquário muito bonito que merece ser partilhado.

Abraço e parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.