Ajuda - Caracóis


R918

Recommended Posts

Boas, comecei o meu Aqua a 1 semana e introduzi as plantinhas para começar a dar um ambiente natural antes dos inquilinos (peixes) chegarem :D

 

Hoje ao observar o meu Aqua descobri 4 inquilinos ilegais he he

 

Caracol

 

São muito pequeninos por isso não é facil uma boa foto.

 

Alguma dica do que devo fazer para os ajudar a desenvolver uma vez que não estou a por alimentos por ainda não ter inquilinos? Eu gostava que eles se desenvolvessem bem e ficassem por aqui biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso é uma physa. Provavelmente vieram ovos nas plantas. Não te preocupes que eles arranjam comida.

 

Mas aviso-te já que quando tiveres peixes e começares a dar comida, eles vão reproduzir rapidamente... quanto mais comida, mais reprodução. Vais ter que ser muito contido na hora de alimentar os peixes ou acabas com caracois por todo o lado! :sorry:

 

Mostra aí uma foto geral do aquário.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mas se estas a fazer o ciclo do azoto tens

que por dia sim.dia não uma escamas de

comer dos peixes,para a sim ajudar as

bacterias a desenvolver.

 

Cump: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigada. Não sabia que tinha de por comida para ajudar no ciclo.

Estou sempre a aprender mais alguma coisa.

 

Inicio de aquário plantado

 

Por enquanto está assim, se as plantas se aguentarem bem, é nossa ideia pôr mais algumas de cada biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por R918
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Boas, obrigada. Não sabia que tinha de por comida para ajudar no ciclo.


Não tens. Tens é que perceber o que é o "ciclo do azoto" num aquário para perceberes porque é que há quem opte por colocar comida (ou mesmo bactérias).

 

Tens aqui muita informação: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248841

 

Muito resumidamente, o objectivo é que se estabeleça no aquário uma colónia de bactérias capas de decompor os dejectos dos habitantes em compostos menos tóxicos (como os nitratos) que depois vão ser retirados do aquário nas trocas de água. Essas bactérias existem em todo o lado, mesmo num aquário recém montado... mas em número reduzido. Daí que se encheres o aquário de peixes logo a seguir, os níveis tóxicos vão aumentar muito rapidamente e as poucas bactérias não conseguem dar conta do recado e acaba por matar os peixes.

 

A solução é aumentar a colónia de bactérias. Uma das formas é ir adicionando comida... que vai acabar por apodrecer e criar os mesmos compostos tóxicos dos dejectos dos peixes e que servem de alimento à colónia de bactérias. Mais comida, mais reprodução de bactérias. Assim, quando colocares os peixes já existe uma colónia de bactérias suficiente para os suportar.

 

Outra solução (e que eu prefiro) é colocares os peixes lentamente. Em vez de colocares 10 peixes de uma vez, colocas só um. Os dejectos desse peixe não são suficientes para o aquário entrar em colapso, mas fornecem comida à colónia de bactérias para se desenvolver. Passado uma semana ou 15 dias, colocas mais 2... e repete-se o processo... e depois mais 4 e assim por diante até teres todos os que queres (dentro dos limites do aquário, claro). Este processo deve ser sempre feito, mesmo em aquários ciclados... se tiveres um aquário há 1 ano com 3 peixes e, de repente, meteres lá mais 20, provavelmente vai entrar em colapso pelas mesmas razões de um aquário novo. Novas introduções devem ser sempre faseadas.

 

Boa sorte com o projecto.

  • Votar + 2

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito resumidamente, o objectivo é que se estabeleça no aquário uma colónia de bactérias capas de decompor os dejectos dos habitantes em compostos menos tóxicos (como os nitratos) que depois vão ser retirados do aquário nas trocas de água. Essas bactérias existem em todo o lado, mesmo num aquário recém montado... mas em número reduzido. Daí que se encheres o aquário de peixes logo a seguir, os níveis tóxicos vão aumentar muito rapidamente e as poucas bactérias não conseguem dar conta do recado e acaba por matar os peixes.

 

A solução é aumentar a colónia de bactérias. Uma das formas é ir adicionando comida... que vai acabar por apodrecer e criar os mesmos compostos tóxicos dos dejectos dos peixes e que servem de alimento à colónia de bactérias. Mais comida, mais reprodução de bactérias. Assim, quando colocares os peixes já existe uma colónia de bactérias suficiente para os suportar.

 

Obrigada pelo esclarecimento, agora percebi a função da comida enquanto não houver peixes.

Vou começar a tratar disso para ajudar esse processo, em relação aos peixes também era minha ideia ser aos poucos para não prejucar.

 

Muito obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A comida se decompõe e transforma-se em amônia que por sua vez alimenta as bactérias.

 

 

Cumps.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais