Kribensis


Recommended Posts

Olá a todos

 

Tenho num aquário um casal de Kribensis e estes ultimamente não comem nada do que coloco no aquário, andam sempre a penicar nas plantas ou na areia, a fêmea não parece estar magra ao contrário do macho que desde que o tenho nunca foi muito gordo. As cores estão boas, a qualidade da água também.

 

Dou como alimento artemia congelada e comida da será própria para eles e também comida para peixes de fundo pois junto com este casal tenho dois ancistrus.

 

Há duas semanas fiz uma troca no layout do aquário, será que pode ter sido isto que terá desencadeado algo nos kribs ?!

 

Agradeço todas as ajudas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é normal eles trincarem plantas, no seu ambiente natural comem plantas. Em relação há mudança do Aqua pode ter a ver se tivessem feito uma toca e tua a tivesses desfeito, mudado, notaste algum lugar em especial a que eles iam regularmente?

 

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eles tinham feito uma toca e até tinham colocado ovos (não fazia ideia que o tinham feito). 😞. Mas a fêmea cavou uma nova toca no novo layout e agora não ligam nenhum a mesma 😞

 

Começo a ficar preocupado e encontro pouca informação sobre o que fazer ou o que poderá ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é normal eles trincarem plantas, no seu ambiente natural comem plantas. Em relação há mudança do Aqua pode ter a ver se tivessem feito uma toca e tua a tivesses desfeito, mudado, notaste algum lugar em especial a que eles iam regularmente?

 

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devia funcionar, eu tenho e crio kribensis e eles não costumam ser esquisitos. Podem ter ficado stressados por perderem a toca. Infelizmente acontece, nunca se sabe o que pode acontecer ao mexer no Aqua com peixes e casais lá. Tenta fazer mais TPAs sem os stressares muito e verificar se quando a comida cai ao fundo eles não a comem. Já agora, há mais peixes nesse Aqua? E sabes de que tamanho e pH tem o Aqua?

 

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devia funcionar, eu tenho e crio kribensis e eles não costumam ser esquisitos. Podem ter ficado stressados por perderem a toca. Infelizmente acontece, nunca se sabe o que pode acontecer ao mexer no Aqua com peixes e casais lá. Tenta fazer mais TPAs sem os stressares muito e verificar se quando a comida cai ao fundo eles não a comem. Já agora, há mais peixes nesse Aqua? E sabes de que tamanho e pH tem o Aqua?

 

 

Cmps,

Luis

O Aqua tem 100.60larg.70altura.

O pH está a 7.

 

Eles quando me vêem ficam a nadar perto do vidro ou melhor a fêmea nada e o macho segue-a.

 

Eles depois de eu trocar o layout agiam normal como faziam na montagem anterior mas desde esta segunda feira que começaram a agir assim😞

 

Eles cavaram uma nova toca que notei que não estão a utilizar.

 

É a minha primeira experiência com estes peixes e gostava que corre-se bem.

 

Além deste casal tenho dois ancistrus no mesmo Aqua.

 

Os seus nunca se comportaram assim ?

image.jpg

photo uploading websites

Esta aqui uma foto do novo layout

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem os meus só se comportam assim quando tem uma coisa: uma ninhada. Tens a certeza que os teus não tem ovinhos ou pequenotes na toca. Em termos de tamanha até é mais que ideal, os companheiros também são pacíficos e o pH apenas seria um problema se eles não tivessem ninhadas (costumam gostar de pH ácido), mas como já provaram reproduzir-se com esse pH não tem problema.

O aquário está bonito, tem algumas plantas, que ajuda os kribensis a sentirem-se em casa e petiscarem um bocadinho se tiverem fome e, se as plantas permanecerem saudáveis e crescerem mais um bocadinho penso que ainda ficará melhor.

Já agora aonde é a toca?

 

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem os meus só se comportam assim quando tem uma coisa: uma ninhada. Tens a certeza que os teus não tem ovinhos ou pequenotes na toca. Em termos de tamanha até é mais que ideal, os companheiros também são pacíficos e o pH apenas seria um problema se eles não tivessem ninhadas (costumam gostar de pH ácido), mas como já provaram reproduzir-se com esse pH não tem problema.

O aquário está bonito, tem algumas plantas, que ajuda os kribensis a sentirem-se em casa e petiscarem um bocadinho se tiverem fome e, se as plantas permanecerem saudáveis e crescerem mais um bocadinho penso que ainda ficará melhor.

Já agora aonde é a toca?

 

 

Cmps,

Luis

Por baixo da "parede" de xisto que fiz para separar a areia escura da areia de sílica.

 

Pelo que tenho visto não há qualquer cria e eles já não andam a guardar a toca, como faziam quando estavam a "cavar".

 

Tenho a temperatura do Aqua a 26 achas que devia aumentar mais ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura deve manter-se assim, mais alto pode não ser saudável. O que costuma ser o local de desova dos meus kribensis são côcos, nao tens por acaso algum aí por casa? Se por acaso souberes onde arranjar pinhas de amieiro isso também incentiva a sua reprodução baixando o pH e introduzindo enzimas e vitaminas naturais há água. E a cor deles? Está igual? Por acaso não notas alguma diferença nos ancistrus? Se já forem grandinhas podem andar há bulha ou se forem um casal um pouco agressivos com os kribensis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura deve manter-se assim, mais alto pode não ser saudável. O que costuma ser o local de desova dos meus kribensis são côcos, nao tens por acaso algum aí por casa? Se por acaso souberes onde arranjar pinhas de amieiro isso também incentiva a sua reprodução baixando o pH e introduzindo enzimas e vitaminas naturais há água. E a cor deles? Está igual? Por acaso não notas alguma diferença nos ancistrus? Se já forem grandinhas podem andar há bulha ou se forem um casal um pouco agressivos com os kribensis.

Por acaso não tenho nenhuma casca de coco mas vou tentar arranjar, relativo às pinhas por aqui nunca consegui arranjar mas ando a procura, não montagem antiga tinha a água mais acastanhada e foi quando a fêmea colocou ovos, mas água ficou assim por causa dos troncos. Nesta montagem a água está clara.

 

Os ancistrus são pequenos e por vezes são corridos pelos kribs, noto num dos ancistrus que tem umas manchinha mais brancas no corpo mas quando está na parte da areia escura não se vê mancha nenhuma e dos dois que tenho este é o mais activo.

 

Os kribs não areia clara ou expostos à luz ficam com as cores esbatidas mas na parte mais escura do Aqua ficam com as cores vivas é super brilhantes.

O macho é que desde que o comprei nunca teve umas cores tão vivas como já vi em fotos mas estava de boa saúde quando o comprei. É um casal ainda novo pois tinha-se formado na loja onde os comprei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu caso pus na parte de procura aqui no fórum e encontrei alguns baratos e em bom estado. São uma aquisição que não te vais arrepender com os kribensis, os meus adoram as tocas.

Já percebi porque agora não tem mais ninhadas, na altura tinhas o efeito "black water" natural do habitat deles é costuma fazer descer o pH (penso que sem esses troncos o teu pH seria ainda mais alto!

Com a água clara o efeito perdeu-se, o pH deve ter subido um pouco e o que incentiva os kribensis a reproduzir-se perdeu-se. Outro fator negativo nesta espécie, basta um membro do casal estar mal que os dois ficam mal.

Relativamente às fotos, não te preocupes, eu tenho ninhadas em que saem grandes machos com umas cores lindas e fortes e naturalmente sai um ou outro mais tímido e escuro, mas ao dar gerações seguintes acaba sempre por dar também muito bons exemplares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu caso pus na parte de procura aqui no fórum e encontrei alguns baratos e em bom estado. São uma aquisição que não te vais arrepender com os kribensis, os meus adoram as tocas.

Já percebi porque agora não tem mais ninhadas, na altura tinhas o efeito "black water" natural do habitat deles é costuma fazer descer o pH (penso que sem esses troncos o teu pH seria ainda mais alto!

Com a água clara o efeito perdeu-se, o pH deve ter subido um pouco e o que incentiva os kribensis a reproduzir-se perdeu-se. Outro fator negativo nesta espécie, basta um membro do casal estar mal que os dois ficam mal.

Relativamente às fotos, não te preocupes, eu tenho ninhadas em que saem grandes machos com umas cores lindas e fortes e naturalmente sai um ou outro mais tímido e escuro, mas ao dar gerações seguintes acaba sempre por dar também muito bons exemplares.

Os parâmetros da água continuam iguais aos da água antiga tirando a parte da cor.

Optei por retirar essa água para colocar mais algumas plantas e pelo que li com essa água a intensidade de luz no fundo do aquario é menor.

 

Eles estarem a agir desta maneira é devido a claridade?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz poderá ser muito forte ou o aquário está muito vazio e fazem-nos sentir-se com medo. A black water que tinhas antes pode também ter ajudado na reprodução,..., mas tenta arranjar côcos ou pinhas, ambos ajudam-nos a sentir-se em casa e reproduzir. Já agora eles andam sempre juntos certo? Consegue arranjar uma foto deles?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz poderá ser muito forte ou o aquário está muito vazio e fazem-nos sentir-se com medo. A black water que tinhas antes pode também ter ajudado na reprodução,..., mas tenta arranjar côcos ou pinhas, ambos ajudam-nos a sentir-se em casa e reproduzir. Já agora eles andam sempre juntos certo? Consegue arranjar uma foto deles?

Sim eles andam quase sempre juntos.

 

Este é o macho

 

image.jpg

picture upload sites

 

Está a fêmea

 

image.jpg

image ru

Importaste de colocar uma foto dos teus kribs ?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou amanhã de férias, mas vou ver se ponho uma foto entre hoje e amanhã. O casal parece saudável, a fêmea tens a cores fortes e muito bonitas, o macho não é um dos melhores exemplares, mas também não é mau! tens a certeza que não andam a comer nada?Eles parecem bem alimentados e ou estão a comer a comida ou as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou amanhã de férias, mas vou ver se ponho uma foto entre hoje e amanhã. O casal parece saudável, a fêmea tens a cores fortes e muito bonitas, o macho não é um dos melhores exemplares, mas também não é mau! tens a certeza que não andam a comer nada?Eles parecem bem alimentados e ou estão a comer a comida ou as plantas.

Ainda hoje coloquei blood worms e o macho comeu como um tolo mas artemia e granulados não lhe pega, a fêmea só come a artemia de resto rejeita, mas quando me vê vem nadar para o vidro e ele vem atrás.

 

Vou tentar arranjar uma casca de coco para ver a reação deles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E comida normal, não comem? É que parecem saudáveis. O que poderia estar a acontecer por causa do Aqua ser bastante alto eles terem medo de ir la buscar a comida, mas, se for como disseste, eles não estão com medo.

Por acaso não andas a dar demasiada comida, pois não? É que pode acontecer eles não andam com apetite por já terem a barriga cheia.

Amanhã meto fotos dos meus para comparares.

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E comida normal, não comem? É que parecem saudáveis. O que poderia estar a acontecer por causa do Aqua ser bastante alto eles terem medo de ir la buscar a comida, mas, se for como disseste, eles não estão com medo.

Por acaso não andas a dar demasiada comida, pois não? É que pode acontecer eles não andam com apetite por já terem a barriga cheia.

Amanhã meto fotos dos meus para comparares.

 

Cmps,

Luis

O granulado eles não comem não sei porquê, quando os comprei eles comiam e eu sempre variei a comida.

Em relação a muita ou pouca comida o que faço é dou de manhã e à noite e deixou eles um dia sem dar nada, coloco sempre pouca comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que no sábado os meus kribensis colocaram ovos numa toca nova, mas até agora nada de ver crias mas o casal não larga a toca e a fêmea anda sempre a entrar e demora sempre algum tempo.

 

Será que irei ter alguma surpresa ?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

hoje deparei-me com o macho encostado ao vídeo de trás na parte superior do Aquario e na oblíqua, o que poderá ser ?!

 

O casal já deixou as crias e por aquilo que me tenho apercebido fêmea está numa de colocar mais ovos e ontem andou a perseguir o macho será que foi isso que o deixou desta maneira ?!

Era melhor retirar o macho do Aquario e colocar noutro ou coisa do género ?!

 

Nunca tinha visto nada assim e ele nunca esteve assim e não queria que ele fosse "a vida".

 

Ao alimentá-los de manhã reparei que este também não comia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...