malawi novo


joaooneill

Recommended Posts

hey pessoal, boa noite, deixo aqui a minha nova montagem, depois precisava de ajuda para escolher que espécies colocar, de malawis não percebo nada e é a primeira montagem

 

aquario: 150 x 60 x 70

 

filtragem: Eheim Professionel 3e + Rena Filstar xP3 já ciclados

aquecimento: 2 termostatos de 300W a 26º C

iluminação: 2x T5 + 4x T8

circulação: bomba Marea 6000

75 kg de areia de coral grão médio + rocha sedimentar apanhada na ericeira

tenho um pleco da montagem anterior, não sei fica confortavel com os parametros da água

e algumas fotos, pessoal se puderem deêm feedback, o que se pode melhorar sff

 

1655423_749767225035224_1725595845_o.jpg

1620873_749922651686348_1444704277_n.jpg

 

e já com água e tudo montado

1016273_749816778363602_1339276921_n.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho que com a de 12000l ficas mais bem servido.

eles gostam de correntes fortes...

se a ideia for manter a que já tens , então podes por uma mais fraca.

acho que podes baixar a temperatura, não é necessário estarem a 26º

nesta altura do ano, tenho os meus a 22º.

quanto ao pleco, podes por, em principio não ha problema.eu tambem tenho 2 no meu.

não vais por nenhum background?

acho que ficava muito melhor.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, estava a pensar por um fundo liso, branco ou preto, só que ainda não decidi qual dos dois colocar, qual achas que salienta melhor quer a cor dos peixes, quer o hardscape? este fim de semana vou comprar a de 12000 então que já tenho tudo combinado (segunda mão, bem mais barato)

precisava de ajuda para escolher a lista de peixes, sei que não quero peixes maiores que 8/9 cm, não quero uma superpopulação, estava a pensar entre 8 a 12 peixes, cores contrastantes e comportamentos interessantes. posto isto, será que alguém dá alguma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tive a ver as listas de especies aqui do forum e as que gostei mais foram as seguintes, tendo preferência pelas 4 primeiras:
Pseudotropheus Polit 9cm
Labidochromis Hongi 15 cm mas nao muito agressivo
Tropheops sp. "Red Fin" (Lundu) 13cm
Pseudotropheus saulosi
Tropheops Macrophtalmus 12cm
Metriaclima sp. Msobo Magunga Reef
Pseudotropheus sp. Elongatus "Chewere" 12cm
MELANOCHROMIS JOANJOHNSONAE 10 cm -
Iodotropheus Sprengerae 10 cm os menos agressivos

posto isto, alguma sugestão?

Editado por joaooneill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

deduzo que queiras manter casais no aquario.

tropheops melanochromis e metriaclima na minha opiniao esquece.

sao muito agressivos e crescem bem.

 

dos restantes é arriscares e ver.

 

os chewere tb nao sao flor que se cheire...mas experimenta.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da lista não recomendo os Tropheops e os Lab. Hongi, mas podes experimentar se gostas assim tanto.

os primeiros pelo histórico de serem muito territoriais e os segundos por experiencia própria, foi a única espécie que até hoje tive que me desfaser.

 

Quanto aos trios, é opção mas o normal é ter casais.

Quem faz reprodução em quantidade tem rácios maiores, a femea simplesmente é útil para que o macho tenha cores vivas que contrariamente não as teria e tb para não acasalar com as outras ehehe

 

Abraço

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tinha pensado em trios uma vez que vi vários posts sobre o motivo de stress para uma femea singular. em relação aos machos, é melhor apenas um ou posso colocar dois machos para duas femeas?

quanto às vossas recomendações, vou segui-las e acredito na vossa experiência, sendo assim a lista fica reduzida para:
Pseudotropheus Polit 9cm
Pseudotropheus saulosi
Pseudotropheus sp. Elongatus "Chewere" 12cm
Iodotropheus Sprengerae 10 cm os menos agressivos

quanto aos
Labidochromis Hongi, qual foi a razão se ter de desfazer deles? agressividade ou crescimento ou algum outro factor?

Mais alguma especie interessante que me possa ter escapado e que voces recomendam?

obrigado por toda esta ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

mantenho um casal de hongi no meu aquario e achos excelentes.

talvez por ter alguns mais belicos que ele, ele nao seja agressivo, mas ja os tenho há 1 ano e nunca tive nada a dizer.

o que dizes dos trios é verdade, em peixes muito agressivos para as femeas, isso pode ajudar, mas aconselhava-te a teres casais,isto pq como vais ter que limitar o nº de peixes , eu tentaria ter a maior diversidade de cores possivel.

poderas manter 6 casais desde que sejam especies das mais pequenas e menos agressivas.

das tuas 4 escolhas, ok , o hongi é experimentares, ele vai ficar no topo com o chewere, nao sei qual irá ser o dominante...mas talvez o chewere.

para alem desses 5 casais, punha uns pseudotropheus elegans msuli ou acei msuli.depende da origem mas sao o mesmo peixe.

dão muita cor e sao muito pacificos

se destes quiseres trios, poe nestes:

Pseudotropheus Polit 9cm
Pseudotropheus saulosi
Pseudotropheus sp. Elongatus "Chewere" 12cm
ficas com 15 peixes.

 

cumps

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, então a lista de peixes final fica:

1 M + 2F - Pseudotropheus Polit

 

1 M + 2 F - Pseudotropheus saulosi

 

1 M + 2 F - Pseudotropheus sp. Elongatus "Chewere"

 

1 M + 1 F - pseudotropheus elegans msuli

 

1 M + 1 F - Iodotropheus Sprengerae

 

1 Pleco

1 M + 1 F - Labidochromis Hongi a confirmar

16 peixes não serão muitos para um aquario do tamanho do meu?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se queres a minha opinião, eu acho que até podes por mais peixes.

o teu aquário deverá ficar com perto de 550 litro de agua, não é assim tão pequeno.

nao te digo mais mbunas, porque acho que a tua filtragem está no limite.

efectivamente os mbunas são peixes que são mais de fundo até meia agua.

como o teu aquario é alto , podias optar por alguns haps para preencheres a zona de meia agua até a coluna de agua.

umas aulonocaras , ficam aí muito bem , são peixes coloridos e que vão até aos 12 cm normalmente.

pela minha experiencia , tÊm um crescimento lento.

 

ve se te agrada.

 

cumps

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu tambem sou da opinião do Rui e acho que o teu aquário não é assim tão pequeno, e sim penso que umas aulonocaras ficavam excelentes, eles no Lago convivem e fazem parte do mesmo habitat, eu no meu aquário tenho aulonocaras e são bem bonitas...

Quanto á comida atenção, eu aos meus dou Sera Granugreen porque são peixes que comem vegetais e comidas com muita proteina provocam o bloat...

Eu tenho uma espácie que fica pequena e são mjuito bonitos, dizem que são muito agressivos eu não tenho essa experiência e até possuo 3 machos no mesmo aquário que é os Pseudotropheus demasoni "Pombo Rocks"

 

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

na minha opinião não retirava o hongi, mas tu é que sabes.

quanto a aulonocaras , eu só tenho machos , pois as femeas não têm graça nenhuma...

diria que umas 5 podes pôr.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tenho algumas actualizações:

ja coloquei fundo no aquário, usei tecido, poliester, e velcro de cola e agrafos, a aplicação é muito simples e caso molhe, não estraga como a cartolina e o papel

 

coloquei um feto de java, planeio colocar mais dois e algumas anubias

 

desliguei a Marea 6000 pq a circulação estava muito forte e os peixes ficavam cansados

relativamente à lista de peixes que tinha planeado, cheguei à conclusão que no google é muito mais fácil encontrar as espécies que nas lojas, e que ao vivo, algumas delas não tinham o mesmo impacto, posto isto fui à koi fish (excelente loja com excelente atendimento) e o dono aconselhou-me a adquirir algumas espécies, mas peço ajuda na identificação das mesmas, aqui seguem as fotos:
1920420_756913434320603_111006823_n.jpg

 

1374371_756913470987266_1284938977_n.jpg

 

1669963_756913450987268_1881617937_o.jpg

 

1979162_756913504320596_1117654829_o.jpg

 

1939505_756913544320592_94311986_o.jpg

 

1890561_756913550987258_2089886524_o.jpg

 

10006082_756913570987256_1298210936_o.jp

 

1978461_756913634320583_79783389_o.jpg

 

1909158_756913664320580_496197312_o.jpg

 

1606257_756916607653619_541473105_o.jpg

 

1617178_756917097653570_717875771_o.jpg

 

1669753_756917210986892_1640741214_o.jpg

 

10006101_756917250986888_415084387_o.jpg

 

espero que gostem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é!

 

esse é precisamente o erro que não devias ter cometido (na minha opinião claro)

um malawi quanto a mim exige um planeamento com pés e cabeça, para que este venha a ser um aquario estável e que se mantenha assim ao longo do tempo.

compras por impulso, normalmente dao maus resultados...ainda por cima sem saber o que se mete dentro de agua.

 

ja agora a loja que falas não será koi park?

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, sim é koi park e não koi fish, enganei-me

quanto à compra dos peixes, antes de compra-los estive uns 15 minutos à conversa com o dono sobre quais espécies comprar e pedi a sugestão quanto a tamanhos e compatibilidades entre eles, o senhor na altura falou-me de cada espécie antes de adquiri-los, sou é mau com nomes e quando cheguei a casa para procurar, não acertei quase nenhum. o dono também me mostrou quais foram as espécies que adquiri, ja em tamanho adulto, nos vários aquários de exposição que a loja tem.

 

penso não ter feito a escolha errada nos peixes, mas como vocês entendem muito mais disto que eu, vim perguntar por opiniões. na sua opinião e relativamente à especies que conhece, considera algum dos peixes adquiridos como não compativeis?

além disso ainda há uma ou duas espécies que gostava de adquirir, mas não encontrei ainda, há algum problema na introdução tardia de outros peixes num aquário já com população? (mesmo todos eles terem no máximo de 2 a 4 cm?)

Editado por joaooneill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu para já só consigo identificar 2 especies.

 

labidochromis caeruleus (o amarelo)

metriaclima zebra gome (o laranja)

 

de resto assim tao pequenos , n consigo la chegar.

parece-me que está aí uma aulonocara tb , n sei qual.

 

o koi park é realmente uma boa loja , o problema é que alimentam mal os mbunas (dão-lhes imensa proteina) e vendem hibridos...

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Rui desculpa a franqueza mas como podes dizer que a Koy park é uma boa loja

 

Senão pelo que muitos de nós sabe, pelo teu comentário diz tudo má alimentação e HIBRIDOS.

 

Eu pessoalmente gosto de visitar porque gosto de ver aquários mas se me quisessem dar um peixe eu acharia muito difícil trazer um de lá mesmo dado.

 

No entretanto pode ter mudado, qualquer dia passo lá.

 

Boa sorte com o projeto João

 

Abraço

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou da opinião do peplsoares acho que a loja não é o melhor lugar para comprar ciclideos e não tenho ouvido boas coisas da Koi Park...

Para mim só comprar a criadores, e até se consegue comprar mais barato e plo menos falamos com alguem que realmente sabe...isso e não comprar gato por lebre

 

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais